aquapego Publicado Março 25, 2008 Publicado Março 25, 2008 Boas! Como o título diz gostaria da vossa opinião para fazer um tapete num aquário de 120 x 50 x 60 cm. Em princípio o tapete irá cobrir cerca de 40% do substracto. As questões principais são apenas duas em relação às plantas: - A sua durabilidade como tapete e - Qual tem mais manutenção Outra questão em relação ao tapete: há hipótese de manter as Corydoras "Bronze" no aquário? É que fizeram criação e agora são dezenas com cerca de 1 cm! Dêem as vosssas opiniões mesmo fora do âmbito das questões colocadas, mas sobre o tema, claro. Obrigado desde já. Abraço Carlos Salgueiro. O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
kevin 69 Publicado: Março 25, 2008 Publicado: Março 25, 2008 resta saber as condições que voçê lhe dá(ilu...,co2,ferti...etc.....)
aquapego Publicado: Março 26, 2008 Autor Publicado: Março 26, 2008 resta saber as condições que voçê lhe dá(ilu...,co2,ferti...etc.....) Boas! Em relação às condições penso não haver problema, porque já tive Glosso, mas foi invadida por Eleocharis Acicularis e estragou-se! Tenho 4 x 40W de luz T8 de 120cm CO2 pressurizado Fertilização individualizada de Macros, com adição de Ferro e Micronutrientes da Horizonte Aquático. Venha daí mais informação, é sempre bem vinda! Abraço Carlos Salgueiro. O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
Vasco Matos Publicado: Março 26, 2008 Publicado: Março 26, 2008 Olá Aquapego! O aqua tem 120x50x60,o que dá 360L ,mas o 60 é a altura? Se for o aqua é alto,o ideal era teres lâmpadas de 8000K ou 10000K,e se colocasses mais 40W não perdias nada. Por experiência própria digo-te que plantar H.C.''Cuba'' com Corydoras no aqua é um desafio e tanto...elas estão sempre a soltar os pés,na sua busca por comida. Se calhar a Glosso seria um pouco mais fácil neste aspecto,mas não muito mais. Para a H.C.''Cuba'',deves evitar colocar areão de rio,torna-se dificil para ela pegar,Akadama é melhor,agarra-se mais facilmente. Em relação à durabilidade,penso que tem mais a ver como tratas as plantas,elas duram o tempo que nós deixarmos.Convém não deixar que se acumulem muitas camadas umas em cima das outras,senão as de baixo podem não receber luz suficiente. A manutenção da H.C.''Cuba'' prende-se mais com voltar a enterrar os pés que se soltem. A da Glosso,no inicio pode passar por podá-la,se ela começar a crescer para cima,podá-la de novo até que comece a crescer mais na horizontal,mas pode acontecer começar logo a crescer bem. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
aquapego Publicado: Março 26, 2008 Autor Publicado: Março 26, 2008 (editado) Olá Aquapego! O aqua tem 120x50x60,o que dá 360L ,mas o 60 é a altura? Se for o aqua é alto,o ideal era teres lâmpadas de 8000K ou 10000K,e se colocasses mais 40W não perdias nada. Por experiência própria digo-te que plantar H.C.''Cuba'' com Corydoras no aqua é um desafio e tanto...elas estão sempre a soltar os pés,na sua busca por comida. Se calhar a Glosso seria um pouco mais fácil neste aspecto,mas não muito mais. Para a H.C.''Cuba'',deves evitar colocar areão de rio,torna-se dificil para ela pegar,Akadama é melhor,agarra-se mais facilmente. Em relação à durabilidade,penso que tem mais a ver como tratas as plantas,elas duram o tempo que nós deixarmos.Convém não deixar que se acumulem muitas camadas umas em cima das outras,senão as de baixo podem não receber luz suficiente. A manutenção da H.C.''Cuba'' prende-se mais com voltar a enterrar os pés que se soltem. A da Glosso,no inicio pode passar por podá-la,se ela começar a crescer para cima,podá-la de novo até que comece a crescer mais na horizontal,mas pode acontecer começar logo a crescer bem. Boas Zogli! Sim 60 é a altura! É alto, por isso tenho duas Power-Glo (18000K) + 8000K + 6500K. Em cima do tapete estão as Power-Glo e quando plantei Glosso, esta cresceu bem rasteirinha! Por acaso não tenho Akadama, tenho sim substracto fértil e depois tenho um areão bastante poroso e leve. O nome que vinha nas embalagens era salvo erro "Aqualift", mas já não me recordo bem! Sei que é um areão em que as raízes se agarram com muita facilidade, pois quando arranco alguma planta mesmo pequena trás sempre areão agarrado às raízes. Em termos de granulometria é aí que pode estar o problema para a HC, pois com a Glosso não tive problemas, esta anda sensivelmente entre os 3 e os 5mm, mas mais 3 ou 4! Para não criar camadas sobre camadas existe algum método de podar? As raízes da HC são idênticas às da Glosso ou são mais curtas? Quanto às Corys se eu as tirar aquando do enraízamento, achas que depois de estar tudo bem enraízado, posso colocar algumas ou nem assim? Obrigado pela tua ajuda! Abraço Carlos Salgueiro. Editado Março 26, 2008 por aquapego O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
Vasco Matos Publicado: Março 26, 2008 Publicado: Março 26, 2008 (editado) Com esse substracto o ''AquaLift'' não terás problemas então,as raizes agarrar-se-ão bem. Com o tempo,é natural que a Glosso e a Cuba comecem a formar camadas,mas o que tens de fazer é podar,deixando a parte inferior exposta à luz,que depois rebenta de novo. Ou então,quando isso acontecer,o que leva tempo,tiras tudo,plantas de novo e vendes ou dás o excedente. Em respeito à Cuba,eu estou a conseguir que ela se expanda,mesmo com as Cory's Panda a ''focinhar'' aquilo tudo ,mas todos os dias lá tenho de enterrar um tufo.O que me safa foram 2 ou 3 tufos maiores de Cuba que enraizaram depressa e agora ela está a alastrar a partir dai. O mais correcto é plantar a Cuba pé a pé,dá mais trabalho,mas fica um tapete mais regular,porém com as Cory's é impossivel desta forma.Só mesmo colocando uns tufos maiorzitos,que elas tenham mais dificuldade a tirar.Se as tirares do aqua durante o tempo suficiente que a Cuba enraize...Porém nota que a Fauna é prioridade. Editado Março 26, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
aquapego Publicado: Março 27, 2008 Autor Publicado: Março 27, 2008 Boas Zogli! Obrigado desde já pela ajuda! Agora faltam as plantas que está difícil encontrar, tanto a HC como a Glosso!!!! Se souberes alguém que tenha para venda envia-me MP. Abraço Carlos Salgueiro. O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
kevin 69 Publicado: Março 27, 2008 Publicado: Março 27, 2008 (editado) fiquei indeciso pois pensava que destas duas a mais dificil parecia a ser a HC mas agora com este post e com as palavras do zogli parece de igual para igual, de uma destas duas irei por no aqua.gosto mais da HC mas será que ela se aguente num aqua de 80*30*40(40 de altura) com 0.6W/l(T5)sabendo que tenho areia de rio com cerca de 1 a 2Mm de granulometria e 1cory com cerca de 4 anos(é o unico sobrevivente do meu 1º aqua!!)mas a areia é compacta,ao seja, ela não sobe muito. á uns dias tinha a certeza que era glosso que ia meter, mas como gosto mais de HC,não sei?? desculpa aquapego por utilizar o teu post Editado Março 27, 2008 por kevin 69
Recommended Posts