PedroM Publicado Março 29, 2008 Publicado Março 29, 2008 Penso seriamente em deixar os Ciclideos Africanos Tanganika que tenho e voltar às origens. Tirem-me algumas dúvidas e ajudem-me a escolher algo que tenha um resultao final positivo. Neste momento ainda não tenho escolhido os habitantes, dependendo do que me disserem assim irei decidir, podem ser desde Discus a Tetras do Congo ou apenas um cardume de Cardinais. Aquario: 120*40*50 Iluminação: 2 x 30W - a escolher - provavelmente 1 power glo e uma flora glo Temperatura: a que for precisa Filtragem: Eheim 2217 - 1000l/h Agua da torneira: sai +/- a 8.3ph Tal como uma casa, começemos pelos alicerces: - Substrato / em camadas: que acham de uma camada fina de turfa (0.5cm), seguida de uma camada de substrato fertil Tropica (5lt), segue-se 2lt de Kanuma e 15lt de Akadama. - objectivo: ajudar a acidificar ao máximo os 8.3ph da torneira; - injecção caseira de CO2 mas através do sistema tipo labirinto da Nutrafin; - seixos, pedras de rio e madeira tratada; - em termos de plantas estou para já a pensar em algo do tipo, um tapete de Hemiathus "cuba", Blyxa Japonica a fazer a transição e junto às pedras, bem como fetos de java com fartura. Na madeira, as anubias nana e o musgo de java; e para um plano mais traseiro, bacopa caroliniana, e mais qualquer coisa que enche... não sei o quê. Aceitam-se sujestões... echinodorus já em tempos tive e nunca resultaram Para já há muitos erros? aceitam-se sugestões e criticas... ainda estou a pensar no layout, mas o mesmo está em fase de estudo mas também dependente de conseguir ou não por um lado baixar o ph de modo a poder ter as plantas que quero... por outro, em ter pouca iluminalção (que não vou mudar) mas ter plantas bonitas e saudaveis. _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.
Azor Publicado: Março 30, 2008 Publicado: Março 30, 2008 Aquario: 120*40*50Iluminação: 2 x 30W - a escolher - provavelmente 1 power glo e uma flora glo Boas, um plantado com essa iluminação é complicado. São 240l para 60W de luz..... ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
PedroM Publicado: Março 30, 2008 Autor Publicado: Março 30, 2008 Boas, um plantado com essa iluminação é complicado. São 240l para 60W de luz..... Sim tens razão, de qualquer forma, com a mesma iluminação já tive sem grandes problemas todas as plantas que mencionei excepto a blixa e a hemiathus... e a minha grande dúvida vai realmente para estas duas... já tive inclusive riccia sumersa com esta iluminação... o tapete ficou relativamente bom por cima... mas or baixo apos as podas via-se realmente muito amarelo... mas a riccia julgo que requer muito mais luz que as outras que falei. Depois outro cuidado que tenho de ter é o de evitar colocar as plantas que requerem maior luz juntos aos cantos do aquário porque aí a luz é menor. Tive em tempos hygrophila polisperma que crescia bem e com as ultimas folhas a apresentarem um tom rosado... mas sempre torta em busca do meio do aquário de onde provinha maior luz... e isso também quero evitar- _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.
zlatan9 Publicado: Abril 1, 2008 Publicado: Abril 1, 2008 Com essa iluminação não vai ser fácil para as maioria das plantas se desenvolverem como deve ser. One Fish Standing Kurichiba
Vasco Matos Publicado: Abril 1, 2008 Publicado: Abril 1, 2008 Com essa iluminação não vai ser fácil para as maioria das plantas se desenvolverem como deve ser. Concordo plenamente.Uns 150W era o ideal. E para o CO2, um difusor de vidro,daqueles de cachimbo são mais eficazes. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
PedroM Publicado: Abril 2, 2008 Autor Publicado: Abril 2, 2008 Pois é... o problema relativamente à ilumuninação é que o aquário, um aquatlantis, é tapado... DY meu não sei se ía resultar porque sou um nabo na parte electrica e o melhor que ía conseguir sería algum mau contacto e um choque, mas.... Destapar o aquário para poder ter uma iluminação suspensa diferente, também não me parece... não gosto particularmente de aquários abertos, e tendo em atenção o rebordo em aluminio e imitação de madeira, do topo do aquário também não me pareceria esteticamente bonito. Alguém conhece este aquário... se sim e alterou iluminação como o fez? E a acidez? julgam ser possível controlá-la com o CO2, turfa e kanuma? o meu medo é depois estabiliza-lo com constantes tpa's a 8.3ph Osmose Inversa resultaría... até quanto de descida? Obrigado _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.
Recommended Posts