turtle765 Publicado Março 15, 2008 Publicado Março 15, 2008 tenho uma molly laranja ha ja uns meses. Ela conseguiu matar o meu molly branco, mas ainda tenho um que ja la nasceu de uma outra criação. A molly laranja sempre foi bastante agressiva. Nadava demasiado rápido sempre atrás dos outros peixes todos. Os neos nao me parece que tenham sofrido com isso, porque nao vejo feridas nem estão a morrer. Mas o molly preto que ainda tem uns 2 cm de vez em quando aparece com fungos, pontos e pequenos algodões brancos. Mas tem-se aguentado muito bem. Só que ha coisa de 3 dias que a molly laranja começou a perder a cor. está quase translúcida, e tem estado muito parada no fundo. Hoje não veio cá acima para comer. Está muito parada mesmo. No entanto nao lhe vejo pontos brancos nem feridas. Não percebo o que estará na origem desta mudança de comportamento repentina. Aqui vai o setup: capacidade de 30 L brutos ph 7.3 nitritos: 0 14 watts de luz por 10 horas diárias flora: musgo e valisneria fauna: 1pleco, 1CAE, 3neons, 2molly Temperatura a 28/29 graus (ha bastantes meses) filtro interno de esponja 200l/h TPA semanal de 25% Será que a molly de repente sentiu necessidade de companhia da mesma espécie? O macho ainda é novinho, o outro macho morreu, e ela nunca acasalou. E já agora, dada a temperatura da água, e o facto de estar a fazer tratamento anti fungos e anti-icto sempre que vejo que aquilo está pior, será que os pontos brancos que aparecem no macho pequeno se devem a pequenos ataques da fémea, e os fungos aproveitam-se disso? Sinceramente nao sei o que adicionar. Receio quanto à qualidade da água.
Guest Nuno_lvc Publicado: Março 16, 2008 Publicado: Março 16, 2008 Bem toda a gente te irá dizer que 30 Litros, para um pleco, é muito menos do que aquilo que se deve ter.... Tens bomba de ar, para agitar a àgua? Em vez de estar sempre a fazer esses tratamentos, porque não pões um pouco de sal na àgua, numa quantidade muito diluida. Já tentas-te fazer isso?
turtle765 Publicado: Março 16, 2008 Autor Publicado: Março 16, 2008 Bem toda a gente te irá dizer que 30 Litros, para um pleco, é muito menos do que aquilo que se deve ter.... Tens bomba de ar, para agitar a àgua? Em vez de estar sempre a fazer esses tratamentos, porque não pões um pouco de sal na àgua, numa quantidade muito diluida. Já tentas-te fazer isso? Bom, eu sei que nao é sitio ideal para um pleco. já o sei. E também sei que nao tolera o sal, nem o CAE o tolera. Por isso, ja fiz tratamentos a mais com sal, pelo que nao quero voltar a arriscar mais uma vez com estes peixes no aquário. Se calhar tenho é de fazer a terapia de choque e colocar o molly que resta numa caixa com agua do aquário e sal, durante alguns minutos. Hoje acabou por morrer a fémea, portanto estou so a espera da evolução do macho. Quanto aos tratamentos quimicos, nao queria voltar a colocar nada disso na água. Estou a ver se coloco uns red cherrys para incrementar a minha equipa de limpeza das plantas. Tenho o musgo cheio de filamentosas. Ah, tenho bomba de ar, sim, e o filtro está a superficie, o que faz com que a água esteja sempre em movimento.
Daniel Santos Publicado: Março 25, 2008 Publicado: Março 25, 2008 NUm aqua com esse tamanho deverias arranjar outro aqua para peixes doentes! esvaziar esse auqa faze ro ciclo todo de novo, comprar novos peixes e depois quando os outros tiverem bons metias!" Um pleco nao e nada boa ideia para 30 litros! crescem ate aos 50 cm provavelment maior que o teu aqua|!!!! Essas doenças nao sao boas pois quanto mais remedios pusermos no auqa mais desiqlibrios vai haver! Quanto mias batural possivel melhor! CUmps *
Guest Nuno_lvc Publicado: Março 25, 2008 Publicado: Março 25, 2008 Normalmente as doenças nunca são boas! lool Abraço
Marta Silva Publicado: Março 30, 2008 Publicado: Março 30, 2008 tenho uma molly laranja ha ja uns meses. Ela conseguiu matar o meu molly branco, mas ainda tenho um que ja la nasceu de uma outra criação. A molly laranja sempre foi bastante agressiva. Nadava demasiado rápido sempre atrás dos outros peixes todos. Os neos nao me parece que tenham sofrido com isso, porque nao vejo feridas nem estão a morrer. Mas o molly preto que ainda tem uns 2 cm de vez em quando aparece com fungos, pontos e pequenos algodões brancos. Mas tem-se aguentado muito bem. Só que ha coisa de 3 dias que a molly laranja começou a perder a cor. está quase translúcida, e tem estado muito parada no fundo. Hoje não veio cá acima para comer. Está muito parada mesmo. No entanto nao lhe vejo pontos brancos nem feridas. Não percebo o que estará na origem desta mudança de comportamento repentina. Aqui vai o setup: capacidade de 30 L brutos ph 7.3 nitritos: 0 14 watts de luz por 10 horas diárias flora: musgo e valisneria fauna: 1pleco, 1CAE, 3neons, 2molly Temperatura a 28/29 graus (ha bastantes meses) filtro interno de esponja 200l/h TPA semanal de 25% Será que a molly de repente sentiu necessidade de companhia da mesma espécie? O macho ainda é novinho, o outro macho morreu, e ela nunca acasalou. E já agora, dada a temperatura da água, e o facto de estar a fazer tratamento anti fungos e anti-icto sempre que vejo que aquilo está pior, será que os pontos brancos que aparecem no macho pequeno se devem a pequenos ataques da fémea, e os fungos aproveitam-se disso? Sinceramente nao sei o que adicionar. Receio quanto à qualidade da água. misturaste dois medicamentos diferentes? normalmente isso não se deve fazer, podem não ser compatíveis ou podes tar a dar uma overdose aos peixes da mesma substância... Uma molly com falta de sexo? não me parece que seja isso. Parece-me que ela é bastante agresiva e agora deve estar doente. Apenas referiste o pH, como estão os outros parâmetros da água?
turtle765 Publicado: Abril 4, 2008 Autor Publicado: Abril 4, 2008 Boas! O pequeno acabou por não resistir. O tratamento com o sal animou-o bastante. Mas quando voltei a coloca-lo no aquario ele esmoreceu, e nao se conseguia manter a nadar. fazia um grande esforço para vir à superficie. Desisti das mollies. Percebi que são peixes que até gostam da água meio salobra, e dado que tenho peixes incompativeis com esse tipo de água elas não estavam propriamente felizes. Definitivamente a experiencia com mollys nao foi nada boa. Agora que o pequeno morreu voltei aos guppies. Ha umas duas semanas adquiri duas femeas e um macho, bem como dos amano shrimp. Estão todos de perfeita saude. O aquário está com uma vida que já não tinha há bastante tempo. de resto o pleco e os 3 neons continuam óptimos. O pequeno CAE é que também se deu mal. Morte estranha. Coloquei um tópico sobre isso, e penso que poderá ter sido um pico de amónia e detritos devido ao facto de não ter retirado o molly depois de morrer. So o tirei no dia a seguir, quando reparei que o cae estava assim. Não tenho outros testes para além dos nitritos e ph. Os nitritos estavam a 0. Faço tpa semanal de 5 litros, que dá cerca de 20% O que interessa é que os 7 peixes e os 2 camarões estão de perfeita saúde. Agora mantenho-me com as tpa durante uns tempos sem adicionar nada. oBrigada pela ajuda
Daniel Almeida Publicado: Abril 4, 2008 Publicado: Abril 4, 2008 Normalmente as doenças nunca são boas! lool Abraço Daniel Almeida
Recommended Posts