Recommended Posts

Publicado

Boas!

Comprei Cloreto de Potássio em pó numa farmácia. Grau de pureza segundo informação da responsável técnica, muito próximo dos 100% !

As minhas questões são as seguintes:

1 - Qual a melhor água que devo adicionar? Destilada ou Bi-destilada?

2 - Tenho 300 litros de água no aquário. Qual a concentração máxima de KCI que consigo "fazer"? Geralmente o NO3 está a 20ppm devido à papa dos discus!

Agradeço desde já a vossa ajuda!

Abraço

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Publicado: (editado)
Boas!

Comprei Cloreto de Potássio em pó numa farmácia. Grau de pureza segundo informação da responsável técnica, muito próximo dos 100% !

As minhas questões são as seguintes:

1 - Qual a melhor água que devo adicionar? Destilada ou Bi-destilada?

2 - Tenho 300 litros de água no aquário. Qual a concentração máxima de KCI que consigo "fazer"? Geralmente o NO3 está a 20ppm devido à papa dos discus!

Agradeço desde já a vossa ajuda!

Abraço

Carlos Salgueiro.

Boas Carlos.

A solubilidade do KCl anda à volta dos 340 g/L (340 g por litro de água e não por litro de solução), a 20ºC. Dificilmente chegarás a este valor, os 300 g/L já será um "bom" valor.

Estive a ver (na calculadora do Chuck) e uma solução de cerca de 143 g em 500 mL dá-te 0,5 ppm por cada mL de solução que adicionares ao aquário, parece-me ser uma boa hipótese.

Quanto à água... é claro que quanto mais destilada, melhor (supondo que é destilada convenientemente). Mas nestas coisas não vale a pena ser muito "purista" e eu acho que até água da torneira serve... só dissolve um pouco menos, mas nada de significativo a este nível (se serve para fazer as TPA´s não vai servir para preparar a solução de KCl? - note-se que estou a falar do Cloreto de potássio especificamente...)

Cumps

Aníbal Alves

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:
Boas Carlos.

A solubilidade do KCl anda à volta dos 340 g/L, a 20ºC. Dificilmente chegarás a este valor, os 300 g/L já será um "bom" valor.

Estive a ver (na calculadora do Chuck) e uma solução de cerca de 143 g em 500 mL dá-te 0,5 ppm por cada mL de solução que adicionares ao aquário, parece-me ser uma boa hipótese.

Quanto à água... é claro que quanto mais destilada, melhor (supondo que é destilada convenientemente). Mas nestas coisas não vale a pena ser muito "purista" e eu acho que até água da torneira serve... só dissolve um pouco menos, mas nada de significativo a este nível (se serve para fazer as TPA´s não vai servir para preparar a solução de KCl? - note-se que estou a falar do Cloreto de potássio especificamente...)

Cumps

Aníbal Alves

Boas Aníbal!

Obrigado pela tua rápida resposta. Percebi perfeitamente e vou fazer então como indicaste. Já agora só mais uma questão se puderes responder. A solubilidade aumenta com a temperatura da água? Lógicamente que se assim fôr também deve de existir um limite em termos de temperatura máxima!

Cumps

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Publicado:
Boas Aníbal!

Obrigado pela tua rápida resposta. Percebi perfeitamente e vou fazer então como indicaste. Já agora só mais uma questão se puderes responder. A solubilidade aumenta com a temperatura da água? Lógicamente que se assim fôr também deve de existir um limite em termos de temperatura máxima!

Cumps

Carlos Salgueiro.

De modo geral a solubilidade dos sais aumenta com o aumento de temperatura (há casos em que não é assim).

A solubilidade do KCl aumenta com a temperatura, mas não contes com isso... quando muito conta com a facilidade de dissolução por aumento de temperatura. É que a 90 ºC dissolvem-se uns 540 g/L, mas depois da temperatura baixar para a temperatura de 20ºC, o que está a mais, precipita (ficas com sólido no fundo, pois o máximo que a água dissolve a essa temperatura são os tais 340 g/L).

Quanto à tua última pergunta, a temperatura máxima, no caso do solvente água, são 100 ºC (claro) e a curva de solubilidade do KCl em água está sempre a aumentar até essa temperatura, mas temos de apontar para a solubilidade à temperatura a que vamos manter a solução. (e contar que não conseguimos chegar lá...)

Os valores que te indiquei são bons porque ficas com nºs "redondos" e não andas muito longe da solubilidade possível.

Cumps

Aníbal Alves

Publicado:

Obrigado pela explicação.

Sabes me dizer qual a solubilidade a 15º?

Eu gosto de trabalhar com concentrações um pouco elevadas, e por isso, e pela tua explicação deveriamos ter em conta temperaturas um pouco mais baixas, uma vez que no inverno a grande maioria das casas não está a 20º

Se quisesses ter o trabalho de colocar as restantes, ficava o tópico completo para consulta futura.

- KNO3 - Nitrato de Potássio

- KH2PO4 - (não sei a designação)

- K2SO4 - Sulfato de Potássio

- MgSO4+7H2O - Sulfato de Magnésio

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Eu gosto de trabalhar com concentrações um pouco elevadas, e por isso, e pela tua explicação deveriamos ter em conta temperaturas um pouco mais baixas, uma vez que no inverno a grande maioria das casas não está a 20º

Se quisesses ter o trabalho de colocar as restantes, ficava o tópico completo para consulta futura.

Boas,

Fui ver um apontamento que retirei e é da autoria do Luís Fortunato.

A uma temperatura de 15º com água destilada:

Do KNO3 é cerca de 300 gramas por litro.

Do KH2PO4 é de 220 gramas por litro.

Sobre o KCL

A solubilidade deste sal puro, é de cerca de 340 gramas por litro de água pura

Como é dificil serem as duas coisas puras,

menor ou igual a 290 gramas de KCl em 1 litro de água
Editado por Trocado

Boas José.

A fonte que estou a usar é a Internet, mas não deve andar muito longe do real (confirmei por alto). A solubilidade a 10 ºC são cerca de 310 g/L a 20 ºC foi o que eu disse, a variação, neste caso é mais ou menos linear.

Com os valores da tabela que consultei, retirei a esquação que me dá a solubilidade em função da temperatura (é uma aproximação, mas é feita como dever ser...)

solubilidade do KCl = 2,88 x temperatura (em ºC) + 281 (em g de KCl por cada Litro de água)

Entretanto encontrei mais uns valores que me parecem satisfatórios e, através da tabela, construí a seguinte fórmula:

Solubilidade do KNO3 = 0,017 x temperatura^2 + 0,5884 x temperatura + 13,19 (em g de KNO3 por cada 100 mL de água)

(Neste caso aparece uma equação do segundo grau - com temperatura ao quadrado - dado que a variação da solubilidade não é linear)

Volto a editar, para "completar"... não encontrei mais tabelas a várias temperaturas, logo aproveito o que tenho e os dados que são atribuídos ao Luís Fortunato. Os valores de solubilidade são em g por litro de água, a temperatura são os 15 ºC (salvo indicação em contrário). Os valores são aproximados. Pode ser que o Luís tenha acesso a tabelas melhores e faça a correcção. Os valores que encontrei para o Sulfato de magnésio heptahidratado deixam-me dúvidas e são a 20 ºC, mas se estiverem correctos, tanto faz, pois são elevados.

solubilidade do KCl = 324

Solubilidade do KNO3 = 258

Solubilidade do KH2PO4 = 220

MgSO4.7H2O (a 20 ºC) = 710 ???

Tentei arranjar tabelas credíveis para fazer as fórmulas que dessem a solubilidade a "qualquer" temperatura, para o solvente água pura, mas não as tenho dosponíveis, fiz com o que encontrei.

É de notar que NUNCA vão conseguir chegar lá (à solubilidade tabelada), optem por fazer menos. (e quanto menos pura for a água, menos se dissolve).

Abraço

Aníbal Alves

Editado por AGA

Publicado:

Eu de modo a ser mais facil,dissolvo 200gr. de KCl em 1Litro de água.

Cada 1ml desta solução aumenta no meu aqua de 100L - 1ppm. Eu coloco diariamente uns 10ml,que me aumenta o K em 10ppm, mais ou menos metade do nivel aconselhavel de nutrientes.

Num aqua de 200L,como é obvio,para aumentar em 10ppm o K teria de pôr 20ml desta solução.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

- KH2PO4 - (não sei a designação) Mono-fosfato de potássio

Publicado:

dihidrogeno fosfato de potássio.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.