Ciclo do Azoto


Recommended Posts

Boas noites pessoal da peixaria :D

 

Eu já li em varios topicos que quando se comeca com um aquario deve se de copletar o ciclo do azoto, eu de todos os aquarios que ja tive nao liguei a isso e os peixes nao morreram, mas acredito que foi uma questao de sorte, tambem deixava a bomba ligada durante 7/8 dias...

 

Alguém me pode esplicar melhor isso do ciclo do azoto?

 

Cumps DG banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

quanto ao ciclo do azoto nao te sei dar mais informaçoes do que os sites que pesquisate!

MAs digote uma coisa o ciclo em geral do aqua respeita-se pois e como se fosses criar um bucado da natureza, e as bacterias tem de se alujar no filtro areao agua etc...

 

Se nao cumprires o ciclo e certo que mais cedo ou mais tarde morreram peixes!

 

cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva,

 

Ora, até é simples. Existe uma série de acontecimentos químicos e biológicos no teu aquário. Bastante interessantes, que é esse tal Ciclo do Azoto (N). Os peixes, e "restos" produzem/transformam-se em Amónia (NH4), no teu filtro tens umas bactérias que transformam essa Amónia em Nitritos (NO2) e por fim, no mesmo filtro tens outras bactérias que transformam esses Nitritos em Nitratos (NO3).

 

Quando fazes uma muda de água serve para além de repor micro-nutrientes, retirar esses Nitratos.

 

A Amónia é das coisas mais tóxicas (senão a mais tóxica mesmo...) que existe no aquário, os nitritos ainda são tóxicos, mas não tanto quanto a anterior. E por fim os Nitratos não são muito tóxicos, mas em grandes quantidades, também o são!

 

Como vês, neste processo anda lá sempre o Azoto (N) banana rock por isso é o chamado Ciclo do Azoto. Esse mesmo Azoto é super importante para as plantas. Portanto não convém ter em excesso por causa dos peixes (e algas) mas também não convém estar a 0 por causa das Plantas (senão tens outra vez... Algas!)

 

Por isso é que o ideal num aquário é esperar por um pico de nitratos, fazer uma troca de água e colocar os primeiros peixes. Quer dizer que o que havia de "coisas" em decomposição sofreu todo este processo biológico do filtro. Para isso precisas de as alojar no teu filtro. Por norma são bolas muito porosas que se colocam.

 

Cumprimentos

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, agora ja percebi melhor :D mas quanto tempo a bomba deve ficar a trabalhar para ganhar essas bacterias no filtro?

 

DEfacto passando uns tempos morreram-me todos os neons que tinha lá.

 

O meu aquario e vedado com cilicone e esta a ficar com algas dizem que a luz deve estar 8 horas ligadas, a minha as vezes ate esta menos e aquilo esta a ficar cheio de algas banana rock

 

Obrigado e cumps DG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ligar o filtro e deixar a andar não vai criar bactérias. Como já te foi dito, é necessário alimento para essas bactérias se formarem. Existem frascos com soluções já contendo essas bactérias mas teriam de ter sido postas antes dos peixes.

Agora que já puseste peixes os seus dejectos e a sua comid já iniciaram o ciclo formando bactérias.

 

Era bom sabermos à quanto tens os peixes. As bactérias todas demoram algumas semanas a formarem-se, ou seja, o ciclo demora até estar completo e os teus peixes estarem à vontade e não teres mais baixas. Talvez ainda vás a tempo de por essa solução de bactérias, talvez já nem seja preciso.

Cumps.

 

P.S.: excesso de algas é habitual no início do aquário e não é grave.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos peixes tenho os lá para ai a um mês um mês e pouco!

 

Eu tenho lá dois limpa fundos um botia e um placostomos dentro de outors, mas o que me limpa mesmo as algas e o palcostomos :)

 

Como sou novo anda tenho algumas duvidas...

 

Gostei muito de ver um aquário com musgo de java, mas isso depois nao me aumenta os nitritos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto tempo a bomba deve ficar a trabalhar para ganhar essas bacterias no filtro?

não percebo muito bem a tua pergunta, mas o filtro deve funcionar 24h/dia, ou seja, SEMPRE!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.