Recommended Posts

Publicado

olá

pretendo montar um aquario para mollys.

as medias do aqua são 80x30x40

calha de iluminação ainda não tenho

filtro ainda não tenho

substracto - substracto fertil sera + akadama

agora as duvidas:

pretendo adicionar sal, quais os outro tipo de peixes que suportam o sal? limpafundos, quais? limpavidros, quais? outros, quais?

quais as plantas que suportam sal? (nomes)

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
olá

filtro ainda não tenho

agora as duvidas:

pretendo adicionar sal, quais os outro tipo de peixes que suportam o sal? limpafundos, quais? limpavidros, quais? outros, quais?

tenho aqua de viviparos e acrescento algum sal.

as especies que tenho são guppys, mollys, espadas, 1 sae, 2 cac, e um lda25. e nºao vejo problemas.

quanto as plantas creio que não teras problemas porque penso que desde que não seja um aqua de agua salgada não teras problemas, mas espera por outras respostas.

gallery_16085_439_2915.jpg
Publicado:
olá

filtro ainda não tenho

agora as duvidas:

em primeiro lugar devo referir que, ao contrário do que muitos pensam, o sal não é essencial para as mollies

não te sei ao certo dizer quais toleram sal ou não, mas sei que as corys não gostam.

quanto às plantas, elas suportam sal (tu não vais ter um aqua com água salgada, é só um bocadinho de sal), não suportam é estar sem iluminação :(

quanto à quantidade de sal a adicionar, acho que o pessoal costuma aconselhar uma colher de sopa por cada 50litros, pelo menos eu nunca pus mais do que isso

Publicado:
em primeiro lugar devo referir que, ao contrário do que muitos pensam, o sal não é essencial para as mollies

não te sei ao certo dizer quais toleram sal ou não, mas sei que as corys não gostam.

quanto às plantas, elas suportam sal (tu não vais ter um aqua com água salgada, é só um bocadinho de sal), não suportam é estar sem iluminação :twisted:

quanto à quantidade de sal a adicionar, acho que o pessoal costuma aconselhar uma colher de sopa por cada 50litros, pelo menos eu nunca pus mais do que isso

Qual a grande vantagem de por sal no aqua?

Publicado:

quanto às plantas, elas suportam sal (tu não vais ter um aqua com água salgada, é só um bocadinho de sal), não suportam é estar sem iluminação :twisted:

obrigado.....

não estou a pensar em montar um salgado, só salobro.

isto porque actualmente, no meu comunitario, a unica molly que se está a reproduzir é uma molli "normal" e faz casal com um platy.

outros molies no mesmo aqua comunitario sem se reproduzirem:

macho dalmata cauda de lira

femeas - dalmata, branca cauda de lira, branca balão, preta, preta balão

será que tenho um macho grande mas não é grande coisa?

Qual a grande vantagem de por sal no aqua?

a vantagem não sei, mas vi que as mollies gostavam de agua salobra e eu pensei que a solução para o meu problema passava por aí.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado: (editado)

sempre ouvi dizer que para os guppis e alevins o sal ajuda no crescimento de escamas

penso eu de que :twisted:

alem de que ajuda na prevenção de fungos

Editado por Kaywox
gallery_16085_439_2915.jpg
Publicado:
a vantagem não sei, mas vi que as mollies gostavam de agua salobra e eu pensei que a solução para o meu problema passava por aí.

Tipo eu sei que ha pessoal que usa mas comvên saber o que poes la dentro!!!

Nao te baseies no "ouvi falar"!

Publicado:
Tipo eu sei que ha pessoal que usa mas comvên saber o que poes la dentro!!!

ora aí está a grande questão. Por isso é que eu fiz este post, para saber o que lá posso por dentro.

Nao te baseies no "ouvi falar"!

eu estou a pensar em não me basear naquele que me disserem para não por sal.

ou seja, já tenho uma idea definida. Vou montar um aqua de agua salobra (mais que não seja para ter uma opinião propria) dedicado a mollie. Alem disso tambem já decidi que vou montar substracto fertil (substracto da sera e akadama).

agora alem dissso tudo o resto é possivel de sofrer alterações. tais como:

acrescentar outros peixes alem de mollies????

alterar a tampa original do aqua para premitir a colocação mais iluminacão (visto só ter 1x15w)???

retirar compelatamente a tampa e montar uma calha presa nas laterais do aqua???

buracos para passar os tubos do filtro externo, ou, manter a bomba de agua que já tem????

inserir co2????

entre outras ideias que surgam.

agora acho que o principal era comecar pelo principio...........saber que tipo de plantas e peixes suportam as caracteristicas do que eu vou fazer.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado: (editado)
ora aí está a grande questão. Por isso é que eu fiz este post, para saber o que lá posso por dentro.

eu estou a pensar em não me basear naquele que me disserem para não por sal.

ou seja, já tenho uma idea definida. Vou montar um aqua de agua salobra (mais que não seja para ter uma opinião propria) dedicado a mollie. Alem disso tambem já decidi que vou montar substracto fertil (substracto da sera e akadama).

agora alem dissso tudo o resto é possivel de sofrer alterações. tais como:

acrescentar outros peixes alem de mollies????

alterar a tampa original do aqua para premitir a colocação mais iluminacão (visto só ter 1x15w)???

retirar compelatamente a tampa e montar uma calha presa nas laterais do aqua???

buracos para passar os tubos do filtro externo, ou, manter a bomba de agua que já tem????

inserir co2????

entre outras ideias que surgam.

agora acho que o principal era comecar pelo principio...........saber que tipo de plantas e peixes suportam as caracteristicas do que eu vou fazer.

Se te estavas a referir a mim, que fique bem claro que eu não te disse para não pores sal. Eu apenas disse que a adição de sal no aqua não era algo de essencial, e tenho a certeza de que não disse nenhum disparate.

Eu também tinha um aqua com tampa e com a iluminação muito fraquinha. O mais prático e fácil é comprar calha (gastei algum dinheiro, mas como sou menina não ia fazer uma), a solução mais barata se calhar é fazeres uma DIY e assim já não precisas de buracos para o filtro externo.

Quanto ao CO2, só será necessário se tiveres plantas mais exigentes, mas visto que queres melhorar a iluminação suponho que seja esse o teu caso.

Editado por Marta Silva

Publicado:
Se te estavas a referir a mim, que fique bem claro que eu não te disse para não pores sal.

claro que não me estava a referir a ti. Então depois de ler o teu excelente topico "ficha tecnica da molli" como pederia não confiar na tua opinião??? agora tambem não gosto de digam que eu sou um "maria vai com as outras".

O comentario do outro é que dizia para eu não ir atrás do que outros dizem, mas eu não for atrás do que tu disseres, então vou confiar na opinião de quem? do Socrates, do Durão Barroso, do Camacho :drinking:

para mim a tua opinião é sempre das mais validas (pela experiencia que tens)

em relação a outras coisas não me queria aprofundar muito neste topico (tais como iluminação, co2,etc). O que eu gostava mesmo de saber era a compatibilidade de outras especies para aqua salobra.

penso que parte dessa resposta já está dáda mais acima (o resto da informação que falta talvez tenha de consulta nas fichas tecnicas).

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens