Salgado da nossa costa


Dulce

Recommended Posts

Boas

 

Alguém tem salgados da nossa costa gostava trocar ideias

 

eu tenho dulce adiciona-me no msn

 

 

nunoalexandre46@msn.com

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois olha por o que eu tinho lido por aqui muito mais facil do que se imagina.

Se eu tenho...

Eu venho do caminho tradicional: aquas comunitarios, depois discos, depois peixes de fundo (cada um tem a sua panca), reproduções, ciclidios africanos que ainda tenho um com 1 mt, e com o mergulho a nossa costa-

Sem saber nada de sumps etc, só escumador unidade de frio e muita circulação de água e mudanças semanais com aguinha do mar (cabo espichel sesimbra encho os garrafões no fundo com bocaditos de areia e tudo).

Só agora é que comecei a pesquisar sobre a salgada tropical (vim doente com os fundos da Tailandia) é que acordei ;) e tenho de rever tudo.

Mas uma coisa é certa (ainda não consegui colocar fotos a informática não é o meu forte :puppydogeyes: ) já po cá passaram em 3 anos (alguns devolvo ao mar por se tornarem grandes - a literarura é escassa):

Cabozes

Marinhas

Anemonas várias

Caranguejos

Nudibranquias

Sargos

Camarão

Buzios

Vermes tubulares

Ascideas

Cracas

E até um charroco que foi pescado no porto brandão e iam matar o pobre para tirar o anzol, veio para minha casa ficou monstro como é obvio e agora está de volta ao mar.

Resumo: os nossos peixes são muito resistentes desde que tenham agua e boa comida... e é fascinante ver aparecer coisas novas a cada punhado de areia ou pedrinha que se coloca nova no aqua.

 

Ufa desculpem lá o testamento ...mas quem gosta deixa-se levar pela corrente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa Dulce mas não so da tua opinião ,já possuo aquário marinhos há algum tempo e sempre me foi difícil manter um mediterrânico ou atlântico devido as altas temp de verão , de momento tenho um projecto de 800L que esta a funcionar plenamente mas devido a um refrigerador , pois as espécies em questão aguentam diferentes temp e graus de salinidade mas temporariamente a medio prazo não.

e atenção as espécies protegidas assim como o cavalo marinho, entre outras ,não podemos simplesmente apanhar tudo o que esta ao nosso alcance.

a susseso de um mediterrânico esta na temperatura estável de 16 a 20 graus todo ano.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa Dulce mas não so da tua opinião ,já possuo aquário marinhos há algum tempo e sempre me foi difícil manter um mediterrânico ou atlântico devido as altas temp de verão , de momento tenho um projecto de 800L que esta a funcionar plenamente mas devido a um refrigerador , pois as espécies em questão aguentam diferentes temp e graus de salinidade mas temporariamente a medio prazo não.

e atenção as espécies protegidas assim como o cavalo marinho, entre outras ,não podemos simplesmente apanhar tudo o que esta ao nosso alcance.

a susseso de um mediterrânico esta na temperatura estável de 16 a 20 graus todo ano.

Não tem problema, o que preciso é disto mesmo nuno, de outas opiniões, as palmadinhas nas costas sabem bem mas não ensinam nada.Todas as ajudas são muito bem vindas e ainda mais de quem tem experiencia.

Quanto à temperatura tenho a dita unidade frio que não expliquei bem é um refrigerador que me deram com o 1º aqua e tenho a água a 18 graus faz um pouco de barulho mas não é dramático.

As espécies a maior parte não são apanhadas no fundo(excepto os cabozes e algumas anemonas e nudibranquias, até porque é dificilimo apanhar outro tipo de peixes e não sei se sobreviveriam).

Junto à costa, na baixa mar há zonas optimas para apanhar alguns exemplares (caranguejo hermita, pequenos cabozes, carangueijo, camarão, anemonas, etc). a marinha não sabia que eram protegida como os cavalos marinhosos, os sargos já vinham com o aquário eram 6 e 4 já os devolvi ao mar agora é a vez dos outros 2 já estão grandotes e isto de comprar camarinha todas as semanas para os meninos caçarem sai caro.

Eu também não sou da opinião de apanhar coisa à toa e tento defender/proteger os ecossistemas. Ainda mais porque vejo as diferenças dos nossos fundos com o passar dos anos.

Neste momento penso que devia investir na qualidade da água, a preocupação é saber que tipo equipamento devo acrescentar para o tratamento da água.

Não quero gastar dinheiro à toa nem colocar coisas erradas.

O que me aconcelhas? O que tens no teu?

Ups!!! mais um testamento...

 

E pessoal obrigada por responderem, comentem à vontade sem desculpas porque é isso mesmo que faz falta trocar conhecimento (no meu receber) Obrigadão mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Dulce , para começar tens refrigerador ja e meio caminho andado , mantem a temperatura sempre estavel a 18 graus como tens que e optimo,quamto ha agua usa a natural se nos usamos nos nossos reefs porque na usa-la no seu biotopo natural , nao esquecer que a salinidade para este habitat e de 1027 a 1029 , quanto as especies que mantenho sao :

2 anemomas sulcatas

2 anemonas actinias

1Eschinaster sepositus (estrela do mar)

varios tipos de macro algas

varios tipos de camarao

cerites

nassarius

eremitas

2 bodioes

2 gobies

varios espirografos

80 kg de rocha com todo tipo de micro fauna

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Dulce , para começar tens refrigerador ja e meio caminho andado , mantem a temperatura sempre estavel a 18 graus como tens que e optimo,quamto ha agua usa a natural se nos usamos nos nossos reefs porque na usa-la no seu biotopo natural , nao esquecer que a salinidade para este habitat e de 1027 a 1029 , quanto as especies que mantenho sao :

2 anemomas sulcatas

2 anemonas actinias

1Eschinaster sepositus (estrela do mar)

varios tipos de macro algas

varios tipos de camarao

cerites

nassarius

eremitas

2 bodioes

2 gobies

varios espirografos

80 kg de rocha com todo tipo de micro fauna

Boas!

Obrigadão, a salinidade do meu aqua está ok, dentro dos valores que indicaste e a temperatura também.

Quando perguntei o que tinhas era a nivel de setup (explique mal- sorry) se bem que também é fixe saber o que tens de espécies.

Uma pergunta? Vi aqui no forum aquilo a que chamam "um gingarelho" de fazer artémia dentro do próprio aqua que se manda vir de fora +-17 euros, será que resuta na nossa água fria?, acho que os meus Tripterygion tripteronotus iam adorar.

Mais uma vez obrigada pela resposta e dicas

Dulce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa so vi o post agora , qunto a isse engenho nao sei nada sobbre isso , eu tenho as minhas proprias culturas de artemia a moda antiga :) ,ja agoras es donde???

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa so vi o post agora , qunto a isse engenho nao sei nada sobbre isso , eu tenho as minhas proprias culturas de artemia a moda antiga bang ,ja agoras es donde???

 

Na boa eu também não venho ao forum todos os dias.

Eu sou da Charneca de caparica.

Também faço artémia à antiga mas estou farta do sal na bancada e do barulho dos motores.

Aquela solução pareceu cabecadura é básicamente uma caixa plástica alta que se coloca dentro do aquário e parece que as águas não se misturam pois também as usam em ciclideos, nos aquas da nossa costa não sei se resulta por causa da temperatura pois é sabido que a artémia eclode e cresce mais depressa se a água estiver "quentinha". Vou ver se caço o site onde estava a dita e coloco aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poupo-te o trabalho Dulce:

 

http://www.shopsolution.nl/shop/home.asp?s...temianauplistar

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=87236&st=0

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;hl=art%E9mia

 

 

 

Não sei como funciona em águas mais frias. Usei num nano-reef tropical, com bons resultados. Tem gente que usa em água doce tropical, agora em aquas salgados da nossa costa, não tenho informações para poder dizer nada sobre o funcionamento. Se calhar, só experimentando.

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pela ajuda. Já calculava que isto era frrrrrriiiooo demais para a artémia mas não custa perguntar.

Já agora vai haver revolução (a longo prazo) nos aquas cá de casa!

Tenho ali um com 100x45x60 e estou a pensar montar um tropical acham que as dimensãoes chegam? Tenho outro 120x30x50 mas tenho alergia a aquas estreitos.

Bom o aqua é para furar por um profissional (espero eu), vem cá casa para fazer os planos para movel, coluna seca e sump.

É só para peixe ou seja não vou ainda para corais porque acho que não tenho experiencia.

há algum conselho/deca que deva ter expecial atenção??

 

Obrigadão

 

Dulce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pela ajuda. Já calculava que isto era frrrrrriiiooo demais para a artémia mas não custa perguntar.

Já agora vai haver revolução (a longo prazo) nos aquas cá de casa!

Tenho ali um com 100x45x60 e estou a pensar montar um tropical acham que as dimensãoes chegam? Tenho outro 120x30x50 mas tenho alergia a aquas estreitos.

Bom o aqua é para furar por um profissional (espero eu), vem cá casa para fazer os planos para movel, coluna seca e sump.

É só para peixe ou seja não vou ainda para corais porque acho que não tenho experiencia.

há algum conselho/deca que deva ter expecial atenção??

 

Obrigadão

 

Dulce

 

Boas, não tens obrigatoriamente que fazer um furo!

 

 

Podes fazer um overflow :Fade-color

Editado por pypo

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não tens obrigatoriamente que fazer um furo!

Podes fazer um overflow :tongue:

 

e arrisca-se um dia a ter uma inundaçao, opta por uma sump e muiro mais seguro

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pela ajuda. Já calculava que isto era frrrrrriiiooo demais para a artémia mas não custa perguntar.

Já agora vai haver revolução (a longo prazo) nos aquas cá de casa!

Tenho ali um com 100x45x60 e estou a pensar montar um tropical acham que as dimensãoes chegam? Tenho outro 120x30x50 mas tenho alergia a aquas estreitos.

Bom o aqua é para furar por um profissional (espero eu), vem cá casa para fazer os planos para movel, coluna seca e sump.

É só para peixe ou seja não vou ainda para corais porque acho que não tenho experiencia.

há algum conselho/deca que deva ter expecial atenção??

 

Obrigadão

 

Dulce

 

Dulce e mais fácil manter corais moles que peixes , se estas a pensar num reef podes conseguir perfeitamente com uma boa escolha de lâmpadas 1w por litro manter muitos corais , e alguns peixes já que as dimensões dos aquário não sao muito grandes, opta por furar os aquários , sump e sempre mais segura (experiência própria).

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vejam

dsc01965gy2.th.jpg

Bom malta agora é que me trocaram toda :puppydogeyes:

 

Descupem a demora mas a minha cadela está muito doente e não saio do hospital veterinário, o tempo tem sido pouco:(

Agora aquas...estou muito baralhada...

Sump vai ter e coluna seca também está na lista, agora dúvidas:

1- para colocar a sump não é suposto ter de furar o aquário? pode ser com overflow? mas não é mais arriscado e mais caro?

 

Ou seja: furo/overflow quais as vantagens e desvantagens, preço/inundações/eficiencia???? como vai ser tudo criado a patir do aqua vou a tempo de tudo...gostava de evitar a parte das inundações a todo o custo (já passo muito tempo debaixo de água nos fins de semana de mergulho :wink: )

 

2 - Os corais não precisam de mais atenção, manutenção e equipamento para calcário, alimentação, luz, etc?

 

 

O sr. deve vir cá a casa ver os aquas 6ª feira para definir o "plano de acção", portando todas as opiniões e experiencias pesam ouro para mim.

jinhos malta ...e...Mais uma vez Obrigadão!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vejam

dsc01965gy2.th.jpg

Boas outra vez estive a olhar melhor para a tua foto, eu penso que em sesimbra para além de corais moles e gorgónias já vai aparecendo o coral duro, não quero arriscar porque de corais já vi muitos mas percebo pouco.

Isto é da nossa costa!!?? De onde?? Estou muito curiosa...

 

Jinhos Dulce,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais