Plantas para biotopo amazonico

Recommended Posts

Boas

Tenho um aquario 100x40x40, o substrato é akadama e a iluminação é fraca (2x25w).

Queria que me dessem uma ajuda sobre as plantas que poderei pôr e se é necessário meter co2 e fertilização líquida. Tinha pensado em valisnerias, anubias, echinodorus ozelot e bleheri..

Não queria por muitas plantas para não ter de ter grandes cuidados com a manutenção e porque o aquario vai ser tipo biotopo amazonico: com troncos e algumas folhas no fundo e fauna amazonica.

Abraço

João Fonseca

Partilhar nas redes sociais

boas!

de facto a tua iluminação é bastante fraca... de nada te vai servir a injecção de CO2, pois estes dois elementos têm que estar associados.

se queres um biotopo amazónico à séria, não podes pôr anúbias (africa), nem vallisnerias (asia)... aposta no musgo Christmas (acho que é o único americano) e em sagitarias, echinodorus e bacopas... todas estas são relativamente pouco exigentes, mas mesmo assim, convem aumentares um bocado essa luz.

Na minha opinião e por experiencia própria a tua iluminação chegará. Se colocares Co2 será melhor mas não é imprescindível.

As valisnéras há em todos os continentes e por isso podem ser consideradas também sul americanas.

As echinodorus que estás a escolher tornam-se demasiado grandes para o teu aquário. A ozelot não sei bem, mas a bleheri de certeza. O aquário deveria de ter pelo menos 50cm de altura.

:P:snipersmile::microwave::P:mrgreen::crazyeyes:starwars

Ps: smileis a cargo de Ricardo (4 anos)

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

boas tardes

escolhe duas boas lampadas (sun glo e aqua glo) e coloca-lhes um reflector em aluminio

sun glo atras e aqua glo a frente.

quanto a plantas...bacopa monnieri,ceratophyllium demersum,ceratopteris cornuta

ceratopteris thalictrides,echinodorus cordifolius e parviflorus,heteranthera zosterifolia

ludwigia arcuata,ludwigia repens,ricia,sagitarias.

um bom adubo de solo um bom adubo liquido boa turfa no filtro.

kh a 3,mudar 15 litros de agua por semana e verificar sempre o kh.

quanto a co2 e sempre util.

mlaurisoa

Obrigado pelas respostas :P

Eu sei que as anubias nao sao amazonicas mas ja estavam no aquario e por enquanto vao la ficar. Prendi-as a uns troncos e gostei do efeito.

Comprei umas valisnerias e echinodorus red rubin, vou ver como se dão..

Quanto a fertilização liquida.. aconselham a por alguma coisa? o quê?

Hoje tirei algumas fotos mas foi com o telemovel e por isso nao ficaram grande coisa. Quando tiver a maquina mostro-vos.

já só faltam umas folhinhas de videira amazónica... laugh.gif

e ver se o apisto deixa de levar tareões dos néons!?!?!? wacko.gif

as folhas ja la estão e como viste hoje a tarde ficaram muito bem :) já o teu 'biotopo asiatico'... :P

O apisto ja se começa a impor no aquario e já ninguem se mete com ele. A femêa gosta principalmente de dar uma corrida nos ramirezis hehe ;)

João Fonseca

Quanto a fertilização liquida.. aconselham a por alguma coisa? o quê?

tá a investir nos fertilizantes da ADA... ;)

O apisto ja se começa a impor no aquario e já ninguem se mete com ele. A femêa gosta principalmente de dar uma corrida nos ramirezis hehe :P

pois... a apisto ainda se mostra.

agora o apisto... é a vergonha... foge da própria sombra?!?!? :)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!