Aqua de 80 L

Recommended Posts

Boas pessoal!

Estou a montar um aqua de 80 Litros que estava ao abandono em casa dos meus pais. Será um aquario comunitário plantado e por agora consegui estabilizar o pH nos 6.5 e o KH nos 4. Temperatura a rondar os 26-27ºC. Injecção de CO2.

Flora:

Echinodorus tenellus

Anubias barteri var. angustifolia

Hygrophila guianensis

Alternanthera reineckii

Ludwigia repens 'rubin'

Heteranthera zosterifolia (ainda não está em forma para ser posta no aqua... está a marinar)

Micranthemum umbrosum

Ceratophyllum demersum

Rotala rotundifolia

Hygrophila polysperma

Ainda lhe vou por:

Glossostigma elatinoides (ou Hemianthus callitrichoides ''Cuba'')

Riccia

Cladophora aegagrophila

Fauna! Aqui é que preciso da vossa ajuda! Apesar de já ter pesquisado bastante, muitas vezes encontro opiniões contraditórias (relativamente a intervalos de pH e KH) por isso queria que opinassem à vossa vontade sobre a população que escolhi para o aquario (aqui vai... de cima para baixo... ai ai ai agora é que vou levar na cabeça!):

Pterophyllum scalare (2)

Trichogaster leerii (casal)

Cardume de Paracheirodon axelrodi (tipo uns oito)

Cardume de Microrasbora sp. "Galaxy" (tipo uns oito) -> Aqui é que eu acho que está logo tudo estragado!

Casal (?) de Microgeophagus ramirezi

Casal (?) de Apistogramma borellii

Casal (?) de Apistogramma agassizi Full red

Botias almorhae e Chromobotia macracanthus -> tb não sei se será a escolha indicada em termos de compatibilidade com os apistos

Relativamente aos Microrasbora sp. "Galaxy", uma alternativa seria troca-los por Iriatherina werneri (acham bem?)

Relativamente a peixes de fundo, se não puderem ser estes, recomendem outros (no entanto, desculpem-me os fans de plecos e corydoras, mas é que eu não gosto muito deles. Só simpatizo com o Corydora Panda ou metae, o julii só mesmo se tiver de ser).

Agora divirtam-se! Fire away :)

Cumpts :crazyeyes:

Editado por catarina.asferreira
Partilhar nas redes sociais

É flora a mais para um espaço tão pequeno. Já deves saber, mas essas plantas exigirão já alguns cuidados, ao nível da fertilização por exemplo. A iluminação também tem que ser razoável.

A fauna também é excessiva e com incompatibilidades, tens que fazer aí umas escolhas e na minha opinião faltam aí peixes que tratem das algas.

Reduz primeiro as listas e depois será mais fácil.

One Fish Standing

Kurichiba

olá catarina!

parece que vou ser o primeiro a pegar na G3... ;)

então aqui vai:

embora 80L possa parecer-te muito litro, na realidade, depois de montado, irás ficar com uns 65L de água 'util' (mais coisa, menos coisa)...

sendo assim:

Pterophyllum scalare (2)

Trichogaster leerii (casal)

eu não ponho um par de escalares a viver em menos de 100L... idem para os leeri.

Cardume de Microrasbora sp. "Galaxy" (tipo uns oito) -> Aqui é que eu acho que está logo tudo estragado!

pois está! LOL! essa espécie só pode mesmo estar com outras muito pacíficas e de tamanhos semelhantes... eles são mesmo pequeninos! :)

Casal (?) de Microgeophagus ramirezi

Casal (?) de Apistogramma borellii

Casal (?) de Apistogramma agassizi Full red

não sou nenhum entendido em apistos, mas parece-me, à partida, muito casal para o mesmo espaço...

Botias almorhae e Chromobotia macracanthus -> tb não sei se será a escolha indicada em termos de compatibilidade com os apistos

não conheço o primeiro (mas vou pesquisar); quanto ao segundo, como peixe de cardume que é, devem estar vários no mesmo aquário, mas como em 3 ou 4 anos, podem atingir os 20cm... está tudo dito! spammer

Relativamente aos Microrasbora sp. "Galaxy", uma alternativa seria troca-los por Iriatherina werneri

por experiência própria, considero essa espécie com pouca envergadura para fazer frente a outras eventualmente mais agressivas, nomeadamente os apistos em época de reprodução...

resumindo: não queres rever as tuas escolhas? :) :-)

p.s.- já sei qual é o primeiro botia... eu conhecia-o por outro nome (lohachata ou Yo-Yo). nunca o tive, mas acho que pode ficar relativamente agressivo ao aproximar-se dos 10cm, daí que costuma ser mantido com outros peixes de maior porte... em aquários de 100L, mínimo...

Editado por josé mendonça

eu não ponho um par de escalares a viver em menos de 100L... idem para os leeri.

Eu já tive um casal leeri a viver felizes e contentes (chegaram a começar a fazer ninho) com 3 escalares. Os leeri chegaram a atingir quase 8 centímetros acho eu depois vendi-os (hehehe) com os escalares é que a coisa andou de lado mas acho que teve que ver com a insistência do meu pai, em por 5 barbos tigre! Cada um com 4 cm (na altura: "Ai são tão giros parece que estiveram na torradeira..."). Passavam o tempo a puxar os "bigodes" dos escalares!

Na mesma altura tive um casal de ramirezi , mas com esses (especialmente o macho) aprenderam que não queria brincadeiras. O meu problema sempre foi com os botia palhaço, não que ficassem grandes (porque tinha um labeo bicolor com 8 cm que era muito pachorrendo, e só dava porrada nos barbos quando estes o irritavam, coitado), mas é que me destruiam o aqua todo!, escavavam buracos no areao, desenterravam plantas, metiam-se pela bomba a dentro (muitas vezes pazia pandilha com os barbos tigre!Então aí estava tudo estragado!) e esconderigos não lhes faltava eles metiam-se em todos os cantos e ninguém lhes dava porrada nem nada, são uns cuscos, têm de cheirar tudo! Pensei que se estivesse acompanhado se entretinha mais com os da sua espécie e faria menos estragos.

Com este pessoal tb viviam 5 cardinais, 5 pinguins e 5 borboletas (que estavam permanentemente a morrer por causa dos barbos!)

Enfim pensei que se tirasse os barbos da equação que a coisa se mantivesse estável, mas pela tua opinião parece que não é assim tão simples.

Estive esta tarde a ver alguns plecos, e a escolha é penosa, pois os que mais gosto são os mais caros! E esses sim ficam mesmo muito grandes (não que fosse problema porque os vendia quando achasse que estavam a mais...)

Quanto aos apistos, bom eu li que os borelli, agassizi e ramirezi são os mais pacificos e eu estava a pensar talvez não por fêmeas para não aguçar a rivalidade dos machos.

Recomendas que eu mude os galaxy por o quê então? Penguins como tinha? Acho que a dureza não é a mais indicada... O que te parece?

É flora a mais para um espaço tão pequeno. Já deves saber, mas essas plantas exigirão já alguns cuidados, ao nível da fertilização por exemplo. A iluminação também tem que ser razoável.

A fauna também é excessiva e com incompatibilidades, tens que fazer aí umas escolhas e na minha opinião faltam aí peixes que tratem das algas.

Reduz primeiro as listas e depois será mais fácil.

Eu sei que são muitas diferentes mas são apenas 2 ou 3 pés de cada, o problema é a manutenção tenho de estar sempre a aparar para não ficar confuso.

Bom relativamente a fauna:

Que peixes que tratem das algas me recomendas?

Que incompatibilidades encontráste na minha lista? Se me disseres é mais facil retirar membros da equação! Apesar de gostar deles todos...

Já sei que os galaxy são muito pequenitos e que não podem estar com os outros, (com muita pena minha, lá vou ter de abdicar deles... bigsmile)

Provavelmente vou ter de tirar um casal de apistos... qual achas que deva tirar?

O que me podes dizer da incompatibilidade entre apistos e botias (farto-me de procurar e não encontro nada) ? Sabes se são imcompatíveis mesmo ou é aquela velha história de "cada peixe é um peixe"?

Diz de tua justiça e não tenhas medo de pegar na :)

Cumpts!

- os leeri ocuparão a parte superior, uma vez que são peixes com labirinto;

- os apistos andarão mais pela parte inferior da coluna de água;

- os cardinais deslocam-se em cardume na parte intermédia...

... sinceramente, acho que está óptimo! não introduzia mais peixes... a não ser a equipa de limpeza:

- corys panda (já que lhes achas uma certa graça) para vasculharem o substrato;

- otocinclus e/ou (mini)pleco pitbull (parotocinclus jumbo) e/ou farlowella acus para deixarem tudo limpo de algas.

todos eles são super divertidos! :) mas resultam melhor em trios, mínimo...