Aqua estabilizado


Monster pc

Recommended Posts

Boa noite amigos,

Até que por fim consegui estabilizar os valores do meu aqua :) , fiz TPAs periódicas acrescentei bácterias até conseguir os valores desejados ( devo continuar a acrescentar bacterias, e se o tiver de fazer, devo faze-lo directamente no filtro?) O meu aqua tem 33 cm altura, 30 cm largura, 60 cm comprimento com uma capacidade de 60 litros. Devo continuar a fazer TPAS de quanto em quanto tempo, e qual a quantidade de agua a mudar. Ja a gora a fauna sobrevivente :crazyeyes: são um limpa vidros, um gupy femea, tres neóns e tres peixinhos as quais na loja chamavam de falso neon ( não sei se estão correctos os nomes se não for peço desculpa pela ignorancia más como já disse em tópicos anteriores ainda estou um bocado fresh nisto, já agora gostaria de saber se posso acrescentar mais peixes ao aquário o deixar assim para não alterar os valores que tanto custou a obter. Mais uma questão e desculpem colocar tantas questões num tópico só mas o vidro da parte da frente do aquário está novamente a ficar verde igual que as pedras que tenho na parte da frente do aquario ( más é so na prte da frente com o resto não se passa nada) li num outro tópico colocado aqui no forum que os camarões seriam uma solução para as limpezas, devo colocar algum? e para terminar as algas estão a crescer muito como posso podalas???

Desculpem o enorme aglomerado de questões, más é que agora que consegui, não quero estragar.

Obrigado a todos os que aqui me ajudaram a salvar o meu Aqua, um abraço a todos e fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite amigos,

Até que por fim consegui estabilizar os valores do meu aqua :) , fiz TPAs periódicas acrescentei bácterias até conseguir os valores desejados ( devo continuar a acrescentar bacterias, e se o tiver de fazer, devo faze-lo directamente no filtro?) O meu aqua tem 33 cm altura, 30 cm largura, 60 cm comprimento com uma capacidade de 60 litros. Devo continuar a fazer TPAS de quanto em quanto tempo, e qual a quantidade de agua a mudar. Ja a gora a fauna sobrevivente :crazyeyes: são um limpa vidros, um gupy femea, tres neóns e tres peixinhos as quais na loja chamavam de falso neon ( não sei se estão correctos os nomes se não for peço desculpa pela ignorancia más como já disse em tópicos anteriores ainda estou um bocado fresh nisto, já agora gostaria de saber se posso acrescentar mais peixes ao aquário o deixar assim para não alterar os valores que tanto custou a obter. Mais uma questão e desculpem colocar tantas questões num tópico só mas o vidro da parte da frente do aquário está novamente a ficar verde igual que as pedras que tenho na parte da frente do aquario ( más é so na prte da frente com o resto não se passa nada) li num outro tópico colocado aqui no forum que os camarões seriam uma solução para as limpezas, devo colocar algum? e para terminar as algas estão a crescer muito como posso podalas???

Desculpem o enorme aglomerado de questões, más é que agora que consegui, não quero estragar.

Obrigado a todos os que aqui me ajudaram a salvar o meu Aqua, um abraço a todos e fiquem bem.

Ahhh!!! mais uma coisa o pH é de 7.5 é bom o esta mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações

Também sou novo na arte, mas passei pelo sufoco do vidro ficar verde também, e solucionei colocando um limpa vidro, ele no início grudou e só largou o vidro e foi para as pedras depois de tudo limpo, e quem ajudou muito na limpeza foram os Espadas, não sei direito se eles tem essa função, mas no meu eles beliscavam muito o vidro e as pedras, inclusive fizeram a limpeza no suporte do termostato, nessa época meu aquário estava completamente fora do ideal, depois de sofrer muito consegui estabilizar e agora todos estão felizes, tanto eu como os peixes.

Concordo que o valor do PH está alto, o meu está estável no 7.0, depois disso os peixes estão com as cores mais vivas e mais ativos, é claro que existe sempre uma variação de 6.8 até 7.2, mas na maioria das vezes mantem no 7.0 mesmo.

Antonio Martins

Palmas - Paraná - Brasil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite amigos,

Até que por fim consegui estabilizar os valores do meu aqua :) , fiz TPAs periódicas acrescentei bácterias até conseguir os valores desejados ( devo continuar a acrescentar bacterias, e se o tiver de fazer, devo faze-lo directamente no filtro?) O meu aqua tem 33 cm altura, 30 cm largura, 60 cm comprimento com uma capacidade de 60 litros. Devo continuar a fazer TPAS de quanto em quanto tempo, e qual a quantidade de agua a mudar. Ja a gora a fauna sobrevivente :blush: são um limpa vidros, um gupy femea, tres neóns e tres peixinhos as quais na loja chamavam de falso neon ( não sei se estão correctos os nomes se não for peço desculpa pela ignorancia más como já disse em tópicos anteriores ainda estou um bocado fresh nisto, já agora gostaria de saber se posso acrescentar mais peixes ao aquário o deixar assim para não alterar os valores que tanto custou a obter. Mais uma questão e desculpem colocar tantas questões num tópico só mas o vidro da parte da frente do aquário está novamente a ficar verde igual que as pedras que tenho na parte da frente do aquario ( más é so na prte da frente com o resto não se passa nada) li num outro tópico colocado aqui no forum que os camarões seriam uma solução para as limpezas, devo colocar algum? e para terminar as algas estão a crescer muito como posso podalas???

Desculpem o enorme aglomerado de questões, más é que agora que consegui, não quero estragar.

Obrigado a todos os que aqui me ajudaram a salvar o meu Aqua, um abraço a todos e fiquem bem.

 

O pH está um pouco alto para os neons.

 

Em relação às tuas outras dúvidas:

Estás a acrescentar bactérias periodicamente? mas não ciclaste o teu aqua? depois da colónia de bactérias estar formada em princípio não terás problemas. Vou assumir que o aqua já está ciclado.

 

Tens poucos peixes, mas não te faz mal fazeres TPAs semanais, de 20% cada por exemplo.

 

Os camarões comem algas mas não te devem solucionar o problema dos vidros... supostamente o teu limpa viodros é que deveria tratar disso

 

O que te está a crescer muito são as algas ou as plantas? presumo que sejam as plantas. Se assim for, podes podá-las.

Se tiveres dúvidas podes ler este artigo http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=39927

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem como não referiste as materias filtrantes não te posso respondar nada sobre o filtro. Quanto a acrecentar mais peixes. Espera 2 semanas, e vai adicionando com calma os peixes. Quanto ao ph mais vale não mexeres pois é muito dificil. O importante é que esteja estavel. Tenho 20 tetras cardinais a 4 anos a um ph igual ao teu e estou muito bem.

 

Le este site e essas tuas duvidas deixaram de o ser http://faq.thekrib.com/pt/

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa tar a escrever neste tópico sem ser para ajudar o criador, mas ainda não sei nada que te possa ajudar. Tenho sim é mais uma dúvida.

Quando se monta um aquário de inicio deve-se fazer TPA's regularmente estilo de 2 em 2 dias, ou deve-se primeiro deixar que as bactérias se fixem e reproduzam sem fazer TPA's muito frequentes?

 

Esta é uma dúvida sobre uma matéria que nunca consegui muito bem perceber, porque reparo que a malta faz muitos TPA's ao inicio e que depois é que vão espaçando o tempo gradualmente, mas acho que o importante no ciclo do azoto é a reprodução e criação das bactérias e ao fazer TPA's estamos a retirá-las, isto é um pouco contraditório dai a minha duvida.

 

Agradecia alguém que percebesse disto e tiver uma ideia formada me esclarecesse.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa tar a escrever neste tópico sem ser para ajudar o criador, mas ainda não sei nada que te possa ajudar. Tenho sim é mais uma dúvida.

Quando se monta um aquário de inicio deve-se fazer TPA's regularmente estilo de 2 em 2 dias, ou deve-se primeiro deixar que as bactérias se fixem e reproduzam sem fazer TPA's muito frequentes?

 

Esta é uma dúvida sobre uma matéria que nunca consegui muito bem perceber, porque reparo que a malta faz muitos TPA's ao inicio e que depois é que vão espaçando o tempo gradualmente, mas acho que o importante no ciclo do azoto é a reprodução e criação das bactérias e ao fazer TPA's estamos a retirá-las, isto é um pouco contraditório dai a minha duvida.

 

Agradecia alguém que percebesse disto e tiver uma ideia formada me esclarecesse.

 

Cumprimentos

 

Bom, quem insere seres vivos faz bastantes tpa's, quem faz o ciclo sem nada faz menos. Pelo menos devia ser assim, para evitar gandes concentrações de amónia e nitritos.

 

Mas presumo que grande parte do pessoal faça ao calhas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta é uma dúvida sobre uma matéria que nunca consegui muito bem perceber, porque reparo que a malta faz muitos TPA's ao inicio e que depois é que vão espaçando o tempo gradualmente, mas acho que o importante no ciclo do azoto é a reprodução e criação das bactérias e ao fazer TPA's estamos a retirá-las, isto é um pouco contraditório dai a minha duvida.

 

Agradecia alguém que percebesse disto e tiver uma ideia formada me esclarecesse.

 

Cumprimentos

 

 

Boas,

A criação de bactérias dá-se nas matérias filtrantes e não na água. É lá que elas actuam melhor. Daí não se dever lavar as matérias filtrantes todas de uma vez e preferencialmente fazê-lo na água do aquário e não com água da torneira.

 

Estar a fazer TPAs não vai, consequentemente, retirar bactérias, vai, isso sim, retirar alimento às bactérias. Na verdade, a decomposição dos dejectos dos peixes, comida, peixes e plantas mortos, transforma-se (também por acção bacteriana) em amónia, depois em nitritos e finalmente em nitratos.

 

Se por desconhecimento, se puseram peixes no aquário antes das bactérias de filtro (que se alimentam de amónia e nitritos) estarem formadas, teremos um acréscimo altamente tóxico de amónia na água que permanecerá até estas bactérias estarem em número suficiente.É então necessário fazer TPAs com bastante regularidade afim de manter a amónia baixa. Não será possível nesta fase, reduzi-la a 0, mas também não é desejável, pois estaríamos a retirar o alimento às bactérias. Bactérias estas que produzirão nitritos que servirão de alimento a outras bactérias que também demorarão o seu tempo a aparecer. Finalmente surgirão os nitratos. O principal deste ciclo ocorre nas superfícies oxigenadas, nomeadamente no filtro, onde podemos encontrar a maior área onde as bactérias se podem fixar e passagem contínua de água com os seus nutrientes.

 

O que pessoalmente faço para iniciar um aquário (e recomendo) com bons resultados é adicionar bactérias antes dos peixes. Uso Filterstart da JBL directamente no filtro e no dia seguinte ponho os peixes. Não tenho mais baixas do que costumava ter com a ciclagem feita com poucos peixes resistentes e muito menos do que sem nada (maus velhos tempos). Pode não estar ainda perfeito mas amónia não costuma ultrapassar os 0,25 mg/l e os nitritos nem aparecem. Com um pH a rondar os 7,0 esta amónia é relativamente inofensiva.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A criação de bactérias dá-se nas matérias filtrantes e não na água. É lá que elas actuam melhor. Daí não se dever lavar as matérias filtrantes todas de uma vez e preferencialmente fazê-lo na água do aquário e não com água da torneira.

 

Estar a fazer TPAs não vai, consequentemente, retirar bactérias, vai, isso sim, retirar alimento às bactérias. Na verdade, a decomposição dos dejectos dos peixes, comida, peixes e plantas mortos, transforma-se (também por acção bacteriana) em amónia, depois em nitritos e finalmente em nitratos.

 

Se por desconhecimento, se puseram peixes no aquário antes das bactérias de filtro (que se alimentam de amónia e nitritos) estarem formadas, teremos um acréscimo altamente tóxico de amónia na água que permanecerá até estas bactérias estarem em número suficiente.É então necessário fazer TPAs com bastante regularidade afim de manter a amónia baixa. Não será possível nesta fase, reduzi-la a 0, mas também não é desejável, pois estaríamos a retirar o alimento às bactérias. Bactérias estas que produzirão nitritos que servirão de alimento a outras bactérias que também demorarão o seu tempo a aparecer. Finalmente surgirão os nitratos. O principal deste ciclo ocorre nas superfícies oxigenadas, nomeadamente no filtro, onde podemos encontrar a maior área onde as bactérias se podem fixar e passagem contínua de água com os seus nutrientes.

 

O que pessoalmente faço para iniciar um aquário (e recomendo) com bons resultados é adicionar bactérias antes dos peixes. Uso Filterstart da JBL directamente no filtro e no dia seguinte ponho os peixes. Não tenho mais baixas do que costumava ter com a ciclagem feita com poucos peixes resistentes e muito menos do que sem nada (maus velhos tempos). Pode não estar ainda perfeito mas amónia não costuma ultrapassar os 0,25 mg/l e os nitritos nem aparecem. Com um pH a rondar os 7,0 esta amónia é relativamente inofensiva.

Cumps.

 

Ah ok, obrigado pela tua explicação. vou montar o meu aquário neste fim de semana, comprei o biostart da aquapex, calculo que não seja o melhor também, mas a diferença de preço obrigou-me a optar por comprar produtos desta marca que não será das piores.

 

Penso monta-lo este sábado, adicionar os acondicionadores e fazer tudo direitinho, e na 2ª feira comprar 1a cory pa me ajudar o ciclo. Parece-te bem?

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estive a ler àcerca do Biostart e eles dizem o mesmo que no Filterstart que eu uso: introduzir os peixes após 24 horas. O que eles não dizem é se é no máximo após 24 horas.

No caso do Filterstart, e estou convencido que neste também, é necessário introduzir os peixes antes de completadas as 24 horas. As bactérias alimentam-se de amónia (e depois nitritos e nitratos, etc...). Esta amónia provém da decomposição dos dejectos dos peixes e da comida. Sem peixes não há nada disto e óbviamente as bactérias que introduziste desaparecem.

Daí eu pensar que montar o aquário no sábado e comprar os peixes na 2ª é tempo demais. Monta o aquário no sábado, introduz o Biostart no Domingo e põe os peixes na 2ª (pode ser mais de um: o ciclo já foi feito com o Biostart) e... esperemos que seja um produto fiável. Sinceramente não o conheço.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estive a ler àcerca do Biostart e eles dizem o mesmo que no Filterstart que eu uso: introduzir os peixes após 24 horas. O que eles não dizem é se é no máximo após 24 horas.

No caso do Filterstart, e estou convencido que neste também, é necessário introduzir os peixes antes de completadas as 24 horas. As bactérias alimentam-se de amónia (e depois nitritos e nitratos, etc...). Esta amónia provém da decomposição dos dejectos dos peixes e da comida. Sem peixes não há nada disto e óbviamente as bactérias que introduziste desaparecem.

Daí eu pensar que montar o aquário no sábado e comprar os peixes na 2ª é tempo demais. Monta o aquário no sábado, introduz o Biostart no Domingo e põe os peixes na 2ª (pode ser mais de um: o ciclo já foi feito com o Biostart) e... esperemos que seja um produto fiável. Sinceramente não o conheço.

Cumps.

 

ou então eu tava a pensar doutra forma, monto no sábado, meto o biostart e meto um pouco de comida dos peixes, e depois de fazer as medições meto os peixes.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estive a ler àcerca do Biostart e eles dizem o mesmo que no Filterstart que eu uso: introduzir os peixes após 24 horas. O que eles não dizem é se é no máximo após 24 horas.

No caso do Filterstart, e estou convencido que neste também, é necessário introduzir os peixes antes de completadas as 24 horas. As bactérias alimentam-se de amónia (e depois nitritos e nitratos, etc...). Esta amónia provém da decomposição dos dejectos dos peixes e da comida. Sem peixes não há nada disto e óbviamente as bactérias que introduziste desaparecem.

Daí eu pensar que montar o aquário no sábado e comprar os peixes na 2ª é tempo demais. Monta o aquário no sábado, introduz o Biostart no Domingo e põe os peixes na 2ª (pode ser mais de um: o ciclo já foi feito com o Biostart) e... esperemos que seja um produto fiável. Sinceramente não o conheço.

Cumps.

 

ainda sobre esse assunto eu tive a também a ler sobre Biostart e vi isto "biostart aumenta a eficiência do filtro activando o ciclo natural do azoto, fornecendo milhões de bactérias e enzimas que são indispensáveis ao ecossistema do seu aquário. Diminui a concentração de amoníaco nitritos e nitratos. Reduz os factores de stress e permite a introdução dos peixes após 24 horas, nos aquários novos."

 

ou seja, se é após, ta a dizer que depois de passadas 24h é que já se pode colocar peixes.

 

Resta saber se será mesmo assim.

 

Cumprimentos

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não sei. Eu continuo a achar que é no máximo 24 horas. Tem mais lógica. ´

 

Não é necessário acrescentar comida, mas também serve.

 

As medições, se forem de amónia e nitritos, devem dar-te 0. A ter de haver alguma alteração será depois de pores os peixes. Calculo que seja pouca.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.