pedrom2 Publicado Março 14, 2008 Publicado Março 14, 2008 Olá, estou a começar lentamente e com muita paciência, mas estou agora com uma dúvida. Preciso de comprar uma calha de iluminação e de um filtro. O Aquário é de 100cm da Aquapor Dos filtros não sei que marca comprar, já que vi um Fluval por cerca de 80€, enquanto o Enheim que dá para o meu aquário embora seja ligeiramente mais barato tinha de comprar um material filtrante que o encarecia em 30€. No entanto, de aspecto (para um leigo como eu) o Fluval parece ser melhor, no entanto acho que não é assim, correcto? A grande questão, no entanto prende-se com as calhas de iluminação. Pretendo colocar plantas (mudei de opinião depois de vos ouvir), e para isto preciso de boa luz. Acontece que na loja a calha de 100cm (daquelas que ficam a uma distancia do vidro) com três lâmpadas (e com a possibilidade de acender apenas uma) pediram-me 130€. É possível arranjar mais barato noutras lojas? Bem sei que a luz é muito importante para a saúde das plantas, e não quero comprar algo que acabe por destruir aquilo que depois vou comprar. Portanto, se me indicassem qual o tipo de iluminação, preço e já agora lojas em Lisboa, agradecia muito. Citar
RomKnight Publicado: Março 14, 2008 Publicado: Março 14, 2008 Convinha dizeres as medidas do aquário para se saber o volume de água que ele leva e depois podemos opinar sobre o filtro já que este deve ser comprado em função do volume que tem que filtrar e não pelo preço... Quanto a iluminação, se queres barato há por ai (e acho que por aqui) tutoriais DYI de calhas. Quanto a lâmpadas e plantas, na zona de Lisboa acho que te aconselho a Ruimar (www.ruimar.pt). Foi a loja que mais me impressionou quando tinha o meu antigo aquário e andei à procura de lâmpadas e plantas (e relativamente perto ). Sempre estiveram prontos a ajudar-me quando lá fui e nunca tive conhecimento de queixa e certamente eu não tenho nenhuma razão para não recomendar. Já não vou lá há muito tempo em virtude de estar sem aquário há (demasiado) tempo mas não creio que a qualidade descesse até porque muito em breve vou lá dar um pulinho novamente precisamente por causa de luzes Citar
pedrom2 Publicado: Março 14, 2008 Autor Publicado: Março 14, 2008 Convinha dizeres as medidas do aquário para se saber o volume de água que ele leva e depois podemos opinar sobre o filtro já que este deve ser comprado em função do volume que tem que filtrar e não pelo preço... Quanto a iluminação, se queres barato há por ai (e acho que por aqui) tutoriais DYI de calhas. Quanto a lâmpadas e plantas, na zona de Lisboa acho que te aconselho a Ruimar (www.ruimar.pt). Foi a loja que mais me impressionou quando tinha o meu antigo aquário e andei à procura de lâmpadas e plantas (e relativamente perto ). Sempre estiveram prontos a ajudar-me quando lá fui e nunca tive conhecimento de queixa e certamente eu não tenho nenhuma razão para não recomendar. Já não vou lá há muito tempo em virtude de estar sem aquário há (demasiado) tempo mas não creio que a qualidade descesse até porque muito em breve vou lá dar um pulinho novamente precisamente por causa de luzes Neste momento não consigo com rigor dizer as medidas, apenas quando chegar a casa o poderei fazer. Sei que dá para cerca de 120l. Relativamente ao preço que referi da calha e das 3 lâmpadas, acham que é muito? não sei qual a marca, disseram-me era que seria a melhor solução para ter plantas saudáveis. Quando comprei o aquário não esperava ver estes valores, no entanto preferi comprar apenas o aquário pois tive um amigo meu que me disse que os aquários vendidos já com o material pronto a funcionar, por norma são de fraca qualidade. Aliás, a calha de que falo é totalmente diferente daquelas que costumo ver que ficam apoiadas sobre o vidro, esta é suspensa. Citar
RomKnight Publicado: Março 17, 2008 Publicado: Março 17, 2008 Neste momento não consigo com rigor dizer as medidas, apenas quando chegar a casa o poderei fazer. Sei que dá para cerca de 120l. Relativamente ao preço que referi da calha e das 3 lâmpadas, acham que é muito? não sei qual a marca, disseram-me era que seria a melhor solução para ter plantas saudáveis. Quando comprei o aquário não esperava ver estes valores, no entanto preferi comprar apenas o aquário pois tive um amigo meu que me disse que os aquários vendidos já com o material pronto a funcionar, por norma são de fraca qualidade. Aliás, a calha de que falo é totalmente diferente daquelas que costumo ver que ficam apoiadas sobre o vidro, esta é suspensa. Regra geral, o filtro quanto maior, MELHOR mas deve filtrar pelo menos 3x o volume do aquário por hora. Como só referiste a marca, posso dizer-te que Eheim nunca me deixou mal, mas que também nunca usei outra Quanto às luzes para plantados tens que ter em conta que as plantas são como os peixes e cada uma tem sua necessidade. A secção de Plantas é a mais apropriada para pedir ajuda. As calhas, são regra geral carotas (minha opinião) mas como te disse é só procurar instrucções do tipo "faça você mesmo" que sai muito mais barato. Também deves procurar por várias lojas e talvez outro tipo de calha que possa sair mais em conta. A qualidade da lâmpada que usares é a mesma não interessa se a calha é em ouro ou em madeira Citar
Recommended Posts