bassman Publicado Junho 10, 2004 Publicado Junho 10, 2004 olá tenho aki um grande problema ( axo eu ) A minha agua do akuario está verde isto nunca me aconteceu e nao fasso a minima ideia do k será! Montei o meu akuario com areao negro, colokei as plantas com um pouco de adubo em pastilha , colokei o meu tronco e por fim colokei a agua ( 90litros) akual juntei akuasafe por causa do cloro. No filtro exterior tenho as akeles tubinhos k nao sei como se chamam tenho efisubstrato e as devidas esponjas com porozidades diferentes. A luz funciona 12h por dia. Apos tudo isto e passado muito pouco tempo observei k a minha agua tinha uma tonalidade verde claro :D ao principio pensei talvez seja uma reaçao kimika do adubo com o akuasafe mas ja se passaram 2 dias e a agua continua verde clara , ja mudei um terço de agua e ela continua verde clara ja nao sei o k fazer isto nunca me aconteceu em varios anos de akuario :D :D :D e estou a ver k nunca mais tenho o akuario pronto para meter la os peixinos. será k deste modo as bacterias se estaram a desenvolver????? estarei a fazer alguma asneira??? ou terei k vazar tudo e fazer tudo de novo ( lavagens montagem etc. ) alguem aki me pode ajudar PLEASE :D Citar
tarlex Publicado: Junho 11, 2004 Publicado: Junho 11, 2004 Será do tronco??? Tons verdes no aqua muitas das vezes representam algas! Nao tens excesso de luz para as tuas plantas?? Para as plantas a prinicipio nao te preocupes com a adubagem! deixa-as ganhar raizes! E tb nao encharques o aquario em quimicos!! deixa a agua a repousar, 24h, que muito eficaz e nao gastas dinheiro Vai fazendo trocas parciais de agua! Boa sorte Citar
tarlex Publicado: Junho 11, 2004 Publicado: Junho 11, 2004 Só mais um promenor técnico: nao uses esse tipo de topico pouco esclarecedor! usa algo mais especifico Abraços Citar
Just_me Publicado: Junho 11, 2004 Publicado: Junho 11, 2004 Concordo que devias meter um titulo no tópico mais ajustado, acho tambem que devias escrever na nossa lingua. Para mim é uma caso de algas, nada de mais...deixa as plantas desenvolverem, vai fazendo umas mudas e pronto. Quanto à ciclagem, algas não sao impedimento para o aquario ficar ciclado, convem é meter alimento para as bacterias, ou sob a forma de comida de peixe me pequenas quantidades, ou sob a forma de amónia pura na água, ou ainda colocando um peixinho mais resistente e trata-lo normalmente. Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
bassman Publicado: Junho 11, 2004 Autor Publicado: Junho 11, 2004 ola obrigado pelas dicas. Eu pessoalmente nao axo k sejam algas. Não sei qual é o seu ritmo de desenvolvimento mas nao deve de ser na casa dos 15,20 minutos pois Quando coloquei a agua a agua ficou um pouco turva o que eu axo normal pois o areao deixa sempre mais algumas impurezas mais o tronco embora tenham sido bem lavados o k se passou foi que passado esses 15 , 20 minutos quando as coisas começaram a acentar reparei k a agua estava verde, por isso é que nao atribui a culpa as algas e fiquei sem saber o que era aquilo. Actualmente ja se passaram 3 dias e a agua ainda se apresenta verde mas agora ao inves de estar com akela poeira toda na agua e um tom verde escuro apresenta-se practicamente limpida mas numa " linda " tonalidade ainda verde ( nao sei se me fiz entender). ja fiz uma troca parcial mas nao vi grandes melhoras. Nas mediçoes apresenta ph neutro e dureza 6. alguem me pode dar mais algumas dicas???? :D pois estou mesmo a ver que tenho de vazar e voltar a limpar tudo e montar , mas tb nao o keria fazer sem conhecimento se isso vai resolver o problema ou nao. Já agora tem razao o nome do topico podia ser mais esclareçedor Como é k eu posso mudar o nome do topico??? :D PS: Amigo Just_me desde ja pesso desculpa se a minha lingua de algum modo perturba este forum e por isso desde ja afirmo publicamente que infelizmente sofro de dislexia e por vezes mais do que aquelas que eu queria e em especial quando teclo um pouco mais rapido ou introduzindo abreviaturas saem umas grandes asneiras ortograficas por isso e sem me querer alongar neste factor/caracteristica pessoal as minhas desculpas a quem desde já se sinta incomodado com os meus topicos. Tentarei ter mais atençao. Citar
bassman Publicado: Junho 11, 2004 Autor Publicado: Junho 11, 2004 olá :D Já consegui mudar o nome do topico obrigado :D Citar
Just_me Publicado: Junho 11, 2004 Publicado: Junho 11, 2004 Muito melhor, quanto à dislexia penso que realmente tem causa problemas, mas por exemplo, a mensagem anterior esta num portugues quase normal, se nao fossem os "axo" e os k por tudo o que é sitio . Esse é o meu maior problema. A tua maneira de escrever se for igual à mensagem está mais do que adequada. O meu objectivo não é mandar abaixo so por mandar abaixo, mas concordo com os administradores que as coisas deviam tentar ser escritas da melhor maneira possivel. Só com perguntas claras as pesssoas podem entender para dar boas respostas, so com respostas claras as outras pessoas podem perceber...e se começarmos a escrever tudo com K's e X's por tudo o que é lado o pesquisar deixa de fazer sentido . Quando faço mudas parciais de água a água que sai para o garrafao tambem tem um tom ligeiramente esverdeado, mas no aquario parece estar normal. Já agora tenta verificar as ceramicas nos filtros a ver se tambem estão verdes. Já que se forem algas provavelmente são micro algas em suspensão e devem ficar presas na ceramica. Entretanto como vão as plantas? estao-se a desenvolver? e tens muitas ou poucas, de crescimento rápido ou lento. Tens muita ou pouca luz para os teus 96 litros? É que adubação+ poucas plantas = excesso de nutrientes = algas! Só 1 TPA não te vai resolver o problema, mas em principio a agua estar verde não te vai impedir a ciclagem sem problemas. Bye Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
bassman Publicado: Junho 11, 2004 Autor Publicado: Junho 11, 2004 ola a mensagem anterior ja foi feita com mais atençao embora os x e o k ja sejam um vicio de escrevre na net mas tb se pode tentar corrigir voltando ao topico: eu noto k a agua com o passar do tempo apesenta um esverdeado quase cristalino/limpido e nao opaco se é que me fasso entender. parece-me que a agua esta ,digamos a establizar e a perder o verde mas muito lentamente. quando montei o aquarioestava a espera antes de uma cor amarelada ou mais acastanhada devido á trufa e ao troncoe nao verde. Quanto a plantas tenho 4 anubias e mais duas que nao sei o nome uma é muito semelhante as anubias e outra é uma daquelas que cresce muito para cima tipo um cule com muitas folhas de lado é uma das mais comuns que vejo nos aquarois:oops: pois isto é mesmo de caloiro nao saber o nome das plantas :D quanto ao fertilizante uitlizei 2 comprimidos partidos e espalhados pelo aquario perto das plantas. será k foram demais???? e no caso de serem algas ou micro algas como posso resolver o problema??? e eu que ate nem sou do sporting estou a ser massacrado pela minha mulher que afirma que tenho em casa a piscina do alvalade 21 :D Citar
Just_me Publicado: Junho 12, 2004 Publicado: Junho 12, 2004 Aproveito para te dar aqui um link que acabei de ver noutro lado: http://www.plantgeek.net/article_viewer.php?id=9 podes ver ai a água verde. O caso que eles mostram é realmente muito avançado. mas micro filtraçao é capaz de ajudar. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
MotarSolitario Publicado: Junho 12, 2004 Publicado: Junho 12, 2004 se tiveres filtros de esponja tira as esponjas e deita fora. Estas ja tao saturadas de algas e agora por muitas mudas que faças e dali que elas provem. outra coisa a iluminaçao nao deixes apanhar luz directa do sol. pode ser o caso das lampedas serem velhas e provicarem o aparecimento das algas. tiras as esponjas remeches o areao sinfonas o aqua e fazes as mudas. quando a aqua estiver limpa. cloca novas esponjas nos filtros de preferencia perlon. Espero ter ajudado. Citar
cristina Publicado: Junho 15, 2004 Publicado: Junho 15, 2004 Olá, Eu sou novata no assunto mas já me aconteceu muita coisa, incluindo a água verde e estando o aquário desviado da janela. Como o filtro tinha apenas duas esponjas azuis, decidi retirar uma e comprei carvão e coloquei, em vez de, e até hoje tenho uma água limpida que dá inveja. Esta foi a minha experiência verde. Citar
Recommended Posts