Ajuda e Duvidas


LeoPinheiro

Recommended Posts

Ola a todos , sou recente neste Forum ( o que acho que ë muito bom (o melhor de todos que ja comprei um aquario a uns 4 meses atras, ( ja ciclado)...... aquario de 112L (cheio de agua) e com 100 litros incluido decoracao, plantas filtros.... Como filtro tenho um Aquaball 2212, que debita 650 litros/H, iluminacao 1 Sera PlantColor de 18 w, e 1 Sera Daylight de 18 w....

 

A minha agua sai da torneira ja com o ph 7.0 , e pelos testes da Sera ...Nitritos = 0 , Amonia = 0 , GH > 6°d , Kh 3°D... ( nao sei o que significa)... utilizo Aquatan, ToxicVec e Nitrivec no tratamento da agua....

 

Utilizo o reactor de CO2 da Sera em pastilhas e introduzo 1 pastilha dia sim e dia nao, como inscrito no manual de instrucoes para aquarios de 100 litros.... tambem utilizo Sera Florena e florenette A, e Sera morena pra as plantas....

 

Como peixes tenho.... 7 Guppys, 3 comprados na loja o resto è criacao e estao lindos.... 5 Neons ( ja sei que nao se deve por juntos por causa da diferenca de Ph), 5 corydoras marmore ( penso que Peleatus), 3 Ottos mas um morreu quando acendi a luz do aquario ele fugiu e bateu com a cabeca numa pedra....:angel:, 2 camaroes ( Japonicas), 2 Ancistrus, mas penso que sao Plecos pelas fotos que vi aqui ( ai como eles vao crescer)..... tenho mais 3 como os plecos mas sao amarelos e nao param 1 minuto.... nao sei o nome deles... 2 Peixes Paraiso ( 1 macho e 1 femea)....

 

Plantas.... 2 Anubias Barteri, 1 Cabomga Gigante, 3 pes de uma planta verde clara que nao sei o nome, 1 vermelha que nao sei o nome, mais 1 Anubia grande ( nao sei o nome tambem ...) :D

 

Bom o meu grande problema sao ALGAS, que nao param de crescer ( pelo que li aqui sao filamentosas verdes, e ja estao a aparecer nas Anubias umas pretas, e no vidro recentemente apareceram umas brancas..... utilizei o removedor de Algass da Tetra, mas Nada aconteceu... faco TPA semanalmete de cerca 20 Litros de agua, o aquario recebe luz durante 11 a 12 horas por dia.... comprei o teste de PO4 e vi que estava acima de 10mg/l o que li aqui è muito mau, entao fui a loja e comprei o Sera phosvec e utilizei no aquario por 2 vezes mas nao diminuiu....... agora pergunto o que sera??? sera sobpopulacao no aquario?????

 

 

Acabei de comprar Sera Algovec mas tenho medo que faca mal aos peixes , vou utilizar mais vezes o phosfatvec.....

 

utilizo tudo da Sera porque ë o que mais tenho na loja... :D

 

por favor ajudem me....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu aconcelhava-te a mudares o CO2 de pastilha para o de fermentação isso das pastilhas não funciona assim muito bem.

tens a receita caseira no sob-forum DIY.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só a mudança do sistema de co2 não resolver o problema das algas.

 

Indicaste que o PO4 está a 10 é realmente muito alto, deverá estar a 1 +/-.

 

E os outros? No3? e Quais as rotinas de fertilização?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como o Trocado disse, o PO4 deve rondar 1ppm. O facto de teres valores tão elevados deve-se, quase de certeza, a alimentação em excesso, a menos que saia já assim da torneira. Convém, também, que faças testes de NO3.

 

Para já, a sugestão que dou é reduzires na alimentação e fazeres TPA's mais frequentes (30% de 2 em 2 dias, por exemplo) até que os valores venham para patamares mais aceitáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom No3, ainda nao comprei o teste , fertilizo as plantas sempre que faco uma TPA a agua, como dizem nos manuais da Sera ( penso eu, mas vou ler melhor)... utilizo Sera florena durante 1 semana e na outra Florenette A, utilizo Sera Morena..... vou ver se Po4 ja sai assim da torneira ..... e ponho uma pastilha de CO2 a cada 2 dias.... sobre a comida realmente no primeiro mes dava demasiado, mas agora dou de manha e a noite e em quantidades que os peixes comam e nao sobre, mas ultimamente o areal esta a ganhar muitos detritos..... mas penso que nao e resto de comida mas sim fezes, e algumas folhas que eles ( Plecos) destroiem quando nadam.... ( sao ns peixes muito sujos e raramente se colam aos vidros ( talvez so a noite)..... mas quando faco a TPA aspiro o fundo.....

 

 

onde esta o sub forum DiY???

Nao sera sobrepopulacao de peixes ou ainda posso por mais???

Editado por LeoPinheiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Leo!

 

quanto a mim, o teu problema reside no seguinte:

tens iluminação insuficiente: 36W para 100L! por mais que injectes CO2, as plantas não conseguirão realizar a fotossíntese (só talvez as anúbias)... e como não se desenvolvem em condições, não estão a conseguir absorver os fertilizantes que estás a aplicar... sendo assim, tens aí uma carrada de nutrientes em excesso, que provocam o aparecimento dessas algas todas...

se fosse a ti, parava com tudo, até conseguir dar uma iluminação razoável às plantas... e fazia TPAs generosas para tentar equilibrar os níveis de nutrientes na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha calha para lampadas e de 60 Cm, e so posso por 2 , eu nao encontro lampadas de 60 cm assima dos 18 Watts..... mas o aquario parece me tao clarinho que penso que e luz exagerada :angel: tenho na gaveta uma sun Glo mas a PlantColor tem mais luminosidade que a sun Glo, a agua era roxa.....

Editado por LeoPinheiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha calha para lampadas e de 60 Cm, e so posso por 2 , eu nao encontro lampadas de 60 cm assima dos 18 Watts..... mas o aquario parece me tao clarinho que penso que e luz exagerada :angel: tenho na gaveta uma sun Glo mas a PlantColor tem mais luminosidade que a sun Glo, a agua era roxa.....

 

 

Pois lâmpadas T8 com 60cm não existem com mais de 18W, para colocares mais W com esse tamanho terias que mudar o interior da calha e colocares outro tipo de lâmpadas, tipo T5 - HO 24w ou PLL (2G11) 55w.

 

Link para a secção DIY (Faça Você Mesmo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha calha para lampadas e de 60 Cm, e so posso por 2

se essa calha leva 2 lâmpadas de 18w, a solução é acrescentar outra calha igual e ficarias com 18wx4=72w (já melhorava bastante...)

eu preciso para saber que nutrientes faltam

neste momento o teu problema é o oposto: nutrientes em excesso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento, o teu problema são nutrientes em excesso e não em falta, daí que umas boas TPA's ajudem a reduzir os nutrientes em excesso.

 

No entanto, para ficares com uma ideia, os níveis recomendados dos nutrientes mais importantes são os seguintes:

  • K - Potássio 20 até 30 ppm
  • NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm
  • PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
  • Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

Relativamente aos testes, convém ter os referidos acima, excepto K, já que não existe em Portugal. Atenção, estes são os testes necessários para apoio nas fertilizações. Além destes, para garantir o bem-estar na fauna, convém fazer mediações de pH, NO2, Kh,...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom è o seguinte desculpem mais uma vez o meu (noobismo ), estou a ler muito neste forum, mas os problemas aparecem mais rapido do que o tempo a ler ;) .... a minha calha nao e suspensa, encaixa no aquario, ha maneira de por mais suportes para lampadas la ou tenho que comprar uma nova com pelo menos 4 suportes ( se houver para o tamanho do aquario) 4x18 = 72 w, mas o normal e 1 W por cada litro de agua ..... deveria ter 100w em iluminacao.... mas nao sei se consigo com aquele "telhadinho " no aquario.... o aquario è de 112 L mas com decoracao, areal vai para 100 L certos.....

 

o que pergunto è se ha para meu aquario (80x40x30) mais ou menos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se as lâmpadas estão incorporadas na tampa, a solução é substitui-la por vidro(s) (ou abdicar de cobertura) e assim já podes escolher uma calha com o nº. de lâmpadas e watts que achares melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Eu estou a utilizar o phosvec granulat da sera e tem dado bons resultados! Coloquei tambem umas ampularias que estão a trabalhar muito bem! Dantes tinha algas filamentosas em anubias e na biobox, agora so tenho algumas que parecem estar a desaparecer.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(80x40x30) a olho, :bad-words: mas quando o enchi so com agua levou me 5 1/2 baldes de 20 litros para o encher totalmente........

 

 

se eu abdicar da tampa tenho que furar o teto para pendurar a calha ou qualquer coisa do genero????? porque se for assim nao posso fazer isso...... e enato tenho que arranjar outra solucao para este grande problema....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se abdicares da tampa, tens 2 hipóteses:

 

1- substituis por vidro(s) e assentas nele(s) a calha nova;

 

2- arranjas daquelas calhas 'elevadas' com suportes que assentam nos vidros laterais do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado a todos..... este forum sem duvida e o melhor de todos..... obrigado pela paciencia e explicacao de todos.... fui ate o topico (Faca voce mesmo) e vi o que preciso fazer.......

 

 

ja agora mais uma pergunta, tenho o meu aquario superlotado ou ainda posso introduzir mais peixes????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.