Recommended Posts

ora bem, eu tenh um aqua de agua fria que tinha 2 cometas (apenas uma barbatana caudal) e outros 2 cometas (com 2 barbatanas caudais, que parecem formar um triangulo).

 

entretanto, a agua começou a ficar acida, e os 3 cometas morreram, tendo sobrevivido apenas um (um dos que tem apenas uma barbatana caudal).

 

quando ia a fazer a TPA, apareceram-me para aí uns 40 peixinhos no aqua, mas nao sei de que especie são. alguem pode ajudar-me?

Editado por sycoforbidden

...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem calma, havemos de decifrar o mistério... A TPA fizeste-a antes ou depois de retirares "os mortos"?

 

Esses peixes atingem a maturidade sexual, por volta dos 8 meses, pelo que normalmente a primavera é a altura em que se reproduzem. O macho apresenta grãos brancos, semelhante a pedras de sal, nas branqueas (bochechas) e nas barbatanas peitorais. O sexo destes peixes é o mesmo que a zona anal, na femea pode ver-se uma pequena saliencia. No macho existe um afundamento da zona. As femeas são mais gordas e barrigudas e os machos mais elegantes.

 

A reprodução dos Peixes Dourados não é muito difícil, a fêmea desova de 2 a 5 vezes ao ano. Tanto a fêmea quanto o macho deve ter no mínimo de 2 a 3 anos de idade. A temperatura ideal para o acasalamento é de 18 graus. O macho persegue a fêmea intensamente, a desova ocorre pela manhã . Cerca de 500 ovos são depositados e dura cerca de 2 a 3 horas. Logo após a desova os ovos devem ser retirados para que os pais não se alimentem deles. O ovos devem ser transferidos para um aquário com as mesmas características e com a mesma água de onde ocorreu a desova. A eclosão ocorre 4 dias depois, em uma temperatura de 22 graus que deve ser corrigida gradualmente. Após 2 dias, a natação livre dos alevinos acontece e devem ser alimentados imediatamente com Nauplius de Artemias ou Dafnias vivas. Depois do Trigésimo dia do nascimento, pode ser oferecido junto com as Artemias, rações especiais para alevinos. A diferença de sexo , ao contrário que muitos pensam, não é pelas nadadeiras. O método mais conveniente para a diferenciação esta nos esporos ou espinhos brancos na superfície do opérculo ou pelo orifício uro-genital que se apresenta em uma forma triangular estreita. Estes dois métodos confirma um exemplar macho (http://www.aquallun.com.br/JAPONES.htm)

 

Como vês é relativamente fácil reproduzir cometas, a questão agora é a espécie certo? Suponho que sejam da especie da que sobreviveu e que só tenham nascido depois de os outros terem morrido, porque se os grandes não sobreviveram dificilmente os alevins o conseguiriam! Mas espera um pouco e vê pela cauda, não hão-de levar assim tanto tempo a crescer o suficiente para dar para verificar a cauda!

 

Cumps, sorry pelo testamento

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais