Miguel123 Publicado Março 10, 2008 Publicado Março 10, 2008 (editado) Viva, Preciso de saber ao certo se estes Kribensis são um casal, ou se são duas fêmeas ou dois machos... supostamente tinha comprado um casal.... mas o(a?) mais colorido(a?) não pára de perseguir o outros menos colorido.... e à parte de um ser mais colorido parecem ser bastante semelhantes (forma da cauda etc) Editado Março 10, 2008 por Miguel123
João Lopes Publicado: Março 10, 2008 Publicado: Março 10, 2008 Macho e femea, não te preocupes que no inicio é assim, o meu macho nem deixava a femea andar a vontade no aquário, depois acalmam, has-de reparar que um é mais esguio que o outro... Não consegui ver bem as barbatanas dorsais mas pela forma do corpo parece-me macho e femea!
Miguel123 Publicado: Março 11, 2008 Autor Publicado: Março 11, 2008 Macho e femea, não te preocupes que no inicio é assim, o meu macho nem deixava a femea andar a vontade no aquário, depois acalmam, has-de reparar que um é mais esguio que o outro... Não consegui ver bem as barbatanas dorsais mas pela forma do corpo parece-me macho e femea! Óptimo... de qualquer maneira ficam mais uma série de fotos de um e de outro de maneira a ver melhor as barbatanas dorsais... O mais colorido será o macho certo? Macho= ? Fêmea= ?
carl0os Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 (editado) Não as primeiras fotos sao uma femea e as segundas sao de um macho...a femea tem a barriga avermelhada...quando estao em epoca de acasalamento e que vez mesmo o vermelho da barriga da femea!! Abraços Carlos Gonçalves Editado Março 11, 2008 por carl0os
Marco Monteiro Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 (editado) Meus amigos, não estamos perante nenhum casal!! São categoricamente duas fêmeas.... Simplesmente uma delas já tem a cor da barriga mais pronunciada. Um abraço, Editado Março 11, 2008 por Marco Monteiro Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Ricardo Diogo Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Não as primeiras fotos sao uma femea e as segundas sao de um macho...a femea tem a barriga avermelhada...quando estao em epoca de acasalamento e que vez mesmo o vermelho da barriga da femea!!Abraços Carlos Gonçalves O machos tambem ficam com a barriga vermelha. Meus amigos,não estamos perante nenhum casal!! São categoricamente duas fêmeas.... Simplesmente uma delas já tem a cor da barriga mais pronunciada. Um abraço, São 2 fêmeas sim senhor. Quando fores à procura de machos, vê a barbatana de cima. É pontiaguda e não terá ocelos (aquelas bolas) Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Miguel123 Publicado: Março 11, 2008 Autor Publicado: Março 11, 2008 (editado) hmmm o que podem sugerir? Vou à loja e troco uma das fêmeas (a menos colorida) por um macho (afinal tinha pedido um casal...) ou simplesmente compro mais um macho e este fica com estas duas fêmeas? (correndo o risco de criar brigas entre elas....) Apesar de que tenho lido que são as fêmeas Kribensis que escolhem o macho.... talvez o melhor seja mesmo manter um macho e uma fêmea.. e devolver a outra fêmea certo? Ando nisto apenas desde Janeiro e tenho lido muita coisa sobre estes assuntos, (aquários, agua, peixes, plantas, ciclos, compatibilidades, etc etc etc) mas estou a ver que tenho que ler muito mais. Obrigado pelas respostas. Editado Março 11, 2008 por Miguel123
João Lopes Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Pela forma enganaram-me bem.. Mas devo dizer que a teoria dos Ocelos é muito suspeita, pois em pesquisas da net muitas vezes vê-se tudo trocado e ou mesmo a contradizer a teoria... Mas sim pelas barbatanas o membros têm razão. Peço desculpa pelo erro!
carl0os Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 (editado) O machos tambem ficam com a barriga vermelha.São 2 fêmeas sim senhor. Quando fores à procura de machos, vê a barbatana de cima. É pontiaguda e não terá ocelos (aquelas bolas) Eu acho que é um casal juvenil!!! Quase de certeza...ponto nr1 femeas ficam com a barriga avermelhada muito mais que um macho e ponto nr2 os machos juvenis nao ficam com a cauda pontiaguda logo deste cedo, ficam sim com a cauda pontiaguda a partir de um certo tamanho e se repararem mas fotos pode-se ver bem que a foto numero1 tem a cauda mesmo com a ponta redonda e a foto numero 2 parece mais pontiaguda! Posso estar enganado mas e a minha opiniao.! Os peixes sao recentes???quandos tempo teem?? Abraços Carlos Gonçalves Editado Março 11, 2008 por carl0os
Ricardo Diogo Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 hmmm o que podem sugerir? Vou à loja e troco uma das fêmeas (a menos colorida) por um macho (afinal tinha pedido um casal...) ou simplesmente compro mais um macho e este fica com estas duas fêmeas? (correndo o risco de criar brigas entre elas....) Apesar de que tenho lido que são as fêmeas Kribensis que escolhem o macho.... talvez o melhor seja mesmo manter um macho e uma fêmea.. e devolver a outra fêmea certo? Ando nisto apenas desde Janeiro e tenho lido muita coisa sobre estes assuntos, (aquários, agua, peixes, plantas, ciclos, compatibilidades, etc etc etc) mas estou a ver que tenho que ler muito mais. Obrigado pelas respostas. Leva uma fêmea (a mais pequena) e troca por 2 machos, ou 3. Quando ela escolher, vende os outros. Um macho mais uma fêmea não é sinónimo de casal. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Marco Monteiro Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 os machos juvenis nao ficam com a cauda pontiaguda logo deste cedo, ficam sim com a cauda pontiaguda a partir de um certo tamanho Com este tamanho ja se nota perfeitamente o dimorfismo sexual. Volto a afirmar: são categoricamente 2 fêmeas. Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
carl0os Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Com este tamanho ja se nota perfeitamente o dimorfismo sexual. Volto a afirmar: são categoricamente 2 fêmeas.Um abraço, Ok...nao insisto... acredito em ti !! Abraços Carlos Gonçalves
Baixinho Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Eu tambem tenho kribensis, e pelo que sei são fémeas. O macho nunca apresenta manchas na barbatana dorsal, só na caudal e é se aparecer. só quando tiverer mais de 4cm é que o macho começa a ficar com a barbatana dorçal e de baixo(toráxica, lol) pontiagudas. "WesiLand II" - Invertebrados do Sulawesi Apistogramma bitaeniata "Careiro" Reef Baixinho - 1º Salgado
Baixinho Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 O machos tambem ficam com a barriga vermelha.São 2 fêmeas sim senhor. Quando fores à procura de machos, vê a barbatana de cima. É pontiaguda e não terá ocelos (aquelas bolas) mais nada~ tá tudo dito o macho costuma ter o ocelo na barbatana caudal e é se tiver. mas não se enganem porque a fémea tambem costuma ter. "WesiLand II" - Invertebrados do Sulawesi Apistogramma bitaeniata "Careiro" Reef Baixinho - 1º Salgado
A. Ferreira Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 (editado) Óptimo... de qualquer maneira ficam mais uma série de fotos de um e de outro de maneira a ver melhor as barbatanas dorsais... O mais colorido será o macho certo? Macho= ? Fêmea= ? Aqui está exactamente ao contrario, as femeas são as que têm, tipo mancha, uma côr de vinho na barriga. Outra coisa, as femeas é que escolhem os machos e não o macho que estiver com ela, podes ter um macho e uma femea e nunca formar casal, depois de formado o casal e quando na postura, matam tudo que estiver á volta deles. Editado Março 11, 2008 por Anto_ António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
João Pedro Palma Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 matam tudo??? eu tenho um casal de kribensis com escalres, guppies, arco iris, botias, ancistrus, colisas, um limpa vidros e uma outra kribensis femea. nunca ninguem morreu, eles limitam se a afastalos. ate acho um peixe muito pacifico. 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
A. Ferreira Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 matam tudo??? eu tenho um casal de kribensis com escalres, guppies, arco iris, botias, ancistrus, colisas, um limpa vidros e uma outra kribensis femea. nunca ninguem morreu, eles limitam se a afastalos. ate acho um peixe muito pacifico. Deixa que eles estejam acasalando e já me contas como foi. António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Ricardo Diogo Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Deixa que eles estejam acasalando e já me contas como foi. Os que tive nunca mataram nada, porque se preocuparam mais em proteger a prole. E os outros fugiam depressa. Agora moles como os escalares... Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
João Lopes Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Os meus cavaram a toca, e agora tudo o que passa la perto é atacado, tenho as corys ratadas deles! Mas nada de baixas!
Carlos Couceiro Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Os que tive nunca mataram nada, porque se preocuparam mais em proteger a prole. E os outros fugiam depressa. Agora moles como os escalares... tambem tudo depende do tamanho do aqua, no meu de 54L tive de tirar tudo, que tavam todos a ficar com um penteado novo, e chegaram-me a matar ainda uns dois peixes, os unicos peixes que la estao com eles neste momento sao duas kuhllis(sempre debaixo do troco e so saiem de noite) e um peckoltia que passa despercebido.... e hoje nova postura (tenho outra ninhada de perto de 50 a crescer noutro aqua...)
Jose Ferraz Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 Olá Carlos, Bom, apesar de ter experiência de alguns meses com kribs, acho que são peixes que enferentam e por vezes atacam qualquer peixe para defender as crias. Por regra, necessitam no minimo de 60cm de territorio para defesa das crias e para os "passeios" diários das crias. Logo um aquario de 60 cm apenas pode ter o casal de kribs. Esta regra também se aplica a outros cliclideos africanos de rio. Estou a citar o que vem nos livros! No meu caso, por exemplo, tive um casal de kribs a criar num aquario de 120 litros (100cm) com mais peixes de meia água (cardume de 5 tetras do congo jovens e um casal de killies), mas mesmo assim as investidas eram frequentes! E acho que a criação foi possível porque os kribs eram jovens (5 a 6 cm), pois quando adultos (10 cm) as coisas teriam sido diferentes! Talvez não ocorram mortes, mas os outros peixes são encostados a um canto. Conheço colegas que conseguiram reproduzi-los sem problemas, com adultos e com muitos outros peixes, mas num aquario semelhante ao que possuo agora (120*40*60 cm). Desculpa ter-me esticado! Relativamente ao sexo, também acho que são 2 fêmeas! Por acaso tenho agora vários machos jovens, a mais no meu aquario, se passares aqui pelos lados de Aveiro, posso arranjar-te uns .gif' class='bbc_emoticon' alt=':tongue:' /> ! Cumps, José
Joao Machado Publicado: Março 24, 2008 Publicado: Março 24, 2008 Boas. São peixes jovens...aguarda. A pressa é inimiga da aquariofilia. JPM Ps-> De uma forma "generalista" a melhor forma de seleccionar casais é juntar 5/6 elementos jovens e esperar que a natureza siga o seu curso. Depois selecciona-se o/os que mais gostamos. "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Miguel123 Publicado: Março 24, 2008 Autor Publicado: Março 24, 2008 Obrigado a todos pelas respostas! Vou aguardar e ver no que isto vai dar. (ultimamente a colorida tem perseguido mais a outra levando a que esta se esconda com frequência)
Nunhez Publicado: Março 24, 2008 Publicado: Março 24, 2008 são mesmo duas Femeas...a melhor forma de veres isso é como ja te disseram pela barbatana dorsal (Macho) - Acaba em bico como podes ver.. (Casal) Macho em primeiro plano..isto ja sao adultos mas c essa tamanha dos teus ja da para ver Femea Ricardo Nunes
Recommended Posts