Recommended Posts

Publicado

Estava aqui a ler uns tópicos sobre fertilização e algas e surgiu-me uma dúvida.

Por norma indicam os intervalos que devem ter o N, P e K ,

N 5ppm a 10ppm

P 1 ppm

K 20 ppm

Em relação ao P por exemplo:

Se tenho P=0 vou fertilizar (fertilização diária) devo fertilizar com 1ppm? ou com mais? isto pq no depois de apagarem as luzes o valor de P será inferior a 1ppm, ou deverá ficar no mínimo igual a 1?

Cumprimentos,

HRS

Publicado:

Belissima pergunta que também a mim me interessa a resposta!

Isto é, assumindo para uma fertilização homogénea cada 24 horas, imediatamente antes de se fertilizar os parametros devem estar a zero? Se tiverem mais altos quer dizer que não houve consumo por parte das plantas e quem se aproveita são as algas...ou estou a ver o boneco mal?

Publicado:

Se no principio do dia fertilizarmos e chegarmos ao outro dia antes de ancender as luzes e os Fosfatos ou os Nitratos estiverem a zero,isso é óptimo,quer dizer que as plantas estão a assimilar os nutrientes eficazmente.

Agora que quantidade colocar isso já é outra história...O Potassio como não tenho testes fertilizo diariamente com metade da dose em relação ao valor ideal: fertilizo com 10ppm (1ml=1ppm) aqua de 100L.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado: (editado)
Se no principio do dia fertilizarmos e chegarmos ao outro dia antes de ancender as luzes e os Fosfatos ou os Nitratos estiverem a zero,isso é óptimo,quer dizer que as plantas estão a assimilar os nutrientes eficazmente.

Não pode significar que poderiam querer assimilar ainda maior quantidade?

Agora que quantidade colocar isso já é outra história...O Potassio como não tenho testes fertilizo diariamente com metade da dose em relação ao valor ideal: fertilizo com 10ppm (1ml=1ppm) aqua de 100L.

eu com o Ferro da HA, fertilizo com os ppms que fertilizar (já testei de 1ppm a 2 ppm diários) e no dia seguinte tenho sempre entre 0 a 0.1 :S

Editado por Trocado
Publicado:

Já agora coloco aqui uns valores dos meus testes que tenho vindo a realizar nos últimos dias.

Dia 16 17 18 19 20 21

PO4 0,5 0,5-1,0 1-2 0,25-0,5 0,5 0,5

NO3 25 (?) 10 10 10 10 0

Fe 0,25 0 0 0,1 0,1-0,25 0

(?) penso que seja 10, mas se esperar mais do que o recomendado no teste o valor aumenta sempre.

Po4 tenho fertilizado diariamente com 0.5ppm para obter 1ppm

NO3 não tenho fertilizado excepto hoje pq estava a 0

Fe fertilizei no inicio com 1ppm e a partir do dia 18 (+/-) com 1.5ppm

K tenho fertilizado 10 X N(0.5)ppm de PO4 fertilizado

micros tenho fertilizado 5ml diarios da HA

Já agora coloco aqui uns valores dos meus testes que tenho vindo a realizar nos últimos dias.

Dia 16 17 18 19 20 21

PO4 0,5 0,5-1,0 1-2 0,25-0,5 0,5 0,5

NO3 25 (?) 10 10 10 10 0

Fe 0,25 0 0 0,1 0,1-0,25 0

(?) penso que seja 10, mas se esperar mais do que o recomendado no teste o valor aumenta sempre.

Po4 tenho fertilizado diariamente com 0.5ppm para obter 1ppm

NO3 não tenho fertilizado excepto hoje pq estava a 0

Fe fertilizei no inicio com 1ppm e a partir do dia 18 (+/-) com 1.5ppm

K tenho fertilizado 10 X N(0.5)ppm de PO4 fertilizado

micros tenho fertilizado 5ml diarios da HA

Boas, se os valores estão sempre a descer é bom sinal, o N é que normalmente nao se altera muito pois as bactérias encarregam-se de produzir N

Agora o Fe tenta aumentar um pouco mais a dose... para dar valores iniciais de 0.5, ou seja a seguir a uma TPA valente adiciona até teres 0.5mg depois ao final do dia quando as luzes apagarem fazes novamente o teste.. para teres uma ideia do que foi consumido e adicionas o que está em falta...

Se tiveres plantas vermelhas então aconselho o PO4 de 1 até 2 ppm e o ferro a 0.5mg para puxar os vermelhos!!!

Editado por Godlike

Cumps

Boas, se os valores estão sempre a descer é bom sinal, o N é que normalmente nao se altera muito pois as bactérias encarregam-se de produzir N

Agora o Fe tenta aumentar um pouco mais a dose... para dar valores iniciais de 0.5, ou seja a seguir a uma TPA valente adiciona até teres 0.5mg depois ao final do dia quando as luzes apagarem fazes novamente o teste.. para teres uma ideia do que foi consumido e adicionas o que está em falta... No Ferro eu adiciono 1ppm e no final do dia tenho 0, se adiciono 1,5ppm no final do dia tenho 0

Se tiveres plantas vermelhas então aconselho o PO4 de 1 até 2 ppm e o ferro a 0.5mg para puxar os vermelhos!!!

Sim mas voltamos à minha dúvida, o Po4 no final do dia não deve descer dos 1, por isso tenho que fertilziar para 2ppm para ser 1ppm consumido certo?

no ferro para ficar com 0.5pp no final do dia? terei que fertilizar para ai com 2ppm /dia?

Editado por Trocado
Sim mas voltamos à minha dúvida, o Po4 no final do dia não deve descer dos 1, por isso tenho que fertilziar para 2ppm para ser 1ppm consumido certo?

no ferro para ficar com 0.5pp no final do dia? terei que fertilizar para ai com 2ppm /dia?

Acontece-me exactamente o mesmo. Parei de aumentar quando vi que no outro dia tinha um valor superior a zero.

E temos de fazer o mesmo para os outros nutrientes,sempre pensando nos Fosfato e Nitrato produzido naturalmente pelo aqua,ou seja temos de dar uma compensação e fazer uma estimativa aproximada...

Eu no meu aqua de 100L dou-lhe 10ppm de K (KCl / 1ml=1ppm) ; 3ml/dia de NO3 da Flourish; dia sim,dia não 1ml de PO4 ; Ferro 10ml/dia da Flourish. E 2 gotas de Micros da Ferropol 24h.

Magnésio 2x por semana e Decalcit 1x depois das tpa's.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/