Recommended Posts

Publicado

Boas!

Reparei que esta doença não é muito falada no forum,mas acho que talvez fosse bom falar dela.

As principais causa para o seu apareçimento são a má nutrição ,má qualidade da água,falta de espaço entre outras.

Os meus Oscares apanharam esta doença, e pelo que li é de fácil cura.

Após várias pesquisas na net,tirei uma "receita" que dizia para efectuar TPA's de 3 em 3 dias,deitar 3 colheres de sal de cozinha e baixar a temperatura do aqua. Para além disso comprei também um medicamento (Octozin).

Tive algumas melhorias,mas ainda não me consegui ver livre destes malditos protozoários Flagelados.... :wink:

Alguem me pode ajudar?

Aquele abraço de sempre

Tiago

Publicado:

Infelizmente, também um dos meus peixes está atacado por essa doença, mas a forma que estou a usar para a sua cura é totalmente diferente da tua.

Estou a usar um medicamento com o nome Flagyl (compra-se nas farmácias), uso 3 comprimidos por dia durante 3 dias, e antes de colocar os comprimidos faço TPA de 30%. Os comprimidos estão dentro de uma meia de vidro para que se dissolvam lentamente, e faço sempre a introdução dos novos comprimidos à noite.

Quanto à sua viabilidade no combate desta doença, estando no último dia do tratamento noto uma real melhoria, nomeadamente no apetite e na extenção da lesão.

Espero ter ajudado

Abraços,

Pedro Tavares

Publicado:

Boas Pedro!

Explica-me duas coisas:Todos os dias fazes TPAs de 30%?

Para comprar esses comprimidos é preciso receita médica?

Os meus Oscares continuam com apetite e levam uma vida normal,é só mesmo as marcas visiveis que não há meio de sairem. :wink:

Aquele abraço de sempre

Tiago

Publicado:

Tiago, não precisas de receita médica.

Segundo me disseram o Flagyl ao fim de umas horas deixa de fazer efeito. Quando usava (ainda bem que não tenho usado :wink: ) flagyl para tratar os discos fazia TPA's de 50% de 8 em 8 horas repondo sempre medicamento. Usava 1 comp. para 40lt (+/-).

Sempre obtive bons resultados.

Outro aspecto importante quando se tenta "curar" esta doença (que é um efeito secundário de outros problemas) é a utilização de vitaminas na água bem como tentar manter a água o mais limpa possível.

Como o buraco "é uma ferida aberta" o mesmo fia sujeito a infecções de bactérias/fungos.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Alem de ao fim de umas horas perder o efeito, com a luz tambem perde rápidamente o efeito, por isso é que se deve adminitrar quando as luzes se apagarem. Tal como o nunomiguel disse, não é preciso receita médica.

Publicado:

Amanhã vou então comprar uma embalagem desse medicamento.

Já agora durante quanto tempo se deve fazer o tratamento?Uma caixa do medicamento chega?

Esqueçi-me de referir na minha mensagem de abertura do tópico que também dou as vitaminas diariamente.

Aquele abraço de sempre

Tiago

Publicado:

Viva,

Eu já não me recordo de quantos comprimidos tem a embalagem.

A embalagem está lá em casa mas nem lhe tenho tocado. Deve rondar os 20/25. São 2 "carteiras" de comprimidos.

Se chega ou não depende da quantidade de água que estás a usar. Mais água = mais medicamento.

Faz o tratamento durante 5 dias. Tenta renovar o mais possível a água e o medicamento.

Junta também algum Flagyl desfeito á comida que estás a dar. Assim consegues combater mais eficazmente os parasitas que estão no intestino.

Se não estou em erro (corrijam-me se tiver enganado) coloca-se 1comp. por cada 100gr de comida.

Eu cá fazia sempre a olho. :D

Se pretenderes fazeres TPA's diárias aconselho-te a desfazeres e diluires os comprimidos antes de os colocares no aquário. Quanto mais diluído melhor.

Depois diz se houve melhoras significativas. :D

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Claro que digo.em principio vou começar a fazer o tratamento hoje à noite.

Muito obrigado pelas tuas explicações

Aquele abraço de sempre

Tiago

• 4 semanas depois...
Publicado:

SÓ PARA CONTRARIAR :)

eu tive o mesmo problema e usei uma receita muito radical com o meu Oscar, ora vejão:

1 º coloquei numa bacia 5 litros de água destilada e 50gr de sal de laboratório.

2 º retirei o oscar e com a ajuda de um cotonete desinfectei a zona infectada com Betadine.

3 ºColoquei o Oscar na solução aquosa durante 15 min a 25ºc.

4 º retirei-o da água e a seguir polvilhei o buraco com pó de solfamidas.

Após este tratamento de choque, voltei a colocalo dentro do aquario e para a infecção não persistir coloquei 1 gota de betadine por cada 5 litros de água.

O tratamento durou 1 semana tirando 15l de água diarios e repondo-os com as ditas gotas de betadine.

No final da semana o buraco tinha sido ocupado por tecido novo, embora com uma coloração um pouco diferente.

Atenção o Betadine é o amarelo e não o vermelho pois este contem detergente.

Abraço

FLECHANEGRA

Publicado:

A doença do buraco ,tradução do inglês " hole in the head disease " não é uma doença mas sim uma manifestação clínica ( quando muito poderiamos chamar síndrome ) do stress crónico a que os peixes ,nomeadamente ciclídeos ( especialmente Discus e outros sulamericanos )e anabantídeos ( especialmente Gouramis) sejam sujeitos .

Na água salgada a doença equivalente chama-se erosão da cabeça e da linha lateral e é frequente nos acanturídeis ( peixes cirugião )

Este " stress crónico " pode ser provocado por :

- má nutriçaõ ( nomeadamento carências de algas/minerais )

- sobrepopulação

-má qualidade da água

- parasitismo intestinal ,nomeadamente flagelados intestinais como o Hexamita e Spironucleus ( espoliam nutrientes e provocam má absorção intestinal )

- infecções bacterianas crónicas

- carência de vit. C ( no caso dos peixes marinhos )

Por este motivo quando queremos tratar esta "doença" devemos intervir de modo a controlar todas estas causas e não apenas em tratar o Hexamita.

Devo também referir que o princípio activo metronidazol é comum ao Flagyl , ao Octozin , e geralmente a vários medicamentos para peixes de aquário indicados para Hexamita.

Ña minha opinião o sal , bem como o betadine e as sulfamidas não

têm qualquer interesse no tratamento desta " doença ".

A dose do metronidazol na comida é de 1% logo 1 gr ( 4 comprimidos de flagyl )por 100 gr de comida.

O Flagyl não é inactivado pela luz como por exemplo a tetraciclina . Esta sim decompõe-se e pode mesmo tornar-se perigosa .

De facto a sua actividade ( concentração terapeutica eficaz ) não ultrapassa as 24 horas, tal como a maioria dos antibioticos ,devendo para tal ser renovada diariamente , idealmente mudando 30% da água entre tratamentos .A mudança de água serve para melhorar a qualidade da água , e diluir possiveis restos de metabolitos do medicamento e do seu excipiente .

Muitos casos quer em água doce quer em água salgada curam-se simplesmente melhorando a qualidade da água e da nutrição .

" Os buracos " resultam de feridas abertas por falta de imunidade local e défice de cicatrização e de substancias ( carentes na alimentação, espoliadas por parasitas ou não absorvidas devido á inflamação da parede intestinal )necessárias para essa cicatrização , e nãopor uma qualquer acção "escavadora " de parasitas flagelados .

Cumprimentos

Rui

PS :Espero ter usado uma linguagem pouco técnica

Publicado:

Boas pessoal!

Caro Rui Ferreira de Almeida, o mencionar deste tratamento com o sal e o betadine foi apenas para demosntrar uma das soluções para este tipo de problema, claro que o stres não fica resolvido e para isso deveremos actuar por forma de neutralizar esse sintoma.

O tratamento serve apenas para curar a "frida" que se persistir provocara ainda + stres devido a dor e mau estar que provoca no dito animal.

Quanto a medicação para o stres pessoalmete e isto é a minha opinião não gosto muito do flagyl, caso seja uzado com uita frequêcia deixa de fazer o efeito desejado, volto a repetir que isto é uma opinião pessoal.

Eu utilizo algo mais natural e que isiste em abundancia nas zonas naturais dos meus ciclideos americanos"GUARANA EM PÓ"

guaraná é um produto elaborado a partir das sementes de Paullinia cupana, planta originária do Amazonas, cujas propriedades já são bastante conhecidas pelos indígenas brasileiros como afrodisíaco, tônico e estimulante geral. É a planta com a maior concentração de cafeína, acima de 4%.

As principais ações do guaraná no organismo devem-se às metilxantinas, especialmente a trimetilxantina ou cafeína, as quais conferem propriedades cardiotônicas e estimulantes do sistema nervoso central (SNC), devido a ação pronunciada destas substâncias sobre o metabolismo celular O guaraná, devido ao seu elevado teor de cafeína, que estimula a SNC, aumenta sobremaneira o poder de concentração, por isto é bastante utilizado por estudantes. É também ideal como estimulante nos casos de cansaço, fraquezas em geral, indisposições, stres físico e mental, prisão de ventre, eliminação de gases digestivos, problemas geriátricos e como preventivo do envelhecimento precoce.

Estão a reconhecer estes sintomas, pois é os nossos amigos tambem os têm.

Desculpem o tamanho da mensagem.

Abraço

FLECHANEGRA

Publicado:

Oi

Flechanegra, desculpe mas sinceramente não entendi nada do que escreve!

Quanto a medicação para o stres pessoalmete e isto é a minha opinião não gosto muito do flagyl

O que quer dizer com isto???

O Flagyl agora é antidepressivo??

Em relação ao Guaraná...olhe nem sei que dizer porque não conheço, mas pelo que descreve não me parece que ajude contra o BNC.

Já agora peixes em tratamento devem ter um metabolismo mais baixo para não perderem energia na recuperação...até você usa sal...

Porquê dar cafeína?!?!?!?

Sabe se o peixe a absorve via Osmótica?

Abraço

[/url]

frame.jpg

Publicado:

Viva Flecha

Também não consigo entender....

O tratamento serve apenas para curar a "frida" que se persistir provocara ainda + stres devido a dor e mau estar que provoca no dito animal.  
Tenho as minhas duvidas que esse tratamento feche as ulceras ,e se o fizer será apenas temporariamente ,além de em si mesmo o tratamento ser "ultrastressante" para o peixe .

Quanto a medicação para o stres pessoalmete e isto é a minha opinião não gosto muito do flagyl

Eu nunca afirmei que o Flagyl curava o stress ( se não haveria muita gente no mundo a tomá-lo), mas sim que servia para controlar os flagelados intestinais que podem ser um das várias causas que concorrem indirectamente para o aparecimento destas lesões.

Viva Hugo

Não concordo quado dizes:

Já agora peixes em tratamento devem ter um metabolismo mais baixo para não perderem energia na recuperação...até você usa sal...  

Embora pareça lógico à primeira vista , o aumento do metabolismo também incrementa o sistema imunitário ,a actividade do peixe e o apetite; geralmente é por este motivo que se eleva a temperatura da água embora erradamente as pessoas pensem que ela é necessária para que o Flagyl actue por ser usado nos humanos que têm uma temperatura corporal mais elevada . Isto é um mito porque o flagyl até se usa nos répteis que tem uma temp. corporal bastante mais baixa.

O stress , em termos simplistas , provoca um aumento da secreção de adrenalina , que por sua vez faz aumentar a secreção de cortisol . A elevação prolongada da concentração dev cortisol faz dimnuir a resposta do sistema imunitário do peixe . Logo o segredo é identificar as causas de stress e eliminá-las . Como eu já referi ,na maioria dos casos basta dar-lhes uma casa mais limpa , com mais assoalhadas ,melhores vizinhos e alimentá-los melhor, ou seja o que todos nós precisamos .

Quanto ao Guaraná só faltava mesmo chegar aos peixes .....tavez funcione nos casos em que os donos atafulham o aquário em comida e os peixes estão tão gordos que mal se mexem :);) :D :!:

Cump.

Rui

Publicado:

ALguem que tenha usado flagyl em aquarios com camaroes? É que estive a procura de medicamentos para estas doenças e alguns deles tinham a contra-indicação de não usar em aquarios com presença de invertebrados.

Obrigado

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Oi

Olá Rui, fiquei algo indignado e por isso expliquei-me mal.

O que queria dizer efectivamente era sobre o uso do sal e a sua importância na diminuição de energia no controlo osmótico do peixe sendo que essa suposta poupança enérgética será utilizada pelo peixe no "vector" Cura.

Abraço

frame.jpg

• 2 semanas depois...
Publicado:

Semi-Offtopic curioso :) :

O Flagyl (Metronidazol) é um antibiótico relativamente forte que serve para matar vários tipos de infecções provocadas por bactérias.

É engraçado, porque não sou muito experiente em aquariofilia mas também não sou própriamente maçarico :? e nunca tinha ouvido dizer que se poderia usar o Flagyl em aquariofilia.

Mas o que é engraçado mesmo é que o tenho aqui há minha frente, pois tenho Doença de Crohn e tenho que andar a tomá-lo.

Só espero é que os peixes não se toldem porque o "gaijo" tem uns efeitos secundários lixados, quer ao nivel do sistema nervoso central e periférico quer ao nivel do esófago e estômago.

Por isso tenham cuidado com as doses e o tempo que o utilizam.

Ah... já agora informo que não sou nenhum Ciclideo, e que não tenho nenhum buraco na cabeça...hahahaha... :)

Bem... fiquem bem, e que a coisa se resolva bem.

Pedro

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Publicado:
Mas o que é engraçado mesmo é que o tenho aqui há minha frente, pois tenho Doença de Crohn e tenho que andar a tomá-lo.

Eu podia jurar que não se conhecia o agente causador da doença de Crohn... Se isso é verdade, qual o objectivo de se usar um antibiótico...?

Publicado:

Boas Tafinho.

Infelizmente tenho que dizer que a Doença de Crohn, não é uma doença linear, como muitas outras que andam para aí, ou seja, ela não se restringe a uma bactéria ou virus que depois causa estrago e que depois se tenta matá-la com um antibiótico, que muitas das vezes nem muito forte é.

É pena.

Infelizmente a Doença de Crohn é muito mais complicada do que isso, quer em relação á sua causa (o que ainda não se sabe realmente o que é que a origina, e podem ser até várias coisas ao mesmo tempo), quer em relação á doença em si, assim como em relação aos seus efeitos colaterais no organismo.

Aliás os efeitos colaterais da doença dão muitas vezes mais "dores de cabeça" do que o próprio estrago que ela provoca no aparelho digestivo.

A juntar a tudo isto temos ainda os efeitos secundários de alguns medicamentos, mais precisamente do grupo dos antibióticos e dos corticosteroides.

Ou seja... é só saúde :)

Infelizmente estou a tomar o Flagyl (Metronidazol) apenas para tentar acabar com alguns efeitos secundários da dita doença. É lixado, tanto mais que a dose não é pequena e tenho que andar a gramá-lo durante 6 semanas (ainda só passaram 2 semanas), e já me anda a lixar o esófago e o estômago, para não falar no sistema nervoso central e periférico.

Para além disso estou ainda a tomar outro antibiótico (que também não é fraquinho) assim como um corticoide que só por si também já é um bocado forte.

Mais uma vez pus aquele post, porque achei engraçado ver aqui falarem num medicamento que eu estou a tomar, e que apesar de já ter alguns anitos de aquariofilia nunca tinha visto ser referenciado como possivel de ajudar alguns peixes a melhorar a sua saúde. Ás vezes acontecem destas.

:)

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Publicado:

Viva Peter

A doença de Crohn é de facto lixada . Não se sabe a causa mas sabe-se que é imunomediada ou seja que por alguma razão se formam complexos antigénio - anticorpo que se depositam na mucosa ( camada que reveste ,neste caso o intestino, contactando com os alimentos )do colon ( intestino grosso )e desencadeiam ulceras . Por esta razão utilizam-se corticoides e outros anti-inflamatorios como a mesalazina e também o flagyl que além de ser anti-protozoário e um bom antibiotico contra bacterias anaerobias ,tem também propriedades imunomoduladoras sendo por isso util na doença de Crohn.

Força para enfrentares essa doença !

Cump.

Rui