DiogoT Publicado Março 15, 2008 Publicado Março 15, 2008 Boas! Comprei ontem um Eheim Classic 2217 e queria liga-lo em série com um Eheim Ecco 2236 que já cá tenho em casa. A idea era fazer agua passar primeiro pelo Ecco e depois seguir para o Classic. O problema é que o tubo de entrada do Classic é de 16/22mm. Diferente da saída do Ecco que é 12/16mm.. Existe alguma maneira pratica de fazer esta ligaçao? A outra idea era trocar a ordem e meter o classic primeiro já que o seu tubo de saída também é 12/16mm como o Ecco. Mas eu preferia ligar primeiro o ecco.. Se me puderem ajudar.. :D Obrigado Citar
Kaywox Publicado: Março 15, 2008 Publicado: Março 15, 2008 creio não estar muito enganado mas se uma tem entrada de mangueira de 16 ate 22 mm a outra tem saida de 12 ate 16 mm uma mangueira de 16mm dá para os dois. talvez esteja a dizer uma barbaridade. :D ou então quase de certesa que existem ligaões redutoras de 12/16 para 16/22mm cumprimentos Citar
João Faria Publicado: Março 15, 2008 Publicado: Março 15, 2008 Boas, Tem em atenção a diferença de débito de um para o outro. Se não me engano, o 2236 tem 600 l/h e 2217 1000 l/h. Mesmo que regules para menos o 2217 com as torneiras, será necessário sincronizar os débitos na perfeição. Se o 1º filtro estiver mais forte que o 2º, este tenderá a ver a sua turbina "forçada" a trabalhar mais. Dado a torneira do 2217 estar ligeiramente fechada para reduzir o seu fluxo e acompanhar o 2236 é capaz de haver fugas por pressão a mais. Se o 2º filtro estiver mais forte que o 1º, este será "esvaziado e vai-se formar um efeito de vácuo dentro dos dois. É assim que estou a visualizar as coisas, mas pode ser que me engane por completo. É uma questão de experimentar. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
cfatelo Publicado: Março 15, 2008 Publicado: Março 15, 2008 Boas,Tem em atenção a diferença de débito de um para o outro. Se não me engano, o 2236 tem 600 l/h e 2217 1000 l/h. Mesmo que regules para menos o 2217 com as torneiras, será necessário sincronizar os débitos na perfeição. Se o 1º filtro estiver mais forte que o 2º, este tenderá a ver a sua turbina "forçada" a trabalhar mais. Dado a torneira do 2217 estar ligeiramente fechada para reduzir o seu fluxo e acompanhar o 2236 é capaz de haver fugas por pressão a mais. Se o 2º filtro estiver mais forte que o 1º, este será "esvaziado e vai-se formar um efeito de vácuo dentro dos dois. É assim que estou a visualizar as coisas, mas pode ser que me engane por completo. É uma questão de experimentar. Cumps. Exacto. Não me parece boa idéia meter estes filtros em série... abx Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
mlaurisoa Publicado: Março 15, 2008 Publicado: Março 15, 2008 bons dias podes colocar os filtros a trabalhar em serie e podes colocar na posiçao que quiseres o mais potente primeiro ou vice versa. so tens e que desligar um deles da corrente electrica na minha modesta opiniao colocaria a mais potente a funcionar desligando o outro da corrente electrica. mlaurisoa Citar
João Faria Publicado: Março 15, 2008 Publicado: Março 15, 2008 Boas, Assim sim, nada do que eu disse se passará. Esse problema está resolvido. Apenas me pergunto qual será o débito final dos 1000 l/h após passar por tantas matértias filtrantes a opor resistência. Mais uma vez é uma questão de experimentar. Fiquei com curiosidade. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
DiogoT Publicado: Março 15, 2008 Autor Publicado: Março 15, 2008 Boas,Tem em atenção a diferença de débito de um para o outro. Se não me engano, o 2236 tem 600 l/h e 2217 1000 l/h. Mesmo que regules para menos o 2217 com as torneiras, será necessário sincronizar os débitos na perfeição. Se o 1º filtro estiver mais forte que o 2º, este tenderá a ver a sua turbina "forçada" a trabalhar mais. Dado a torneira do 2217 estar ligeiramente fechada para reduzir o seu fluxo e acompanhar o 2236 é capaz de haver fugas por pressão a mais. Se o 2º filtro estiver mais forte que o 1º, este será "esvaziado e vai-se formar um efeito de vácuo dentro dos dois. É assim que estou a visualizar as coisas, mas pode ser que me engane por completo. É uma questão de experimentar. Cumps. Por acaso não me tinha lembrado disso.. Mas a minha idea era mais a que o mlaurisoa descreveu aí. Deixava o Classic 2217 a funcionar e desligava o Ecco. Assim a potencia da bomba ficava na saída dos filtros. Mas como disse o Tilapia é uma questão de experimentar Obrigado Citar
DiogoT Publicado: Março 15, 2008 Autor Publicado: Março 15, 2008 Boas,Assim sim, nada do que eu disse se passará. Esse problema está resolvido. Apenas me pergunto qual será o débito final dos 1000 l/h após passar por tantas matértias filtrantes a opor resistência. Mais uma vez é uma questão de experimentar. Fiquei com curiosidade. Cumps. Vai baixar a débito final concerteza Agora vamos ver é quanto.. Eu depois de por isto a funcionar digo como é que ficou em relação a quando só tinha o Ecco (600 l/h) Também não me interessa ter um débito muito elevado porque é para Discus.. Citar
João Faria Publicado: Março 15, 2008 Publicado: Março 15, 2008 Certo. E com essas matérias filtrantes todas estás com certeza bem servido a nível mecânico e biológico. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
DiogoT Publicado: Março 15, 2008 Autor Publicado: Março 15, 2008 Certo. E com essas matérias filtrantes todas estás com certeza bem servido a nível mecânico e biológico.Cumps. Também me parece que sim O Ecco é mais prático de fazer a manutenção e por isso vai ficar a funcionar como pré-filtro só com esponjas. E o Classic vai ficar atestado de Eheim Substract Pro Citar
aalmeida Publicado: Março 17, 2008 Publicado: Março 17, 2008 Isto parece-me uma boa ideia. Eu tenho um 2217 e custa-me bastante ter de o abrir para o limpar. Comprei umas torneiras recentemente mas não o voltei a abrir (espero que seja mais facil agora). Mas com este sistema parece-me que ainda seria melhor. Até seria possivel retirar o "pre-filtro" e manter sempre o filtro biologico a funcionar... Citar
DiogoT Publicado: Março 18, 2008 Autor Publicado: Março 18, 2008 Isto parece-me uma boa ideia. Eu tenho um 2217 e custa-me bastante ter de o abrir para o limpar. Comprei umas torneiras recentemente mas não o voltei a abrir (espero que seja mais facil agora). Mas com este sistema parece-me que ainda seria melhor. Até seria possivel retirar o "pre-filtro" e manter sempre o filtro biologico a funcionar... A idea é essa Ainda não montei isto porque não encontrei o tal redutor.. Hoje vou tentar na Aquaplante Citar
DiogoT Publicado: Março 20, 2008 Autor Publicado: Março 20, 2008 Finalmente já está tudo montado :D O débito final com a bomba do Ecco a funcionar sozinha parece-me rigorosamente o mesmo de quando não estava lá o Classic..=S Parece que não influencia muito.. Se ligar antes a bomba do Classic aí o débito é muito superior! Feito banana rock Obrigado Citar
J_Rosado Publicado: Abril 18, 2008 Publicado: Abril 18, 2008 Então como tem corrido a experiência? Recomendas ? Citar A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
DiogoT Publicado: Abril 18, 2008 Autor Publicado: Abril 18, 2008 Então como tem corrido a experiência? Recomendas ? Até agora 5 estrelas :D Parece-me ter muitas vantagens pois teoricamente só precisas de fazer manutenção ao pré-filtro mantendo a parte biológica intacta, tens dois débitos diferentes conforme a convêniencia e ficas sempre com uma bomba de reserva caso a outra se avarie. Eu estou satisfeito mas também tenho isto há pouco tempo e ainda não fiz nenhuma manutenção.. Mas acho que posso recomendar :D Agora não convém mesmo ligar os 2 filtros ao mesmo tempo caso o débito não seja o mesmo! Eu tive que esperimentar claro.....=P Liguei o Classic durante um bocado com o Ecco também a trabalhar para ver o que acontecia.. depois desliguei novamente o Classic e ficou só o Ecco que praticamente não funcionava! =O desliguei também o Ecco e esperei uns minutos.. Liguei novamente e estava a funcionar como novo =) O que é certo é que não volto a repetir a proeza! Ou um ou outro Citar
Recommended Posts