andorina Publicado Março 12, 2008 Publicado Março 12, 2008 (editado) Boas, Como já disse noutro tópico anterior arranjei o material necessário para montar o sistema de co2 de garrafa (com um extintor de 2 Kg). Em vários tópicos aqui no forum vi a dizerem para regular a saída a +- 1 bar e depois com a valvula de agulha afinar a quantidade de co2 enviado para o aqua. O meu problema agora é o seguinte: O meu manometro tem 2 mostradores um para a pressão da garrafa em bar e outro para a saída só que este não indica em bar mas sim em l/min. Tendo isto pergunto, regulo a saída para quanto? Só mais uma informação, o meu redutor é das garrafas de soldadura, serve para Co2 e Argon. Desde já agradeço toda a ajuda que possam dar. cumps Editado Março 12, 2008 por andorina Citar
caixaria Publicado: Março 12, 2008 Publicado: Março 12, 2008 Boas, Como já disse noutro tópico anterior arranjei o material necessário para montar o sistema de co2 de garrafa (com um extintor de 2 Kg). Em vários tópicos aqui no forum vi a dizerem para regular a saída a +- 1 bar e depois com a valvula de agulha afinar a quantidade de co2 enviado para o aqua. O meu problema agora é o seguinte: O meu manometro tem 2 mostradores um para a pressão da garrafa em bar e outro para a saída só que este não indica em bar mas sim em l/min. Tendo isto pergunto, regulo a saída para quanto? Só mais uma informação, o meu redutor é das garrafas de soldadura, serve para Co2 e Argon. Desde já agradeço toda a ajuda que possam dar. cumps olá boa tarde eu tenho uma botija de gás da imperial de 10 Kg com co2 e arranjei para reduzir a preção uma valvola das maquinas se soldar smi-automaticas foi bastante mais barato , a minha tb tem dois manometros um diz a preção da bilha e o outro a preção de saida , eu regulo um pouco a olho , o meu aqua é de 100L e bastante plantado com 5 neons ampularias red´s e cardinas japonicas , para o meu aqua eu regulei de forma a sair uma bolha a cada 2 segundos aixo que é o ideal para mim , hesistem umas tabelas para esse efeito mas eu não perçebi mt bem como funcionam , temos de ter cuidado com o ph o co2 faz baixar o ph , o meu assim só baixa 0.5 de 6.7 para 6.2 Citar Nuno Caixaria
andorina Publicado: Março 13, 2008 Autor Publicado: Março 13, 2008 Boas Obrigado O meu aqua tambem tem +- 100 litros, ontem consegui regular a olho e parece-me que esta bem (em 1 minuto contei 60 bolhas), o PH desceu de 7 para 6.6, acho que é o suficiente, hoje depois do trabalho vou medir outra vez para confirmar. Já agora regulei para que o manometro de saída marca-se +- 2.5 a 3 l/min. Não tenho a certeza do valor porque o intervalo da escala passa de 0 para 5. Depois a valvula de agulha é que dá uma afinação mais fina porque se abrir mais a valvula saem bastantes bolhas (o fluxo com a valvula mais aberta é constante). cumps Citar
cfatelo Publicado: Março 13, 2008 Publicado: Março 13, 2008 Boas Obrigado O meu aqua tambem tem +- 100 litros, ontem consegui regular a olho e parece-me que esta bem (em 1 minuto contei 60 bolhas), o PH desceu de 7 para 6.6, acho que é o suficiente, hoje depois do trabalho vou medir outra vez para confirmar. Já agora regulei para que o manometro de saída marca-se +- 2.5 a 3 l/min. Não tenho a certeza do valor porque o intervalo da escala passa de 0 para 5. Depois a valvula de agulha é que dá uma afinação mais fina porque se abrir mais a valvula saem bastantes bolhas (o fluxo com a valvula mais aberta é constante). cumps Consegues colocar uma foto do teu sistema? É que pela descrição no 1ºpost não me parece que tenhas válvula de agulha... Tu regulaste o CO2 na rosca do redutor, certo? É que isso não é uma válvula de agulha... além de ser muito difícil regular com isso, é bastante inconstante e as coisas podem correr mal, como já correram a alguns membros do fórum, que viras a fauna toda morta porque aquilo desregulou! Vê lá isso e cuidado. abx Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
andorina Publicado: Março 14, 2008 Autor Publicado: Março 14, 2008 Consegues colocar uma foto do teu sistema? É que pela descrição no 1ºpost não me parece que tenhas válvula de agulha...Tu regulaste o CO2 na rosca do redutor, certo? É que isso não é uma válvula de agulha... além de ser muito difícil regular com isso, é bastante inconstante e as coisas podem correr mal, como já correram a alguns membros do fórum, que viras a fauna toda morta porque aquilo desregulou! Vê lá isso e cuidado. abx Boas Sim tenho valvula de agulha. O sistema está montado de seguinte forma: Garrafa - redutor de pressão - valvula de agulha - valvula solenoide (electrovalvula de 220v) -mangueira para o aqua ( +- a meio tem uma anti-retorno ) - difusor de vidro Boyu. Com já disse regulei o redutor de pressão para que debita-se +- 2.5 a 3l/min e depois com a valvula de agulha regulei o fluxo para +- 60 bolhas por minuto ( as bolhas são contadas no difusor, é dos que tem dentro uma espiral, donde saem umas bolhas por um furo no inicio da espiral), a valvula solenoide está ligada ao temporizador das luzes. cumps Citar
cfatelo Publicado: Março 14, 2008 Publicado: Março 14, 2008 Boas Sim tenho valvula de agulha. O sistema está montado de seguinte forma: Garrafa - redutor de pressão - valvula de agulha - valvula solenoide (electrovalvula de 220v) -mangueira para o aqua ( +- a meio tem uma anti-retorno ) - difusor de vidro Boyu. Com já disse regulei o redutor de pressão para que debita-se +- 2.5 a 3l/min e depois com a valvula de agulha regulei o fluxo para +- 60 bolhas por minuto ( as bolhas são contadas no difusor, é dos que tem dentro uma espiral, donde saem umas bolhas por um furo no inicio da espiral), a valvula solenoide está ligada ao temporizador das luzes. cumps Ok, então sendo assim é só uma questão de ires verificando se está tudo bem. Podes ir fazendo testes de pH e kH para aferir a concentração de CO2 na água. No site da Naturline tens lá a tabela. à partida com 1bps não terás grandes poblemas, mas convém ir verificando, pleo menos durante uma semana ou duas até estabilizar. abx Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
andorina Publicado: Março 15, 2008 Autor Publicado: Março 15, 2008 boas ok obrigado a todos cumps Citar
Recommended Posts