Recommended Posts

Publicado

Boas

Comprei um filtro aquaclear 200 de cascata para o meu aquário.

Aquilo vem com 3 "compartimentos" para colocar (por esta ordem) uma esponja , carvão activado e um anti-amonia.

Como não vou usar o carvão activado por agora (e se calhar sempre) pensei em colocar uma segunda esponja de filtragem.

A minha ideia é que quando uma das esponjas chegar ao fim da sua "vida util" terei que a retirar e deitar fora.

Mas ao fazer isso e colocar uma espoja nova lá vai a colónia de bactérias da esponja à vida.

Com duas esponjas retiraria a inferior, passaria a superior para o lugar desta e colocaria uma nova no lugar da superior, perdendo assim só 50% da colónia de bactérias.

Estou a pensar bem ou 2 esponjas num filtro destes diminui muito o débito?

O débito dele vem na caixa como sendo 700+ l/h.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas,

Nesses compartimentos cabem cerâmicas porosas? Em caso afirmativo, sugiro deixar a esponja no 1º compartimento e encher os restantes com cerâmicas. Depois é só ir lavando as cerâmicas e a esponja e substituir esta última quando começar a ficar velha e a perder a forma original.

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:
Boas,

Nesses compartimentos cabem cerâmicas porosas? Em caso afirmativo, sugiro deixar a esponja no 1º compartimento e encher os restantes com cerâmicas. Depois é só ir lavando as cerâmicas e a esponja e substituir esta última quando começar a ficar velha e a perder a forma original.

Caber cabem...

O filtro tem um compartimento aberto com 3 niveis e as divisórias que existem são só mesmo para prender os materiais filtrantes que vêm em blocos rectangulares. A água entra por baixo, atravessa a esponja e depois fica livre. Ao encher o copo do filtro transborda fazendo o efeito de cascata.

(podem ver o esquema do filtro aqui : http://www.hagen.com/usa/aquatic/manuals/a...aquaclear17.cfm . O suporte da esponja é a peça A-16240)

Posso meter cerâmica mas tenho que colocar algo por cima que a impeça de boiar e ir parar dentro do aquário.

Talvez possa fazer algo tipo :

Esponja

cerâmica

Esponja

Uma sandes de cerâmica... o problema é que quando for para mudar a esponja tenho que desmontar o sistema de filtragem todo.

Digam lá o que acham...

Edit: lembrei-me agora... para evitar que a cerâmica caia para todos os lados ao retirar o filtro talvez possa utilizar um daqueles sacos de rede plástica próprios para lavar roupas delicadas na máquina da roupa... é uma ideia maluca mas mantem as cerâmicas todas certinhas no sitio sem que se desloquem se eu precisar de mexer no filtro! E para lavar até dá mais jeito :cry:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
que tal uma meia de senhora

sao fininhas e quando esticadas nao atrapalha muito.

Tenho uma dessas! A minha cachopa deu-ma quando lhe falei no assunto.

Mas e o que achas da ideia que meti depois de ter editado? Como os buracos são largos não atrapalha penso eu.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
isso esta tudo no compartimento de cima, (a tal sanduich)?

se sim acho que a esponja inferior da sandes e desnecessaria. mas a ideia e boa

A esponja inferior seria porque como a água entra por baixo, faria a primeira filtragem evitando a passagem de detritos para as cerâmicas.

Com o sistema da rede ou da meia poderia era retirar a esponja superior e meter mais cerâmica.

As invenções que eu já ando a fazer... desde uma tampa nova para o aquário a invenções no filtro saio daqui um expert em engenhocas malucas :cry:

E a culpa é da malta dos CA's :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Nao e por acaso que chamam a portugal o pais do desenrrasca...

:(:lol::lol::lol:

quanto ao filtro a esponja do compartimento de baixo chegaria muito bem. se a colocares podes ter problemas de cudal na minha opiniao :cry:

mas experimenta.

Publicado:

hehe ainda me vou divertir a tirar fotos das engenhocas todas e meter por aqui no forum para o pessoal se rir.

Somos mesmo uma cambada de desenrascas de todo o tamanho! E vale quase tudo para poupar os preciosos euritos :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

neste caso não...

É uma invenção simples para aproveitar um espaço existente num sistema :wink:

Ganha-se (espero eu) uma eficiencia algures entre um filtro de cascata e um externo :roll:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!