Já tenho o Aqua, agora que iluminação e filtro comprar?


Recommended Posts

Olá, estou a começar lentamente e com muita paciência, mas estou agora com uma dúvida.

 

Preciso de comprar uma calha de iluminação e de um filtro. O Aquário é de 100cm da Aquapor

 

Dos filtros não sei que marca comprar, já que vi um Fluval por cerca de 80€, enquanto o Enheim que dá para o meu aquário embora seja ligeiramente mais barato tinha de comprar um material filtrante que o encarecia em 30€. No entanto, de aspecto (para um leigo como eu) o Fluval parece ser melhor, no entanto acho que não é assim, correcto?

 

A grande questão, no entanto prende-se com as calhas de iluminação. Pretendo colocar plantas (mudei de opinião depois de vos ouvir), e para isto preciso de boa luz. Acontece que na loja a calha de 100cm (daquelas que ficam a uma distancia do vidro) com três lâmpadas (e com a possibilidade de acender apenas uma) pediram-me 130€.

 

É possível arranjar mais barato noutras lojas? Bem sei que a luz é muito importante para a saúde das plantas, e não quero comprar algo que acabe por destruir aquilo que depois vou comprar.

 

Portanto, se me indicassem qual o tipo de iluminação, preço e já agora lojas em Lisboa, agradecia muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convinha dizeres as medidas do aquário para se saber o volume de água que ele leva e depois podemos opinar sobre o filtro já que este deve ser comprado em função do volume que tem que filtrar e não pelo preço...

 

Quanto a iluminação, se queres barato há por ai (e acho que por aqui) tutoriais DYI de calhas.

 

Quanto a lâmpadas e plantas, na zona de Lisboa acho que te aconselho a Ruimar (www.ruimar.pt). Foi a loja que mais me impressionou quando tinha o meu antigo aquário e andei à procura de lâmpadas e plantas (e relativamente perto :blush: ). Sempre estiveram prontos a ajudar-me quando lá fui e nunca tive conhecimento de queixa e certamente eu não tenho nenhuma razão para não recomendar.

 

Já não vou lá há muito tempo em virtude de estar sem aquário há (demasiado) tempo mas não creio que a qualidade descesse até porque muito em breve vou lá dar um pulinho novamente precisamente por causa de luzes :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convinha dizeres as medidas do aquário para se saber o volume de água que ele leva e depois podemos opinar sobre o filtro já que este deve ser comprado em função do volume que tem que filtrar e não pelo preço...

 

Quanto a iluminação, se queres barato há por ai (e acho que por aqui) tutoriais DYI de calhas.

 

Quanto a lâmpadas e plantas, na zona de Lisboa acho que te aconselho a Ruimar (www.ruimar.pt). Foi a loja que mais me impressionou quando tinha o meu antigo aquário e andei à procura de lâmpadas e plantas (e relativamente perto :) ). Sempre estiveram prontos a ajudar-me quando lá fui e nunca tive conhecimento de queixa e certamente eu não tenho nenhuma razão para não recomendar.

 

Já não vou lá há muito tempo em virtude de estar sem aquário há (demasiado) tempo mas não creio que a qualidade descesse até porque muito em breve vou lá dar um pulinho novamente precisamente por causa de luzes :)

 

Neste momento não consigo com rigor dizer as medidas, apenas quando chegar a casa o poderei fazer. Sei que dá para cerca de 120l.

 

Relativamente ao preço que referi da calha e das 3 lâmpadas, acham que é muito? não sei qual a marca, disseram-me era que seria a melhor solução para ter plantas saudáveis.

 

Quando comprei o aquário não esperava ver estes valores, no entanto preferi comprar apenas o aquário pois tive um amigo meu que me disse que os aquários vendidos já com o material pronto a funcionar, por norma são de fraca qualidade. Aliás, a calha de que falo é totalmente diferente daquelas que costumo ver que ficam apoiadas sobre o vidro, esta é suspensa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento não consigo com rigor dizer as medidas, apenas quando chegar a casa o poderei fazer. Sei que dá para cerca de 120l.

 

Relativamente ao preço que referi da calha e das 3 lâmpadas, acham que é muito? não sei qual a marca, disseram-me era que seria a melhor solução para ter plantas saudáveis.

 

Quando comprei o aquário não esperava ver estes valores, no entanto preferi comprar apenas o aquário pois tive um amigo meu que me disse que os aquários vendidos já com o material pronto a funcionar, por norma são de fraca qualidade. Aliás, a calha de que falo é totalmente diferente daquelas que costumo ver que ficam apoiadas sobre o vidro, esta é suspensa.

 

Regra geral, o filtro quanto maior, MELHOR :smile2: mas deve filtrar pelo menos 3x o volume do aquário por hora. Como só referiste a marca, posso dizer-te que Eheim nunca me deixou mal, mas que também nunca usei outra :shock:

 

Quanto às luzes para plantados tens que ter em conta que as plantas são como os peixes e cada uma tem sua necessidade. A secção de Plantas é a mais apropriada para pedir ajuda.

 

As calhas, são regra geral carotas (minha opinião) mas como te disse é só procurar instrucções do tipo "faça você mesmo" que sai muito mais barato. Também deves procurar por várias lojas e talvez outro tipo de calha que possa sair mais em conta. A qualidade da lâmpada que usares é a mesma não interessa se a calha é em ouro ou em madeira :wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.