frelip Publicado Março 11, 2008 Publicado Março 11, 2008 Boas... recebi os "ingredientes" da horizonte aquatico e estou a fazer as misturas segundo a calculadora de chuck o meu aqua é de 180L, e para o KCL estou a fazer 171gr de KCL em 500 ml de agua destilada e obtenho uma solução com 1ppm por cada ml para 180L acontece que ainda so adicionei uma pekena parte do KCL à agua, e enquanto disssolvia esse bocado, agitando, a água começou a ficar gelada... Não sou conhecedor destes assuntos... isto é normal ? posso adicionar o resto do KCL com segurança ? € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
AGA Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Boas...recebi os "ingredientes" da horizonte aquatico e estou a fazer as misturas segundo a calculadora de chuck o meu aqua é de 180L, e para o KCL estou a fazer 171gr de KCL em 500 ml de agua destilada e obtenho uma solução com 1ppm por cada ml para 180L acontece que ainda so adicionei uma pekena parte do KCL à agua, e enquanto disssolvia esse bocado, agitando, a água começou a ficar gelada... Não sou conhecedor destes assuntos... isto é normal ? posso adicionar o resto do KCL com segurança ? É normal que a temperatura baixe, não te preocupes com isso. (aliás, é um processo que se usa muitas vezes para conseguir temperaturas inferiores a 0ºC... coloca-se gelo e um pouco de água (+- 0ºC) e depois adiciona-se um sal desse tipo... com "sorte" consegue-se chegar a -4 ºC... Agora acho difícil é que consigas dissolver os 171g nesse volume de água (é que esse é o limite de solubilidade à temperatura ambiente). Caso não consigas, tens a hipotese de duplicar o volume de água, caso queiras manter as contas +- "certas" (0,5 ppm). Cumps [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Luís Fortunato Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Olá. Sim... é normal que com a dissolução de KCl em água esta fique ligeiramente mais fria. E não, não há qualquer problema quanto a isso... já agora, não sei é se vais conseguir dissolver isso tudo, pois a solubilidade do KCl puro a 15º C é de 360 gramas por litro de água destilada pura. Ora tu estás muito perto da solubilidade máxima (342 gramas por litro). E como nem a água nem o sal devem ser ultra puros, aconselho-te vivamente que diminuas a concentração disso... Usa 0,5 ppm/mL que além de ser mais fácil de fazer, é muito mais seguro em termos de erros... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
frelip Publicado: Março 11, 2008 Autor Publicado: Março 11, 2008 Olá. Sim... é normal que com a dissolução de KCl em água esta fique ligeiramente mais fria. E não, não há qualquer problema quanto a isso... já agora, não sei é se vais conseguir dissolver isso tudo, pois a solubilidade do KCl puro a 15º C é de 360 gramas por litro de água destilada pura. Ora tu estás muito perto da solubilidade máxima (342 gramas por litro). E como nem a água nem o sal devem ser ultra puros, aconselho-te vivamente que diminuas a concentração disso... Usa 0,5 ppm/mL que além de ser mais fácil de fazer, é muito mais seguro em termos de erros... Cumprimentos Luís Fortunato Ok Vou alterar os calculos, pois ainda so adicionei um pouco. thankx pela ajuda € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Diogo Rombo Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Boas, Já agora, aproveito para perguntar: a solução de KCl tem que ser mantida no frio ou guardadinha na prateleira debaixo do aquário chega perfeitamente? Obrigado. Cumprimentos, Diogo Rombo
frelip Publicado: Março 11, 2008 Autor Publicado: Março 11, 2008 Olá. Sim... é normal que com a dissolução de KCl em água esta fique ligeiramente mais fria. E não, não há qualquer problema quanto a isso... já agora, não sei é se vais conseguir dissolver isso tudo, pois a solubilidade do KCl puro a 15º C é de 360 gramas por litro de água destilada pura. Ora tu estás muito perto da solubilidade máxima (342 gramas por litro). E como nem a água nem o sal devem ser ultra puros, aconselho-te vivamente que diminuas a concentração disso... Usa 0,5 ppm/mL que além de ser mais fácil de fazer, é muito mais seguro em termos de erros... Cumprimentos Luís Fortunato Luis, já agora, aproveitava para colocar outra questao relacionada... Dado que alterei as medidas assim um bocado á bruta... ja tinha adicionado uma parte, mas n sei quanto exactamente... Agora, com a solução preparada para as 86g de KCL (n sei se tem exactamente as 86)... há alguma forma de eu saber, ou confirmar, se esta solução vai mesmo adicionar 0,5ppm ? isto é, alguma medição q se possa fazer ao fertilizante q acabei de fazer, q nos leve a deduzir se fiz bem ou se fiz mal ? € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
AGA Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Boas, Já agora, aproveito para perguntar: a solução de KCl tem que ser mantida no frio ou guardadinha na prateleira debaixo do aquário chega perfeitamente? Obrigado. Cumprimentos, Diogo Rombo Cloreto de potássio é estável. Na prateleira debaixo do aquário serve perfeitamente. Cumps [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Luís Fortunato Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Luis, já agora, aproveitava para colocar outra questao relacionada...Dado que alterei as medidas assim um bocado á bruta... ja tinha adicionado uma parte, mas n sei quanto exactamente... Agora, com a solução preparada para as 86g de KCL (n sei se tem exactamente as 86)... há alguma forma de eu saber, ou confirmar, se esta solução vai mesmo adicionar 0,5ppm ? isto é, alguma medição q se possa fazer ao fertilizante q acabei de fazer, q nos leve a deduzir se fiz bem ou se fiz mal ? Olá de novo. O que devias ter feito era adicionar todo o sal à água já existente, e depois deitares um volume de água adicional igual ao do início. Ou seja, já tinhas dissolvido x gramas de KCl nos 500 mL... adicionavas o resto das 171, mesmo não se dissolvendo, e voltavas a adicionar mais 500 mL de água de forma a dissolveres 171 gramas de KCl em 1000 mL de água destilada. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
frelip Publicado: Março 11, 2008 Autor Publicado: Março 11, 2008 Olá de novo. O que devias ter feito era adicionar todo o sal à água já existente, e depois deitares um volume de água adicional igual ao do início. Ou seja, já tinhas dissolvido x gramas de KCl nos 500 mL... adicionavas o resto das 171, mesmo não se dissolvendo, e voltavas a adicionar mais 500 mL de água de forma a dissolveres 171 gramas de KCl em 1000 mL de água destilada. Cumprimentos Luís Fortunato pois, isso seria o mais óbvio... mas como estava ap or tudo em recipientes de 500ml... tive q dividir o KCL e n dobrar na água... Não tenho maneira nenhuma de verificar ? se n acertei nas 86g, tb n há-de ter sido por um erro mto grande... mais 10g menos 10g ... € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
frelip Publicado: Março 11, 2008 Autor Publicado: Março 11, 2008 Cloreto de potássio é estável. Na prateleira debaixo do aquário serve perfeitamente. Cumps já agora aproveito também para confirmar os outros fertilizantes... KH2PO4 ? KNO3 ? Ferro 2+ ? Micros ? tudo pode ficar guardado no movel do aqua ? ao algum precisa de frigorifico ? € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Luís Fortunato Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Olá. Não podes verificar pois não há testes de potássio nem de cloreto disponíveis no mercado... Bem, há uma maneira, mas só funciona se o aparelho tiver boa sensibilidade... que é medir a conductividade de ambas as soluções. Quanto mais concentrada a solução, maior a conductividade... Mas ao invés de estarmos aqui a magicar maneiras de medir isso, porque não pegas numa garrafa de 1,5 litros de água mineral vazia. Despejas para lá o conteúdo de ambos os frascos, agitas para misturar, e voltas a encher os frascos novamente? Assim garantes o que disse no tópico anterior, e não tens soluções com concentrações diferentes... simples e eficaz... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts