Gourami Publicado Março 18, 2008 Publicado Março 18, 2008 Tenho um casal de Gouramis Perola e queria tentar reproduzi-los, o problema e que pouco ou nd sei sobre isso.. Alguem me pode dar umas dicas?
António Lourenço Publicado: Março 18, 2008 Publicado: Março 18, 2008 Tenho um casal de Gouramis Perola e queria tentar reproduzi-los, o problema e que pouco ou nd sei sobre isso.. Alguem me pode dar umas dicas? Olá antes de mais nada tens que ter um aquario de preferencia bem (em nº) plantado e com plantas flutuantes e o maior possivel. Depois é seguir os passos seguintes: o macho constroi o ninho, há desova, retira-se a femeas, qdo. nascem retira-se o macho e depois é que começa a parte mais complicada...o crescimentos dos alevins. Boa sorte cumpr.
Gourami Publicado: Março 19, 2008 Autor Publicado: Março 19, 2008 Olá antes de mais nada tens que ter um aquario de preferencia bem (em nº) plantado e com plantas flutuantes e o maior possivel. Depois é seguir os passos seguintes: o macho constroi o ninho, há desova, retira-se a femeas, qdo. nascem retira-se o macho e depois é que começa a parte mais complicada...o crescimentos dos alevins.Boa sorte cumpr. Primeiro q tudo obrigado pela ajuda. Ate ai já tenho tudo preparado.. Tenho um aqua de 160l com uma boa filtragem e densamente plantado..e o casal já lá está.. So que até agora ninhos de bolhas nem vê-los! banana rock será os parâmetros da água? quais deverei utilizar? e a luz 8h diárias?
António Lourenço Publicado: Março 19, 2008 Publicado: Março 19, 2008 Olá Eu já não reproduzo esta especie à bastante tempo, mas aqui vai a minha opinião. Colocas-te o casal à qto. tempo? Eu utilizava agua "envelhecida".... colocaste plantas flutuantes? Não convém ter muita movimentação de agua. Agora na minha opinião é alimentá-los bem e dar-lhes as melhores condições possiveis.....até que um dia começas a te preocupar com as "corridas" do macho atrás da femea banana rock O membro Vedas é que é o homem dos anabantideos vê lá se ele te dá umas dicas práticas porque teoricas há muitas:smile2: Cumpr.
Gourami Publicado: Março 27, 2008 Autor Publicado: Março 27, 2008 OláEu já não reproduzo esta especie à bastante tempo, mas aqui vai a minha opinião. Colocas-te o casal à qto. tempo? Eu utilizava agua "envelhecida".... colocaste plantas flutuantes? Não convém ter muita movimentação de agua. Agora na minha opinião é alimentá-los bem e dar-lhes as melhores condições possiveis.....até que um dia começas a te preocupar com as "corridas" do macho atrás da femea O membro Vedas é que é o homem dos anabantideos vê lá se ele te dá umas dicas práticas porque teoricas há muitas:smile2: Cumpr. Olá tudo bem? Peço desculpa pela demora mas tive um virus no pc.. Em relação as plantas tenho cabombas, penso que seja assim que se escreva , estas atingem e ocupam grande parte da superfície.. Coloquei um tronco para escurecer um pouco a água.. Até agora não há sinal de reprodução.. Vou seguir o concelho´vou pedir umas informações ao Vegas.. Obrigado pela ajuda
António Lourenço Publicado: Março 28, 2008 Publicado: Março 28, 2008 Olá tudo bem? Peço desculpa pela demora mas tive um virus no pc.. Em relação as plantas tenho cabombas, penso que seja assim que se escreva , estas atingem e ocupam grande parte da superfície.. Coloquei um tronco para escurecer um pouco a água.. Até agora não há sinal de reprodução.. Vou seguir o concelho´vou pedir umas informações ao Vegas.. Obrigado pela ajuda Olá Acho que vais bem em relação às plantas, sim crescem e começam a flutuar. Eles vão dar cabo um bocado delas....mas o fim justifica.... E principalmente em solicitar a ajuda do membro Vedas. cumpr.
Gourami Publicado: Março 30, 2008 Autor Publicado: Março 30, 2008 OláAcho que vais bem em relação às plantas, sim crescem e começam a flutuar. Eles vão dar cabo um bocado delas....mas o fim justifica.... E principalmente em solicitar a ajuda do membro Vedas. cumpr. Olá, tudo bem? O membro Vedas não tem outro nome? Ja pesquisei o nome no forum mas não obtive resposta.. Já tenho um ninho de bolhas gigante!
António Lourenço Publicado: Março 30, 2008 Publicado: Março 30, 2008 Olá, tudo bem? O membro Vedas não tem outro nome? Ja pesquisei o nome no forum mas não obtive resposta.. Já tenho um ninho de bolhas gigante! .png' alt=':biggn:'> Olá O nome do membro é Paulo Vedor Cumpr.
Gourami Publicado: Abril 1, 2008 Autor Publicado: Abril 1, 2008 OláO nome do membro é Paulo Vedor Cumpr. Ok! Obrigado por tudo!
Paulo Vedor Publicado: Abril 2, 2008 Publicado: Abril 2, 2008 Olá Gourami Acho que o Antlou disse o principal. Na realidade não existe nenhum segredo em relação a criação dos Trichogastert leerii quando são mantidos em condições e relativamente bem alimentados eles fazem desovas com alguma frequência. Por norma eu mantenho os meus aquários ligeiramente ácidos e com durezas médio baixas. No entanto em aquários com pH alcalino e durezas mais altas é igualmente viável a desova. O aquário deve estar bem plantado e pelo que referiste esse é o caso, no meu caso a algumas plantas que eu gosto de ter no aquário a quando da reprodução " Ricia, musgo de java pois são óptimas para a produção de infusórios e algumas plantas flutuantes como as alfaces de agua ou jacintos de agua". Pelo que disseste o macho já fez o ninho se a fêmea estiver apta para desovar esse acontecimento está para breve se é que não aconteceu já. " No aquário a mais peixes ou só os pérola?" " Tens outro aquário onde possas descansar a fêmea e o macho?" " Fazes criação de algum alimento vivo?" No caso de haver desova a eclosão dá-se mais ou menus entre 24 a 36h isto varia um pouco dependendo dá temperatura e é a partir dessa altura que nos podemos ajudar um pouco os filhotes. Se estas com intenção de reproduzir os Pérola posso dizer-te como costumo fazer, dá-me o máximo de informação que possas sobre o aquário e sobre as perguntas que coloquei acima diz-me também como é que tens a filtragem no aquário. Cump. Paulo Vedor
Gourami Publicado: Abril 4, 2008 Autor Publicado: Abril 4, 2008 Olá Gourami Acho que o Antlou disse o principal. Na realidade não existe nenhum segredo em relação a criação dos Trichogastert leerii quando são mantidos em condições e relativamente bem alimentados eles fazem desovas com alguma frequência. Por norma eu mantenho os meus aquários ligeiramente ácidos e com durezas médio baixas. No entanto em aquários com pH alcalino e durezas mais altas é igualmente viável a desova. O aquário deve estar bem plantado e pelo que referiste esse é o caso, no meu caso a algumas plantas que eu gosto de ter no aquário a quando da reprodução " Ricia, musgo de java pois são óptimas para a produção de infusórios e algumas plantas flutuantes como as alfaces de agua ou jacintos de agua". Pelo que disseste o macho já fez o ninho se a fêmea estiver apta para desovar esse acontecimento está para breve se é que não aconteceu já. " No aquário a mais peixes ou só os pérola?" " Tens outro aquário onde possas descansar a fêmea e o macho?" " Fazes criação de algum alimento vivo?" No caso de haver desova a eclosão dá-se mais ou menus entre 24 a 36h isto varia um pouco dependendo dá temperatura e é a partir dessa altura que nos podemos ajudar um pouco os filhotes. Se estas com intenção de reproduzir os Pérola posso dizer-te como costumo fazer, dá-me o máximo de informação que possas sobre o aquário e sobre as perguntas que coloquei acima diz-me também como é que tens a filtragem no aquário. Cump. Paulo Vedor Boas! Finalmente descobri qual deve ser o problema.. Penso que a fêmea esteja doente, comporta-se de maneira normal mas tem os olhos a ficarem embaçados . Do aquário posso dizer q é de 160l, tenho um filtro externo e um interno de acordo com a litragem do aqua, temperatura a 28ºC, ph 6.8.. O areão de fundo e preto bem como algumas pedras grandes de xisto, as plantas são valisnerea densis, cabombas ao centro e algumas anubias anãs. Alimento vivo, tenho artémia ainda em ovos a espera que os pequeninos nascem. O casal esta sozinho neste aqua, alem deste tenho mais 3 prontos para os receber Peço desculpa se tiver alguns erros mas ainda sou muito fresco nesta área Um muito obrigado pelas dicas.. Cump.
Paulo Vedor Publicado: Abril 6, 2008 Publicado: Abril 6, 2008 Olá Em relação a fêmea se ela estiver doente e pelos sintomas o mais provável é ser Dactilógiros caso se confirme deves separar a fêmea e fazer o tratamento. Em relação ao aquário a única coisa que eu mudava era a temperatura, eu colocaria o aquário a uma temperatura de 25ºC e a partir dessa temperatura e com calma iria subindo gradualmente a te haver a postura. Uma temperatura mais baixa de reprodução trás algumas vantagens nomeadamente uma probabilidade menor de grandes variações térmicas na superfície da agua o que ira ajudar no desenvolvimento do labirinto durante as primeiras semanas após a eclosão. Em relação a filtragem eu uso sempre filtragem em todos os meus aquários de reprodução apesar da maioria das opiniões dizer para fazer sem filtragem, mas de qualquer forma a que ter alguns cuidados, em relação as correntes de superfície estas serão em grande parte atenuadas pelas plantas de superfície ou plantas como as cabombas que ao chegarem a superfície formão um entrelaçado que se pode tornar bastante denso, esse factor vai não só permitir a ancoragem do ninho como ira servir de abrigo as jovens leeri. Essa corrente contudo não pode ser deve ser demasiadamente forte, o mesmo se aplica ao resto do aquário em que a esta deve estar colocada por forma a não criar correntes fortes. Outro aspecto que pode ajudar e se for possível e baixar um pouco o nível de agua do aquário por forma a facilitar a vinda a superfície dos pequenos leeri nas primeiras semanas de vida. Mas acho que estas no bom caminho e que fizeste uma preparação adequada para tentar a reprodução. Se for preciso alguma coisa em que eu possa ajudar estarei disponível para tentar ajudar. Boa Sorte
Gourami Publicado: Abril 6, 2008 Autor Publicado: Abril 6, 2008 Olá Em relação a fêmea se ela estiver doente e pelos sintomas o mais provável é ser Dactilógiros caso se confirme deves separar a fêmea e fazer o tratamento. Em relação ao aquário a única coisa que eu mudava era a temperatura, eu colocaria o aquário a uma temperatura de 25ºC e a partir dessa temperatura e com calma iria subindo gradualmente a te haver a postura. Uma temperatura mais baixa de reprodução trás algumas vantagens nomeadamente uma probabilidade menor de grandes variações térmicas na superfície da agua o que ira ajudar no desenvolvimento do labirinto durante as primeiras semanas após a eclosão. Em relação a filtragem eu uso sempre filtragem em todos os meus aquários de reprodução apesar da maioria das opiniões dizer para fazer sem filtragem, mas de qualquer forma a que ter alguns cuidados, em relação as correntes de superfície estas serão em grande parte atenuadas pelas plantas de superfície ou plantas como as cabombas que ao chegarem a superfície formão um entrelaçado que se pode tornar bastante denso, esse factor vai não só permitir a ancoragem do ninho como ira servir de abrigo as jovens leeri. Essa corrente contudo não pode ser deve ser demasiadamente forte, o mesmo se aplica ao resto do aquário em que a esta deve estar colocada por forma a não criar correntes fortes. Outro aspecto que pode ajudar e se for possível e baixar um pouco o nível de agua do aquário por forma a facilitar a vinda a superfície dos pequenos leeri nas primeiras semanas de vida. Mas acho que estas no bom caminho e que fizeste uma preparação adequada para tentar a reprodução. Se for preciso alguma coisa em que eu possa ajudar estarei disponível para tentar ajudar. Boa Sorte Olá.. Obrigado pelas dicas.. Vou dando notícias, se correr bem vai ser dos primeiros a saber .gif' class='bbc_emoticon' alt=':rainbowafro:' /> Cump.
Recommended Posts