Recommended Posts

Publicado

Olá a todos:

Começei ontem a ciclar um aquário com 100 litros que está destinado a albergar discus.O aquário está totalmente nu,ou seja só água!

A pergunta que gostaria de fazer é o que colocar dentro do aquário para começar o ciclo, além de peixes que contribuam para a iniciação desse ciclo?

Obrigado

Publicado:

Olá Manuel Sacramento,

antes de mais, parabéns pela escolha dos peixes :(:( :D

O que podes fazer para começar o ciclo é colocar um berbigão previamente escaldado, durante uns 20 a 30 minutos no aquário e depois retirá-lo. Não seria pior também, comprares um daqueles líquidos que ajudam no arranque biológico, como o Sera Nitrivec por exemplo.

Espero ter ajudado,

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Publicado:

Colocares plantas era uma boa ideia... as suas raizes são um bom local para albergar bácterias, para além de ajudarem a equilibrar o aquario em geral.

Também estou com um aqua de 100 litros com discus... actualmente 2 juvenis. Cuidado com a sobrelotação.

Abraços

Tiago Pereira... O meu aquário!

Publicado:
Colocares plantas era uma boa ideia... as suas raizes são um bom local para albergar bácterias, para além de ajudarem a equilibrar o aquario em geral.

Além de que as folhas mortas das plantas ajudam a aumentar os niveis de amonia no aqua que são necessários para que as bactérias existam e façam o seu serviço.

Claro que em existindo lá peixes também esses niveis têm que ser cuidadosamente controlados ou arrisca-se peixes de barriga para cima

:twisted:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

olá a todos, eu também estou a fazer o ciclo ao meu aquário de 450 litros, mas já lá tenho o areão, as rochas e os troncos, daqui a +/- 10 dias vou começar a colocar lá os primeiros habitantes e mais tarde os meus 60 discus miniatura, já que no aquário onde estão actualmente já começa a faltar espaço...

Também podes optar por comprar um fraco de bactérias vivas que acelera um pouco o processo de criação da nova colónia.

Cumprimentos

Luis Romão

Luis Romão

www.clubediscus.com

Publicado:

... mas não esquecer de ir dando "comida" ao aqua... :wink:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Também comecei agora de ciclar o meu aqua de 450 litros. Tem 2 dias. Para este inicio introduzi o areão, alguns troncos, umas plantas, 2 corudoras, e um limpa vidros só para dar um arranque.

Se tu introduzires muitas plantas de crescimento rápido podes logo colocar peixes mas é claro que n deves exagerar...bem quanto mais plantas melhor...

Um abraço!

Nuno Silva