Recommended Posts

Publicado: (editado)

Boas

só uma pequena pergunta os testes de NO3 , PO4 , CO2 permanente , e FÉ teêm sido constantes ???

Afirmativo, várias vezes por semana, menso o Fe por ñ ter teste, mas, segundo sei, com alguns fertilizantes ñ acusa e o meu ñ deve ser excepção pois é o da HA

e já agora tens um substracto fertil poderoso, que quase practicamente "nao nessecitas de fertelizar" os primeiros tempos, isto é ( bastando os primeiros meses so controlares os parametros que estao em excesso e por ventura os que estejao em falta para os manteres minimamente equilibrados )

Eu sei que o substrato que usei ñ é mau, mas sinceramente ao fim de 7 meses julgo que o substrato já ñ tem nutriente nenhum

mais vale fazeres um " reset " aos parametros da tua agua com tpás elevadas e depois ires controlando a tua fertelizaçao a rigor e vais ver que depreça tens os resultados que esperas

ñ fiz outra coisa ao longo deste periodo, se há coisa que ñ me canso de fazer é TPA's, cheguei a fazer 50% de 2 em 2 dias, actualmente só faço 2 por semana, 1 de 25% e outra de 50% ao fim de semana que é quando aspiro o fundo e limpo os vidros se necessário :)

ps: outra coisa bastante importante e saberes a qualidade de todos os nutriente da agua das tpás que estas a intruduzir.

e temperaturas baixas e aguas acidas tambem sao uma mais valia para as plantas saudaveis

Isso já ñ posso afirmar, eu uso tudo da HA e os macros são soluções feitas por mim. Também já ponderei a qualidade dos mesmos, mas até provas do contrário :)

Caro amigo agradeço as tuas dicas, mas sinceramente já tentei de tudo, ao inicio inda pedi ajuda aqui ao pessoal, foram 5 estrelas como podes constatar aqui, mas o que é certo é que as dificiencias da altura ñ só se mantiveram como acabaram por se agravar com o aparecimento das algas pretas tipo cabelo, acabei por ñ falar mais nisto e dar este caso como perdido!

Andei uns tempos a usar o excell, em 2 meses gastei cerca de 375 ml, o que é certo é que as pretas regrediram, mas há cerca de 3 semanas que ñ uso e elas já estão a progredir outravez, tenho CO2 pressurizado +/- 3 bolhas/seg, mantenho o PO4 a 1 ppm e os consumos são notórios, para manter este valor adiciono 3ml/dia (na proporção de 0.5ppm/200L) e no dia seguinte, antes de fertilizar, o teste dá valores de 0.25 ppm, o NO3 tá sempre a +/- 15 ppm (logo ñ fertilizo).

A minha rotina de fertilização é: PO4-3ml/dia, K-30ml/dia(proporção 0.5ppm/200L), Fe-3ml/dia e Micros-5ml/2 vezes por semana. Já adoptei varis esquemas de fertilização, diminuí por vezes, aumentei, etc, etce tudo se mantém, algas pretas com fartura e plantas com crescimento atrofiado.

Eu sei que tou longe de perceber as coisas à primeira e de bastar um olhar para saber logo o que está mal, mas acho que tava mais na altura disto ser ultrapassado, como ñ acontece decidi, assim que puder ($$$$$$$), :mrgreen: fazer uma alteração ao layout a nivel de hardscape e plantas também, e vamos ver no que vai dar :idea: ... olha desejem-me sorte #cool

Abraço a todos :D

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:
Isso já ñ posso afirmar, eu uso tudo da HA e os macros são soluções feitas por mim. Também já ponderei a qualidade dos mesmos, mas até provas do contrário :(

boas

eu falava a qualidade da agua das tpás que fazes :D nao dos produtos que usas para fertelizar :(

mas pela tua explicaçao já vi que andavas a fazer as coisas direitas e realmente é esquesito :huh:

em ultimo caso pode ser a qualidade de luz que uses ;)

nota que no mininimo de 6 em 6 meses convem trocar as lampedas pois o expectro perde qualidade e pode surgir dai o problema.

é apenas mais um bitaite apenas quero tentar ajudar :wink:

Publicado:
boas

eu falava a qualidade da agua das tpás que fazes :D nao dos produtos que usas para fertelizar :(

mas pela tua explicaçao já vi que andavas a fazer as coisas direitas e realmente é esquesito :wink:

em ultimo caso pode ser a qualidade de luz que uses :huh:

nota que no mininimo de 6 em 6 meses convem trocar as lampedas pois o expectro perde qualidade e pode surgir dai o problema.

é apenas mais um bitaite apenas quero tentar ajudar :(

Claro que sim amigo e eu só tenho a agradecer ;) da água ñ sei bem o que dizer, para ser franco eu ñ a bebo, quando vim morar para esta casa há a anos a canalização estava há muito tempo parada e a água sabia a metal, actualmente já ñ sabe, mas desde essa altura habituei-me a beber água engarrafada.

Quanto á lampadas, ainda existe esse tabu na minha cabeça, se leres o tópico de que falo no post anterior cheguei a mencionar a situação das lâmpadas, actualmente uso 6000K (4 meses de uso), 10000K(4 meses de uso) e 8500K(1 ano e tal), esta ultima até já a desliguei, em princípio devo troca-la esat semana por 1 de 8000K que encomendei ao ramirezi...

Cumpts e obrigado ;)

Ps. Já dei uma vista de olhos ao teu "Paradise Sea" inda ñ li o tópico todo porque já vai longo :D mas desde já os meus parabens, construiste um belo plantado, um dia destes deixo lá o meu testemunho ;)

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!