peixe de agua fria


peixe amador

Recommended Posts

Bom dia a todos

 

Acabei de me registar neste forum a fim de tentar perceber mais algumas coisas acerca dos peixinhos.

 

Adquiri recentemente um aquario daqueles redondos de vidro (ca. 5lt agua) e comprei 2 peixes de agua fria.

Só que agora começam a surgir algumas duvidas, e a senhora que mos vendeu despachou-me logo sem me dar grandes esclarecimentos.

 

De quanto em quanto tempo é que devo mudar a agua desse aquario. Ja sei k so posso mudar uma perte, porque dizem que os peixem têm de ter sempre quase metade da agua anterior...(?)

E comida? ha que diga que posso dar varias vezes por dia, e ha que diga que eles passam bem so dando-lhes 1 vez por dia....(?)

Eu ja tive peixes destes a uns anos, e morriam sempre....nao queria que voltasse a acontecer.

Não posso decorar esta aquario? Tenho la pedrinha no fundo, faz mal? E quantos peixes posso ter para os 5rlt de água?

E para lavar o aquario, é preciso agum coudado muito especial?

 

Agradeço a quam me possa ajudar

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos

 

Acabei de me registar neste forum a fim de tentar perceber mais algumas coisas acerca dos peixinhos.

 

Adquiri recentemente um aquario daqueles redondos de vidro (ca. 5lt agua) e comprei 2 peixes de agua fria.

Só que agora começam a surgir algumas duvidas, e a senhora que mos vendeu despachou-me logo sem me dar grandes esclarecimentos.

 

De quanto em quanto tempo é que devo mudar a agua desse aquario. Ja sei k so posso mudar uma perte, porque dizem que os peixem têm de ter sempre quase metade da agua anterior...(?)

E comida? ha que diga que posso dar varias vezes por dia, e ha que diga que eles passam bem so dando-lhes 1 vez por dia....(?)

Eu ja tive peixes destes a uns anos, e morriam sempre....nao queria que voltasse a acontecer.

Não posso decorar esta aquario? Tenho la pedrinha no fundo, faz mal? E quantos peixes posso ter para os 5rlt de água?

E para lavar o aquario, é preciso agum coudado muito especial?

 

Agradeço a quam me possa ajudar

Obrigado

 

Ola.

Bem vindo ao forum. O meu primeiro concelho. é dispaxares essa bola de vidro á qual nem vou chamar aquario..

Por 15e consegues encontrar um aquario de 40 centimetros..

 

Esses peixes (devem ser cometas) não são muito exigentes. dai serem faceis de mandar durante muitos meses e até anos.

 

respostas:

 

Isso das mudanças de agua xama-se tpa (troca parcial de agua) mas no teu caso a litragem é tão pouca que tinhas e andar a fazer tpa's de 3 em 3 dias. por isso quando mudares muda toda..

A comida alimenta-os uma ves por dia, e nunca metas muito. Pois isso vai poluir a agua e matar os peixes.

Podes decorar aquario com efeitos proprios (mas não tens espaço)

Sim podes ter pedras no fundo do aquario, mas depende as pedras...

Para 5 litros diria 0 peixes.. Isso é muito mau para os peixes, embora alguns se consigam aguentar, ninguem deve ter os peixes nessas condiçoes, é como os bettas...

Aquando lavares essa bola, não uses protuctos quimicos..

 

cumprimentos

Editado por Deman

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

0 Peixes para 5 litros de água.

Devolve os peixes e compra um aquário de pelo menos 60L, e põe peixes de água quente.

Esses peixes de áua fria são peixes que crescem muito, nem um peixes desses dá para esse aquário, por isso é que nunca os conseguiste manter

Cumps

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

0 Peixes para 5 litros de água.

Devolve os peixes e compra um aquário de pelo menos 60L, e põe peixes de água quente.

Esses peixes de áua fria são peixes que crescem muito, nem um peixes desses dá para esse aquário, por isso é que nunca os conseguiste manter

Cumps

 

 

Não tens de os devolver, veijo que estas entusiasmado com os teus novos peixinhos, basta comprares um aquario para os meter como ja referi 15€ dá para um aqua de 40cm..

 

Esses peixes sim crescem muito, se estiverem em agua quente.. se os manteres em agua fria têm um crescimento normal. e o tipo de alimentação tambem vai interferir no crescimento deles.

 

 

cumps

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens de os devolver, veijo que estas entusiasmado com os teus novos peixinhos, basta comprares um aquario para os meter como ja referi 15€ dá para um aqua de 40cm..

 

Esses peixes sim crescem muito, se estiverem em agua quente.. se os manteres em agua fria têm um crescimento normal. e o tipo de alimentação tambem vai interferir no crescimento deles.

cumps

pois, mas para esses "peixinhos", o ideal não é 40 cm! 40 cm não é nada! pode ser 40 cm de comprimento e só 10 de largura! O que importa é a litragem.

Acho que para manteres esses 2 peixes um aquário de 120 litros já era bom.

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Bem vindo ao forum. O meu primeiro concelho. é dispaxares essa bola de vidro á qual nem vou chamar aquario..

Por 15e consegues encontrar um aquario de 40 centimetros..

 

Esses peixes (devem ser cometas) não são muito exigentes. dai serem faceis de mandar durante muitos meses e até anos.

 

respostas:

 

Podes decorar aquario com efeitos proprios (mas não tens espaço)

Sim podes ter pedras no fundo do aquario, mas depende as pedras...

Para 5 litros diria 0 peixes.. Isso é muito mau para os peixes, embora alguns se consigam aguentar, ninguem deve ter os peixes nessas condiçoes, é como os bettas...

Aquando lavares essa bola, não uses protuctos quimicos..

 

cumprimentos

 

 

comcordo plenamento o meu caso foi parcido com o teu peixe amador tambem ofreceram oma bola e eu despacheia por um 40 cm (20l) aconselho te ja agora a teres cuidado por onde compras mais vale ires a uma loja em que tenhas no minimo um pouco de comfiança para essa bola deves ter um areao grosso pensso eu Na questrao da comida fas assim das um floco(se for flocos) medio do tamanho da parte de cima do teu indicador de maneira a que o floco seja consumido em poucos minutos (se ficarem restos a boiar ou no fundo da menos comida) e das 2 veses uma de manham e outra a noite (se tiveres desponibilidade das a mesma quantidade de flocos repartida por tres e das 3 vese por dia)

 

 

 

bem para as trocas de agua (tpa) tiras um pouco da agua para um recepiente e com a rede que encontras nas lojas (em principio sao verdes) tiras umj peixe para o rercepiente de cada ves trocas a agua da bola lavas o areao e juntas agua do garrafao ate metade e metes os peixes na agua nova e enxes mais um pouco (podes acrescentar um pouco de aqua velha mas eu nao aconselho)

 

 

ja aagora os males dos peixes de agua fria nesses gllobos é que morrem depressa se arranjares um maior é mais facil de tratar e escusas de trocar a agua completamente.

 

 

ps: Desculpem o testamento e Peixe amador le mais um pouco no forum pesquisa muito e pode ser que este bixinho te suba a cabeça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem tam,bem bao esqueçao que ele muito dificilmente arranjou carpas koi essas sim ficam uns monstros hehehe

 

se ele raanjou orandas ou telescopios um 2l chega (40x20x25)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, mas para esses "peixinhos", o ideal não é 40 cm! 40 cm não é nada! pode ser 40 cm de comprimento e só 10 de largura! O que importa é a litragem.

Acho que para manteres esses 2 peixes um aquário de 120 litros já era bom.

 

 

Lol, calma, ele esta a iniciar-se e ja tem de comprar um aqua ed 120l só para meter 2 cometas??

 

 

As crianças mantêm isso nessas bolas minusculas, e não dão kualidade de vida nenhuma aos peixes.

mas num de 40x25x25 ja é diferente

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem para as trocas de agua (tpa) tiras um pouco da agua para um recepiente e com a rede que encontras nas lojas (em principio sao verdes) tiras umj peixe para o rercepiente de cada ves trocas a agua da bola lavas o areao e juntas agua do garrafao ate metade e metes os peixes na agua nova e enxes mais um pouco (podes acrescentar um pouco de aqua velha mas eu nao aconselho)

TOTALMENTE ERRADO!

Nunca se deve tirar a agua, lavar tudo, nuncA!

Muito menos num aquiário não ciclado!

E depois dizes que não aconselhas a por água velha... como é que se estabelecem as bactérias se:

Não se podem alojar no filtro porque não há filtro;

Não se podem alojar no areão porque é lavado sempre;

Não se podem alojar na água porque cada vez que fazes a TPA tiras a água onde elas já se estavam a reproduzir e fixar.

Não aconselhem mal as pessoas, não mandem bitaites para o ar.

Estes peixes crescem muito, não é com um aquário de "40 cm" que se vão sentir no paraiso!

Cumps

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol, calma, ele esta a iniciar-se e ja tem de comprar um aqua ed 120l só para meter 2 cometas??

As crianças mantêm isso nessas bolas minusculas, e não dão kualidade de vida nenhuma aos peixes.

mas num de 40x25x25 ja é diferente

Então vamos andar numa de relatividades... se os outros manteem em bolas, eu mantenho num de 20 litros e por isso os peixes estão bem... certo?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vamos andar numa de relatividades... se os outros manteem em bolas, eu mantenho num de 20 litros e por isso os peixes estão bem... certo?

 

Tambem não é assim. é obvio que num de 60x30x30 os peixes estavam avontade. mas talves o user não esteja disposto a fazer um investimento desses para já..

 

cumps

Editado por Deman

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem não é assim. é obvio que num de 60x30x30 os peixes estavam avontade. mas talves o user não esteja disposta a fazer um investimento desses para já..

 

cumps

 

Estamos a falar de seres vivos, se é para entrar na base do desenrasque e não dar condições mais vale não entrar! Ou se faz as coisas em condições ou mais vale estar quieto.

 

Eu concordo com a ideia de ou arranjar peixes de água quente ou para peixes de água fria pelo menos 100 litros para os dois.

 

De resto estou plenamente de acordo com o Daniel Almeida. Aconselhar à sorte é perigoso.

 

PS Não leiam isto como se eu estivesse armado em sabichão, ainda estou a aprender muita coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O daniel almeida está xeio de razao!!

Sabes que os peixes de agua fria, quando mantidos em agua quente nao crescem mais"!! MAs sim mais rapido!!!

40 cm nao é nada pois ate porque esses peixes ficam desse tamanho!

NEm 40 nem 60 para manter 2 peixes desses no minimo 1m.

POr isso penso que o melhor e devolveres esses peixes comprares um aqua de 40, 60,80cm um temrostatozinho e metereste na agua quente onde tens muitos mais por onde escolher o com aquas deste tamanho podes fazer coisas bem bonitas!!

Quanto ao facto de aconselhares o rapaz a mudar a agua toda NEm COMENTO"

Depois os peixes morriam pois dentro de um globo sem filtrgaem, com 5 litros de agua nao tem quaisquer condiçoes......

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos a falar de seres vivos, se é para entrar na base do desenrasque e não dar condições mais vale não entrar! Ou se faz as coisas em condições ou mais vale estar quieto.

 

Eu concordo com a ideia de ou arranjar peixes de água quente ou para peixes de água fria pelo menos 100 litros para os dois.

 

De resto estou plenamente de acordo com o Daniel Almeida. Aconselhar à sorte é perigoso.

 

PS Não leiam isto como se eu estivesse armado em sabichão, ainda estou a aprender muita coisa.

 

 

Boas!

 

O daniel almeida está xeio de razao!!

Sabes que os peixes de agua fria, quando mantidos em agua quente nao crescem mais"!! MAs sim mais rapido!!!

40 cm nao é nada pois ate porque esses peixes ficam desse tamanho!

NEm 40 nem 60 para manter 2 peixes desses no minimo 1m.

POr isso penso que o melhor e devolveres esses peixes comprares um aqua de 40, 60,80cm um temrostatozinho e metereste na agua quente onde tens muitos mais por onde escolher o com aquas deste tamanho podes fazer coisas bem bonitas!!

Quanto ao facto de aconselhares o rapaz a mudar a agua toda NEm COMENTO"

Depois os peixes morriam pois dentro de um globo sem filtrgaem, com 5 litros de agua nao tem quaisquer condiçoes......

 

Cumps

Obrigado! Finalmente um apoiozinho :mrgreen:

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas esses peixes crescem muito mais rapido se forem mantidos em agua quente..

 

Em agua fria demoram meses a crescer 1 cm..

 

 

Já tive muitos cometas.. E os que morreram Não foi por falta de espaço..

Editado por Deman

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas esses peixes crescem muito se forem mantidos em agua quente..

 

Em agua fria demoram meses a crescer 1 cm..

Já tive muitos cometas.. E os que morreram Não foi por falta de espaço..

Deve ter sido pelas TPA's de água toda...

"Peixe amador", aconselho te a seguires os meus conselhos, ou do surf3r ou os do João Ribeiro, devolve essa bola e os peixes e faz um belo aquário de agua quente.

É só vantagens! Tens muita variedade, peixes lindos... de todos os tamanhos e cores :mrgreen:

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ter sido pelas TPA's de água toda...

"Peixe amador", aconselho te a seguires os meus conselhos, ou do surf3r ou os do João Ribeiro, devolve essa bola e os peixes e faz um belo aquário de agua quente.

É só vantagens! Tens muita variedade, peixes lindos... de todos os tamanhos e cores :mrgreen:

 

 

Quando falei nas trocas de agua toda á pera as bolas de 4.5 litros

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora... Os peixes crescem tanto em água fria como em água quente..

Só que em água fria o metabolismo é mais lento, vivem durante mais tempo e crescem mais devagar, mas crescem... Já em água quente é o contrário! o metabolismo acelera, a esperança média de vida diminui e o crescimento acelera.

Cumps

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !!

 

Peixe amador faz um aqua de agua quente! Como diz o daniel almeida so traz vantagens. Tu es um dos muitos que aparecem aqui com esse problema. Pensao que agua quente e muito complicado mais dispendioso mas e facil e ate e mais facil d manter doo que 2 kynguios num globo que devias mudar a agua todos os dias! MAs nao toda claro tipo 2 ou 3 litros........ PP

 

PEnsa nisso um termo e barato um aqua tambem n e por ai alem e ficas com uma coisa bonita onde podes dar as condiçoes minimas aos peixes!!

 

Cumprimentos

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ter sido pelas TPA's de água toda...

 

Desnecessário, mas correcto. Indiquem os tópicos correctos, em vez de se andarem a degladiar.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TOTALMENTE ERRADO!

Nunca se deve tirar a agua, lavar tudo, nuncA!- discordo: deve sim

Muito menos num aquiário não ciclado! Estes nunca ciclam

E depois dizes que não aconselhas a por água velha... como é que se estabelecem as bactérias se:

Não se podem alojar no filtro porque não há filtro; certo

Não se podem alojar no areão porque é lavado sempre; não chegam

Não se podem alojar na água porque cada vez que fazes a TPA tiras a água onde elas já se estavam a reproduzir e fixar. Elas reproduzem-se fixam-se e actuam nas superfícies

Não aconselhem mal as pessoas, não mandem bitaites para o ar.

Estes peixes crescem muito, não é com um aquário de "40 cm" que se vão sentir no paraiso! temporáriamente. Não podemos exigir muito mais para já a quem começou mesmo agora. Uns bons meses aguentam e a pessoa pode "ambientar-se" à aquariofilia

Cumps

 

 

Boas,

Acho que é bom lembrar que as bactérias se instalam em todas superfícies do aquário oxigenadas e isso inclui as paredes, o areão e principalmente as matérias filtrantes. Não havendo filtro não há bactérias em número suficiente para efectuar o ciclo do azoto. As que estão nas paredes desse globo e mesmo em suspensão não chegam para nada, já para não falar da fraca oxigenação da água parada neste tipo de aquário (leia-se: câmara de torturas). Logo a amónia, os nitritos (sobretudo estes 2 pela sua alta toxicidade em baixos valores) explodem em pouco tempo. É então necessário mudar toda a água para desintoxicar o peixe. Repito, sem filtro não há bactérias que valham em qualquer tipo de aquário, de qualquer tamanho e portanto nunca ficará ciclado e não adianta preservar as que se encontram na água (são em número ínfimo).Experimentem desligar o filtro do vosso aquário e vejam se não têm a amónia a subir para valores perigosos numa questão de horas. As bactérias dos vossos aquários maduros instaladas fora do filtro e na água não chegam. Nesta coisa tão pequena, terias de mudar a água toda todos os dias.

 

Se o peixe amador ainda não se tiver desencorajado, sugiro-te que compres um aquário para já de 40 cms com filtro e vai pensando em informares-te para arranjares um bem maior para poderes dar as condições ideais aos peixes, como já te foi dito aqui. Vai por partes. E não te esqueças que os peixes não são meros ornamentos. Esses globos são verdadeiras fábricas de tóxicos. Só a resistência desses peixes lhes permite sobreviver, mas acredita que será em sofrimento.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acho que é bom lembrar que as bactérias se instalam em todas superfícies do aquário oxigenadas e isso inclui as paredes, o areão e principalmente as matérias filtrantes. Não havendo filtro não há bactérias em número suficiente para efectuar o ciclo do azoto. As que estão nas paredes desse globo e mesmo em suspensão não chegam para nada, já para não falar da fraca oxigenação da água parada neste tipo de aquário (leia-se: câmara de torturas). Logo a amónia, os nitritos (sobretudo estes 2 pela sua alta toxicidade em baixos valores) explodem em pouco tempo. É então necessário mudar toda a água para desintoxicar o peixe. Repito, sem filtro não há bactérias que valham em qualquer tipo de aquário, de qualquer tamanho e portanto nunca ficará ciclado e não adianta preservar as que se encontram na água (são em número ínfimo).Experimentem desligar o filtro do vosso aquário e vejam se não têm a amónia a subir para valores perigosos numa questão de horas. As bactérias dos vossos aquários maduros instaladas fora do filtro e na água não chegam. Nesta coisa tão pequena, terias de mudar a água toda todos os dias.

 

Se o peixe amador ainda não se tiver desencorajado, sugiro-te que compres um aquário para já de 40 cms com filtro e vai pensando em informares-te para arranjares um bem maior para poderes dar as condições ideais aos peixes, como já te foi dito aqui. Vai por partes. E não te esqueças que os peixes não são meros ornamentos. Esses globos são verdadeiras fábricas de tóxicos. Só a resistência desses peixes lhes permite sobreviver, mas acredita que será em sofrimento.

Cumps.

 

 

Ola, outa vez...

antes de mais kero agradecer a totos os 'participantes'...a todos os ke m deram as suas opinioes e sugestoes...

na verdade estou xocado, pois pensei k fosse menos complicado lidar com o bixinhos. Nao k eles dêm muito trabalho, mas essas questões dos aquarios e os tamanhos ideias.....

Acho muito mal que, quando vamos compra-los, não nos informem devidamente acerca dessas noções basicas. Afinal, se eu soubesse, não teria comprado os peixes, mas sim um aquario em condições primeiro.

 

Em relação aos peixes de agua quente, eu tambem ja pensei em comprar, ate porque ha muitas mais variedades a venda, mas pensava mesmo que seria mais dispendioso.

 

Bem, seja como for, aqueles dois ja la estao, logo, têm de ser tratados da melhor forma possível.

Para já, tenho de lhes mudar a agua (estao a 2 dias com a mesma), e vou entao ver se encontro um aquario giro e barato para eles viverem mais uns tempos....

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.