Fluxo de filtragem


Recommended Posts

Andava na net a pesquisar sobre várias técnicas para baixar os nitratos e por entre mangais e resinas deparei-me com os reactores nitrificantes.

O que me chamou a atenção foi que para estes reactores funcionarem correctamente devem ter um caudal bastante lento, penso que seja devido às concentrações de oxigénio que têm de ser baixas para que as bactérias nitrificantes "trabalhem" correctamente.

 

E a minha questão é a seguinte:

banana rock Será que um filtro com o fluxo de água elevado, apesar de melhorar consideravelmente a filtragem mecânica, poderá prejudicar a filtragem biológica?

 

Cumprimentos,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parece-me ser o contrário. A filtragem biológica mais importante consiste na eliminação de amónia e nitritos, 2 substâncias tóxicas. Para tal necessitamos de bactérias que precisam de muito oxigénio.

 

Os nitratos, último produto do ciclo do azoto é efectivamente consumido por bactérias anaeróbias (que não gostam de O2) mas dada a sua relativa inocuidade para os peixes podem perfeitamente ter os seus valores diminuídos através das TPAs que já devemos fazer regularmente, também com o objectivo de impedir a água do aquário de acidificar demasiado.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente agora não consigo encontrar o artigo que li na net.

Mas se não me engano (é o mais provável), eles diziam que as bactérias na falta de oxigénio se voltavam para as moléculas de amónia (ou de qualquer outro composto do ciclo) em busca de iões de oxigénio e que era essa reacção que os desnitrificadores precisam para funcionar correctamente...

 

A dúvida instalou-se porque tenho uma maternidade que tem um filtro de mochila que daria para um com 10X a sua capacidade. E apesar de ele estar no máximo, os nitritos continuam a acumular-se.

 

Desde já agradeço a ajuda da malta que percebe de química e dos ciclos químicos nos aquários.

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

apesar do filtro se muito superior a litragem do aqua podes ter alguma zona com falta de circulação causando aumento de nitritos.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Da amónia não é com certeza já que a amónia é NH3: azoto e hidrogénio. Quanto à necessidade de O2, não te sei acrescentar mais do que já disse. Só posso repetir que só as que consomem nitratos (relativamente inofensivos em valores baixos) é que não querem O2, logo é necessário oxigénio para as etapas amónia e nitritos do ciclo do azoto.

 

No caso da tua maternidade, há quanto tempo tens o filtro a funcionar? As bactérias que consomem nitritos demoram bastante tempo a aparecer.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maternidade já está em funcionamento há mais de 6 meses, também é o meu aquário de camarões, dai a minha preocupação com os valores elevados.

 

Resumindo o que aqui se escreveu: quanto maior for o fluxo, melhor será a filtragem biológica caso não crie zonas de estagnação dentro do aquário.

 

Mas já agora, porque é que os reactores de desnitrificação têm que ter um fluxo de água gota-a-gota e não uma super bomba com um fluxo de água estonteante?

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O segredo do gota-a-gota não está no fluxo mas sim na oxigenação. O material de filtragem biológica encontra-se exposto ao ar. Estas bactérias bem que agradecem uma percentagem de O2 como a existente no ar, bem superior à da água.

 

Não encontro explicação aparente para esses valores elevados de nitritos. TPAs para baixar e eventualmente adicção de bactérias para restabelecer a colónia de bactérias. Por qualquer motivo está desequilibrada.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andava na net a pesquisar sobre várias técnicas para baixar os nitratos e por entre mangais e resinas deparei-me com os reactores nitrificantes.

O que me chamou a atenção foi que para estes reactores funcionarem correctamente devem ter um caudal bastante lento, penso que seja devido às concentrações de oxigénio que têm de ser baixas para que as bactérias nitrificantes "trabalhem" correctamente.

 

E a minha questão é a seguinte:

:arrow: Será que um filtro com o fluxo de água elevado, apesar de melhorar consideravelmente a filtragem mecânica, poderá prejudicar a filtragem biológica?

 

Cumprimentos,

Sérgio Costa

 

 

Respondendo à pergunta SIM. No entanto não tem a ver com o teor de oxigénio mas sim com o tempo de contacto entre a agua e as bactérias. Se a agua passar muito depressa por força do caudal ser grande as bactérias nã conseguem "trabalhar" as substãncias dissolvidas na agua com tanta eficácia.

Editado por andrejnr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou ter de discordar, óbviamente, pois existem filtros internos e externos com débitos na ordem das centenas e mesmo alguns milhares de litros/hora. Não se entenderia então como poderiam estes filtros ser suficientes para manter a amónia e os nitritos a 0 e a longo prazo.

 

As bactérias nitrificantes que se depositam nas superfícies do aquário (vidros, rochas, enfeites, etc.) são nitidamente insuficientes, pois se desligarmos o filtro, estes 2 valores começarão a subir em flecha até darem conta dos peixes ou nós darmos conta deles ligando de novo o filtro.

 

Também me parece ilógico que as marcas de aquariofilia insistam em vender matérias filtrantes para introduzir nos filtros para obtermos maior área de deposição de bactérias e mesmo matérias filtrantes que facilitam a oxigenação dentro do próprio filtro, como por exemplo as bio-balls.

 

Não contesto que com grandes débitos a água tenha um menor tempo de contacto con as bactérias. o que se passa é que a água passa várias vezes por hora por essas bactérias e de cada vez estará em contacto com uma área que pode atingir várias centenas de metros quadrados. De facto, a cerâmica mais simples pode ter 400 m2 por cada litro de volume e outros tipos de cerâmicas mais porosas podem chegar a 1500 m2 por litro .

 

De acordo com essa ideia, teríamos de ter filtros de fraco débito para ter uma boa filtragem biológica e vários de cada vez para compensar uma menos eficiente filtragem mecânica de cada um individualmente. Não é isso que se passa (e se pode medir objectivamente) na prática.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema deste aquário é ser muito pequeno, 20L, mas é um aquário de apoio.

O filtro deste aquário é um Eheim de cascata (é o Liberty 2041 que faz entre 220 a 570l/H :onfire:). Num dos seus compartimentos coloquei massas filtrantes porosas, em vez das esponjas que vêm originalmente, na esperança de conseguir rentabilizar melhor o filtro. (Não sei se fiz bem, mas já tenho visto outras pessoas a fazer o mesmo).

 

Apesar de tudo consegui baixar NO3 de 30 para 1, mas com TPAs de 25% quase todos os dias. Também comecei a adicionar bactérias para fortalecer o filtro.

 

Vou deixar o filtro no máximo para ver como é que ele e as bactérias se aguentam.

 

Se isto tudo não funcionar, estou a ponderar a colocação de resinas dentro do filtro.

Já agora, alguém me recomenda alguma marca? E quanto tempo duram as resinas?

 

Obrigado,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, comprei hoje BioNitratEx da JBL, que são umas saquetas com umas esferas que se colocam dentro do filtro assim mesmo.

 

Segundo as instruções é um processo biológico simples de eliminação segura de nitrato. As bolinhas, para além de servirem de suporte para as bactérias, também contêm nutrientes para que elas se desenvolvam.

Uma das coisas que eles também dizem é para não abrir o saco e usar mesmo assim, porque este limita a circulação de água, criando assim um ambiente pobre em oxigénio. Assim, as bactérias irão absorver o oxigénio das moléculas de nitrato, transformando o nitrato em nitrogénio gasoso.

 

Sinceramente espero que funcione, mas a minha dúvida ainda persiste, será que o fluxo excessivo no filtro prejudica a filtragem biológica?

 

Obrigado,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pelo que tenho lido o fluxo muito alto apenas projedica a decomposição dos nitratos, para os nitritos e a amonia é mais importante o oxigenio do que o elevado tempo da água em contacto com as bacterias.

 

uma vez que o mais importante a eliminar são mesmo a amonia e os nitritos, o fluxo elevado é benefico

 

espero ter ajudado

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, comprei hoje BioNitratEx da JBL, que são umas saquetas com umas esferas que se colocam dentro do filtro assim mesmo.

 

Segundo as instruções é um processo biológico simples de eliminação segura de nitrato. As bolinhas, para além de servirem de suporte para as bactérias, também contêm nutrientes para que elas se desenvolvam.

Uma das coisas que eles também dizem é para não abrir o saco e usar mesmo assim, porque este limita a circulação de água, criando assim um ambiente pobre em oxigénio. Assim, as bactérias irão absorver o oxigénio das moléculas de nitrato, transformando o nitrato em nitrogénio gasoso.

 

Sinceramente espero que funcione, mas a minha dúvida ainda persiste, será que o fluxo excessivo no filtro prejudica a filtragem biológica?

 

Obrigado,

Sérgio Costa

 

 

Boas,

Vamos ver então se resumidamente conseguimos entendermo-nos:

bactérias que consomem amónia - aeróbias> precisam de O2

bactérias que consomem nitritos - aeróbias> precisam de O2

bactérias que consomem nitratos - anaeróbias> não precisam de O2. Daí não abrir o saco. As restantes matérias filtrantes terão O2 para as outras bactérias.

 

São 3 tipos de bactérias para 3 substâncias das 3 etapas do ciclo do azoto.

 

Para que os níveis de amónia e nitritos (ambos tóxicos) se mantenham a 0 é necessário termos bactérias aeróbias que necessitam de muito oxigénio e logo filtros com muita oxigenação. Para eliminarmos os nitratos (inofensivos em baixos níveis) precisamos de bactérias anaeróbias. Estas quase não existem num aquário pois quase todo ,ou todo ele, é muito oxigenado.

Eliminamos então os nitratos através das habituais TPAs.

 

Quando devemos preocupar-nos com nitratos a mais. Para começar, como nutriente de micro-algas, os nitratos acima de 50 mg/l provocarão uma explosão destas (verdete ou água esverdeada).

Para serem tóxicos para os peixes teremos valores na ordem das centenas de mg/l.

 

Não confundir nitritos (tóxicos) com nitratos (num post anterior mencionaste nitritos). Com um valor de 30 mg/l (ou ppm) de nitritos nenhuma fauna estaria viva.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Tilapia com esta arromaste-me :crazyeyes:

Obrigado pela explicação, assim já percebo.

 

Já agora, na tua opinião, quais são os melhores materiais filtrantes para colocar no filtro?

 

Abraço,

Sérgio Costa

 

 

Boas,

Então porquê? No que puder ajudar ajudo. No que puder ser ajudado agradeço. É aliás isso que tem acontecido na maior parte do tempo que "passeio" neste forum: aprendo. :)

 

Para as matérias filtrantes biológicas (as mais importantes) uso cerâmica. Já usei Cermec da JBL que é a menos porosa. Actualmente uso uma mistura 50/50 de Cermec e Sintomec. Esta última é 3 vezes mais porosa mas desgasta-se mais depressa (6 meses diz a JBL; 9 ou 10 digo eu para jogar pelo seguro) e permite uma colónia de bactérias bem mais estável.

 

Como filtro mecânico uso, por esta ordem, esponja, lã de vidro e Symec Micro,. Esta última tem orifícios de 1/1000 milimetro, permitindo uma filtragem mecânica que faz com que pareça não haver água no aquário.

 

A filtragem química com carvão activo é controversa mas os melhores resultados obtidos na diminuição de micro-algas (depósitos de verdete) levou-me a usá-lo até encontrar o Symec Micro que o substituiu.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção! Dá-me a ideia que queres substituir o Symec normal por Micro. Não o faças. Coloca o Micro em último lugar da filtragem para que as impurezas mais grossas vão ficando retidas pelo caminho, ficando as mais finas para o Symec Micro.

Se tirares o Symec normal, a esponja, ou puseres o Micro antes de uma qualquer destas matérias filtrantes vais entupi-lo num instante.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Põe o Symec micro o mais perto possível da saída da água de maneira a que as impurezas vão ficando pelo caminho e só sobrem as mais finas para o Micro. Creio que nesse filtro é por cima que sai a água (?).

 

Quanto ao desgaste das cerâmicas, há alguma controvérsia à volta disso e há quem diga que as usa durante vários anos. Pessoalmente fiz há uns tempos a experiência de lavar todas as matérias filtrantes com água da torneira para deixar só as bactérias da cerâmica, isto ao fim de 1 ano de uso (prazo recomendado pelo fabricante). Acusou um "pico" de 0,05 mg/l. Passados 18 meses de uso, fiz novamente o mesmo e foi-me parar a 0,2 mg/l. Não é ainda grave para os níveis de pH que uso, mas demonstra uma pior capacidade de retenção de bactérias nas porosidades da cerâmica, por erosão. Dado o preço das cerâmicas e o prazo longo que duram, optei por trocá-las cada 1,5 vezes o prazo dado pelo fabricante.

As outras, esponjas, lã de vidro, vou lavando até se desfazerem. O Symec Micro não é lavável mas dá para recortar (parece um pano) várias vezes para cobrir o filtro. Tem 25x75 cms.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.