Doença? - Preciso de ajuda


nuskinha

Recommended Posts

Boa tarde,

 

É a primeira vez que escrevo no forum, mas devo dizer-vos que o frequento várias vezes para tirar dúvidas e tem-me sido muito útil. Por isso, desde já, os meus Parabéns a todos os que participam activamente e fazem com que seja um local de partilha de saberes.

 

A minha dúvida é a seguinte:

Tenho um aquário comunitário de 80 cm. Tenho-o desde fevereiro e sou totalmente inexperiente. Tudo o que tenho vindo a fazer deve-se muito ao que tenho lido. Tive há pouco tempo uma doença, a dos pontos brancos, que consegui combater, no entanto, tenho dois guppys machos que estão a ficar com falhas nas barbatanas, inicalmente pensei que fosse da qualidade da água, por isso estav desejosa que o outro tratamento acabasse para poder fazer a sua troca parcial. No entanto, o problema persiste e não sei o que hei-de fazer. Será que é alguma doença? tenho receio de estar sempre a introduzir mais medicamentos...

 

Será que posso fazer um aquário com vidro e silicone? Já pensei nisso para estes casos mais complicados, mas isso também implicaria comprar mais um termoestato e uma bomba de ar. Ou será que posso dispensar esta última?

 

Agradeço as vossas respostas,

Ana

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

antes de mais devo aconselhar-te a pores sempre as questões sobre doenças no forum correcto

para que sejam respondidas mais depressa.

 

isso que relatas devem ser fungos as barbatanas parece que estao a derreter?

 

posso estar a precipitar-me, mas fizeste um ciclo de quanto tempo antes de pores a fauna?

 

o ciclo pode nao estar completo.

 

se forem fungos tens tratamentos anti fungos a venda so assim deveras conseguir trata-los

porem espera por mais respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, Artak.

 

Obrigada pela resposta. E desde já peço desculpa pela colocação do tópico, pois só hoje reparei que existe um dedicado às doenças.

 

Antes de introduzir peixes tive o aquário a funcionar apenas uma semana e depois fui introduzindo alguns peixes. Será que foi muito rápido?

 

Quanto às barbatanes, parecem ter mesmo partes em falta, como se fosse um recorte fundo rectagunlar.

Editado por nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, Artak.

 

Obrigada pela resposta. E desde já peço desculpa pela colocação do tópico, pois só hoje reparei que existe um dedicado às doenças.

 

Antes de introduzir peixes tive o aquário a funcionar apenas uma semana e depois fui introduzindo alguns peixes. Será que foi muito rápido?

 

Quanto às barbatanes, parecem ter mesmo partes em falta, como se fosse um recorte fundo rectagunlar.

 

 

Que peixes tens no aquário?

 

Faz o setup completo para te poderem ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário com 96 litros

 

Tenho:

20 neons

4 mollys amarelas

2 mollys pretas

2 espadas

1 casal de guaramis anões

4 corydoras

1 pleco

1 botia palhaço

2 barbos tigre

10 guppys

1 ramirez pequeno

1 tubarão bala

1 tubarão martelo

1 tubarão bicolor

 

Ps- Já sei que vão dizer que são muitos peixes... mas o meu marido não se controla... agora já não compramos mais

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário com 96 litros

 

Tenho:

20 neons

4 mollys amarelas

2 mollys pretas

2 espadas

1 casal de guaramis anões

4 corydoras

1 pleco

1 botia palhaço

2 barbos tigre

10 guppys

1 ramirez pequeno

1 tubarão bala

1 tubarão martelo

1 tubarão bicolor

 

Ps- Já sei que vão dizer que são muitos peixes... mas o meu marido não se controla... agora já não compramos mais

 

 

Tá descançada que não vou diser aquilo que tu já sabes ( pouco tempo ciclo; peixes a mais; especies de ph diferente; etc... :blush: ) eu só pedi para pores o tipo de peixes que tens para algum entendido te puder disser olha que "x"peixe não se dá bem com peixe"y" pode ser ele o causador das barbatana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu sei isso tudo, mas fomos comprando e agora não consigo desfazer-me deles... :blush:

 

Agora não sei o que fazer... queria muito comprar outro aquário... mas não tenho onde o pôr...

 

Pensei seriamente foi em comprar um dos mais pequenos para servir de maternidade e para, neste caso, urgente, colocar os peixes mais debilitados. É possível?

 

Obrigada na mesma pelas respostas.

Editado por nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os barbos tigres no meio disso tudo deve ser uma festarola! Até deve fazer agua na boca, tudo o que tem barbatanas é mordiscado pelos barbos tigres! Pode nao ser, porque tens aí outros suspeitos, bicolor, bala.... Tudo gente fina! :silly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As caudas queimadas, pode ser do ictio, mesmo depois do tratmaneto existem efeitos secundários dos quais os peixes demoram mais tempo a recuperar. Pode ser tambem dos peixes que tens ai pois alguns deles gostam muito caudas de guppy...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas vossas respostas... já vi que tenho para aqui uns bichos perigosos!!

 

Bom, fui à loja e comprei baktopur... disseram-me para colocar os peixes afectados (uma vez que penso serem apenas dois) num saco de plástico com água do áquário e pôr lá dentro os peixes durante 20/ 30 minutos. Depois retiro-os e coloco-os novamente no aquário e deitar a água do saco fora. Devo repetir isto durante 5 dias. E assim fiz...

 

Acham que resulta?

 

 

Tenho aqui em casa um aquário minúsculo, que leva 5 litros, acham que os posso pôr nesse aquário ou é muito arriscado, por ser pequeno? (teria apenas de comprar + 1 termómetro e um termoestato, pois já tenho duas bombas de O2 e 2 filtros)

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens um aquário extra deves coloca-los la, visto que não precisas de gastar muito dinheiro. Não precisas de por areao nem nada so termometro, termoestato e filtro ou uma pedra difusora. Se colocares filtro não coloques carvão. Vê nas instrucções a quantidade de gotas que tens de deitar para 5 litros...

 

Com o aquário de 5 litros não precisas de os tirar para um saco, mas tes de ter a certeza de que a água fica bem oxigenada durante o tratamento.

 

De qualquer maneira deita sempre umas gotas no aquário principal para prevnir...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens um aquário extra deves coloca-los la, visto que não precisas de gastar muito dinheiro. Não precisas de por areao nem nada so termometro, termoestato e filtro ou uma pedra difusora. Se colocares filtro não coloques carvão. Vê nas instrucções a quantidade de gotas que tens de deitar para 5 litros...

 

Com o aquário de 5 litros não precisas de os tirar para um saco, mas tes de ter a certeza de que a água fica bem oxigenada durante o tratamento.

 

De qualquer maneira deita sempre umas gotas no aquário principal para prevnir...

 

Cumps

 

 

Obigadíssima, Aqua T

 

Vou fazer isso, amanhã compro o termómetro e o termoestato depois ligo o filtro e 02.

Achas então que devo fazer o tratamento também no aquário todo? E nesse devo retirar o carvão?

 

Obrigada,

Ana

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário com 96 litros

 

Tenho:

20 neons

4 mollys amarelas

2 mollys pretas

2 espadas

1 casal de guaramis anões

4 corydoras

1 pleco

1 botia palhaço

2 barbos tigre

10 guppys

1 ramirez pequeno

1 tubarão bala

1 tubarão martelo

1 tubarão bicolor

 

Ps- Já sei que vão dizer que são muitos peixes... mas o meu marido não se controla... agora já não compramos mais

 

olha, as molly por vezes ficam doidas.. mas não deve ser dessas, olha que os barbos tigres já me roeram as caudas tdas aos guppy's. O BALINHA TAMBÉM DIGAMOS QUE PODE VIR A SER O ASSASSINO DE CAUDAS

I' love guppy's..

 

Cobra_Amarelo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, decidi retirar o carvão e adicionar sera baktopur a toda a água... liguei mais uma bomba de 02 e.... a água está verde

 

Não te preocupes é normal a água ficar verde deixa estar assim mais um dia e depois faz uma tpa e coloca outra vez carvão no filtro.

 

P.S. Nuca deves usar carvão no filtro enquanto fazes um tratamento pois o carvão absorve as substâncias dos tratamentos...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais