Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho o meu aquário com aproximadamente 600 litros com esta planta Hygrophila polysperma 'Rosanervig', o que se passa é o seguinte e não consigo entender bem o pq.

Tive necessidade de reduzir por 7 dias o volume de água do meu aquário que passou a ter durante esse tempo 300 litros, até então a Hygrophila polysperma 'Rosanervig' não apresentava a cor característica, só as folhas normais com a cor verde, ao fim dos 7 dias voltei a encher o aquário e é quando reparo que a dita planta (Hygrophila polysperma 'Rosanervig') tinha as folhas com uma cor incrível e linda tal como as folhas da Lotus estavam super vermelhas.

Coisas a ter em consideração (durante esses 7 dias):

- Não houve qualquer tipo de fertilização.

- Introdução de PROTOLON 707 (algicida para combate de água verde).

- Não parei o co2 nem a iluminação.

Quando recoloquei a água no seu máximo, passei a fertilizar com PO4 (não deixar passar abaixo de 1), micros semanalmente, ferro 1,5ppm diário, o no3 encontra-se estável em 10ppm, KCL fertilização em 10ppm diários. A cor da Hygrophila polysperma 'Rosanervig' deixou de ser cor e as folhas da Lotus deixaram de apresentar o vermelho.

O que se passa? Falta de ferro não deve ser.

Publicado:

Parece lógico que terá sido da maior incidencia de luz, uma vez que esta tinha de atravessar muito menos água para chegar às plantas.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Boas e obrigado pelo comentário José Cruz silva.

Tb pensei nessa hipótese mas rapidamente a coloquei de lado, isto pq a planta está à superfície da água tal como quando aconteceu o aparecimento da cor, só que agora tá direita mas tá à superfície na mesma. e está mais próxima das lâmpadas.

Publicado:
Boas,

Tenho o meu aquário com aproximadamente 600 litros com esta planta Hygrophila polysperma 'Rosanervig', o que se passa é o seguinte e não consigo entender bem o pq.

Tive necessidade de reduzir por 7 dias o volume de água do meu aquário que passou a ter durante esse tempo 300 litros, até então a Hygrophila polysperma 'Rosanervig' não apresentava a cor característica, só as folhas normais com a cor verde, ao fim dos 7 dias voltei a encher o aquário e é quando reparo que a dita planta (Hygrophila polysperma 'Rosanervig') tinha as folhas com uma cor incrível e linda tal como as folhas da Lotus estavam super vermelhas.

Coisas a ter em consideração (durante esses 7 dias):

- Não houve qualquer tipo de fertilização.

- Introdução de PROTOLON 707 (algicida para combate de água verde).

- Não parei o co2 nem a iluminação.

Quando recoloquei a água no seu máximo, passei a fertilizar com PO4 (não deixar passar abaixo de 1), micros semanalmente, ferro 1,5ppm diário, o no3 encontra-se estável em 10ppm, KCL fertilização em 10ppm diários. A cor da Hygrophila polysperma 'Rosanervig' deixou de ser cor e as folhas da Lotus deixaram de apresentar o vermelho.

O que se passa? Falta de ferro não deve ser.

deve ser do CO2...

Mantiveste a mesma entrada de CO2, para metade do volume de agua!

Publicado:

Outra hipótese:

Poderás estar a dosear em excesso algum nutriente que inibe a absorção de ferro.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
deve ser do CO2...

Mantiveste a mesma entrada de CO2, para metade do volume de agua!

Correcto aqui tens razão, tb pensei nisso mas não posso aumentar muito mais a entrada de CO2, porque vai originar alteração de pH e os peixes não vão gostar nada (os discus queixam-se logo mal eu mexo no co2).

Publicado:
Outra hipótese:

Poderás estar a dosear em excesso algum nutriente que inibe a absorção de ferro.

hummmm desta forma não tinha pensado mas ai entra outra questão,

Todos os dias faço fertilização de ferro e todos os dias faço os respectivos testes, se fertilizo com 1,5ppm de ferro e no final do dia depois das luzes desligarem tenho 0.15 ppm de ferro nos testes é pq o ferro tá a ser consumido, certo?

Publicado:

Se eu entendí, o N não baixa dos 10ppm e mesmo assim continuas a fertilizar com K diáriamente?

Se fosse a tí parava com essa fertilização de K.

Os resultados dos testes de ferro já aquí foram discutidos inumeras vezes.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
Se eu entendí, o N não baixa dos 10ppm e mesmo assim continuas a fertilizar com K diáriamente?

Se fosse a tí parava com essa fertilização de K.

Os resultados dos testes de ferro já aquí foram discutidos inumeras vezes.

Sim correcto José Cruz Silva

Fertilizei com K pq tenho a ideia que sem ele não haverá consumo dos outros dois (N e P) o P realmente oscila, fertilizo para 1 e o quando faço o teste ele dá 0.5.

Sim eu sei que os resultados dos testes de ferro pode não ser fiáveis, mas tinha ideia que seriam por excesso, ou seja, podem detectar várias formas de ferro e não só o mais indicado para as plantas, mas nesse caso indicaria-me que tinha mais ferro e não que tenho pouco.

Publicado:

Em relação aos testes de ferro, eu é raro fazê-los, procura por aquí em post do just_me que encontrarás toda a explicação.

Na minha opinião reduzia essa fertilização de macros. Ao fim de uma semana logo tiravas as tuas conclusões.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
Em relação aos testes de ferro, eu é raro fazê-los, procura por aquí em post do just_me que encontrarás toda a explicação.

Na minha opinião reduzia essa fertilização de macros. Ao fim de uma semana logo tiravas as tuas conclusões.

Quando dizes macros queres dizer K e P? (não escrevo N pq não tenho fertilizado com ele) ou só K?

Estou inclinado a parar o K.

Agora a falta de P não me vai levar ao aparecimento de raízes a meio dos caules nas plantas e outras coisas mais?

P.S. Desde já obrigado pela ajuda, já me obrigou a pensar um bocadinho mais e a pensar na fertilização pelo menos do K e ir pesquisar os posts da enciclopédia chamada just_me :tongue: