transferir aqua


pires891

Recommended Posts

boas

 

 

vou transferir fauna areao flora tudo o que tenho num aqua de 60 cm para um de 1 metro se mudar toda a agua para o aqua de um metr tenho de fAZER CICLO TENDO EM CONTA QUE A AGUA QUE ESTAVA NO 60CM JA ASTA CICLADA.

 

ps: o filtro tambem vai ser transferido.

 

cumps

Editado por pires891
507_467.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver, não será necessário, uma vez que ao transferires TODA a água, e encheres o resto será como que o equivalente a uma TPA de cerca 50% (50% da água é ciclada, que provém do aqua de 60cm e a outra 50% da água é nova). Mas convém esperares pela resposta dos membros mais experientes, uma vez que não quero que cometas erros, por eu dizer algo de errado.

 

Boa aquariofilia =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto que queres mudar tudo o ideal era durante um dia tirares todos os peixes para um balde, entretanto tiravas tudo, areia, plantas, deixas o aquário sem nada, so com termoestato e filtro e bomba de ar se tiveres. Quando acabres voltas a colocar a água e os peixes no aquário mas deixa a poeira baixar um bocado. Fazes uma tpa de 30 ou 40 % e colocas essa água no aquário novo e o resto água nova, deixas passar uma semana e ja está. Fazeres uma tpa de 50% não é boa ideia, nem mudares a água toda para o aquário novo...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto que queres mudar tudo o ideal era durante um dia tirares todos os peixes para um balde, entretanto tiravas tudo, areia, plantas, deixas o aquário sem nada, so com termoestato e filtro e bomba de ar se tiveres. Quando acabres voltas a colocar a água e os peixes no aquário mas deixa a poeira baixar um bocado. Fazes uma tpa de 30 ou 40 % e colocas essa água no aquário novo e o resto água nova, deixas passar uma semana e ja está. Fazeres uma tpa de 50% não é boa ideia, nem mudares a água toda para o aquário novo...

 

Cumps

 

 

Acho que não percebeste o meu ponto de vista T... Vou tentar explicar, a ver se concordas cmg:

Ele tem um aguário de 60cm, e um de 100 cm... Logo, o maior terá supostamente capacidade para duas vezes o mais pequeno, certo? Então, sabendo que se encheres o maior com TODA a água do mais pequeno, encherá até cerca de meio. Certo? Logo, para ficar cheiro, terás que juntar mais a medida de um aquário pequeno. Sendo que uma TPA, deve rondar até os 50%, o que eu estava a tentar explicar é que, ele deitando a água toda no grande, e juntando água limpa, era equivalente a ter o aquário grande cheio e ciclado e tirar 50% da água e juntar nova. Porque no fim de contas o que iria ter era: 50%água ciclada + 50% de água limpa. A água ciclada vem toda do aquário pequeno e a limpa, vem da torneira (obviamente tratada para ter o minimo de cloro possivel).

 

Não sei se te expliquei melhor T, ou se te confundi mais, mas acho que da forma como estou a dizer, não há problema, até porque ele vai transferir o mesmo filtro para o novo aquário. Que dizes T? Concordas comigo ou não?

 

(não quero que interpretes isto de má forma, pois sabes bem o quanto me tens ajudado neste hobbie. =)) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes, é claro que não interpreto a mal. banana rock

 

Mas não é bem a mesma coisa, porque nunca é boa ideia fazer uma tpa de 50%, deve ser sempre evitada. Depois, mesmo sendo a água a mesma e o filtro, o aquário continuva a ser novo, por exemplo, as bactérias existentes no fundo já não exestiriam (parece que não mas são importantes).

O que pode ser feito é usar a tua ideia, mas não encher o aquário todo de uma vez, ir enchendo sei la tipo 10 ou 15l todos os dias, para não ser um grande choque para os peixes nem para as bactérias.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois, mesmo sendo a água a mesma e o filtro, o aquário continuva a ser novo, por exemplo, as bactérias existentes no fundo já não exestiriam (parece que não mas são importantes).

O que pode ser feito é usar a tua ideia, mas não encher o aquário todo de uma vez, ir enchendo sei la tipo 10 ou 15l todos os dias, para não ser um grande choque para os peixes nem para as bactérias.

 

Cumps

 

Concordo =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A maior e principal colónia de bactérias encontra-se no filtro(claro, não o podes lavar agora) e não na água. Se este também vai ser mudado, então já se encontra ciclado e pronto a utilizar. A água nova representa uma TPA de 50%, como já foi dito. Nada a que os peixes não resistam.

As bactérias do fundo, das paredes de vidro, dos enfeites, etc., são relativamente pouco importantes em número em comparação com as de filtro.

 

No teu lugar só espararia que a "poeira" assentasse.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A maior e principal colónia de bactérias encontra-se no filtro(claro, não o podes lavar agora) e não na água. Se este também vai ser mudado, então já se encontra ciclado e pronto a utilizar. A água nova representa uma TPA de 50%, como já foi dito. Nada a que os peixes não resistam.

As bactérias do fundo, das paredes de vidro, dos enfeites, etc., são relativamente pouco importantes em número em comparação com as de filtro.

 

No teu lugar só espararia que a "poeira" assentasse.

Cumps.

 

Olha que tpa de 50% é muito forte. Mesmo tendo o filtro com bactérias, não funciona bem como dizes...

O melhor era ir enchendo um bocado todos os dias.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que tpa de 50% é muito forte.

Cumps

 

50% é a TPA aconselhada por muitas marcas quando se prolonga um tratamento, por exemplo. Após a TPA repete-se a dose de medicamento.Se é aplicável a peixes ainda fragilizados porque não a peixes saudáveis. Claro que é uma solução de recurso mas esta situação não é para repetir tão cedo.

 

Quanto a não funcionar bem como digo, só te posso dizer que o que sei é que as bactérias nitrificantes não actuam em suspensão na água mas sim depositadas nas superfícies. A maior superfície encontra-se dentro do filtro e por isso é o fulcro da filtragem biológica. Uma cerâmica normal pode ter 400 m2 por litro de volume. Acrescentar água aos poucos para quê? E ainda para mais ao longo de vários dias. Se é por causa das bactérias, 50% de água nova sem bactérias ou 50% de ar vai dar no mesmo. Mas nem sequer é por causa das bactérias. Essas estão vivinhas da silva no filtro.

 

Poderia ser, isso sim para evitar uma mudança brusca no pH. A haver uma grande diferença entre a água do aquário (os 50% aproveitados) e a da torneira, é melhor acrescentar aos poucos, mas ao longo de algumas horas e não dias.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA de 50% é muito forte pq? Há quem faça sempre de 75% e não tem qualquer problema, alias um dos maiores remédios é mesmo muita muda de água.

 

 

 

Segue o que o membro Tilapia indicou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.