Recommended Posts

Publicado (editado)

Nome: Loch

Data da montagem: 15-03-2008

Aquário: 80*30*40 (90l)

Filtragem: Eheim 2213

Iluminaçãoo: Calha DIY com 36W+55W (PLL) - 91W

Substrato: ADA Aqua Soil Malaya (veio da montagem anterior)

CO2: Botija (2 bolhas por segundo)

Flora:

Rotala sp. Green

Rotala Rotundifolia

Rotala wallichii

Heteranthera zosterifolia

Hemianthus micranthemoides

(...falta o relvado em cuba...)

Fauna:

Ainda por definir...

(Para já uns Red Cherrys)

Aqui ficam algumas fotos do aqua com uma semana. Não tirei fotos na montagem pois tive um pequeno "contratempo" com a máquina:

aqua5.jpg

aqua1.jpg

Como referi no setup ainda falta o "relvado" em cuba que irá cobrir (espero) todo o substrato...

Força aí com os comentários e/ou criticas!

Cumps

Azor

Editado por Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Publicado:

Muito bom, está bastante agradável e depois com o tapete, ai sim vai ficar um espectáculo. :tongue:

Força nisso. love you

Cumps

Bruno

Publicado:

Esta muito bom fizeste um excelente trabalho, agora e esperar pra ver a evoluçao e com ela esse tapete que imaginas...

Abraço

Publicado:
Super agradavel ta 5*!!!

Nao te livras de postar a evoluçao

Boas. Tudo parece bem. Apenas enterraria mais a pedra que está do lado esquerdo mais à frente e que parece uma bolacha ou se quiseres um hamburger.

Boa sorte para esse LOCH

Scuderia Ferrari

Publicado:

Obrigado a todos pelos comentários. Aqui ficam imagens de alguns dos seus habitantes:

aqua6.jpg

aqua7.jpg

Cumps

Azor

Publicado:

Após decorridas, aproximadamente, duas semanas desde a montagem e já com uma amostra de relvado, aqui ficam as respectivas fotos:

aqua1-1.jpg

aqua2.jpg

aqua3.jpg

Espero que gostem... e venham daí os comentários...

Cumps

Azor

Publicado:
Esse tanictis está ai para o ciclo? E pusestes red's logo de inicio?

São dois. Sim, estou a "utilizá-los" para fazer o ciclo... Em relação aos red's, também cá estão desde o inicio. Como mudei de casa e tive que desmontar o antigo aqua coloquei-os logo lá... para já andam todos felizes...

Cumps

Azor

• 3 semanas depois...
Publicado:

Depois de algum tempo de inactividade aqui fica uma pequena actualização do meu aqua:

aqua8.jpg

aqua10.jpg

aqua9.jpg

Estou no entanto com uns probleminhas com as algas... estou a tentar manter os niveis dos nutrientes com TPAs e fertelização mas a coisa está complicada...

aqua11.jpg

aqua12.jpg

A ver se isto vai ao sitio. Se tiverem sugestões....

Cumps

Azor

Publicado:

Uau, ta loucão eim...

mas tem q ter essas malditas algas pra atrapalhar né?

elas acabam com tudo, no meu aqua eu tive q suspender a fertilização e fazer TPA's diarias de 10%, retirando - as com uma manqueirinha...

mas ta loco véio, continua desse jeito q vc vai longe!

Untitled-1.jpg
  • 2 semanas depois...
Publicado:

O problema das algas aparentemente está controlado, com um controlo de nutrientes rigoroso (a ver vamos...) e com a minha equipa maravilha. Apresento-vos os Três Mosqueteiros (Atos, Portos e Aramis):

SAEs.jpg

É no minimo impresionante o que eles fizeram, em tão pouco tempo, ás algas do aquário... eu já sabia que eram eficientes, mas como nunca os tinha tido ainda não tinha essa experiencia!!

Neste momento as algas verdes (tipo cabelo) foram erradicadas quase por completo (o termoestato que estava verdinho de tanta alga, agora até brilha!).

Antes do aqua ter sido limpo observei um fenomeno curioso que gostava da vossa opinião.

Verifiquei que no vidro da frente, que estava todo verde de tanta alga, as ditas cujas só cresciam até determinada altura. Ou seja, existia uma linha bem definida em que por baixo dessa linha era tudo verde, por cima nem uma. Deixo aqui algumas fotos para verem:

algasvidro1.jpg

algasvidro2.jpg

A minha explicação (ou tentativa de...) é que esse é o limite até onde a luz, da calha, bate directamente no vidro. Daí para cima não há incidencia directa da luz da calha, por causa da forma do reflector... Faz sentido??

Cumps

Azor

Publicado:

Depois de erradicadas as algas aqui ficam as fotos actualizadas do aqua:

aqua13.jpg

aqua14.jpg

Mais um dos seus habitantes:

Camaro1.jpg

Fico á espera dos comentários/criticas

Cumps

Azor

Publicado: (editado)

Já acabaste as algas filamentosas?

Já não tens mais nenhumas no aqua?

Então começa a pensar em retirar os SAEs antes que eles tomem o gosto pelo musgo.

Assim que perceberem que tens musgo tenrinho já não vão pegar mais nas algas, pode ser mais cedo ou mais tarde, mas vai acontecer.

Não sei se era este o efeito que tinhas pensado inicialmente, mas o aqua ficou bastante agradável.

Porque é que não escondes o termostato no lado direito atrás das HZs? Davas mais um passo em frente...

Editado por Luis saleiro
Publicado: (editado)
Muito bom! Pra quando a introdução de fauna "Vísivel"? E qual? :wink:

Pois... ainda não tenho nada decidido...

Já acabaste as algas filamentosas?

Já não tens mais nenhumas no aqua?

Então começa a pensar em retirar os SAEs antes que eles tomem o gosto pelo musgo.

Assim que perceberem que tens musgo tenrinho já não vão pegar mais nas algas, pode ser mais cedo ou mais tarde, mas vai acontecer.

Não sei se era este o efeito que tinhas pensado inicialmente, mas o aqua ficou bastante agradável.

Porque é que não escondes o termostato no lado direito atrás das HZs? Davas mais um passo em frente...

Obrigado pela dica em relação aos SAEs...

O aqua ainda não está no ponto. Ainda faltam as rotalas wallichii do lado direito ganharem tamanho, a ideia é elas preencherem parte do lado direito á volta da pedra com musgo. Mas elas tardam a dar o salto...

A questão do termostato tb já tinha pensado, mas foi mesmo falta de paciencia, pois tenho toda a parte electrica a entrar pelo lado direito e tenho que alterar isso...

Cumps

Azor

Editado por Azor

Publicado:

Olá Ricardo.

Isso está a ir muito bem, parabéns. As plantas mostram grande saúde e começas já a dar algum esboço ao layout. Acho que tem bastante potencial. Gosto!

Só acho que a HZ é grande demais para esse aquário e para as plantas que a rodeiam. Fica desproporcional. Como alternativa, posso-te sugerir Micranthemum umbrosum. Como tem a folha arredondada, daria um bom contraste de forma em relação às outras plantas de caule.

Outra coisa que não me parece que vá resultar é a Rotala wallichii naquela zona. Quando ela crescer, vai ficar rosa/vermelha e apesar de dar um bonito contraste com o resto do verde, a sua localização não é a melhor porque ficarias com dois pontos focais distintos - a Rotala wallichii à direita e a Rotala rotundifolia à esquerda, já que esta começa apresentar tons vermelhos. Além disso, ir-te-ia estragar a forma do layout ( triangular, presumo).

A forma de contornares isso é deslocar a R. wallichii da zona onde está para trás da R. rotundifolia, ficando assim um ponto focal único.

De resto, é continuar a moldar! Vai actualizando!

Abraço,

André

Publicado:

André,

em relação á HZ coloquei-a no aqua pois é uma planta que simplesmente ... adoro! Admito no entanto que se calhar não será a melhor escolha devido ao seu tamanho... Já em relação á Rotala wallichi tinha pensado nela exactamente para completar o verticie inferior direito do "triangulo" (já pareço um comentador desportivo...). Mas devo admitir que de facto é capaz de não funcionar. Em primeiro lugar porque é grande demais para cumprir essa função e em segundo lugar, tal como dizes e bem, vai criar dois pontos focais. Que num layout triangular não faz grande sentido...

Não sei bem o que fazer nesse lado direito... deixo a rotala green se apoderar de parte desse lado e completo com a blyxia, com o musgo (veio com os teus blue pearl), que está numa pedra, a fazer a transição? Já lá tive umas moitas de micrantenoides mas não gostei do efeito que estavam a dar... Tens alguma sugestão para esse lado?

Abraço

Ricardo

Publicado:

boas

gostei bastante de ver o teu aquario :mrgreen:

boa escolha nas plantas que fizeste acho que sao as mais bonitas na aquariofilia.

estou a montar um de novo aonde tambem tenho em mente a maioria dessas plantas.

agora um aparte so acho que deves de começar a moldar essas podas está tudo muito confuso.

Publicado:

Obrigado a todos pelos comentários!!

agora um aparte so acho que deves de começar a moldar essas podas está tudo muito confuso.

Pois, para já tenho feito as podas apenas para dar volume... agora tenho que começar a pensar em fazer podas para dar forma ao layout. Ainda estou um bocado indeciso em relação ao que fazer com o lado direito do aqua... Aceitam-se sugestões.....

como subatracto, só tens mesmo o ada aquasoil???

Sim. Foi substrato que retirei (com cuidado) do meu antigo aqua. Como é obvio já estava quase esgotado por isso iniciei logo a fertilização liquida.

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!