Escalar Doente


Isabel Sousa

Recommended Posts

Montei um aquário de 150 litros há pouco tempo e tenho lá guppies, mollys e escalares.

 

Comprei três ainda pequeninos porque planeio comprar também neons e assim se habituarem melhor.

 

Acontece que estavam perfeitamente bem até há algum tempo (cerca de uma semana), quando um deles começou a ficar mais tímido e lento, até ao dia em que reparei qe já não conseguia nadar (as suas nadadeiras pareciam meias mordiscadas ou ruidas) e andava ao sabor da corrente. Dava até um pouco a ideia de estar ofegante, e no dia seguinte morreu.

 

Ja nessa altura reparei que o meu outro escalar estava a ficar com as nadadeias compridas brancas e pouco depois começaram-se a formar uma espécie de tufos de algodão. Ele agora está muito parado, fica normalmente parado em frente a um barquinho ou à caixa que contém o filtro. As suas barbatanas parecem tam´bem um pouco rompidas . Ainda não perdeu o apetite mas eu não se muito bem o que fazer com ele, porque é óbvio que tem algum problema. Tenho ainda o outro escalar, um fantasma, que apresenta as barbatanas também duma forma como se tivessem sido mordidas...

 

Aqui está a foto:

 

DSC05279.JPG?imgmax=512

 

 

 

Pesquisei na net e encontrei informações que me sugeriam ser fungos, e aconselharam como remédio AQUALIFE (http://br.geocities.com/aquarioland2000/doencas.htm) , mas não tenho a certeza. Vou mudar o escalar para um aquario mais pequeno a fim de lhe aplicar algum tratamento. Gostaria que me ajudassem.

 

Obrigada,

 

Isabel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

São fungos sem dúvida. Eu costumo usar (e recomendo) o Fungol da JBL. Essa marca não conheço.

Cumps.

 

Obrigada, sou novata nestas coisas e realmente estou me a basear no que vejo na net por isso não conheço muitas marcas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ,

 

Estive a pensar e nao sei se, quando retirar o escalar mais doente para um aquario diferente a fim de realizar o tratamento, tiro também o outro (fantasma). Não tenho a certeza se ele está doente, mas tem andado também muito parado e as suas barbatanas, como disse no post principal, dão a impressão de se estarem a desfazer. O que faço ?

 

Cumprmts.

Editado por Isabel Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Podes retirar esse escalar para outro aquário, até porque esse vai demorar mais tempo a recuperar do que o tempo que leva a "matar" os fungos presentes no aquário. Como o membro NMCL disse deves fazer o tratamento tambem no aquário principal, pois mesmo que cures os peixes infectados os fingos vão continuar na água, e assim outros peixes que ainda não foram infectados e peixes novos que introduzas vão ser atacados pelos fungos tambem.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Os fungos estão sempre presentes num aquário, são seres que desempenham um importante trabalho na higiene, pois vivem de matéria orgânica em decomposição. Eles estão sempre presentes num aquário embora sendo inofensivos, daí a eu ter dito "matar" os fungos existentes".

Desde que a membrana mucosa dos peixes esteja intacta e saudável, os fungos não conseguem entrar na pele dos peixes, contudo quando os peixes se cortam, ganham feridas ou são atacados por parasitas, o que danifica a membrana mucosa, os fungos conseguem penetrar atacar a membrana mucosa dos peixes e aí desenvolvem-se.

 

Para evitar que os fungos ataquem os teus peixes, quando um deles se magoar, nem que seja só uma ferida pequenina, deves deitar um remédio, como ectopur ou mycopur da sera para prevenir, ou então um acondicionador como o aquatan, tambem da sera. (Eu digo da sera porque é a marca que uso mas há de muitas outras marcas)

 

Cumps

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isabel, bem-vinda ao fórum.

 

Um aquário precisa de algum tempo até as bactérias do filtros ficarem a funcional. A este processo chama-se ciclagem e leva entre 4 a 6 semana (há quem não espere tanto tempo e acabam por usar culturas de bactérias, por exemplo Bacterlife da waterlife). Durante este tempo não deves ter peixes no aquário e se quiseres arriscar podes sempre colocar um guppy para facilitar o arranque biológico do filtro.

 

Para tudo correr bem é preciso ter calma e ir adicionando os peixes aos poucos e não sobrelotar o aquário.

 

Para esses fungos aconselho-te Protozin da Waterlife, quanto às barbatanas esfarrapadas o Myxazin da Waterlife (não não juntes os tratamentos, primeiro um e depois o outro).

 

Para ajudar a este processo, tenta aumentar a qualidade da água com TPA (trocas parciais de água) de pelo menos 25% da capacidade do aquário 1 a 2 vezes por semana, até os peixes começarem a ficar melhor, depois podes passar para uma TPA por semana.

Vais ver em muitos tópicos aqui do fórum que quando as coisas começam a correr mal a primeira coisa que se faz são logo TPA, porque o que estiver a fazer mal aos peixes fica logo diluído.

A água deve sempre descansar para que o cloro se evapore. Se não tiveres tempo usa um condicionador, por exemplo Aquasafe ou Biotopol, que para além de tirar o cloro da água também elimina outros elementos químicos que possam fazer mal aos peixes.

 

Caso não tenhas plantas no aquário, arranja. Vais ver que o aquário fica mais estável e os peixes agradecem bastante.

 

Por fim, convêm comprares uns testes pH, amónia e nitratos, para ires controlando a qualidade da água.

 

Quanto aos fungos podem estar a surgir devido ao aquário ainda não estar estabilizado, para que a gente te consiga ajudar e aconselhar correctamente diz-nos há quanto tempo montaste o aquário? E exactamente quantos peixes tens? E que filtro tens?

 

Tudo de bom,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola , com pena digo que o meu escalar morreu hoje ao fim da manhã... :)

 

Para o outro, que não apresenta os "fungos do algodão" mas tem as barbatanas danificadas, já montei o aquário pequenino e dentro de alguns minutos irei tranferi-lo para lá.

 

O meu aquário está montado há cerca de dois meses e está bem plantado. Tenho dois mollys (um macho e uma fêmea ... a propósito: o molly macho está a ficar com a cauda um pouco descolorada - como mostro na figura - e não sei se também é efeito dos fungos e bactérias...) , duas fêmeas guppy adultas e um macho e bastantes crias - ainda não as consegui contar bem a todas porque muitas delasnasceram há três ou quatro dias e escondem-se no musgo. E depois tenho o tal escalar fantasma.

 

O tipo de filtro é que não sei muito bem, mas vou ver se descubro...

 

O meu molly macho está com a cauda assim, terá algum problema? (parece que estou com azar... ;) ):

 

 

DSC05292.JPG?imgmax=576

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A molly dessa foto parece-me estar ok, o meu apesar de ser de cauda de lira, também tem essas transparências na cauda.

Quanto aos fungos é usares os medicamentos e TPAs.

 

Vai controlando os valores da água com os testes. No inicio dos aquários tendem a descontrolar-se um pouco. Com os testes torna-se mais facil saberes quando deves fazer as TPAs e em que quantidades.

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais