Marco Monteiro Publicado Março 22, 2008 Share Publicado Março 22, 2008 Olá amigos, preciso de uma ajuda preciosa: tenho umas 4 neritinas e deparei hoje com esta situação: As neritinas de que vos falo são estas: E deduzo que sejam elas também que andam a fazer este servicinho nas plantas: Agradeço a vossa ajuda. Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Março 22, 2008 Share Publicado: Março 22, 2008 sim, sao ovos de niritina, é muito frequente, mas nao nace nada, precisam de agua salgada e para tirares os ovos de onde estao agrrados, vais-te ver a rasca... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Monteiro Publicado: Março 23, 2008 Autor Share Publicado: Março 23, 2008 sim, sao ovos de niritina, é muito frequente, mas nao nace nada, precisam de agua salgada e para tirares os ovos de onde estao agrrados, vais-te ver a rasca... Mas isso é que é mais estranho, porque eu já raspei com a mão em alguns desses supostos ovos e saiem com facilidade... De qualquer forma desconfio que sao elas que estão a comer as plantas e se assim for vou retirá-las do aqua. Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
josé mendonça Publicado: Março 23, 2008 Share Publicado: Março 23, 2008 olá Marco! sem dúvida que são ovos de neritina! eles põem-nos espalhados por todo o lado... quanto à folha da anúbia, não creio... eu tenho montes deles de vários tamanhos (alguns bem grandes) e isso nunca me aconteceu com planta alguma... lá que deixam as folhas das anúbias impecáveis, lá isso deixam!... mas, sabes como é: não se pode nunca 'pôr a mão no fogo' por ninguem!... 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Diogo Publicado: Março 23, 2008 Share Publicado: Março 23, 2008 Neritinas não comem legumes. Os ovos são delas. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Monteiro Publicado: Março 25, 2008 Autor Share Publicado: Março 25, 2008 Neritinas não comem legumes. Os ovos são delas. Se forem natalensis não comem, mas se forem zebras comem e bem, certo? Abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Março 25, 2008 Share Publicado: Março 25, 2008 Se forem natalensis não comem, mas se forem zebras comem e bem, certo?Abraço, zebra é nome comum para niritina natalensis Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Monteiro Publicado: Março 25, 2008 Autor Share Publicado: Março 25, 2008 (editado) zebra é nome comum para niritina natalensis Existe um artigo aqui que dissipa essas dúvidas e pelo que li as neritinas natalensis e as neritinas zebras são diferentes.... neritinas Abraço, Editado Março 25, 2008 por Marco Monteiro Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis saleiro Publicado: Março 25, 2008 Share Publicado: Março 25, 2008 Olá Marco. Não stresses, eu tenho 4 Neritinas no momento e essa tipologia acontece-me nas minhas folhas das Anubias também, mas só acontece quando as folhas começam a morrer. Nas novas não tocam. Ou seja, elas só fazem isso quando a matéria vegetal começa a decompor-se, nunca nas folhas saudáveis. Eu até uso isso para saber quando é altura de cortar uma ou outra folha nas Anubias. O artigo que mostras é um pouco confuso e pouco conciso, eu já o tinha lido. E digo isto porquê; Porque a ultima foto das chamadas Neritinas Zebra (foto B) tens Neritinas Natalensis. E disso tenho a certeza absoluta. Essa certeza vem de uma morte de uma neritina há pouco tempo, em que quis aproveitar a casca do caracol e deixei-o em lixivia durante 24 horas (para tirar o cheiro horrivel). O que aconteceu foi que a casca mudou de cor para preto/branco tal como na ultima foto. Para mim, trata-se sempre do mesmo mulosco. Apenas apresentam variações de padrão na casca. Mas quem sou eu... Agora que os bichos não te fazem mal ás Anubias, isso é certo. Se alguma folha te aparecer assim, é porque estava "fora de prazo" e elas estão-te a alertar que deves cortar. Ah, e esses ovos são delas sim senhor. Se os raspares pouco tempo depois de serem postos, saem bem, mas se os raspares uns tempos depois já não largam. Partem-se mas deixam a marca, seja no vidro ou na madeira. São chatas só por causa disso. Espero ter ajudado. Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts