Rui Guilherme Publicado Março 31, 2008 Publicado Março 31, 2008 Boas Tenho uma constante subida do PH no meu aqua, apesar de mudar a água com frequência e da mesma sair da torneira com PH 7 passado algum tempo sobe para 7.2. Não tenho nada a mais no aqua que já ñ tivesse antes e com o CO2 (garrafa dos finos com cerca 1 bolha/2seg., será pouco?) era suposto baixar mas ñ é isso que se verifica. 170Lts PH - 7.2 GH - 40 KH - 30 NO2 - 0 NH3 - 0 PO4 - >2.5 (elevado mas é uma guerra já antiga que ñ consigo baixar) NO3 - 10 Fiz TPA de cerca de 60Lts ontem e hoje o PH tava em 7.2 O problema são os discus que ñ gostam lá mt da brincadeira... Se aumentar as bolhas posso vir a ter problema com as algas? Fertilizo tudo separado (K, Fe, micro ) e mts plantas (Cryptocoryne Wendtii Green, SAGITARIA Teres, Ceratophyllum demersum, 5 Cladophora aegagrophila, Vesicularia dubyana, Nymphaea sp. "rubra" , HZ, Hygrophila polysperma e uma que ñ sei o nome) Uma ajuda P.F. por causa dos discus... RPBG Citar FEEDBACK em RPBG obrigado
AGA Publicado: Março 31, 2008 Publicado: Março 31, 2008 Coloca a água da torneira (a tal do pH=7) num balde e mede o pH no dia seguinte, só para testar se ela mantem o pH fora do aquário. (já tenho visto pessoal com experiência em discus que afirma que mais vale um pH estável fora do "ideal" do que um pH a flutuar...) Os teus discus são de cativeiro, certo? Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Joao Machado Publicado: Março 31, 2008 Publicado: Março 31, 2008 (já tenho visto pessoal com experiência em discus que afirma que mais vale um pH estável fora do "ideal" do que um pH a flutuar...) ....e que mal faz ph de 7,2 para discus de "aviário"...... JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
AGA Publicado: Março 31, 2008 Publicado: Março 31, 2008 ....e que mal faz ph de 7,2 para discus de "aviário"...... JPM Ora o "pessoal com experiência em discus" a que me referia, eras mesmo tu, que por várias vezes tens afirmado isto mesmo... e convenhamos que vindo de ti, não há que procurar mais. Por isso eu só acabei por perguntar se os discus são de cativeiro. (provavelmente são e se sim prossivelmente até nem foram criados em pH ácido...) Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Rui Guilherme Publicado: Março 31, 2008 Autor Publicado: Março 31, 2008 Ora o "pessoal com experiência em discus" a que me referia, eras mesmo tu, que por várias vezes tens afirmado isto mesmo... e convenhamos que vindo de ti, não há que procurar mais. Por isso eu só acabei por perguntar se os discus são de cativeiro. (provavelmente são e se sim prossivelmente até nem foram criados em pH ácido...) Cumps Boas Obrigado pelas respostas, os discus são realmente de "aviário" assim sendo já fico + descansado em relação ao PH 7.2, mas porquê esta subida constante quando a água dos TPA´s é 7 e com o CO2 que adiciono até seria de esperar que descesse, não é assim? RPBG Citar FEEDBACK em RPBG obrigado
Daniel Almeida Publicado: Março 31, 2008 Publicado: Março 31, 2008 ....e que mal faz ph de 7,2 para discus de "aviário"...... JPM Os red scribbelt tão a que pH João? Citar Daniel Almeida
costarms Publicado: Abril 1, 2008 Publicado: Abril 1, 2008 Boas Obrigado pelas respostas, os discus são realmente de "aviário" assim sendo já fico + descansado em relação ao PH 7.2, mas porquê esta subida constante quando a água dos TPA´s é 7 e com o CO2 que adiciono até seria de esperar que descesse, não é assim? RPBG Eu tive esse mesmo problema o que me acontecia era meter agua com ph de 6.5 e no dia seguinte estava a 7.4 O poblema é que as plantas com a luz acesa consomem co2 e libertam oxigenio aumentando o ph. Isto na minha opiniao claro. Se estiver errado agradeço que me digam. Citar ComprimentosRicardo Costa
Aqua T Publicado: Abril 1, 2008 Publicado: Abril 1, 2008 Eu tive esse mesmo problema o que me acontecia era meter agua com ph de 6.5 e no dia seguinte estava a 7.4O poblema é que as plantas com a luz acesa consomem co2 e libertam oxigenio aumentando o ph. Isto na minha opiniao claro. Se estiver errado agradeço que me digam. Eu ph não te subia por causa disso... O oxigénio não aumenta o ph! Cumps Citar
João Faria Publicado: Abril 1, 2008 Publicado: Abril 1, 2008 Eu ph não te subia por causa disso... O oxigénio não aumenta o ph! Cumps O O2 não sobe o pH mas a diminuição do CO2 sim. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Aqua T Publicado: Abril 2, 2008 Publicado: Abril 2, 2008 O O2 não sobe o pH mas a diminuição do CO2 sim. Eu falei do 02 sozinho... Mesmo assim o C02 não desaparece assim tão depressa, era preciso ele ter uma bomba de ar no maximo (se é que ele tem) para desaparecer todo... rpbg: Usas tambem bomba de ar ou tens o c02 sempre ligado? Cumps Citar
costarms Publicado: Abril 2, 2008 Publicado: Abril 2, 2008 depende da quantidade de plantas que se tenha. eu nao tinha bomba de ar ligada e passava de um ph de 6.5 para 7.4 em 24 horas. o senhor da loja onde comprei todo o equipamento dizia ser impossivel e chegou mesmo a vir a minha casa ver o que eu tinha no aquario . ate que desmontei tudo e voltei a montar de novo . coloquei o substrato igual ao que tinha , o areao lavei o e coloquei a agua a 6.5 e nesse valor ficou durante duas semanas. quando voltei a por as plantas o ph voltou logo a subir. nao sei se acontece com toda a agua , a minha é de poço. Citar ComprimentosRicardo Costa
Rui Guilherme Publicado: Abril 2, 2008 Autor Publicado: Abril 2, 2008 Eu falei do 02 sozinho... Mesmo assim o C02 não desaparece assim tão depressa, era preciso ele ter uma bomba de ar no maximo (se é que ele tem) para desaparecer todo... rpbg: Usas tambem bomba de ar ou tens o c02 sempre ligado? Cumps Boas O CO2 desliga quando apagam as luzes e tenho bomba de ar sim. RPBG Citar FEEDBACK em RPBG obrigado
mlaurisoa Publicado: Abril 3, 2008 Publicado: Abril 3, 2008 bons dias existem resinas capazes de reter ioes que as atravessam. e reduzir a dureza total da agua . essas resinas descalcificantes podem ser renovadas em agua com sal. as que utilizo sao bastante economicas 250 gr 6 euros e duram e duram..... nome-mutacal da prodac. mlaurisoa Citar
Recommended Posts