RACCAR Publicado Março 31, 2008 Share Publicado Março 31, 2008 (editado) Boas Amigos, Estou com um problema na minha HZ, as folhas parecem que tao todas estrilhaçadas fazendo depois uns riscos mais escuros, para melhor entenderem do que estou a falar deixo duas fotos, estive a observar mais de perto e posso dizer que não são algas serão os otos que fazem isto? será normal? será falta de algum nutriente? Peço a vossa ajuda para tentar melhorar a vida da planta Editado Março 31, 2008 por RACCAR Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Diogo Publicado: Março 31, 2008 Share Publicado: Março 31, 2008 A minha HZ tambem ficou assim. Morreu toda. São mesmo frágeis. Experimenta aumentar a dose de ferro. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Kosuta Publicado: Março 31, 2008 Share Publicado: Março 31, 2008 A HZ durante bastante tempo foi a planta mais vigorosa que tive dentro do aquário, todas as semanas tinha que a cortar. De um momento para o outro estagnou por completo o seu crescimento. Já tentei de tudo, mas ela à mais de 5 meses que não cresce. Na fase em que ela parou de crescer as folhas também ficaram assim. É mera especulação, mas penso que deve ser um problema no substrato. Ou o substrato compactou e está a dar cabo das raízes ou a camada inferior de fertilizante já se esgotou. Já li aqui no fórum que esta planta tem um metabolismo elevado o que por veres leva-a a entrar em colapso. Abraço, Sérgio Costa Kosuta 180LNano Tsunami Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RACCAR Publicado: Março 31, 2008 Autor Share Publicado: Março 31, 2008 Pois mas o que eu acho ainda mais estranho é que ela continua a crescer e as folhas novas estão de boa saúde mas ao fim de 4 dias ficam como estão as da foto Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Março 31, 2008 Share Publicado: Março 31, 2008 Aconteceu-me à coisa de 2 meses o mesmo. Morreu totalmente,começou a ficar esbranquiçada de um lado e negra por outro... Associei este fenomeno à falta de Ferro. Acabou-se-me o Ferro nesse dia e por uma serie de acontecimento só pude arranjar Ferro uns 5 dias ou mais depois... Ou então pode ter sido de outra coisa: nessa altura estava a aplicar Flourish Excel em cima de umas lagas pretas,numa rocha que fica mesmo ao lado da HZ. Há plantas que são mais sensiveis a este quimico e pode ter sido disso. Ou então o conjunto de factores: falta de Ferro temporario e o Flourish Excel. No teu caso RACCAR,também pode ser falta de luz.Estás a adicionar Ferro diariamente? Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RACCAR Publicado: Março 31, 2008 Autor Share Publicado: Março 31, 2008 a luz tambem pode ser o problema a ver se aumento o mais rápido possivel, em relação ao ferro tenho fertelizado diáriamente cerca de 2ml, juntamente com ferropol 24 da jbl e o nutriplant semanalmente, como não tenho testes de ferro e os outros dois fertelizantes já teem ferro estou com medo de aumentas as dosses diárias, vou ter que ir comprar tambem o teste do ferro Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Março 31, 2008 Share Publicado: Março 31, 2008 a luz tambem pode ser o problema a ver se aumento o mais rápido possivel, em relação ao ferro tenho fertelizado diáriamente cerca de 2ml, juntamente com ferropol 24 da jbl e o nutriplant semanalmente, como não tenho testes de ferro e os outros dois fertelizantes já teem ferro estou com medo de aumentas as dosses diárias, vou ter que ir comprar tambem o teste do ferro Se o aqua tiver todos os nutrientes equilibrados,o Ferro é todo consumido,e mais viesse.Mais importante é veres os valores de NO3 e PO4 sempre próximo dos valores ideais,nem muito nem a zero.O Potassio sempre diariamente. O Ferropol 24 da JBL é um fertilizante de Micros,e esse Nutriplant é o quê,micros também? Toma atenção com o excesso de Micros. Eu tenho esse Ferropol 24 e é muito bom,1 gota para 50L diaria chega e sobra.Mas penso que não Ferro suficiente,para que possamos não adicionar Ferro extra. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RACCAR Publicado: Abril 1, 2008 Autor Share Publicado: Abril 1, 2008 Se o aqua tiver todos os nutrientes equilibrados,o Ferro é todo consumido,e mais viesse.Mais importante é veres os valores de NO3 e PO4 sempre próximo dos valores ideais,nem muito nem a zero.O Potassio sempre diariamente. O Ferropol 24 da JBL é um fertilizante de Micros,e esse Nutriplant é o quê,micros também? Toma atenção com o excesso de Micros. Eu tenho esse Ferropol 24 e é muito bom,1 gota para 50L diaria chega e sobra.Mas penso que não Ferro suficiente,para que possamos não adicionar Ferro extra. O Nutriplant tambem é micros mas só o uso depois de cada tpa (40litros de água) e meto só para 100litros ou seja metade do meu aquário depois de acabar o frasco fico só com o ferropoll 24 tambem estou muito satisfeito com o produto e vou começar a acrescentar 2,5ml (mais umas gotas)de ferro para ver o que acontece, é que gosto bastante da hz e não queria ficar sem ela Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Abril 1, 2008 Share Publicado: Abril 1, 2008 Isoo é provocado por falta de CO2 nas folhas de topo, as folhagens mais abaixo ficam assim por falta de luz, a HZ é uma planta que consume muito CO2, resumindo é uma planta de crescimento rápido que resente logo a falta de certos nutrientes! Já agora adicionas potassio??? o potassio ajuda bastante para que a hz cresça saudável.. Contudo nao sou um entendido para afirmar certezas, apenas me baseio nas experiençias que vivo com o meu aqua!! cumps Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Erbium Publicado: Abril 1, 2008 Share Publicado: Abril 1, 2008 Isoo é provocado por falta de CO2 nas folhas de topo, as folhagens mais abaixo ficam assim por falta de luz, a HZ é uma planta que consume muito CO2, resumindo é uma planta de crescimento rápido que resente logo a falta de certos nutrientes! Já agora adicionas potassio??? o potassio ajuda bastante para que a hz cresça saudável.. Contudo nao sou um entendido para afirmar certezas, apenas me baseio nas experiençias que vivo com o meu aqua!! cumps Eu só acrescentava potássio à água e HZ crescia de dia para dia. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RACCAR Publicado: Abril 1, 2008 Autor Share Publicado: Abril 1, 2008 (editado) potásio dou diáriamente 20ml de kcl pois o aqua tem 200 litros e na esperança de salvar a planta já comprei lampadas mais fortes vou passar de 60w para 144w vamos ver se assim ela sobrevive Editado Abril 1, 2008 por RACCAR Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Abril 1, 2008 Share Publicado: Abril 1, 2008 potásio dou diáriamente 20ml de kcl pois o aqua tem 200 litros E isso corresponde a quantos ppm? Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Abril 1, 2008 Share Publicado: Abril 1, 2008 RACCAR,se quiseres arranjo-te alguns pés de HZ,é que ela agora se começou a morrer é dificil recuperar,a minha definhou completamente. Mas como agora já tenho outra vez uma moita grande posso arranjar-te na boa alguns pés,de modo a plantares outra vez a HZ. Se quiseres depois diz-me alguma coisa. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Abril 1, 2008 Share Publicado: Abril 1, 2008 A minha por baixo também está assim, a que veio da Floraquatic. Mas eu também não tenho fertilizado como deve ser, ainda não coloquei micros (só ferro) por exemplo... Ainda não me posso pronunciar. One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
P-Mota Publicado: Novembro 8, 2008 Share Publicado: Novembro 8, 2008 Alguem já arranjou solução para este problema ??? A minha HZ tb está a ficar nesse estado !!! Black Aqua 2 ///// P-Mota Akua ///// O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Cruz Silva Publicado: Novembro 8, 2008 Share Publicado: Novembro 8, 2008 Nunca tíve qualquer problema em manter HZ, tenho-a mesmo em aquários onde a fertilização é reduzida e que tem semans em que é nula excepto a dada na alimentação dos peixes. Pela foto, parece-me que é falta de fosfatos e também falta de luz pela forma como ela está esticada. Os problemas que descrevem poderá muito bem ser intoxicação por excesso de nutrientes. Quanto a mim, o potássio pode muito bem ter esse efeito. Se eu agarrar numa planta de jardim e a regar com 10x a dose recomendada de fertilizante o que lhe acontesse? Numa semana está morta. Abraços Zé Néo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
P-Mota Publicado: Novembro 10, 2008 Share Publicado: Novembro 10, 2008 Vou parar com a fertilização diária, por uma semana vou tentar fazer tpa"s dia sim dia não para ver se ela melhora, se tal não acontecer arranco-a !! Black Aqua 2 ///// P-Mota Akua ///// O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fernando Freire Publicado: Novembro 10, 2008 Share Publicado: Novembro 10, 2008 Vou parar com a fertilização diária, por uma semana vou tentar fazer tpa"s dia sim dia não para ver se ela melhora, se tal não acontecer arranco-a !! Estás com o pensamento totalmente errado. Parares com a fertilização podes agravar o problema da carência. Primeiro que tudo, mede Nitratos e Fosfatos, em caso de problema com algum, corrige esse erro. Depois NUNCA pares com a fertilização de micro-nutrientes. Atenção, claro, ao sobredoseamento. Cumprimentos, "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Novembro 10, 2008 Share Publicado: Novembro 10, 2008 (editado) Boas Amigos, Estou com um problema na minha HZ, as folhas parecem que tao todas estrilhaçadas fazendo depois uns riscos mais escuros, para melhor entenderem do que estou a falar deixo duas fotos, estive a observar mais de perto e posso dizer que não são algas serão os otos que fazem isto? será normal? será falta de algum nutriente? Peço a vossa ajuda para tentar melhorar a vida da planta olha olha alguém que mora perto de mim... tive esta planta anos....quando começava a definhar era negligência da minha parte, poucas mudas de água... Quando mudas de água fazes um reset ao sistema, nos pc's´isso resolve quase sempre... Nos aquários é semelhante... Desequilibrios iónicos podem ser prejudiciais.... por muito que tenhas micro nutrientes, pode não existir uptake destes se os fosfatos estiverem altíssimos, certos micro e macro nutrientes podem inibir o uptake (consumo) de outros nutrientres...chama-lhe veneno...é como se fosse... Como agora virei mais para salgados, e mesmo que digam que é mais fácil plantados eu discordo.. basta dizer que tenho o meu sistema salgado sem mudas e com nitratos a zero, ou proximo, o escumador é a tal diferença...co boa esxcumação e conhecimentos os salgados tornam-se fáceis...nos plantados não há essa hipótese mudas a água mais frequentemente e arranja um sistema de fertilização, um calendário...muito também pode ser prejudicial, mais ainda num sistema fechado...A água já tráz potássio e muitos traces q.b. até nitratos e fosfatos...lol... principais causaas dos problemas das plantas por ordem decrescente... falta de LUZ (se tiveres muita luz, o seguinte é o co2, vai depender das plantas que tens e da luz que tiveres),, depois será azoto e nas suas diversas formas, fosfato e potássio...depois é o resto...com predominância do ferro, por este precipirtar "enferrujar". Esta planta é das rápidas, tenho hqi há 2 anos sem mudar ou até 3 anos talvez....a luz é bem mais fraca que outrora, negligência da minha parte, e está a definhar agora...mas só agora....também deveria fazer mais mudas e não posso...virei-me para os salgados por ser mais fácil...retiro kilos em cada poda.....os corais são bem mais lentos...e eu tenho pouco tempo... até estava para oferecer as plantas todas! possivelmente ainda faça isso... sta planta está comigo há 10 anos... Editado Novembro 10, 2008 por António Vitor O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
P-Mota Publicado: Novembro 10, 2008 Share Publicado: Novembro 10, 2008 Estás com o pensamento totalmente errado. Parares com a fertilização podes agravar o problema da carência. Primeiro que tudo, mede Nitratos e Fosfatos, em caso de problema com algum, corrige esse erro. Depois NUNCA pares com a fertilização de micro-nutrientes. Atenção, claro, ao sobredoseamento. Cumprimentos, Estou com a seguinte fertelização: 5ml de potássio diários, 2,5 de micros dia sim sia não, e 2,5 de ferro dia sim dia não, para 100L de água, por isso carência destes 3 não deve ser. Só se for carência de fosfatos, ou nitratos amanhã já vou fazer testes. Black Aqua 2 ///// P-Mota Akua ///// O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Novembro 10, 2008 Share Publicado: Novembro 10, 2008 Estou com a seguinte fertelização: 5ml de potássio diários, 2,5 de micros dia sim sia não, e 2,5 de ferro dia sim dia não, para 100L de água, por isso carência destes 3 não deve ser. Só se for carência de fosfatos, ou nitratos amanhã já vou fazer testes. eu não me fiava muitos nos testes pelo menos dos fosfatos... existem alguns tipos de fosfatos impossiveis com os metodos habituais de serem medidos.. dúvido que haja carencia deste num aquário...só se este tiver crescimentos exorbitantes... carência de nitratos é outro...costuma estar em boa dose, se este tiver o ciclo feito. traces, são traces, elementos rarefeitos não os transformem em macronutrientes... A mente humana funciona mais em meter do que nãO METER... é um erro da mente humana...o tal ingrediente secreto pode ser....a falta de um ingrediente... :D isto acontece nas sopas e nos sabonetes...o melhor sabonete em termos dérmicos é o sabão azul e branco... menos é melhor. quase sempre e não o contrário... O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Silvestre Publicado: Novembro 10, 2008 Share Publicado: Novembro 10, 2008 Olá, António, permite-me discordar com isto. dúvido que haja carencia deste num aquário...só se este tiver crescimentos exorbitantes...carência de nitratos é outro...costuma estar em boa dose, se este tiver o ciclo feito. Os Macronutrientes conseguem ser completamente consumidos pelas plantas ou pelo menos reduzidos a níveis vestigiais, mais particularmente o N e P, principalmente se a Flora for constituída por plantas de metabolismo rápido e com luz/co2 a condizer. É o problema dos aquários pequenos com pouco stock de peixes, que, a longo prazo, esgotam facilmente pelo menos um dos Macronutrientes ( normalmente, N), ficando os outros por consumir em concentrações aceitáveis. Um registo flagrante dessa carência são as plantas de tapete mais exigentes, como Glossoestigma e Hemianthus callitrichoides " Cuba. Sendo plantas que precisam de luz moderada a alta, a sua fertilização tem de ser constantemente corrigida de modo a evitar as duas carências que mais se destacam à medida que as plantas se desenvolvem: ferro ( principalmente em águas mais alcalinas e duras) e Nitratos. Mesmo pessoas com Discos em aquários plantados conseguem ter uma alta demanda de Nitratos e Fosfatos por parte das plantas, devido à quantidade de massa vegetal e iluminação a puxar pelas mesmas. Se a isto juntarmos CO2, o resultado podem ser carências de macronutrientes, independentemente do ciclo estar feito, caso não sejam feitas fertilizações regulares com os nutrientes em falta. O menos é melhor também não me parece que se aplique aos Macronutrientes, não num aquário plantado de água doce. Se me disseres que isso se aplica a um aquário de água salgada constituído praticamente por SPS, concordo em absoluto. Num plantado, é muito relativo. Se tiveres massa vegetal em grande quantidade, espécies de plantas que sejam exigentes quer em luz, quer em nutrientes, então podes concerteza ter altos níveis de macronutrientes sem problemas de algas ou carências, desde que o equilíbrio entre os nutrientes se mantenha. Ter 20 ou 40 mg/L de Nitratos no aquário não é necessariamente mau, se tiveres consumos na ordem dos 10-20 mg/L diários por parte das plantas ( é um exemplo não muito comum mas existe/acontece). Acho que, no fundo, é preciso saber aplicar caso a caso e não generalizar, já que as variantes são demasiadas para se poder afirmar uma ideia como regra. Quanto aos testes, concordo plenamente. Não há nada melhor do que aprender a saber aquilo que as plantas necessitam através da observação das mesmas, nem que para isso tenhamos de passar por fases menos boas ( algas) para corrigir o que está mal. É tudo uma questão de equilíbrio. Abraço, André Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Novembro 10, 2008 Share Publicado: Novembro 10, 2008 (editado) Olá, António, permite-me discordar com isto. Os Macronutrientes conseguem ser completamente consumidos pelas plantas ou pelo menos reduzidos a níveis vestigiais, mais particularmente o N e P, principalmente se a Flora for constituída por plantas de metabolismo rápido e com luz/co2 a condizer. É o problema dos aquários pequenos com pouco stock de peixes, que, a longo prazo, esgotam facilmente pelo menos um dos Macronutrientes ( normalmente, N), ficando os outros por consumir em concentrações aceitáveis. Um registo flagrante dessa carência são as plantas de tapete mais exigentes, como Glossoestigma e Hemianthus callitrichoides " Cuba. Sendo plantas que precisam de luz moderada a alta, a sua fertilização tem de ser constantemente corrigida de modo a evitar as duas carências que mais se destacam à medida que as plantas se desenvolvem: ferro ( principalmente em águas mais alcalinas e duras) e Nitratos. Mesmo pessoas com Discos em aquários plantados conseguem ter uma alta demanda de Nitratos e Fosfatos por parte das plantas, devido à quantidade de massa vegetal e iluminação a puxar pelas mesmas. Se a isto juntarmos CO2, o resultado podem ser carências de macronutrientes, independentemente do ciclo estar feito, caso não sejam feitas fertilizações regulares com os nutrientes em falta. O menos é melhor também não me parece que se aplique aos Macronutrientes, não num aquário plantado de água doce. Se me disseres que isso se aplica a um aquário de água salgada constituído praticamente por SPS, concordo em absoluto. Num plantado, é muito relativo. Se tiveres massa vegetal em grande quantidade, espécies de plantas que sejam exigentes quer em luz, quer em nutrientes, então podes concerteza ter altos níveis de macronutrientes sem problemas de algas ou carências, desde que o equilíbrio entre os nutrientes se mantenha. Ter 20 ou 40 mg/L de Nitratos no aquário não é necessariamente mau, se tiveres consumos na ordem dos 10-20 mg/L diários por parte das plantas ( é um exemplo não muito comum mas existe/acontece). Acho que, no fundo, é preciso saber aplicar caso a caso e não generalizar, já que as variantes são demasiadas para se poder afirmar uma ideia como regra. Quanto aos testes, concordo plenamente. Não há nada melhor do que aprender a saber aquilo que as plantas necessitam através da observação das mesmas, nem que para isso tenhamos de passar por fases menos boas ( algas) para corrigir o que está mal. É tudo uma questão de equilíbrio. Abraço, André tás a concordar com o que eu disse.... aliás eu concordo plenamente com o que tu dissestes... eu disse "dúvido que haja carencia deste num aquário...só se este tiver crescimentos exorbitantes..." faz parte dos cerscimentos exorbitantes malta com muita planta e por exemplo (não necessáriamente) pearling... O problema é que a maior parte dos aquários não tem um crescimento vigoroso, nem massa vegetal para que isto suceda...eu estava a falar da maior parte...acho que deveria ter sido mais explicito...desculpa... um grande abraço! Editado Novembro 10, 2008 por António Vitor O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
P-Mota Publicado: Novembro 11, 2008 Share Publicado: Novembro 11, 2008 Como disse em cima, parei com a fertilização por uns dias, e estou a fazer TPA"s dia sim dia não, e passado 3 dias a planta parece que deu um salto, cresceu mais nestes 3 dias do que na semana toda que começou a ficar assim. As folhas que vão nascendo, estão perfeitinhas nem parece a mesma planta pelo menos para já, se ele continuar assim no fim de semana, vou arrancar a planta e aproveitar estes rebentos novos para os replantar, visto que a parte de baixo da planta está num estado lastimável. Se a planta continuar a desenvolver bem, a conclusão que eu tiro é que andava a por fertilizantes a mais, deixo aqui 2 fotos da minha HZ, de qualquer forma estou aberto a sugestões, e opiniões do que deva fazer. Black Aqua 2 ///// P-Mota Akua ///// O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Novembro 11, 2008 Share Publicado: Novembro 11, 2008 Boas! Õ aspecto da tua HZ até está bom,agora o que tens a fazer é podá-la.Se o fizeres ela começará a crescer mais compacta com um melhor aspecto. Parares a fertilização é que não o deves fazer,sob pena das plantas se ressentirem.Deves continuar,fazendo observações e testando os niveis de Nitrato e Fosfato,de modo a conheceres o ritmo normal do aquário e fertilizares com estes dois Macros apenas quando é necessário. Temos de também fazer experiências de modo a aprendermos mais sobre os consumos das plantas(que variam de aqua para aqua,dependendo de certos factores como iluminação,CO2,etc). Eu por ex. comecei a reduzir aos poucos cada nutriente,um de cada vez de modo a ver a reacção das plantas.O Potassio reduzi bastante,sem que notasse por parte das plantas carências,embora haja um limite,claro. O Nitrato deixei de colocar,embora este Macro estivesse presente no aqua em quantidade suficiente,embora em aquas com pouca Fauna seja diferente. Curiosamente foi a falta dos Micronutrientes que eu senti por parte das plantas uma pior reacção.Claro que fiz estas experiências espaçadas no tempo,pois as plantas podiam-se estar a ressentir pela falta de um nutriente e eu pensar que seria outro,já que as carências demoram algum tempo a manifestar-se. Também sinto que as plantas se habituam às doses que lhes damos,embora todas têm um minimo que temos de lhes providenciar.Se uma planta habituada a boas doses de nutrientes for para um aqua onde tem menos ela vai ressentir-se,mas vão nascer outros pés adaptados à nova realidade.Por isso por vezes é necessário paciência e esperar,e manter uma dose certa,desde que não seja exagero.Não leva a nada exagerar nas doses. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts