eSHa 2000


Aqua T

Recommended Posts

Ola

 

Comprei o eSHa 2000 para tratar um aquário onde ainda está presente hidropsia (ainda hoje morreu uma guppy). As minhas duvidas são:

 

1 - Antes do eSHa 2000 eu estava a usar uns medicamentos da sera, coloquei hoje carvão no filtro para os retirar. Quanto tempo devo esperar até poder usar o eSHa?

 

2 - Eu vou aplicar o tratamento no aquário todo para ver se dou cabo da doença de vez, tenho de desligar as luzes ou algo assim?

 

3 - Nas instruções diz para usar durante 3 dias, após esses 3 devo continuar ou esperar uns dias e fazer outra vez?

 

4 - Quando for retirar o eSHa 2000 da água com carvão, posso uzar o mesmo carvão que usei para retirar os produtos da sera?

 

5 - Ter sera phosvec granulat no filtro não vai afectar nada pois não?

 

6 - Há algum risco de o eSHa me dar cabo das plantas ou das bactérias boas do filtro?

 

Desculpem tantas perguntas mas é a 1ª vez que uso este produto.

O aquário deve ter cerca de 54l efectivos.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oissss T

 

 

Comprei o eSHa 2000 para tratar um aquário onde ainda está presente hidropsia (ainda hoje morreu uma guppy). As minhas duvidas são:

 

-hidopsia nao vai la com esha 2000 so com antibiotico

 

1 - Antes do eSHa 2000 eu estava a usar uns medicamentos da sera, coloquei hoje carvão no filtro para os retirar. Quanto tempo devo esperar até poder usar o eSHa?

 

nunca se deve misturar medicamentos a não ser que seja prescrito pela marca como e o caso do esha200 e o esha exit, no caso de marcas diferentes deve-se ter muita certeza doque se esta a fazer.

 

3 - Nas instruções diz para usar durante 3 dias, após esses 3 devo continuar ou esperar uns dias e fazer outra vez?

 

la diz para usar 3 dias se os simtomas se manterem pode-se fazer mais um tratamento, também diz que para gh baixos deve-se usar o dobro da dose (isto esta tudo descrito na bula do medicamento)

 

eu faço o tratamento diferente (tem dado resultado) 1ª dia o dobro da dose 2ª,3ªe 4ª a dose da bula, adiciono mais um dia o que evita (geralmente ) um segundo tratamento.

 

4 - Quando for retirar o eSHa 2000 da água com carvão, posso uzar o mesmo carvão que usei para retirar os produtos da sera?

 

o esha não é necessário retirar com carvão uma mudança de agua de 50% e suficiente. mas se quiseres tirar com carvão podes usar o mesmo que usaste para a sera, mas atenção o carvão quando fica saturado liberta todos os produtos que ja retirou da agua por isso tem de se ter em atenção o tempo de uso do carvão.

 

5 - Ter sera phosvec granulat no filtro não vai afectar nada pois não?

 

nao si nunca usei sera phosvec granulat

 

6 - Há algum risco de o eSHa me dar cabo das plantas ou das bactérias boas do filtro?

nao

 

 

abraço jp

"Do, or do not. There is no try."

Mestre Yoda

 

Joaquim Paulino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Até agora não está mais nenhum peixe doente o eSHa e mais para retirar os parasitas da água.

Segundo o que ja li em muitos foruns incluindo este é que o eSHa 2000 tem muito bons resultados com hidropsia e outras doenças, inclusive ja li um exerto de uma noticia numa revista de aquáriofilia relativamente ao eSha 2000 e a hidropsia.

 

O carvão foi activado ontem.

 

Eu ja sei que não se deve misturar os medicamentos foi por isso que coloquei o carvão, eu queria +e saber quanto tempo tenho de esperar para ter a certeza que o carvão removeu todos os medicamentos da sera que la estavam. Hoje vou fazer uma tpa de cerca de 25%.

 

Queria tambem saber, para alem das outras duvidas, se depois de curar a doença e retirar o eSHa com carvão, quanto tempo tenho de esperar para poder colocar o sera fishtamin.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

1)- Normalmente costumo esperar 24 horas para o carvão activo retirar um medicamento. Não tenho tido problemas até agora.

 

2)- Desligar as luzes parece-me desnecessário.

 

3)-5)- Aqui não te posso ajudar visto que não usei nenhum destes 2 produtos. Utiliza a ajuda do tafa.jp. Se não quiseres esperar mais por ajuda no que diz respeito ao Phosvec Granulat, tira-o para jogares pelo seguro. Mais vale fosfatos a mais (e talvez verdete) que adiar o tratamento.

 

4)- É verdade, o carvão activo tem uma capacidade limite de adsorpção a partir do qual já não actua, ou liberta parte do que absorveu. Já tenho usado 2 vezes o mesmo carvão activo sem problemas. Só não usei mais vezes para não arriscar. Se também não quiseres arriscar, usa outro.

 

6)- Todos os medicamentos perturbam a colónia de bactérias nitrificantes, uns mais que outros. Se quiseres verifica os níveis de amónia durante e logo após o tratamento.

 

A hidropsia não é uma doença em si. É um sintoma de uma de muitas doenças possíveis em que o organismo já não consegue eliminar os líquidos (ascite). O uso de antibióticos ou não terá a ver com a causa da hidropsia em si.

Cumps.

 

P.S.: também li esse artigo sobre o eSHa 2000 e hidropsia. Não tens nada a perder.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado pela ajuda Tilapatia e tafa.jp.

 

Vou usar a dose normal do tratamento (3 dias) e o mesmo carvão visto que dura 6 semanas depois de ser activado. Por precaução vou tambem reitirar o phosvec granulat. Vou esperar dois dias para usar o eSHa, so por precaução "mais vale prevenir do que remediar".

 

P.S. Sim a hidropsia é um conjunto de várias doenças, mas quando o peixe demonstra que está infectado os sintomas são sempre os mesmos (feses viscosas, inchaço da barriga e olhos, escamas levantadas, etc) daí a eu referir-me à hidropsia como um conjunto.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma coisa, nas instruções diz que causa um mínimo de desconforto nos peixes, não irá prejudicar os peixes que (aparentemente) não estão doentes?

 

Cumps

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se o eSHa 2000 for semelhante a outros medicamentos para os mesmos efeitos, então não deverá fazer mal. Creio que o desconforto a que se referem poderá estar ligado a uma ligeira diminuição no tamanho da colónia de bactérias e respectivo aumento de NH3 e NO2. Esse aumento será muito ligeiro e não preocupante. Penso que seja isso. Tenho essa experiência no Ektol Fluid da JBL.

 

Atenção ao carvão activo. Dizes que dura 6 semanas mas isso depende do que tiver adsorvido. Pequenas quantidades de químicos todos os dias podem até prolongar-lhe a vida por bem mais tempo. Já com medicamento na água podemos estar a encurtar drásticamente esse período. Por isso eu não uso mais de 2 vezes. Poderá ser que até dure mais, mas não 6 semanas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma coisa, há algum perigo em usar sera aquatan e nitrivec na água nova das tpas enquanto estiver a usar o eSHa 2000?

 

P.S. Tilapatia não sei se querem dizer nas instruções com o que absorve ou sem absorver nada, mas parece-me que o mais logico é mesmo estando a absorver. Eles dizem que dura cerca de 6 semanas, e efectivamente, até à pouco tempo eu usava sempre carvão no filtro (exepto quando usava remédios) e eu so o mudava a cada mês e pareia-me tudo bem. Podes ler tu mesma aqui.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu não disse "sem absorver nada". O carvão activo está sempre a absorver dado que existem sempre químicos em suspensão na água e claro, micro-algas que também ficam presas no carvão esgotando-lhe tempo de vida. Ao por-se um medicamento estaremos a aumentar drásticamente a quantidade de químicos a absorver. Isso poderá reduzir o tempo antes de esgotar.

Na Sera dizem para aumentar a quantidade de carvão após um tratamento com medicamento. Interpreto isso como uma forma de não encurtar esse prazo de 6 semanas.

 

O Aquatan pode e deve ser usado depois das TPAs com água da torneira. O Nitrivec também convém para repor as bactérias perdidas com o uso do eSHa 2000.

Cumps.

 

P.S.: disseste "podes ler tu mesma aqui". Vou considerar isso uma gralha. :drinking:

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu não disse "sem absorver nada". O carvão activo está sempre a absorver dado que existem sempre químicos em suspensão na água e claro, micro-algas que também ficam presas no carvão esgotando-lhe tempo de vida. Ao por-se um medicamento estaremos a aumentar drásticamente a quantidade de químicos a absorver. Isso poderá reduzir o tempo antes de esgotar.

Na Sera dizem para aumentar a quantidade de carvão após um tratamento com medicamento. Interpreto isso como uma forma de não encurtar esse prazo de 6 semanas.

 

O Aquatan pode e deve ser usado depois das TPAs com água da torneira. O Nitrivec também convém para repor as bactérias perdidas com o uso do eSHa 2000.

Cumps.

 

P.S.: disseste "podes ler tu mesma aqui". Vou considerar isso uma gralha.

 

Sim eu sei que o aquatan e o nitrivec podem e devem, ser usado nas tpas, eu uso sempre na água nova, mas eu queria é saber se faz mal usar-los ao mesmo tempo que o eSha para o caso de quando for fazer uma tpa, não fazerr asneira...

 

P.S: Pesso desculpa, os teclados agora escrevem "a" em ves de "o", eheheh... :onfire:

 

Cumps

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu queria é saber se faz mal usar-los ao mesmo tempo que o eSha para o caso de quando for fazer uma tpa, não fazerr asneira...

 

Podes usá-los à vontade.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.