Recommended Posts

Publicado

Ola, nao sei se e este o topico onde deveria falar disto mas aqui vai:

Tenho um aquario e gostaria de criar artemia salina viva para oferecer aos meus peixes, visto que ja li que e um optimo alimento para eles.

Andei a informar-me na net sobre a criação da artemia mas encontrei muitas dicas diferentes e complicadas. Gostava que, quem ja tivesse experiencia neste tipo de criação, me ajudasse.

Obrigada,

Isabel.

Publicado:

Boas, Isabel,

Agora, tenho pouco tempo, devido a ocupacao profissional. Hoje, e dia de eleicoes no Belenenses. No entanto, vou fazer-te um esquema de um aqua para criar artemia, e, explicar-te como faco, ja ha anos, com taxas deeclosao bastante elevadas.

Beijinhos,

Paulo

Ps - Se quiseres, adiciona-me no Messenger octopusvulgaris@hotmail.com

Publicado:
Boas, Isabel,

Agora, tenho pouco tempo, devido a ocupacao profissional. Hoje, e dia de eleicoes no Belenenses. No entanto, vou fazer-te um esquema de um aqua para criar artemia, e, explicar-te como faco, ja ha anos, com taxas deeclosao bastante elevadas.

Beijinhos,

Paulo

Ps - Se quiseres, adiciona-me no Messenger octopusvulgaris@hotmail.com

Paulo, partilha isso com o pessoal...também quero saber disso!

Publicado:
Paulo, partilha isso com o pessoal...também quero saber disso!

Sim, assim e mais um topico de informaçao e ajuda para as pessoas qe querem também criar.

Publicado:

Boas,

Como prometido, aqui vai a explicacao. Primeiro, o esquema.

Tanquedeartemia.jpg

Usa-se um aquario velho, pode ser riscado. Num dos lados, cola-se uma chapa de pvc preta, com uma abertura a 8 cm do fundo. No fundo, cola-se mais um bocado, com 4 cm de altura, de modo a deixar uma abertura de 4 cm. As paredes exteriores dos vidros do lado esquerdo da imagem, sao pintadas de preto. No topo desse compartimento, coloca-se uma tampa tambem preta. E neste compartimento, que se vao colocar os ovos de artemia. No outro lado do tanque, coloca-se uma lampada economizadora de 18 w.

A agua, devera ter uma salinidade de 1.028 a 1.030, a uma temperatura de 28 graus. Os nauplios, ao nascerem, e, estando num compartimento escuro, vao procurar a luz, passando para o compartimento maior. Sera a altura da colheita da artemia recem-eclodida. A funcao da chapa de 4 cm no fundo, e recolher ai os ovos nao eclodidos. Depois da eclosao, retiram-se as cascas a superficie, retiram-se os ovos nao eclodidos do fundo, ( que deverao ser reutilizados, visto que numa boa percentagem vao eclodir depois ), e faz-se uma nova cultura. Para alimentar a artemia, coloca-se uma garrafa de agua de 1.5 litros, com agua natural do mar, recem-apanhada, ao sol, durante uns dias. Vai haver uma explosao de micro-algas verdes, sendo esta agua, utilizada em quantidades moderadas, que vai alimentar as larvas e a artemia adulta. Convem, a agua no tanque das artemias, ficar um pouco esverdeada.

Espero que tenham percebido. Mais alguma duvida, perguntem.

Abraco,

Paulo

Publicado:

Boas,

Esqueci-me de referir que, para retirar as larvas, as cascas e os ovos nao eclodidos, convem desligar a bomba de ar. A agua, de preferencia, devera ser natural, a qual se adiciona sal, que pode ser de cozinha, ate chegar a 1.028/1.030.

Abraco,

Paulo

Publicado:

Boas!

Não falaste em renovações da água.

Quando retiras as cascas e os ovos não eclodidos como é?

Eu pensava que a água do mar tinha cerca de 32g/l de sal, e tenho usado 30g/l de sal natural para a eclosão, não meço a densidade mas anda lá perto.

Outra questão é a água verde, tenho posto à janela água doce verde(para as daphnias) em garrafas de 1,5l e aquilo morre, será que fica cozida?

que exposição tem a tua janela?

Desculpa tantas perguntas. Cumps

João

Publicado: (editado)
Boas,

Como prometido, aqui vai a explicacao. Primeiro, o esquema.

Tanquedeartemia.jpg

Usa-se um aquario velho, pode ser riscado. Num dos lados, cola-se uma chapa de pvc preta, com uma abertura a 8 cm do fundo. No fundo, cola-se mais um bocado, com 4 cm de altura, de modo a deixar uma abertura de 4 cm. As paredes exteriores dos vidros do lado esquerdo da imagem, sao pintadas de preto. No topo desse compartimento, coloca-se uma tampa tambem preta. E neste compartimento, que se vao colocar os ovos de artemia. No outro lado do tanque, coloca-se uma lampada economizadora de 18 w.

A agua, devera ter uma salinidade de 1.028 a 1.030, a uma temperatura de 28 graus. Os nauplios, ao nascerem, e, estando num compartimento escuro, vao procurar a luz, passando para o compartimento maior. Sera a altura da colheita da artemia recem-eclodida. A funcao da chapa de 4 cm no fundo, e recolher ai os ovos nao eclodidos. Depois da eclosao, retiram-se as cascas a superficie, retiram-se os ovos nao eclodidos do fundo, ( que deverao ser reutilizados, visto que numa boa percentagem vao eclodir depois ), e faz-se uma nova cultura. Para alimentar a artemia, coloca-se uma garrafa de agua de 1.5 litros, com agua natural do mar, recem-apanhada, ao sol, durante uns dias. Vai haver uma explosao de micro-algas verdes, sendo esta agua, utilizada em quantidades moderadas, que vai alimentar as larvas e a artemia adulta. Convem, a agua no tanque das artemias, ficar um pouco esverdeada.

Espero que tenham percebido. Mais alguma duvida, perguntem.

Abraco,

Paulo

Muito bom mesmo ! banana rock Nao ha outra forma de alimentar a artemia ? Nao vivo perto do mar e e me dificil usar esse metodo no que toca a alimentaçao...

Editado por Isabel Sousa
Publicado:

Boas,

Não falaste em renovações da água.

Quando retiras as cascas e os ovos não eclodidos como é?

De facto, um esquecimento da minha parte. falta de tempo. Entre cada eclosao, uma tpa de cerca de 30%. As cascas, sao retiradas com uma rede de malha muito fina, visto ficarem a superficie. Os ovos nao eclodidos, retiram-se do fundo com um tubo fino, no qual tapas a parte superior com um dedo e intruzes a outra extremidade no fundo, junto aos ovos, tipo pipeta. Ao retirares o dedo, os ovos sao aspirados por succao.

Eu pensava que a água do mar tinha cerca de 32g/l de sal, e tenho usado 30g/l de sal natural para a eclosão, não meço a densidade mas anda lá perto.

Eu uso um densimetro. Quando estiver entre 1.028 e 1.030, esta feito.

Outra questão é a água verde, tenho posto à janela água doce verde(para as daphnias) em garrafas de 1,5l e aquilo morre, será que fica cozida?

que exposição tem a tua janela?

Nesta questao, nao te posso responder. Ha 15 anos que nao tenho doces. Com a agua salgada natural, resulta. Eu, nao coloco a garrafa na janela. Coloco no terraco, com luz solar desde o nascer, ate ao ocaso.

Muito bom mesmo ! Nao ha outra forma de alimentar a artemia ? Nao vivo perto do mar e e me dificil usar esse metodo no que toca a alimentaçao...

Isabel, sempre tenho utilizado a agua do mar. No entanto, ha relatos de quem alimente a artemia com maizena, fermento biologico, gema de ovo, etc. Como nunca experimentei estas tecnicas, nao tenho opiniao formada sobre os resultados obtidos. Ha quem diga que e bom, outros, nem tanto. Neste caso, estou a falar da minha experiencia.

No caso de quereres fazer a artemia chegar a fase adulta e de reproducao, vais mesmo ter que a alimentar. Se quiseres, apenas, eclodir artemia para dar de imediato aos peixes, nao te preocupes. Apos esgotar uma eclosao, fazes outra, sem necessidade de a alimentar. Estou a falar de 1, 2 dias.

Abraco,

Paulo

Publicado:
Nesta questao, nao te posso responder. Ha 15 anos que nao tenho doces. Com a agua salgada natural, resulta. Eu, nao coloco a garrafa na janela. Coloco no terraco, com luz solar desde o nascer, ate ao ocaso.

Desculpa a insistência, as garrafas apanham luz solar todo o dia, mas estão ao sol ou à sombra. A diferença de temperatura pode ser enorme.

Abraço.

João

Publicado:
Desculpa a insistência, as garrafas apanham luz solar todo o dia, mas estão ao sol ou à sombra. A diferença de temperatura pode ser enorme.

Abraço.

João

Eu, deixo ao sol. Nas pocas durante a mare vazia, as temperaturas atingem valores bastante elevados, e, nao e por isso que coze as algas, ou mesmo, camaroes e cabozes. Lapas, fora de agua, burries, etc.

Lembrei-me agora, do que fazia ha anos, para ter infusorios. Agua doce sem cloro, folhas secas, palha seca e pequenos troncos. Deixar repousar cerca de uma semana dentro de um recipiente aberto, ao ar livre, e............ tinha infusorios, com uns bonus...... larvas de mosquito vivas.

Abraco,

Paulo

Publicado:
Há também quem opte por deixar o recipiente à luz solar directa, durante alguns dias ou semanas antes de se iniciar todo este processo da eclosão, de forma a que a água ganhe algas verdes, que irão depois servir de alimento aos pequenos Nauplios e que facilita a sua manutenção viva, durante vários dias após a eclosão.

Este sistema, nunca experimentei. No entanto, deduzo que nao seja muito viavel, visto que agua doce e sal, muito dificilmente, ou, muito demoradamente criarao algas verdes. No caso da agua natural do mar, ja traz fitoplancton, cuja multiplicacao, a luz solar acelera de forma bastante rapida.

Por esta razao, quando vamos buscar agua ao mar para as Tpa's, a guardamos em sitio escuro, para, devido a falta de fotossintese, as algas morrerem. No caso de introducao destas micro-algas, estariamos a criar uma pequena bomba-relogio de algas nos aquarios.

Abraco,

Paulo

Publicado:

Pois... eu como realmente sou novata nisto não posso comentar muito... :rainbowafro:

Estava a pesquisar aqui no forum e encontrei esse site e resolvi po-lo aqui para ver a vossa opiniao sobre esse metodo.

Publicado:

Caso não tenhas o mar ao pé de ti podes sempre alimentar com Fitoplancton. Existe também quem venda comida para artémia.

Só para a trabalheira de ir buscar água ao mar, se ficar muito longe.

Abraço

Abraço,

João Judicibus

• 2 semanas depois...
Publicado:

Para a criação de artemia em quantidades para alimento dos v/ peixes aconselho primeiro a aquisição de cistos com elevada percentagem de eclosão(90 a 95%. Os nauplios obtidos ao fim de 24h, pode ser obtida em pequenas garrafas de sumo investidas invertidas com arejamento pelo fundo (tampa). Aqui a salinidade não é importante, no entanto, para alem da temperatura, cerca de 28 ºc , devem considerar a utilização de luz para aumentar a percentagem de eclosão de nauplios. Uso as garrafas invertidas numa especie de banho maria num aquario feito para esse proposito.

Apos a eclosão dos nauplios e desligado o arejamento, +/- 10min , recolho pos nauplios mais saudaveis, aqueles que nadam (?) a meia agua, que são transferidos depois de passados por agua corrente para lavagem ( uso um filtro de café), para um aquario , com cerca de 20 L, com arejamento mantendo a mesma temperatura. Aqui uso agua do mar e aqui sim a salinidade é muito importante. Uma elevada salinidade retarda o crescimento e as femeas reproduzem-se por partenogenese, produzem cistos, quando a uma baixa salinidade abaixo de 1020 se tornam viviparas.

Como alimento durante os dias seguintes uso uma emulsão de spirulina, ter em atenção a densidade de povoamento, até atingirem a maturidade, cerca de 14 dias apos eclosão. Se possivel o uso de varios pequenos aquarios com artemia em diversos estados de desenvolvimento será o melhor pois poderão ter uma fonte de alimento inesgotavel.

Um pequeno pormenor, a artemia mais saudavel e para melhor alimento, não é a mais vermelha, pois esta cor é sinonimo de falta de oxigeno na agua, mas de uma cor castanha acinzentada.

Espero ter ajudado

cumps