E esta agora hein, o que será?


burriex

Recommended Posts

Tenho vindo a conseguir baixar os valores de pH, kH e gH da água do meu aquário recorrendo a 3 garrafões de água do LIDL, a pH minus e a resina no filtro.

Os valores estao:

pH:7,5

kH:120 g/ml

gH:80 g/ml

 

Eu não queria nada estar a recorrer a químicos para baixar novamente os valores cada vez que faço um TPA, portanto a minha ideia foi juntar à água dum poço, que tem os valores muito elevados, água do lidl, que os tem muito baixos, até conseguir um ponto de equilibrio.

 

O que acontece é que consegui arranjar o pH ideal só que os outros valores ficaram altos namesma:

pH:7

kH:160

gH:<220 (parei porque já ia em 11 gotas)

 

o que se passa para que quase só o pH baixasse aquando adicionada água do LIDL? A água está num depósito de 80Litros, a torneira está por baixo, será que os nutrientes assentam todos no fundo e faz com que tenha a dureza elevada na água do fundo?

 

Já agora pergunto, será esta uma solução válida?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu apostava em turfa no filtro e folhas de amendoeria da india como foi aconselhado a um membro aqui noutro topico.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu apostava em turfa no filtro e folhas de amendoeria da india como foi aconselhado a um membro aqui noutro topico.

 

Pois, mas para colocar turfa no filtro do aqua estou a submeter os peixes a mudanças de valores de água cada vez que faço um TPA só depois baixa com a turfa. Por isso é que estou a tentar fazer baixar os valores antes de a meter no aquário. Também poderia pôr turfa no depósito da água dos TPA's e pôr uma bomba de água para fazer a água circular, mas isso teria de comprar tudo!

 

Isto não é nada fácil, nunca mais arranjo estabilidade, agora a água, em seguida a iluminação, tou fudido! cabecadura

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando fazes a tpa a quantidade de agua que colocas não é suficiente para subir assim o ph eu no meu aqua de 125L tinha turfa no filtro e fazia as tpas normalmente 20%de agua.

ao fazeres sempre tpa com agua do lidl as plantas vão começar a queixar-se devido a falta de nutrientes importantes.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando fazes a tpa a quantidade de agua que colocas não é suficiente para subir assim o ph eu no meu aqua de 125L tinha turfa no filtro e fazia as tpas normalmente 20%de agua.

ao fazeres sempre tpa com agua do lidl as plantas vão começar a queixar-se devido a falta de nutrientes importantes.

 

Eu tenho no filtro as cerâmicas, resina e a esponja, não tenho lugar para mais nada. cabecadura até tenho lá o carvão activado, que ainda nem o usei! Eu misturei a àgua do LIDL com a do poço, em principio as plantas têm os nutrientes necessários, o problema é que o pH baixou mas o kH e gH teimam em não baixar na água de TPA.

 

Já agora, eu tenho alguma maneira de poder baixar o kH e gH sem baixar o pH? é que estes valores são realmente estranhos.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em prencipio a turfa ajuda-te a quebrar a dureza em carbonatos.

 

vai a este site que tens lá informação sobre o Gh e o Kh.

clica aqui

vai se muito dificil controlares isso com agua do lidl e do poço, a agua do lidl costuma usar-se so por emergência.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pela conversão que fiz do site indicado pelo colega NMCL tens todos os valores dentro dos intervalos de segurança. Não precisas de mudar mais nada. O kh como está (160 mg=+- 8º) já estabiliza o pH e não lhe faz efeito tampão. O GH (220 mg=+- 12º) está na média superior.

 

Quanto a só conseguires baixar o pH com a água do Lidl terá talvez a ver com o tempo que deixas passar entre a aplicação do pH minus e a nova medição. Eu só consigo encontrar variações após 1 a 2 horas. Para os valores finais tenho de esperar de 24 a 48, conforme a mudança seja menor ou maior. Atenção à mistura de águas. As variações de pH podem ser bruscas e podem, se grandes, prejudicar os peixes e mesmo as bactérias. Para além de inadvertidamente poderes baixar demasiado o KH e lá tens que alterar outra vez. Os pH minus "decentes" também baixam o KH (mas demora o seu tempo), tal como a turfa. Só mesmo como recurso eu usaria água do Lidl.

Cumps.

 

P.S.: de químicos está cheia a água. Naturais que são necessários (ex. nutrientes para as plantas) e a evitar (ex: amónia). Ao acrescentares químicos artificiais podes estar a por indesejáveis (ex: cloro da torneira) ou os especialmente preparados para ajudar a vida no aquário (ex: medicamentos, ph minus).

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.