Ricardo B. Rosa Publicado Março 25, 2008 Publicado Março 25, 2008 (editado) Ora Viva, Já é tarde mas não resisti, terminei o projecto "The Garden of Zion" e durante a tarde/noite de hoje meti mãos à obra e acabei o "The Little Wild Forest", little porque aquilo que vão ver tem apenas 20L brutos! SETUP Aqua: 40*25*20 Substracto: ADA Bacter 100; ADA Tourmaline BC; ADA Clear Super; Elos Terra Zero; ADA Aquasoil Malaya e ADA Brighty Sand (tirando o aquasoil, tinha já tudo aqui em casa de outras montagens) Iluminação: 1x 24W PLL 10.000K Filtro: Cascata com lã e bolinhas porosas da eheim CO2: Pressurizado Botija 500Gr, difusor em vidro. Hardscape: Troncos Red Moor Wood Basaltos Flora: Bolbitis heudelotii Ludwigia arcuata Pogostemon Helferi Eleocharis acicularis (alguns apontamentos) Fauna: É a que tava no Garden of Zion Pseudomugil Gertudae Pseudomugil Furcatus Boraras Maculatus Invertebrados: xx caridina japonica xx Neocaridina Cf. Zhangjiajiensis Var. Blue, Blue Pearl E EM 20L BRUTOS DE AGUA ISTO FOI O MELHOR QUE CONSEGUI! Agora é deixar crescer e podar.. para a arcuata se mostrar Editado Junho 16, 2008 por ricardobrosa Citar
Fernando Freire Publicado: Março 25, 2008 Publicado: Março 25, 2008 Viva! Tá com bom aspecto, mas montado hoje ainda tem aquele ar "recente". Como já te disse em vez da Pogostemon metia uma Crypto parva. Não destoa tanto! Poderás vir a ter problema com essa lâmpada de 10000ºk... uma de 6500º não sei se não seria melhor. Mas depende da evolução desse Bolbitis, será o primeiro a dar problemas caso os tenhas! Um abraço, Fernando Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Ricardo B. Rosa Publicado: Março 25, 2008 Autor Publicado: Março 25, 2008 Viva! Tá com bom aspecto, mas montado hoje ainda tem aquele ar "recente". Como já te disse em vez da Pogostemon metia uma Crypto parva. Não destoa tanto! Poderás vir a ter problema com essa lâmpada de 10000ºk... uma de 6500º não sei se não seria melhor. Mas depende da evolução desse Bolbitis, será o primeiro a dar problemas caso os tenhas! Um abraço, Fernando Logo se vê, para já vou fazer 7h de luz se ela começar a dizer que não gosta, reduzo.. se não resultar mudo de lâmpada Eu gosto da pogostemon.. pronto!! quando crescer vai ficar melhor que a crypto Citar
manuelcruz1969 Publicado: Março 25, 2008 Publicado: Março 25, 2008 Realmente , está um espetaculo para apenas 20 l de agua !! Muito bom mesmo !! Citar O meu aqua Malawi O meu aqua Plantado
Ricardo B. Rosa Publicado: Março 25, 2008 Autor Publicado: Março 25, 2008 Foi complicado arranjar troncos que coubessem aqui.. até tive que o partir.. Citar
Vasco Matos Publicado: Março 25, 2008 Publicado: Março 25, 2008 Olá Ricardo! Isso tem bom aspecto,porém ainda é cedo para dizzer algo,as plantas ainda não se espreguiçaram! Mas prevejo um aqua com um aspecto selvagem,ou não fosse uma floresta! Boa sorte para o projecto! Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Ricardo B. Rosa Publicado: Março 25, 2008 Autor Publicado: Março 25, 2008 Ora cá estão as fotos que faltavam ontem. Mais foltos para a malta ver, comentem!! DIA 2 Então.. sugestões? Gostam da Arcuata lá atras? certamente não está tudo a 100% nunca está.. opinem ai.. Abraço RR Citar
Diogo HC Matias Publicado: Março 25, 2008 Publicado: Março 25, 2008 Uma sugestão para aumentar a profundidade: de cada lado do tronco podias deixar a areia branca avançar um pouco mais para trás, recuando as pedras que estão a servir de divisória... É que à primeira vista, parece faltar alguma profundidade... Talvez seja pela falta de crescimento da Ludwigia arcuata, ou pelo tamanho excessivo do tronco relativamente ao aquario... Ou ainda pela falta de algumas plantas na zona media... Não sei bem... De resto tu já dissestes: Agora é deixar crescer e podar.. Cumprimentos Citar
sharpple Publicado: Março 25, 2008 Publicado: Março 25, 2008 Acho que vais ter muito trabalho com as podas :D Acho que a arcuata é uma planta muito grande para esse aqua, mas o tronco é fantástico, se fosse eu tirava as plantas todas e metia Utricularia graminifolia e Lilaeopsis macloviana como tu tanto gostas Cumps Citar
sharpple Publicado: Março 25, 2008 Publicado: Março 25, 2008 e essas pedras com musgo estão muito boas mesmo! Citar
Black Dragon Publicado: Março 25, 2008 Publicado: Março 25, 2008 LINDO! Em tão pouco espaço algo com sentido... Uma duvida, onde arranjas-te essa lampada de 10000K em 24W? Ando á que tempos á procura disso. Cumprimentos, Tiago Santos Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Março 25, 2008 Autor Publicado: Março 25, 2008 LINDO! Em tão pouco espaço algo com sentido... Uma duvida, onde arranjas-te essa lampada de 10000K em 24W? Ando á que tempos á procura disso. Cumprimentos, Tiago Santos Horizonte aquatico Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Março 25, 2008 Autor Publicado: Março 25, 2008 Acho que vais ter muito trabalho com as podas Acho que a arcuata é uma planta muito grande para esse aqua, mas o tronco é fantástico, se fosse eu tirava as plantas todas e metia Utricularia graminifolia e Lilaeopsis macloviana como tu tanto gostas Cumps Tambem pensei num tapete de urticularia.. mas.. já tou farto de tapetes.. e depois ficava tudo muito verde.. e depois a utricularia precisa de micros tinha que tar sempre a por micros e as outras plantas nao precisam muito. Eu entre a arcuata e a pogostemon tenho eleocharis alguns apontamentos, que agora não se vê mas quando crescer vai ficar porreiro ali no plano do meio. A arcuata não é assim tão grande.. se cresce poda-se e depois planta-se ao lado.. vão ficar ali uma moita de arcuata de cada lado. Citar
André Silvestre Publicado: Março 26, 2008 Publicado: Março 26, 2008 Boas Ricardo! Bela montagem. Gostei bastante! Para um aquário de apenas 20L, conseguiste aproveitar muito bem o espaço e dar a sensação de que o aquário é maior. Senão fosse o termostato, conseguias enganar-me. Estas montagens são das minhas preferidas pelo facto de estarmos a trabalhar dois materiais inertes e podermos assim conjugar pormenores que dão um toque mais natural e criativo ao aquário. Um toque pessoal, digamos. Tenho apenas dois reparos a fazer que consegues certamente evitar e corrigir, respectivamente. O primeiro, é o evitar que o musgo se desenvolva selvaticamente por entre as pedras, ramos e base dos troncos, caso contrário, vais perder os pormenores das pedras e dos ramos que interagem com as pedras. Perdes o detalhe. O segundo vai para a colocação de musgo apenas nos ramos que têm aqueles cortes rectos. Os outros, eu deixá-los-ia sem musgo, de modo a manteres o contraste com o verde que eles te dão neste momento. Ainda no segundo reparo e algo que considero muito importante para dares o tal toque natural que falei acima é o facto de teres a linha de separação entre a areia e o substracto muito recta. Jogando com a colocação das pedras grandes e complementando com as pedras mais pequenas, podes mudar essa linha recta e fazer enseadas/baías, cabos, pequenas penínsulas com as pedras pequenas, etc. São pequenos pormenores suficientemente fortes que dão logo outro aspecto no layout geral. Abraço e vai actualizando! André Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Abril 7, 2008 Autor Publicado: Abril 7, 2008 Bom passaram-se 13 dias desde o dia 1 da montagem, evoluiu pouco para ser sincero, o meu aquario maior necessitou de mais atenção e este ficou.. coitadito acho que nem comida dei aos peixes durante dias.. Bom mas desde meio da semana passada que lhe voltei a dar atenção, fazendo mudas de água e fertilizando, o musgo agradeceu.. porque mostrou logo as suas pontas verdes claras, como que a dizer "vou começar a crescer", a arcuata tambem passou a ficar como seu tom natural e chegou ao cimo do aqua por isso já lhe dei poda e plantei ao lado para preencher bem as laterais do aquário. Seguem as fotos antes da poda.. a poda como foi à bocado ainda não tirei foto. DIA 13 Abraço Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Abril 25, 2008 Autor Publicado: Abril 25, 2008 (editado) Olá a todos, Venho actualizar o tópico deste aquário que tem evoluido bem e sem algas e que está a ficar muito bonito. Neste momento a Ludwigia Arcuata foi podada e apenas deixei uns caules naquela zona como que se inclinassem para cima do tronco, gostei do efeito, agora quando voltar a crescer talvez me lembre de lhe dar outro "penteado" Aqui vão as fotos, DIA 31 Espero que gostem, adorava ouvir sugetões e criticas. Obrigado Editado Abril 25, 2008 por ricardobrosa Citar
Diogo HC Matias Publicado: Abril 26, 2008 Publicado: Abril 26, 2008 Que inveja das tuas plantas!! Sempre super saudaveis!! Agora quanto ao layout... depois da poda o lado direito ficou muito despido... mas ficou com outro ar... e se optasses por deixar a ludwigia so por tras do tronco (está excelente ali) e colocasses outra coisa no fundo... algum tipo de eleocharis talvez... entrava bem no estilo "wild forest"! E o filtro intrefere um bocado nas fotos... não consigo apreciar completamente aquela zona do aquario devido ao azul do filtro... Na proxima foto tens de ver isso Um abraço Citar
indian_joe Publicado: Abril 26, 2008 Publicado: Abril 26, 2008 Boas, Acabaste por perder a beleza do tronco!!!! Os conselhos que o André deu em relação à colocação do musgo fazem todo o sentido... Concordo tb que a separação entre substratos não deveria ser tão rectilínea para dar a sensação de profundidade... De resto acho que conseguiste fazer um belíssimo aquário!!!! Fica bem. Citar GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0 Cumprimentos, José Graça
Ricardo B. Rosa Publicado: Junho 16, 2008 Autor Publicado: Junho 16, 2008 (editado) Saudades? Pois é, já la vai um tempo desde a ultima actualização. Cá está a minha fábrica de camarões, toda ela muito low tech ainda na ultimas 2 semanas andou sem co2 heheh a arcuata já não cresce à um mês agora já lhe carreguei a botija e comprei um filtro novo vai arrancar novamente.. DIA 80 Editado Junho 16, 2008 por ricardobrosa Citar
Jerboa Publicado: Junho 16, 2008 Publicado: Junho 16, 2008 Incrivel. As plantas que parecem crescer da agua para a parte emersa dos troncos. So aquela mancha prateada do lado direito e irritante. Citar
krypticall Publicado: Junho 16, 2008 Publicado: Junho 16, 2008 boas a foto esperada eu bem que vi algo de muito bom nesse aquario no teu outro topico :D isso está perfeito, espetaculo. qualquer dia ainda me vou aventurar a tentar algo do genero assim nature :-D tens uns termostatos de 25w bem mais jeitosos que esse da SICCE " SCUBA " bem pequenos. o filtro é igual ao meu um eheim liberty 2040 abraços Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Junho 16, 2008 Autor Publicado: Junho 16, 2008 Incrivel.As plantas que parecem crescer da agua para a parte emersa dos troncos. So aquela mancha prateada do lado direito e irritante. Realmente podia ter tirado o termostado para a foto Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Junho 16, 2008 Autor Publicado: Junho 16, 2008 (editado) boas a foto esperada :-D eu bem que vi algo de muito bom nesse aquario no teu outro topico isso está perfeito, espetaculo. qualquer dia ainda me vou aventurar a tentar algo do genero assim nature :-D tens uns termostatos de 25w bem mais jeitosos que esse da SICCE " SCUBA " bem pequenos. o filtro é igual ao meu um eheim liberty 2040 abraços Achas que está fixe o aquario? Por acaso não gosto muito dele Deixo-o as vezes dias e dias sem fertilização etc.. heheh é um abandonado agora quado a arcuata crescer e mostrar a sua cor nas laterais vai ficar porreiro Mas este aquario já esteve muito mais "wild" ai adorava-o, mas agora quando podei a bolbitis ficou mais "limpinho", a bolbitis é uma coisa.. adoro essa planta é brutal.. quando cresce agarrada aos troncos.. dá um efeito.. lindo! Mas esta montagem vai acabar.. só estou à espera de encontrar uns troncos que preciso e depois vou fazer (se conseguir) o aquario mais bonito que alguma vez fiz e o mais dificil tambem.. aguarda Abraço RR Editado Junho 16, 2008 por ricardobrosa Citar
Jerboa Publicado: Junho 16, 2008 Publicado: Junho 16, 2008 Realmente podia ter tirado o termostado para a foto Ok, Eu tenho um Newatt 25W todo coberto de plastico preto. Se o fundo ficasse para a parte da frente mal se veria. Agora uma bola dourada... Bem o aqua esta o maximo, se isto fica assim sem manutencao entao o que seria com. Citar
ironhorse Publicado: Junho 16, 2008 Publicado: Junho 16, 2008 Boas, Muitos parabens, bonito plantado e as plantas estao com um optimo aspecto. Continua a mostrar a evoluçao desse belo aquario. Cumprimentos Nuno Citar
Recommended Posts