Ecco 2236 em série com Classic 2217


Recommended Posts

Boas!

 

Comprei ontem um Eheim Classic 2217 e queria liga-lo em série com um Eheim Ecco 2236 que já cá tenho em casa.

A idea era fazer agua passar primeiro pelo Ecco e depois seguir para o Classic.

 

O problema é que o tubo de entrada do Classic é de 16/22mm. Diferente da saída do Ecco que é 12/16mm.. Existe alguma maneira pratica de fazer esta ligaçao?

 

A outra idea era trocar a ordem e meter o classic primeiro já que o seu tubo de saída também é 12/16mm como o Ecco. Mas eu preferia ligar primeiro o ecco..

 

Se me puderem ajudar.. :D

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

creio não estar muito enganado mas

se uma tem entrada de mangueira de 16 ate 22 mm

a outra tem saida de 12 ate 16 mm

uma mangueira de 16mm dá para os dois.

 

talvez esteja a dizer uma barbaridade. :D

 

ou então quase de certesa que existem ligaões redutoras de 12/16 para 16/22mm

cumprimentos

gallery_16085_439_2915.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tem em atenção a diferença de débito de um para o outro. Se não me engano, o 2236 tem 600 l/h e 2217 1000 l/h. Mesmo que regules para menos o 2217 com as torneiras, será necessário sincronizar os débitos na perfeição.

 

Se o 1º filtro estiver mais forte que o 2º, este tenderá a ver a sua turbina "forçada" a trabalhar mais. Dado a torneira do 2217 estar ligeiramente fechada para reduzir o seu fluxo e acompanhar o 2236 é capaz de haver fugas por pressão a mais.

Se o 2º filtro estiver mais forte que o 1º, este será "esvaziado e vai-se formar um efeito de vácuo dentro dos dois.

 

É assim que estou a visualizar as coisas, mas pode ser que me engane por completo. É uma questão de experimentar.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tem em atenção a diferença de débito de um para o outro. Se não me engano, o 2236 tem 600 l/h e 2217 1000 l/h. Mesmo que regules para menos o 2217 com as torneiras, será necessário sincronizar os débitos na perfeição.

 

Se o 1º filtro estiver mais forte que o 2º, este tenderá a ver a sua turbina "forçada" a trabalhar mais. Dado a torneira do 2217 estar ligeiramente fechada para reduzir o seu fluxo e acompanhar o 2236 é capaz de haver fugas por pressão a mais.

Se o 2º filtro estiver mais forte que o 1º, este será "esvaziado e vai-se formar um efeito de vácuo dentro dos dois.

 

É assim que estou a visualizar as coisas, mas pode ser que me engane por completo. É uma questão de experimentar.

Cumps.

 

 

Exacto.

Não me parece boa idéia meter estes filtros em série...

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons dias

 

 

podes colocar os filtros a trabalhar em serie

e podes colocar na posiçao que quiseres

o mais potente primeiro ou vice versa.

so tens e que desligar um deles da corrente electrica

na minha modesta opiniao colocaria a mais potente a funcionar

desligando o outro da corrente electrica.

 

 

mlaurisoa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Assim sim, nada do que eu disse se passará. Esse problema está resolvido.

Apenas me pergunto qual será o débito final dos 1000 l/h após passar por tantas matértias filtrantes a opor resistência.

Mais uma vez é uma questão de experimentar. Fiquei com curiosidade.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tem em atenção a diferença de débito de um para o outro. Se não me engano, o 2236 tem 600 l/h e 2217 1000 l/h. Mesmo que regules para menos o 2217 com as torneiras, será necessário sincronizar os débitos na perfeição.

 

Se o 1º filtro estiver mais forte que o 2º, este tenderá a ver a sua turbina "forçada" a trabalhar mais. Dado a torneira do 2217 estar ligeiramente fechada para reduzir o seu fluxo e acompanhar o 2236 é capaz de haver fugas por pressão a mais.

Se o 2º filtro estiver mais forte que o 1º, este será "esvaziado e vai-se formar um efeito de vácuo dentro dos dois.

 

É assim que estou a visualizar as coisas, mas pode ser que me engane por completo. É uma questão de experimentar.

Cumps.

 

Por acaso não me tinha lembrado disso.. Mas a minha idea era mais a que o mlaurisoa descreveu aí. Deixava o Classic 2217 a funcionar e desligava o Ecco. Assim a potencia da bomba ficava na saída dos filtros.

 

Mas como disse o Tilapia é uma questão de experimentar :)

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Assim sim, nada do que eu disse se passará. Esse problema está resolvido.

Apenas me pergunto qual será o débito final dos 1000 l/h após passar por tantas matértias filtrantes a opor resistência.

Mais uma vez é uma questão de experimentar. Fiquei com curiosidade.

Cumps.

 

Vai baixar a débito final concerteza :P Agora vamos ver é quanto.. Eu depois de por isto a funcionar digo como é que ficou em relação a quando só tinha o Ecco (600 l/h)

 

Também não me interessa ter um débito muito elevado porque é para Discus.. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo. E com essas matérias filtrantes todas estás com certeza bem servido a nível mecânico e biológico.

Cumps.

 

Também me parece que sim :P O Ecco é mais prático de fazer a manutenção e por isso vai ficar a funcionar como pré-filtro só com esponjas. E o Classic vai ficar atestado de Eheim Substract Pro :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto parece-me uma boa ideia. Eu tenho um 2217 e custa-me bastante ter de o abrir para o limpar. Comprei umas torneiras recentemente mas não o voltei a abrir (espero que seja mais facil agora). Mas com este sistema parece-me que ainda seria melhor. Até seria possivel retirar o "pre-filtro" e manter sempre o filtro biologico a funcionar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto parece-me uma boa ideia. Eu tenho um 2217 e custa-me bastante ter de o abrir para o limpar. Comprei umas torneiras recentemente mas não o voltei a abrir (espero que seja mais facil agora). Mas com este sistema parece-me que ainda seria melhor. Até seria possivel retirar o "pre-filtro" e manter sempre o filtro biologico a funcionar...

 

A idea é essa ;) Ainda não montei isto porque não encontrei o tal redutor.. Hoje vou tentar na Aquaplante :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente já está tudo montado :D

 

O débito final com a bomba do Ecco a funcionar sozinha parece-me rigorosamente o mesmo de quando não estava lá o Classic..=S Parece que não influencia muito..

 

Se ligar antes a bomba do Classic aí o débito é muito superior!

 

Feito banana rock

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Então como tem corrido a experiência?

 

Recomendas ?

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então como tem corrido a experiência?

 

Recomendas ?

 

Até agora 5 estrelas :D

 

Parece-me ter muitas vantagens pois teoricamente só precisas de fazer manutenção ao pré-filtro mantendo a parte biológica intacta, tens dois débitos diferentes conforme a convêniencia e ficas sempre com uma bomba de reserva caso a outra se avarie.

 

Eu estou satisfeito mas também tenho isto há pouco tempo e ainda não fiz nenhuma manutenção.. Mas acho que posso recomendar :D

 

Agora não convém mesmo ligar os 2 filtros ao mesmo tempo caso o débito não seja o mesmo!

Eu tive que esperimentar claro.....=P Liguei o Classic durante um bocado com o Ecco também a trabalhar para ver o que acontecia.. depois desliguei novamente o Classic e ficou só o Ecco que praticamente não funcionava! =O desliguei também o Ecco e esperei uns minutos.. Liguei novamente e estava a funcionar como novo =) O que é certo é que não volto a repetir a proeza! Ou um ou outro ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.