Aquario montado


burriex

Recommended Posts

Boas

 

Finalmente hoje montei o meu aquário, depois de cheio a agua ficou toda turva, por causa do areão e substrato, até aqui tudo normal....

E agora como proceder da melhor maneira? aproveito agora que a poeira tá toda no ar e faço TPA grande, ou espero que poise a poeira e faço TPA depois?

 

acho que cometi um erro, comprei o substrato, areão e areia na loja, lavei o areão, mas a areia não consegui, o substrato pensei que não seria necessário, realmente a água ficou bastante turva, posso vir a ter problemas com isso, ou com TPA's a coisa vai ao sitio?

 

Cumprimentos

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa assentar, depois TROCAS de água normais.

 

Convinha lavares tudo pá ...

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa assentar, depois TROCAS de água normais.

 

Convinha lavares tudo pá ...

 

Pois, cheguei a essa conclusão assim que comecei a pôr água... já não fui a tempo.

 

Mas posso vir a ter problemas, ou realmente isto com TPA's fica impecável?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É tudo uma questão de tempo não te preocupes. Para a próxima convém lavar o areão e a areia ,agora o substrato fértil não.

 

Deixa os sedimentos poisarem,também ainda não é altura para colocar a Fauna,por isso não há problema.Daqui a 4 ou 5 dias isso volta ao sitio.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocares a água, em cima de um prato...assim não tinhas levantado poeira dessa forma.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É tudo uma questão de tempo não te preocupes. Para a próxima convém lavar o areão e a areia ,agora o substrato fértil não.

 

Deixa os sedimentos poisarem,também ainda não é altura para colocar a Fauna,por isso não há problema.Daqui a 4 ou 5 dias isso volta ao sitio.

 

Ok, obrigadão. Só estou a pensar pôr fauna lá para 3ªfeira, isto porque já coloquei biostart da aquapex.

Quanto ao substrato não lavei porque não sabia se devia ou não, a areia não lavei porque não encontrei forma de escoar a água, é estupido mas é a verdade!

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocares a água, em cima de um prato...assim não tinhas levantado poeira dessa forma.

 

É bem visto sim senhor, fica uma ideia, para uma próxima. Obrigado pela dica.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigadão. Só estou a pensar pôr fauna lá para 3ªfeira, isto porque já coloquei biostart da aquapex.

Quanto ao substrato não lavei porque não sabia se devia ou não, a areia não lavei porque não encontrei forma de escoar a água, é estupido mas é a verdade!

Boas,

 

Eu quando quero lavar a areia, uso um balde grande e vou para dentro da banheira.

Com um jato direto para dentro do balde, a poeira levanta toda, e se esperares um bocado, a areia assenta e depois é só despejar a água suja.

Para ao resto basta decantar.

Inté,

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu quando quero lavar a areia, uso um balde grande e vou para dentro da banheira.

Com um jato direto para dentro do balde, a poeira levanta toda, e se esperares um bocado, a areia assenta e depois é só despejar a água suja.

Para ao resto basta decantar.

Inté,

JRA

 

Ok, ok, fica a dica, para agora já não serve mas para um futuro ser-me-á importante. Obrigado

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só estou a pensar pôr fauna lá para 3ªfeira, isto porque já coloquei biostart da aquapex.

Eu penso que mesmo com a colocação de bactérias para acelerar o ciclo,e contradizendo o que vem na embalagem(em algumas diz que podemos pôr peixes no dia a seguir...),acho que é muito cedo para colocares peixes.

 

Acho que devias colocar essas bactérias e de seguida,durante 2 semanas, colocares 3 ou 4 flocos diários de modo a ''alimentares'' as bactérias.Aproveitavas para colocares as plantas (caso queiras).

 

Depois desse tempo,medir os niveis de amonia/nitritos e se for seguro pôr 1 ou 2 peixes apenas.

 

É que essas bactérias não asseguram uma colónia instantânea no filtro,são um arranque,mas terão de se multiplicar por muitas mais. O melhor caminho ,o mais seguro é fazer as coisas com calma.Aquas mal ciclados são a fonte de todas as doenças,causadas pelo stress que um aqua mal maturado inflinge aos peixes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que essas bactérias não asseguram uma colónia instantânea no filtro,são um arranque,mas terão de se multiplicar por muitas mais. O melhor caminho ,o mais seguro é fazer as coisas com calma.Aquas mal ciclados são a fonte de todas as doenças,causadas pelo stress que um aqua mal maturado inflinge aos peixes.

 

 

A minha experiência diz-me precisamente o contrário. Pelo menos com a JBL (Filterstart). Como já tive oportunidade de dizer, não conheço esta marca e até que ponto é fiável. Nunca é demais fazer esta ressalva.

 

Que quantidade de comida assegura a sobrevivência de quantas bactérias? Será que não se está a diminuir as que se introduziram? (Ou quem sabe aumentar, o que até seria bom, mas nunca fiando). Eu segui à risca o que me foi indicado e sempre me dei bem. É claro que não entrei a matar, mas também não comecei só com 1 ou 2 peixes. Esse arranque, como lhe chamas ,e bem, já suporta uns quantos peixes (variando com o tamanho do aquário, quantidade de bactérias introduzidas e tempo escoado entre estas e os peixes, óbviamente).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz TPA's no domingo e hoje de cerca de 50%, tenho o plantado feito, e ainda não tenho peixes. Agora tenho uma duvida, a poeira baixou toda e por consequência a água tá bem mais limpa, mas muita da poeira assentou em cima das rochas e folhas das anubias, esta poeira sai com o tempo, e com a movimentação dos peixes, ou terei de arranjar forma de limpar?

 

Se for preciso limpar, qual a sugestão de como fazer?

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me agora de partilhar outro problema, 2 dias depois da montagem do aquário o tronco já apresenta as primeiras algas, as algas são tipo algodão, será que estas algazitas se podem tornar numa praga se eu não fizer nada, ou é normal nos primeiros dias de vida do aquário?

 

De qualquer maneira os primeiros peixes que vou colocar são otos e corys, eles ajudarão na limpeza dessas algas?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Dizes que essas algas são tipo algodão. É na consistência ou na cor? Se forem brancas não são algas, são fungos. às vezes aparecem nos troncos por muito que se preparem de antemão.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Dizes que essas algas são tipo algodão. É na consistência ou na cor? Se forem brancas não são algas, são fungos. às vezes aparecem nos troncos por muito que se preparem de antemão.

Cumps.

 

Foi o que eu pensei, deve ser então isso, elas são brancas e têm o aspecto de algodão.

 

Mas isto então passará com o tempo, certo? TPA's como de costume e isto irá ao sitio.....

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a ler aqui mesmo pelo forum e reparei que este problema é mais recorrente do que possamos imaginar.

Ottos, corys, esfregar com palha de aço (mesmo dentro de água), TPAs e esperar com paciência, sempre muita paciência, foram algumas das soluções encontradas. Um denominador comum é que parecem não atingirem mais nada.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a ler aqui mesmo pelo forum e reparei que este problema é mais recorrente do que possamos imaginar.

Ottos, corys, esfregar com palha de aço (mesmo dentro de água), TPAs e esperar com paciência, sempre muita paciência, foram algumas das soluções encontradas. Um denominador comum é que parecem não atingirem mais nada.

Cumps.

 

Isso é bom de ouvir.

 

Ok TPAs, esperar e pôr uma boa equipa de limpeza logo que conseguir espero ser a solução. A parte da palha d'aço não me parece que consiga, o utensílio que tenho não consigo utilizá-lo dentro do aquário, talvez com a mão funcione.

 

Obrigado então.

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha experiência diz-me precisamente o contrário. Pelo menos com a JBL (Filterstart). Como já tive oportunidade de dizer, não conheço esta marca e até que ponto é fiável. Nunca é demais fazer esta ressalva.

Eu digo isto porque a maturação de um aqua não se consegue de um dia para o outro.Eu não colocaria peixes 3 dias depois da montagem,mesmo colocando bactérias,porque essas bactérias podem não ser suficientes para conseguir transformar a amonia.

 

Mas lá está,como dizes e bem, colocando um peixe pode ser que se tenha sucesso.Mas eu não arrisco,nem esse peixe.O stress de um aqua mal ciclado é terrivel!

 

O que faço é montar o aqua,com as plantas todas,e colocar 4 ou 5 caracois de pequeno porte (que não comam plantas saudáveis), e semanalmente colocar um pouco de comida no aqua.Só um mês depois coloco peixes,com o aqua ciclado e com uma colónia de bactérias pronta a receber todos os dejectos que lhe derem! :lol:

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Zogli, estás a confirmar que há várias maneiras de chegar ao mesmo sítio, sem afectar os peixes. Para nós que andamos nisto há alguns anos, é certo e sabido que existem diversas maneiras de tratar um aquário. Muitas são disparatadas. Muitas são certas e de entre estas, todas são diferentes. O que interessa é que os peixes se sintam bem.

 

Quanto a não se maturar um filtro de um dia para o outro, é verdade, mas não se fica muito longe. Eu, pelo menos, não atiro com a fauna toda prevista de uma só vez. Começo com os mais resistentes. Mas também não ponho só um ou dois muito resistentes para ciclar o aquário. Para isso poupava os 5 euros de cada Filterstart. Quanto ao alimento necessário para as bactérias introduzidas, tu pões comida de peixe eu ponho os peixes que as vão alimentar com os seus dejectos e a sua comida claro está.

Nunca detectei sinais de stress em nenhum. Quanto a doenças, íctio uma só vez porque alguém tropeçou no fio do aquecedor e este desligou-se durante umas horas. Estamos a falar de doenças no início do aquário. Como já disse, a amónia nunca ultrapassou os 0,25 mg/l e isto a um pH muito próximo dos 7,0. Com este pH a amónia é quase inofensiva para todos os peixes, e passa ao lado para os peixes medianamente resistentes e mais resistentes. 48 horas depois da introdução dos peixes (72 depois das bactérias) estava a 0.

 

 

Cumps.

 

P.S.: 1 Filterstart (frasco com 10 ml) dá para 3 litros de matérias filtrantes, a que corresponde um volume considerável de água tratada, partindo do princípio que não sobrepovoamos o aquário.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me agora de partilhar outro problema, 2 dias depois da montagem do aquário o tronco já apresenta as primeiras algas, as algas são tipo algodão, será que estas algazitas se podem tornar numa praga se eu não fizer nada, ou é normal nos primeiros dias de vida do aquário?

 

De qualquer maneira os primeiros peixes que vou colocar são otos e corys, eles ajudarão na limpeza dessas algas?

 

Já retirei o tronco retirei os tais fungos, mas no outro dia já tava tudo cheio outra vez. Os sae gostam deste tipo de fungos? o sae serve para primeiro peixe, ou seja é resistente?

 

Não sei bem o que faça aquele tronco, espero que aquilo realamente com o tempo desapareça

 

Já agora, eu tenho que pôr alguém pa me comer as algas que possam aparecer, os SAE agradam-me mas ainda crescem um bastante, e o meu aquário não é muito grande. os otos comem as algas só dos vidros ou também serviram pa comer as algas no troncos, rochas e plantas?

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

uma vez que retiraste o tronco, devias te-lo deixado 'de molho' mais uns tempos antes de voltar a introduzi-lo no aquário...

os otocinclus são optimos para resolver esse problema, mas desaconselhados num aquário ainda não ciclado!

se o teu aqua é pequeno, não escolhas os SAE.

 

boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

uma vez que retiraste o tronco, devias te-lo deixado 'de molho' mais uns tempos antes de voltar a introduzi-lo no aquário...

os otocinclus são optimos para resolver esse problema, mas desaconselhados num aquário ainda não ciclado!

se o teu aqua é pequeno, não escolhas os SAE.

 

boa sorte!

 

O meu aquário é de 80x30x45, cerca de 90litros, é suficiente para SAE penso eu, mas se os otos fazem bem esse trabalho, escuso de "ocupar espaço" com os SAE.

 

Vou então optar para primeiro peixe guppy/cory, e dp mais tarde vem os otos.

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas!

 

penso que como primeiro peixe deverias introduzir uma cory!

LOl a seguir o resto e só no fim ottos quando as algas ja tivessem em maior numero!

 

Cum ps

 

Ok, uma cory também me parece bem. Os otos só devo pôr quando tiver realmente algas? Ok....eu disse isto porque o tronco tá com os tais fungos(assim que puder coloco uma foto dele), não é que fique feio, mas fico sempre apreensivo e um pouco com medo que aquilo possa virar praga e alastrar.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.