Isabel Sousa Publicado Março 29, 2008 Publicado Março 29, 2008 Ola, nao sei se e este o topico onde deveria falar disto mas aqui vai: Tenho um aquario e gostaria de criar artemia salina viva para oferecer aos meus peixes, visto que ja li que e um optimo alimento para eles. Andei a informar-me na net sobre a criação da artemia mas encontrei muitas dicas diferentes e complicadas. Gostava que, quem ja tivesse experiencia neste tipo de criação, me ajudasse. Obrigada, Isabel.
octopus Publicado: Março 29, 2008 Publicado: Março 29, 2008 Boas, Isabel, Agora, tenho pouco tempo, devido a ocupacao profissional. Hoje, e dia de eleicoes no Belenenses. No entanto, vou fazer-te um esquema de um aqua para criar artemia, e, explicar-te como faco, ja ha anos, com taxas deeclosao bastante elevadas. Beijinhos, Paulo Ps - Se quiseres, adiciona-me no Messenger octopusvulgaris@hotmail.com
Pedro Conceição Publicado: Março 29, 2008 Publicado: Março 29, 2008 Boas, Isabel,Agora, tenho pouco tempo, devido a ocupacao profissional. Hoje, e dia de eleicoes no Belenenses. No entanto, vou fazer-te um esquema de um aqua para criar artemia, e, explicar-te como faco, ja ha anos, com taxas deeclosao bastante elevadas. Beijinhos, Paulo Ps - Se quiseres, adiciona-me no Messenger octopusvulgaris@hotmail.com Paulo, partilha isso com o pessoal...também quero saber disso! MEGA ARQUIVO
Isabel Sousa Publicado: Março 29, 2008 Autor Publicado: Março 29, 2008 Paulo, partilha isso com o pessoal...também quero saber disso! Sim, assim e mais um topico de informaçao e ajuda para as pessoas qe querem também criar.
mjm Publicado: Março 29, 2008 Publicado: Março 29, 2008 Olá! Já viram este? http://www.aquarticles.com/articles/manage...ing_Shrimp.html Também quero saber o do Paulo Cumps, João
Deman Publicado: Março 29, 2008 Publicado: Março 29, 2008 Este é bastante simples. Construí um protótipo ás 3 da manha e demorou 15 minutos a construir. É bastante fácil e barato. (eu não gastei um cêntimo) http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88620 Cumprimentos
octopus Publicado: Abril 1, 2008 Publicado: Abril 1, 2008 Boas, Como prometido, aqui vai a explicacao. Primeiro, o esquema. Usa-se um aquario velho, pode ser riscado. Num dos lados, cola-se uma chapa de pvc preta, com uma abertura a 8 cm do fundo. No fundo, cola-se mais um bocado, com 4 cm de altura, de modo a deixar uma abertura de 4 cm. As paredes exteriores dos vidros do lado esquerdo da imagem, sao pintadas de preto. No topo desse compartimento, coloca-se uma tampa tambem preta. E neste compartimento, que se vao colocar os ovos de artemia. No outro lado do tanque, coloca-se uma lampada economizadora de 18 w. A agua, devera ter uma salinidade de 1.028 a 1.030, a uma temperatura de 28 graus. Os nauplios, ao nascerem, e, estando num compartimento escuro, vao procurar a luz, passando para o compartimento maior. Sera a altura da colheita da artemia recem-eclodida. A funcao da chapa de 4 cm no fundo, e recolher ai os ovos nao eclodidos. Depois da eclosao, retiram-se as cascas a superficie, retiram-se os ovos nao eclodidos do fundo, ( que deverao ser reutilizados, visto que numa boa percentagem vao eclodir depois ), e faz-se uma nova cultura. Para alimentar a artemia, coloca-se uma garrafa de agua de 1.5 litros, com agua natural do mar, recem-apanhada, ao sol, durante uns dias. Vai haver uma explosao de micro-algas verdes, sendo esta agua, utilizada em quantidades moderadas, que vai alimentar as larvas e a artemia adulta. Convem, a agua no tanque das artemias, ficar um pouco esverdeada. Espero que tenham percebido. Mais alguma duvida, perguntem. Abraco, Paulo
octopus Publicado: Abril 2, 2008 Publicado: Abril 2, 2008 Boas, Esqueci-me de referir que, para retirar as larvas, as cascas e os ovos nao eclodidos, convem desligar a bomba de ar. A agua, de preferencia, devera ser natural, a qual se adiciona sal, que pode ser de cozinha, ate chegar a 1.028/1.030. Abraco, Paulo
mjm Publicado: Abril 2, 2008 Publicado: Abril 2, 2008 Boas! Não falaste em renovações da água. Quando retiras as cascas e os ovos não eclodidos como é? Eu pensava que a água do mar tinha cerca de 32g/l de sal, e tenho usado 30g/l de sal natural para a eclosão, não meço a densidade mas anda lá perto. Outra questão é a água verde, tenho posto à janela água doce verde(para as daphnias) em garrafas de 1,5l e aquilo morre, será que fica cozida? que exposição tem a tua janela? Desculpa tantas perguntas. Cumps João
Isabel Sousa Publicado: Abril 2, 2008 Autor Publicado: Abril 2, 2008 (editado) Boas,Como prometido, aqui vai a explicacao. Primeiro, o esquema. Usa-se um aquario velho, pode ser riscado. Num dos lados, cola-se uma chapa de pvc preta, com uma abertura a 8 cm do fundo. No fundo, cola-se mais um bocado, com 4 cm de altura, de modo a deixar uma abertura de 4 cm. As paredes exteriores dos vidros do lado esquerdo da imagem, sao pintadas de preto. No topo desse compartimento, coloca-se uma tampa tambem preta. E neste compartimento, que se vao colocar os ovos de artemia. No outro lado do tanque, coloca-se uma lampada economizadora de 18 w. A agua, devera ter uma salinidade de 1.028 a 1.030, a uma temperatura de 28 graus. Os nauplios, ao nascerem, e, estando num compartimento escuro, vao procurar a luz, passando para o compartimento maior. Sera a altura da colheita da artemia recem-eclodida. A funcao da chapa de 4 cm no fundo, e recolher ai os ovos nao eclodidos. Depois da eclosao, retiram-se as cascas a superficie, retiram-se os ovos nao eclodidos do fundo, ( que deverao ser reutilizados, visto que numa boa percentagem vao eclodir depois ), e faz-se uma nova cultura. Para alimentar a artemia, coloca-se uma garrafa de agua de 1.5 litros, com agua natural do mar, recem-apanhada, ao sol, durante uns dias. Vai haver uma explosao de micro-algas verdes, sendo esta agua, utilizada em quantidades moderadas, que vai alimentar as larvas e a artemia adulta. Convem, a agua no tanque das artemias, ficar um pouco esverdeada. Espero que tenham percebido. Mais alguma duvida, perguntem. Abraco, Paulo Muito bom mesmo ! banana rock Nao ha outra forma de alimentar a artemia ? Nao vivo perto do mar e e me dificil usar esse metodo no que toca a alimentaçao... Editado Abril 2, 2008 por Isabel Sousa
octopus Publicado: Abril 2, 2008 Publicado: Abril 2, 2008 Boas, Não falaste em renovações da água.Quando retiras as cascas e os ovos não eclodidos como é? De facto, um esquecimento da minha parte. falta de tempo. Entre cada eclosao, uma tpa de cerca de 30%. As cascas, sao retiradas com uma rede de malha muito fina, visto ficarem a superficie. Os ovos nao eclodidos, retiram-se do fundo com um tubo fino, no qual tapas a parte superior com um dedo e intruzes a outra extremidade no fundo, junto aos ovos, tipo pipeta. Ao retirares o dedo, os ovos sao aspirados por succao. Eu pensava que a água do mar tinha cerca de 32g/l de sal, e tenho usado 30g/l de sal natural para a eclosão, não meço a densidade mas anda lá perto. Eu uso um densimetro. Quando estiver entre 1.028 e 1.030, esta feito. Outra questão é a água verde, tenho posto à janela água doce verde(para as daphnias) em garrafas de 1,5l e aquilo morre, será que fica cozida?que exposição tem a tua janela? Nesta questao, nao te posso responder. Ha 15 anos que nao tenho doces. Com a agua salgada natural, resulta. Eu, nao coloco a garrafa na janela. Coloco no terraco, com luz solar desde o nascer, ate ao ocaso. Muito bom mesmo ! Nao ha outra forma de alimentar a artemia ? Nao vivo perto do mar e e me dificil usar esse metodo no que toca a alimentaçao... Isabel, sempre tenho utilizado a agua do mar. No entanto, ha relatos de quem alimente a artemia com maizena, fermento biologico, gema de ovo, etc. Como nunca experimentei estas tecnicas, nao tenho opiniao formada sobre os resultados obtidos. Ha quem diga que e bom, outros, nem tanto. Neste caso, estou a falar da minha experiencia. No caso de quereres fazer a artemia chegar a fase adulta e de reproducao, vais mesmo ter que a alimentar. Se quiseres, apenas, eclodir artemia para dar de imediato aos peixes, nao te preocupes. Apos esgotar uma eclosao, fazes outra, sem necessidade de a alimentar. Estou a falar de 1, 2 dias. Abraco, Paulo
mjm Publicado: Abril 2, 2008 Publicado: Abril 2, 2008 Nesta questao, nao te posso responder. Ha 15 anos que nao tenho doces. Com a agua salgada natural, resulta. Eu, nao coloco a garrafa na janela. Coloco no terraco, com luz solar desde o nascer, ate ao ocaso. Desculpa a insistência, as garrafas apanham luz solar todo o dia, mas estão ao sol ou à sombra. A diferença de temperatura pode ser enorme. Abraço. João
octopus Publicado: Abril 2, 2008 Publicado: Abril 2, 2008 Desculpa a insistência, as garrafas apanham luz solar todo o dia, mas estão ao sol ou à sombra. A diferença de temperatura pode ser enorme. Abraço. João Eu, deixo ao sol. Nas pocas durante a mare vazia, as temperaturas atingem valores bastante elevados, e, nao e por isso que coze as algas, ou mesmo, camaroes e cabozes. Lapas, fora de agua, burries, etc. Lembrei-me agora, do que fazia ha anos, para ter infusorios. Agua doce sem cloro, folhas secas, palha seca e pequenos troncos. Deixar repousar cerca de uma semana dentro de um recipiente aberto, ao ar livre, e............ tinha infusorios, com uns bonus...... larvas de mosquito vivas. Abraco, Paulo
Isabel Sousa Publicado: Abril 2, 2008 Autor Publicado: Abril 2, 2008 http://www.aquariofilia.online.pt/default....;id_alimentos=2
octopus Publicado: Abril 2, 2008 Publicado: Abril 2, 2008 Há também quem opte por deixar o recipiente à luz solar directa, durante alguns dias ou semanas antes de se iniciar todo este processo da eclosão, de forma a que a água ganhe algas verdes, que irão depois servir de alimento aos pequenos Nauplios e que facilita a sua manutenção viva, durante vários dias após a eclosão. Este sistema, nunca experimentei. No entanto, deduzo que nao seja muito viavel, visto que agua doce e sal, muito dificilmente, ou, muito demoradamente criarao algas verdes. No caso da agua natural do mar, ja traz fitoplancton, cuja multiplicacao, a luz solar acelera de forma bastante rapida. Por esta razao, quando vamos buscar agua ao mar para as Tpa's, a guardamos em sitio escuro, para, devido a falta de fotossintese, as algas morrerem. No caso de introducao destas micro-algas, estariamos a criar uma pequena bomba-relogio de algas nos aquarios. Abraco, Paulo
Isabel Sousa Publicado: Abril 2, 2008 Autor Publicado: Abril 2, 2008 Pois... eu como realmente sou novata nisto não posso comentar muito... Estava a pesquisar aqui no forum e encontrei esse site e resolvi po-lo aqui para ver a vossa opiniao sobre esse metodo.
joao_judicibus Publicado: Abril 4, 2008 Publicado: Abril 4, 2008 Caso não tenhas o mar ao pé de ti podes sempre alimentar com Fitoplancton. Existe também quem venda comida para artémia. Só para a trabalheira de ir buscar água ao mar, se ficar muito longe. Abraço Abraço, João Judicibus
harmo Publicado: Abril 15, 2008 Publicado: Abril 15, 2008 Para a criação de artemia em quantidades para alimento dos v/ peixes aconselho primeiro a aquisição de cistos com elevada percentagem de eclosão(90 a 95%. Os nauplios obtidos ao fim de 24h, pode ser obtida em pequenas garrafas de sumo investidas invertidas com arejamento pelo fundo (tampa). Aqui a salinidade não é importante, no entanto, para alem da temperatura, cerca de 28 ºc , devem considerar a utilização de luz para aumentar a percentagem de eclosão de nauplios. Uso as garrafas invertidas numa especie de banho maria num aquario feito para esse proposito. Apos a eclosão dos nauplios e desligado o arejamento, +/- 10min , recolho pos nauplios mais saudaveis, aqueles que nadam (?) a meia agua, que são transferidos depois de passados por agua corrente para lavagem ( uso um filtro de café), para um aquario , com cerca de 20 L, com arejamento mantendo a mesma temperatura. Aqui uso agua do mar e aqui sim a salinidade é muito importante. Uma elevada salinidade retarda o crescimento e as femeas reproduzem-se por partenogenese, produzem cistos, quando a uma baixa salinidade abaixo de 1020 se tornam viviparas. Como alimento durante os dias seguintes uso uma emulsão de spirulina, ter em atenção a densidade de povoamento, até atingirem a maturidade, cerca de 14 dias apos eclosão. Se possivel o uso de varios pequenos aquarios com artemia em diversos estados de desenvolvimento será o melhor pois poderão ter uma fonte de alimento inesgotavel. Um pequeno pormenor, a artemia mais saudavel e para melhor alimento, não é a mais vermelha, pois esta cor é sinonimo de falta de oxigeno na agua, mas de uma cor castanha acinzentada. Espero ter ajudado cumps
Recommended Posts