Dúvidas/problemas


burriex

Recommended Posts

Boas....eu de volta com mais problemas.

 

Desta feita são os parâmetros da água que teimam em não ser os melhores.

O meu aquário apenas tem 15 dias, de certo que também deve ser por isso, mas o pH teima em não baixar e o kH tá muito baixo.

 

pH - 7.7

kH - 6º

 

Tenho posto pH minus da sera, mas não baixa o pH, apenas o kH tem baixado, e tenho feito TPA's semanais de 20% com àgua com ph de 7 e kH de 15º

 

O que se passa?

 

Apenas tenho pedras basalticas, 2 troncos e tenho areão de rio comprado em loja de aquáriofilia.

 

Já agora outra coisa, tenho ainda apenas 1a corydora albina, como é que eu posso saber o sexo desta pa saber qual o sexo das que vou comprar posteriormente? Pelo que li dá pa ver o sexo através do tamanho, mas como só tenho uma não posso comparar.

 

Cumprimentos

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....eu de volta com mais problemas.

 

Desta feita são os parâmetros da água que teimam em não ser os melhores.

O meu aquário apenas tem 15 dias, de certo que também deve ser por isso, mas o pH teima em não baixar e o kH tá muito baixo.

 

pH - 7.7

kH - 6º

 

Tenho posto pH minus da sera, mas não baixa o pH, apenas o kH tem baixado, e tenho feito TPA's semanais de 20% com àgua com ph de 7 e kH de 15º

 

O que se passa?

 

Apenas tenho pedras basalticas, 2 troncos e tenho areão de rio comprado em loja de aquáriofilia.

 

Já agora outra coisa, tenho ainda apenas 1a corydora albina, como é que eu posso saber o sexo desta pa saber qual o sexo das que vou comprar posteriormente? Pelo que li dá pa ver o sexo através do tamanho, mas como só tenho uma não posso comparar.

 

Cumprimentos

Isso do teu kH estar muito baixo, não é bem assim... (consulta uma tabela de pH versus kH versus CO2)

 

O teu kH de origem está muito elevado, não vai ser fácil colocares essa água neutra.

 

Tens várias hipóteses e a adição sistemática de pH minus não me parece sustentável.

 

1º confirma se o kH da água de origem é mesmo esse;

2º se for... verifica GH e considera a hipótese de mudar de peixes (uma boa solução)

3º Caso não queiras mudar de peixes... o melhor é mudar de água (água mais macia e com menor dureza carbonatada)

 

Mas espera por mais opiniões, antes de começares a ler sobre turfa, osmose, etc...

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do teu kH estar muito baixo, não é bem assim... (consulta uma tabela de pH versus kH versus CO2)

 

O teu kH de origem está muito elevado, não vai ser fácil colocares essa água neutra.

 

Tens várias hipóteses e a adição sistemática de pH minus não me parece sustentável.

 

1º confirma se o kH da água de origem é mesmo esse;

2º se for... verifica GH e considera a hipótese de mudar de peixes (uma boa solução)

3º Caso não queiras mudar de peixes... o melhor é mudar de água (água mais macia e com menor dureza carbonatada)

 

Mas espera por mais opiniões, antes de começares a ler sobre turfa, osmose, etc...

 

Cumps

 

Sim eu já consultei uma tabela de de pH vs kH vc CO2, por isso é que digo que o kH está muito baixo em relação ao pH, contudo a àgua que utilizo para fazer o TPA está praticamente no ideal.

 

Eu vou experimentar agora uma coisa, com esta água de TPA eu apenas fiz 2 ou 3 TPA's, o que ainda me parece pouco para que os valores se alterassem, por isso agora vou fazer TPA's diárias de 15L apenas, para que os parâmetros da água tendam a ficar como os da àgua da TPA. Se isto ao fim de umas 2as semanas não tiver resultado, turfa no filtro, para começar.

 

O que acham?

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

testa o areão, talvez contenha calcário...

 

Já agora, se eu tivesse alguma coisa com calcário no aquário deveria de me subir também o kH, não é?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu já consultei uma tabela de de pH vs kH vc CO2, por isso é que digo que o kH está muito baixo em relação ao pH (1), contudo a àgua que utilizo para fazer o TPA está praticamente no ideal (2).

 

Eu vou experimentar agora uma coisa, com esta água de TPA eu apenas fiz 2 ou 3 TPA's, o que ainda me parece pouco para que os valores se alterassem, por isso agora vou fazer TPA's diárias de 15L apenas, para que os parâmetros da água tendam a ficar como os da àgua da TPA. Se isto ao fim de umas 2as semanas não tiver resultado, turfa no filtro, para começar.

 

O que acham?

 

Boas

 

1- Então podes ver nessas tabelas que com pouco CO2 e kH na ordem dos 6, é bem possível um pH de 7,7 (se tens plantas e não estás a injectar CO2 ou se o CO2 que injectas é insuficiente, parece-me uma possibiliade)

2- Dizes que a água das TPA´s está praticamente no ideal... ora, se de facto o kH é 15 está muito longe do ideal, pelo menos para conseguir, com segurança, em termos de CO2, os valores de pH neutro... (obviamente excluindo utilização de turfa, por exemplo).

Também se pode dar o caso de estarmos a falar em graus de dureza diferentes, ou da tua água não ter, à partida, esse kH de 15, que me parece muito.

 

P.S. - Injectas CO2? Tens Vallisnérias? Notas se o pH de manhã bem cedo é diferente do pH ao fim do dia?

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

1- Então podes ver nessas tabelas que com pouco CO2 e kH na ordem dos 6, é bem possível um pH de 7,7 (se tens plantas e não estás a injectar CO2 ou se o CO2 que injectas é insuficiente, parece-me uma possibiliade)

2- Dizes que a água das TPA´s está praticamente no ideal... ora, se de facto o kH é 15 está muito longe do ideal, pelo menos para conseguir, com segurança, em termos de CO2, os valores de pH neutro... (obviamente excluindo utilização de turfa, por exemplo).

Também se pode dar o caso de estarmos a falar em graus de dureza diferentes, ou da tua água não ter, à partida, esse kH de 15, que me parece muito.

 

P.S. - Injectas CO2? Tens Vallisnérias? Notas se o pH de manhã bem cedo é diferente do pH ao fim do dia?

 

Cumps

 

Não eu não tou a injectar CO2, até porque não tenho muitas plantas e as que tenho não são muito exigentes. Tenho valisnérias, anubias e saggitárias.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não eu não tou a injectar CO2, até porque não tenho muitas plantas e as que tenho não são muito exigentes. Tenho valisnérias, anubias e saggitárias.

 

Cumprimentos

Então experimenta medir o pH logo de manhã bem cedo (antes do aquário receber luz) e ao fim da tarde. Vamos ver se há diferenças significativas. As vallisnérias têm a capacidade de ir buscar CO2 aos carbonatos (acho que se chama descalcificação endógena) e isso resulta (ou pode resultar) em aumento (e eventualmente variações) de pH.

 

Note-se que eu percebo pouco disto, há por cá membros que realmente percebem... até pode ser que eu esteja a dizer algum disparate ou algo que necessite de ser corrigido/ melhorado. (melhor é sempre possível)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então experimenta medir o pH logo de manhã bem cedo (antes do aquário receber luz) e ao fim da tarde. Vamos ver se há diferenças significativas. As vallisnérias têm a capacidade de ir buscar CO2 aos carbonatos (acho que se chama descalcificação endógena) e isso resulta (ou pode resultar) em aumento (e eventualmente variações) de pH.

 

Note-se que eu percebo pouco disto, há por cá membros que realmente percebem... até pode ser que eu esteja a dizer algum disparate ou algo que necessite de ser corrigido/ melhorado. (melhor é sempre possível)

 

Cumps

 

Então se assim for, aconselhas-me a fazer injecção de CO2?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas!!!

 

Co2?? sim penso que se inserires até baixa o ph!

Quanto a duvida da corydora, elas so se vem o sexo quando ja sao adultas em que o macho cresce mais que a femea! Tens de comprar 6 ou 7 e ter a sorte de vir um ou 2 casais XD:

 

Quanto a introducçao de produtos pa descer o ph nao sou a favor (quanto mais natural mlehor)

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou colocar esta pergunta doutra forma, porque não sei muito bem o que fazer.

 

Muitos de vós não têm no aquário água com os mesmos parâmetros da água da torneira da vossa zona.

Eu pretendo baixar o pH porque não quero pôr ciclideos africanos. Sei que muitos de vós usam água por osmose, mas isso pra mim é uma opção muito cara.

 

Poderei usar CO2, mas axo que as minhas plantas não devem precisar (apesar de não tarem com a melhor saúde, supostamente devido ao problema à falta de luz, que já foi resolvido) porque são valisnérias, anúbias e saggitárias, que supostamente são plantas que não precisam de grande cuidados.

 

Poderia pôr turfa no filtro, bastava compra-lo que não é muito caro e substitui-lo pelo carvão activado.

 

Outra solução, julgo eu, é a que estão a usar, fazer TPA's com água com pH mais baixo. Apesar, de poder não dar em nada, vou tentar porque não perco nada, apenas dá trabalho, e em principio não vai acabar em perdas.

 

O que fazer? Opiniões.....

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou colocar esta pergunta doutra forma, porque não sei muito bem o que fazer.

 

Muitos de vós não têm no aquário água com os mesmos parâmetros da água da torneira da vossa zona.

Eu pretendo baixar o pH porque não quero pôr ciclideos africanos. Sei que muitos de vós usam água por osmose, mas isso pra mim é uma opção muito cara.

 

Poderei usar CO2, mas axo que as minhas plantas não devem precisar (apesar de não tarem com a melhor saúde, supostamente devido ao problema à falta de luz, que já foi resolvido) porque são valisnérias, anúbias e saggitárias, que supostamente são plantas que não precisam de grande cuidados.

 

Poderia pôr turfa no filtro, bastava compra-lo que não é muito caro e substitui-lo pelo carvão activado.

 

Outra solução, julgo eu, é a que estão a usar, fazer TPA's com água com pH mais baixo. Apesar, de poder não dar em nada, vou tentar porque não perco nada, apenas dá trabalho, e em principio não vai acabar em perdas.

 

O que fazer? Opiniões.....

Usar uma água com pH mais baixo pode ser, como é óbvio uma solução. Mas olha que muitas vezes o pH de algumas águas tende a subir, depende do CO2 que eventualmente tenha dissolvido quando se recolhe e depois.

 

Confirma lá esses 15º de kH que me parecem exagerados... se assim for, não é apenas com CO2 que resolves o problema (isto se quiseres usar CO2, o que nem te faz falta...)

 

Já agora... nem só os africanos gostam de pH > 7... há por aí muito peixe que se aguenta bem em pH ligeiramente alcalino...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim sim eu sei, e eu tou nessa, tou a apostar em viviparos e os habituais ottos e corys pa começar. por isso nada de mal, eu disse isto porque não me tava a referir a pHs superiores a 7 mas sim a 8, pois o pH da água da torneira da minha zona tem pH de 8,2 :smile2:

 

Não tenho a culpa!

 

Aquilo é mesmo 15º, é provável que baixe um cadinho com o tempo com a evaporação de CO2 mas não muito.

 

Eu vou experimentar, depois eu vou comentando a evolução.

 

Cumprimentos

 

PS.: AGA, em relação ao dizeres que o kH tá extremamente alto em relação ao pH, pelo que posso ver nesta tabela não me parece que seja assim tão alto.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim sim eu sei, e eu tou nessa, tou a apostar em viviparos e os habituais ottos e corys pa começar. por isso nada de mal, eu disse isto porque não me tava a referir a pHs superiores a 7 mas sim a 8, pois o pH da água da torneira da minha zona tem pH de 8,2 :smile2:

 

Não tenho a culpa!

 

Aquilo é mesmo 15º, é provável que baixe um cadinho com o tempo com a evaporação de CO2 mas não muito.

 

Eu vou experimentar, depois eu vou comentando a evolução.

 

Cumprimentos

 

PS.: AGA, em relação ao dizeres que o kH tá extremamente alto em relação ao pH, pelo que posso ver nesta tabela não me parece que seja assim tão alto.

Acho que percebeste mal...

 

o que eu disse foi:

 

Isso do teu kH estar muito baixo, não é bem assim... (consulta uma tabela de pH versus kH versus CO2)

 

O teu kH de origem está muito elevado, não vai ser fácil colocares essa água neutra.

 

Isto porque disseste que o teu kH estava muito baixo, eu disse-te que não era bem assim. (um kH de 6 não é muito baixo)

 

O que eu digo logo neste post é que o teu kH de origem é muito elevado.

 

Mais tarde digo:

 

1- Então podes ver nessas tabelas que com pouco CO2 e kH na ordem dos 6, é bem possível um pH de 7,7 (se tens plantas e não estás a injectar CO2 ou se o CO2 que injectas é insuficiente, parece-me uma possibiliade)

 

Ou seja, estou a dizer que os valores de pH que tens são perfeitamente compatíveis com o teu kH, desde que tenhas pouco CO2, isto de acordo com a tabela.

 

Mas ao que parece o teu kH de origem é mesmo 15... com um pH de origem de 8,2... o mais fácil é procurares peixes para essa água! (provavelmente a água também terá uma dureza total elevada).

 

Já agora, quais são as dimensões do teu aquário?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que percebeste mal...

 

o que eu disse foi:

 

Isso do teu kH estar muito baixo, não é bem assim... (consulta uma tabela de pH versus kH versus CO2)

 

O teu kH de origem está muito elevado, não vai ser fácil colocares essa água neutra.

 

Isto porque disseste que o teu kH estava muito baixo, eu disse-te que não era bem assim. (um kH de 6 não é muito baixo)

 

O que eu digo logo neste post é que o teu kH de origem é muito elevado.

 

Mais tarde digo:

 

1- Então podes ver nessas tabelas que com pouco CO2 e kH na ordem dos 6, é bem possível um pH de 7,7 (se tens plantas e não estás a injectar CO2 ou se o CO2 que injectas é insuficiente, parece-me uma possibiliade)

 

Ou seja, estou a dizer que os valores de pH que tens são perfeitamente compatíveis com o teu kH, desde que tenhas pouco CO2, isto de acordo com a tabela.

 

Mas ao que parece o teu kH de origem é mesmo 15... com um pH de origem de 8,2... o mais fácil é procurares peixes para essa água! (provavelmente a água também terá uma dureza total elevada).

 

Já agora, quais são as dimensões do teu aquário?

 

Cumps

 

Um facto é que as plantas realmente não se apresentam nas melhores condições, e que pode realmente ser por falta de CO2, visto que já aumentei a iluminação para 48W.

 

O meu aqua é de 80 e tal Litros 80x30x45.

 

Os parâmentros da minha água são os seguintes:

 

água da torneira: ph = 8,2 ; kH = 22º

 

água de TPA: ph = 7 ; kH = 15º (note-se que é água da torneira misturada com água engarrafada que deixo repousar num depósito de 60L)

 

água aqua: pH = 7,7 ; kH = 6º

 

Primeiro vou, como já referi, iniciar um ciclo de TPAs diárias para conseguir aumentar o kH e baixar o pH, ou seja, para que a água do aqua se aproxime dos parâmetros da água dos TPAs, em caso de não ser resolvido e de o pH continuar alto, ou o kH baixo, adiciono CO2 (pastilhas da sera resultam?)

 

Depois, se os resultados ainda não forem os melhores turfa é o próximo passo.

 

Desejem-me sorte :puppydogeyes:

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo porque queres aumentar o kH, mas tu é que sabes... aumentar o kH para baixar o pH também não percebo, mas eu também percebo pouco disto...

 

Desejo-te boa sorte... (vais necessitar dela e de mais umas coisitas, digo eu)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo porque queres aumentar o kH, mas tu é que sabes... aumentar o kH para baixar o pH também não percebo, mas eu também percebo pouco disto...

 

Desejo-te boa sorte... (vais necessitar dela e de mais umas coisitas, digo eu)

 

Cumps

 

Eu não quero aumentar o kH, apenas quero baixar o pH, mas ao recorrer a TPAs para conseguir, com os parâmetros da água dos TPAs que tenho vai haver uma consequente aumento do kH. Mas pelo que vejo não é problemático.

 

Obrigado pelas opiniões, depois vou-vos informando.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não quero aumentar o kH, apenas quero baixar o pH, mas ao recorrer a TPAs para conseguir, com os parâmetros da água dos TPAs que tenho vai haver uma consequente aumento do kH. Mas pelo que vejo não é problemático.

 

Obrigado pelas opiniões, depois vou-vos informando.

Então olha lá bem para a tabela que apresentaste (pH versus kH versus CO2) e diz-me a que conclusão chegas...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

água da torneira: ph = 8,2 ; kH = 22º (CO2 = indefinido = very low) mau para as plantas, pouco CO2

 

água de TPA: ph = 7 ; kH = 15º (CO2 = 42 = High (pouco acima do normal)) bom para as plantas CO2 suficiente, poderá ser prejudicial para peixes se houver pouco O2

 

água aqua: pH = 7,7 ; kH = 6º (CO2 = 3 = very low) mau para as plantas, pouco CO2

 

Esta é a conclusão a que chego, estará certa?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

água da torneira: ph = 8,2 ; kH = 22º (CO2 = indefinido = very low) mau para as plantas, pouco CO2

 

água de TPA: ph = 7 ; kH = 15º (CO2 = 42 = High (pouco acima do normal)) bom para as plantas CO2 suficiente, poderá ser prejudicial para peixes se houver pouco O2

 

água aqua: pH = 7,7 ; kH = 6º (CO2 = 3 = very low) mau para as plantas, pouco CO2

 

Esta é a conclusão a que chego, estará certa?

Não chegaste a conclusão nenhuma... apenas fizeste a leitura da tabela!

 

Não deu para reparar que à medida que o kH sobe o pH também sobe?

 

Repara: neste momento (excluindo outros factores que a tabela não prevê) deves ter uns 3 mg/L de CO2 (very low, como indicas). Caso se mantenha o CO2 e suba o kH, qual vai ser o pH? (com o kH de 10 e o mesmo CO2 já te dá um pH de 8!)

 

É que os 42 mg/L (para teres pH de 7, com kH de 15) de CO2 não aparecem só porque nós queremos... daí eu te ter dito que o teu kH não estava assim tão baixo... subir isso ainda piora as coisas! (é o que eu tenho estado a tentar dizer)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não chegaste a conclusão nenhuma... apenas fizeste a leitura da tabela!

 

Não deu para reparar que à medida que o kH sobe o pH também sobe?

 

Repara: neste momento (excluindo outros factores que a tabela não prevê) deves ter uns 3 mg/L de CO2 (very low, como indicas). Caso se mantenha o CO2 e suba o kH, qual vai ser o pH? (com o kH de 10 e o mesmo CO2 já te dá um pH de 8!)

 

É que os 42 mg/L (para teres pH de 7, com kH de 15) de CO2 não aparecem só porque nós queremos... daí eu te ter dito que o teu kH não estava assim tão baixo... subir isso ainda piora as coisas! (é o que eu tenho estado a tentar dizer)

 

Cumps

 

Então o que me tás a tentar dizer é que posso ter o pH de 7 e kH de 15 e não ter CO2 de 42 mg/L, é isso?

 

Deixas-te-me todo confuso. Já nem sei o que faça! :crazyeyes:

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o que me tás a tentar dizer é que posso ter o pH de 7 e kH de 15 e não ter CO2 de 42 mg/L, é isso?

 

Deixas-te-me todo confuso. Já nem sei o que faça! :crazyeyes:

Não... o que te estou a dizer é que se tiveres o kH a 15, para teres pH a 7 tens de lá introduzir CO2 suficiente para alimentar as plantas, compensar as perdas e manter uma concentração de 42 mg/L.

 

Trabalhar com um kH desses (15) para um pH de 7 é desastre certo... mais tarde ou mais cedo a concentração de CO2 varia e o pH vai variar também, bastante! (a não ser que tenhas um aparelho que te regule a introdução de CO2 através da medição do pH - que é um sistema caro...)

 

Ou seja, se com kH = 6 já te é difícil manteres o pH=7 (isto seria alcançável com CO2), com kH = 15 é para esquecer... na minha opinião.

 

A ideia, como já te foi dito, poderá ser recorrer a outra água, com kH menor, ou a turfa (não tenho experiência).

 

Com a adição de turfa a tabela não é aplicável, pois há outros factores envolvidos.

 

A melhor ideia, como já disse, é escolher a fauna adequada, escusas de andar a fazer tpa´s com água engarrafada!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E em vez de mexeres com os parametros metesses peixes adequados à água que tens?

 

Isto é como a Selecção ou a vida em geral. Não se consegue ter tudo o que se gosta. Tem de se fazer escolhas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.