Recommended Posts

Publicado

Existem algumas noções sobre plantas que se enraizaram,mas que desde sempre me fizeram uma grande confusão,e como tal,desde sempre as questionei.

......Uma delas é o facto de se dizer que há plantas que requerem diferentes tipos de luz,o que eu penso que é totalmente falso.Todas as plantas derivam do seu habitat natural e lá todas levam com o sol em cima,todas gostam de luz...

O que eu penso é que há especies que suportam e se propagam em luminosidades baixas e outras que simplesmente não as toleram,e necessitam de muita luz. Se queremos fazer um aquário plantado deve ter sempre ''aquela'' quantidade de luz Vs área do aqua,seja um plantado com Anubias,Cryptocorynes e Fetos,ou seja com Glossostigma,HZ ou Pogostemon Stellata.A não ser que a Fauna queira niveis baixos de luz.

........Outra é a de que a adição de NO3 e PO4 ou luz a mais faz algas,quando me parece que o que faz algas é o aqua estar num processo de amadurecimento natural,e muitas vezes em aquas com substrato fértil se começar a fertilizar na coluna de água sem as plantas ganharem devidamente raizes.

NO3 e PO4 são Macros e são fundamentais.Temos claro de olhar para o aqua que temos e pesar vários factores,o filtro que temos,nº de peixes, entre outros. Fertilizar em excesso estes 2 Macros sobra para as algas,mas na conta certa fortalece as plantas,e plantas fortes vencem a batalha.

Quimicos algicidas a torto e a direito devem ser evitados a todo o custo,se avançamos para quimicos quer dizer que o aqua chegou a um ponto ''cruel'' e não devia ter chegado.O problema vem de trás.Os quimicos só vão atrasar o problema,quando temos de ir à raiz,e podem danificar a Flora gravemente.

Há um quimico que se consegue bons resultados,e penso que usado com moderação desde o inicio da montagem dá grandes resultados: Flourish Excel.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
...muitas vezes em aquas com substrato fértil se começar a fertilizar na coluna de água sem as plantas ganharem devidamente raizes.

útil... muito útil para mim.

estava a pensar começar a fertilizar, mas sendo assim... se calhar ainda é cedo de mais.

Há um quimico que se consegue bons resultados,e penso que usado com moderação desde o inicio da montagem dá grandes resultados: Flourish Excel.

e o que faz este flourish excel exactamente?

btw, bom post. :smilecolros:

Publicado: (editado)

oi zogli vou falar pelo que me aconteceu

Lembras-te de eu te disser que as minhas plantas não cresciam....pois bem quem me dera que isso se mantivese assim as minhas apos uma razão de fertilizantes bem feita e ajustada por mim eles estãoa a crescer que nem umas malucas no espaço de uma semana as plantas chegaram ao topo do aquario e provavelmente para a semana começarei a fazer os primeiros cortes nas plantas, em relazão á luz este fim de semana troquei os vidros que estão entre a agua e a lampada que já estavam cheios de calcário e reduzia bastante a passagem da luz e reparei que tenho apenas uma unica lampada de 36w em 2oo litros de agua e as plantas crescem de vento em poupa e algas nunca tive naquele aquario e já esta montado desde janeiro

Eu penso que consegui ajustar os niveis de falta de luz com a abundancia dos fertelizantes, tudo bem que a maior parte das plantas que tenho ate dentro de uma poça de agua se criam mas tambem tenho lá duas que até precissam de alguma luz e estão-se a dar lindamente

(Já agora zogli passa pelo meu tópico para me tirares umas duvidas na identificação de duas plantas para actualizar o setup do meu Paradise Lost)

Editado por RACCAR
Publicado:
......Uma delas é o facto de se dizer que há plantas que requerem diferentes tipos de luz,o que eu penso que é totalmente falso.Todas as plantas derivam do seu habitat natural e lá todas levam com o sol em cima,todas gostam de luz...

Já te ocorreu por acaso que há plantas que no seu habitat têm por cima uma vegetação densa de árvores que não deixam passar os raios solares?

E as plantas que são do equador enquanto que outras são de latitudes diferentes? não terão também níveis de iluminação diferenciados?

Nas restantes considerações também há uma série de contracensos...

Deve ter sido da hora, podia te dar para pior :smilecolros:

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

todas gostam de luz, umas mais que outras, e em grande parte conseguem fazer a gestão da luz que absorvem ou não, quer em processos de mudança rápida, quer em processos de adaptação prolongada no tempo.

O que eu penso é que há especies que suportam e se propagam em luminosidades baixas e outras que simplesmente não as toleram,e necessitam de muita luz. Se queremos fazer um aquário plantado deve ter sempre ''aquela'' quantidade de luz Vs área do aqua,seja um plantado com Anubias,Cryptocorynes e Fetos,ou seja com Glossostigma,HZ ou Pogostemon Stellata.A não ser que a Fauna queira niveis baixos de luz.

muito longe da verdade...

........Outra é a de que a adição de NO3 e PO4 ou luz a mais faz algas,quando me parece que o que faz algas é o aqua estar num processo de amadurecimento natural,e muitas vezes em aquas com substrato fértil se começar a fertilizar na coluna de água sem as plantas ganharem devidamente raizes.

as algas estão sempre lá, se as condições são boas para as plantas, de certeza que as algas andam por lá, nunca é uma situação de eliminação total. As algas não teem de ver com amadurecimento natural, antes pelo contrario, as algas existem desde muito antes das plantas vasculares por exemplo e portanto logicamente não podem depender das condições por estas criadas.

A propagação sem controlo de algas tem somente a ver com existirem condições mais propicias ao seu desenvolvimento. A não propagação das mesmas tem a ver com competição natural que se evidencia a diversos niveis quer na natureza, quer em aquário.

NO3 e PO4 são Macros e são fundamentais

não é NO3 nem PO4 é P e N e não obrigatoriamente sob a forma de nitrato nem fosfato. No entanto P e N são macros porque são bastante consumidos é por isto que são macro elementos...porque são muito consumidos... no entanto são tão fundamentais como qualquer outro.

Temos claro de olhar para o aqua que temos e pesar vários factores,o filtro que temos,nº de peixes, entre outros. Fertilizar em excesso estes 2 Macros sobra para as algas,mas na conta certa fortalece as plantas,e plantas fortes vencem a batalha.

fertilizar em excesso ou a menos este ou qualquer outro traz problemas para o aquario. que se repercutem em algas mais tarde ou mais cedo.

Quimicos algicidas a torto e a direito devem ser evitados a todo o custo,se avançamos para quimicos quer dizer que o aqua chegou a um ponto ''cruel'' e não devia ter chegado.O problema vem de trás.Os quimicos só vão atrasar o problema,quando temos de ir à raiz,e podem danificar a Flora gravemente.

fertilizantes são quimicos, algicidas são quimicos, o excell é um quimico, as plantas segregam quimicos, porque é que os quimicos são piores ou melhores? o que querias talvez dizer é "herbicidas" porque o excell tambem tem propriedades algicidas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
não é NO3 nem PO4 é P e N e não obrigatoriamente sob a forma de nitrato nem fosfato. No entanto P e N são macros porque são bastante consumidos é por isto que são macro elementos...porque são muito consumidos... no entanto são tão fundamentais como qualquer outro.

Obrigado pela explicação,eu sei que só agora estou a chegar a algumas conclusões sobre aquariofilia,mas essa parte do significado dos Macros já passei...E eu não disse que só estes eram fundamentais,disse isto porque muita gente me fala do medo de adicionar NO3 e PO4 (digo assim e não (N) Nitrogénio e (P) Fosforo para ser mais simples para quem lê) pela questão do aparecimento de algas...

Se montar um aqua de musgos,fetos e valisnérias posso colocar menos luz pois elas toleram,mas se colocar a mesma luz que pusesse noutro aqua qualquer elas ficariam mais belas ainda,por certo.O que queria dizer é que toleram menos luz,mas acho que não há nenhuma planta que definhe por ter mais luz...Pelo contrário.Não estou a falar de excessos,claro. Mas se estou longe da verdade diz-me qual é a verdade?

E o Excel não é um algicida típico...

José Cruz Silva ,achas que a diferença de luz que há no Equador ou em qualquer outro lado influencia as nossas plantas de aquário? As plantas querem é luz,se tiverem um espectro entre 4000K e 10000K crescem,independentemente do sitio onde venham...

Um dos maiores problemas dos aquários plantados das pessoas são: falta de Carbono na forma de CO2,visto as plantas serem feitas em grande parte de Carbono e depois Oxigénio, e falta de luz,pois os Kits dos supermercados são claramente insuficientes.

Por outro lado (a vida é cheia de contra-sensos) é errado pensar que por colocar muita luz as plantas vão ser mais saudáveis por isso.

Força ai com isso RACCAR! Se queres que te diga,há milhares de factores que podem ser decisivos na equação de manter plantas saudáveis. Agora tens de ter cuidado com as algas,o teu aqua ainda não tem muita vegetação,fertiliza de acordo com isso.

Olá AcarlosCC! Olha o Flourish Excel é da ''Seachem'' não é um algicida típico é uma fonte de carbono orgânico que se encontra disponivel para as plantas,tem também uma percentagem pequena de um algicida que não me recordo o nome.

Aplicada a dose diária, com uma seringa em cima daquelas algas pretas ''barbudas'',faz com que elas vão morrendo aos poucos.É uma solução eficaz.

No começo de um plantado se colocarmos uma dose pequena diariamente pode prevenir o aparecimento de algumas algas.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:
Se montar um aqua de musgos,fetos e valisnérias posso colocar menos luz pois elas toleram,mas se colocar a mesma luz que pusesse noutro aqua qualquer elas ficariam mais belas ainda,por certo.O que queria dizer é que toleram menos luz,mas acho que não há nenhuma planta que definhe por ter mais luz...Pelo contrário.Não estou a falar de excessos,claro. Mas se estou longe da verdade diz-me qual é a verdade?

errado, a luz certa para algumas plantas é luz a mais para outras.e pode faze-las definhar.

as plantas adaptam-se ás condições de luz existentes. e luz a mais pode coloca-las num modo "overdrive"

as anubias teem as clorofilas mais compactas nas folhas por alguma razão, outras desenvolvem pigmentos vermelhos para se adaptarem a outras condições.

os musgos por exemplo podem ser bastante sensiveis.

Olá AcarlosCC! Olha o Flourish Excel é da ''Seachem'' não é um algicida típico é uma fonte de carbono orgânico que se encontra disponivel para as plantas,tem também uma percentagem pequena de um algicida que não me recordo o nome.

O excel não tem nenhuma percentagem pequena de algicida....

o problema é que ao generalizar e dizer as coisas para o ar leva a erros que se propagam, se amplificam e dão origem a erros ainda maiores.

Um dos maiores problemas dos aquários plantados das pessoas são: falta de Carbono na forma de CO2,visto as plantas serem feitas em grande parte de Carbono e depois Oxigénio, e falta de luz,pois os Kits dos supermercados são claramente insuficientes.

por exemplo, isto é errado.

para muitas plantas a luz dos kits e o CO2 que entra na agua por aeração da agua + o CO2 que mantem da sua propria compensação interna é mais do que suficiente e o primeiro desiquilibrio que elas teem é de nutrientes.

e aumentar a luz e co2 ainda acentua mais estes desiquilibrios.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
errado, a luz certa para algumas plantas é luz a mais para outras.e pode faze-las definhar.

as plantas adaptam-se ás condições de luz existentes. e luz a mais pode coloca-las num modo "overdrive"

Errado :smilecolros: (como tu gostas de dizer). A luz certa é certa. E é certa para todas as plantas. Imagina um aqua de 70x40x40 (112L). Este aqua com 90W de luz,com um espectro entre 4000K a 10000K tem a luz certa.Com esta luz podes manter todas as plantas que quiseres,até musgos sem perigo absolutamente nenhum. Já com luz a mais a história é outra,mas eu estou a dizer a quantidade de luz correcta.Nem a menos,nem a mais.

Identifica uma planta que definhe com esta quantidade de luz.

O que tu estás a dizer pode acontecer se elas estivessem muito tempo em condições de luz muito fraca e de repente fossem mudadas para um ambiente totalmente diferente. Podiam definhar,mas com a luz (e condições gerais) correctas depressa brotaria de novo.As plantas desde que tenham as condições certas propagam-se.

As Anubias estão preparadas para viver com condições de luminosidade baixa,mas não me digas que morrem com a quantidade de luz que disse em cima,pois mantenho-as,num aqua de 112L com 100W de luz.E Feto Windelov também.Ah e musgo Christmas.Todos muito bem de saude.

O excel não tem nenhuma percentagem pequena de algicida....

Não? Então o que é o Gluteraldeido que vem do Policicloglutaracetal? Estive a pesquisar uns FAQ sobre Flourish Excel e vi isto: ''Glutaraldehyde can reputedly act as 1) a carbon source for some plants and 2) as an algaecide''

Gluteraldeido pode actuar como 1) uma fonte de carbono para as plantas 2) um algicida

para muitas plantas a luz dos kits e o CO2 que entra na agua por aeração da agua + o CO2 que mantem da sua propria compensação interna é mais do que suficiente e o primeiro desiquilibrio que elas teem é de nutrientes.

e aumentar a luz e co2 ainda acentua mais estes desiquilibrios.

Estás a dizer então que kits de aqua com 100L com uma lâmpada de 18W chega e sobra para manter Anubias,Fetos,etc. Errado. É insuficiente. Podem até sobreviver,mas tal como os peixes as plantas merecem viver,não sobreviver.

E o CO2 só não deve ser colocado se a Fauna ou a Flora assim o disser,pois o PH tende a descer,existem peixes que querem um PH alto,bem como algumas plantas,muitas das que não precisam de muita luz.Porque caso contrário mesmo as Anubias,Fetos,Musgo,etc devem ter sempre uma fonte de CO2 disponivel. Isto se queremos as nossas plantas com o seu máximo potencial.

Já se falarmos de temperatura,então a conversa é outra.Há efectivamente plantas que conseguem viver em 30º e outras que simplesmente morrem.Nem todas as plantas se encaixam num aqua de Discus por ex.

Editado por Zogli

Zog Li

Publicado:
estava a pensar começar a fertilizar, mas sendo assim... se calhar ainda é cedo de mais.

Uma das questões que gostava de ver debatida era também a altura ideal para começar a fertilização liquida.

Eu tenho a opinião de que se confiarmos no nosso substrato fértil,devmos primeiro deixar as plantas enraizar,deixá-las estabilizar. E só depois,passado algumas semanas começar a fertilizar na coluna de água.

Fica uma questão: neste caso de deixar a fertilização liquida para mais tarde,se o substrato fértil não tiver nem N, nem P,(e como nos primeiros tempos não devemos colocar peixes),será que nessas semanas as plantas não terão carências destes 2 Macros?

Zog Li

Errado (como tu gostas de dizer). A luz certa é certa. E é certa para todas as plantas.

diz lá como chegaste a esta brilhante conclusão? afinal se tu o dizes, então as teorias da evolução, inumeros textos cientificos e resmas de botânicos por todo o mundo fora estão errados.

afinal é tão simples como: a luz certa é certa.

afinal as condições de luz nos polos são iguais ás do equador...

Imagina um aqua de 70x40x40 (112L). Este aqua com 90W de luz,com um espectro entre 4000K a 10000K tem a luz certa.

tem a luz certa? fantástico... eu se fosse a ti começava já a escrever para a nature, e podias tambem enviar as outras condições de luz certa para outros aquarios, fazias uma tabela e pronto, estavem resolvidos todos os problemas de luz para todos os aquarios plantados do mundo.

afinal, nem o takashi amano sabe isso, ja que para aquarios de dimensoes iguais usa luz diferente conforme as plantas que quer manter...

Identifica uma planta que definhe com esta quantidade de luz.

qual quantidade de luz:

90W de espectro entre 4000K e 10000K

que lampadas

que distância da agua

posso colocar as plantas á altura que quiser

enfim... novamente generalizas sem pensar nas consequencias.

O que tu estás a dizer pode acontecer se elas estivessem muito tempo em condições de luz muito fraca e de repente fossem mudadas para um ambiente totalmente diferente. Podiam definhar,mas com a luz (e condições gerais) correctas depressa brotaria de novo.As plantas desde que tenham as condições certas propagam-se.

dizes isso porque? mudam o seu factor de compensação? mudam a sua vascularização, ou a distribuição e tipo de pigmentos? mudam a sua proporção raiz/area de exposição?

ou só porque nos teus 3, 5, 10 aquarios conseguiste manter:

"anúbias e feto windelov e musgo christmas" (diga-se de passagem que são plantas resistentes)

Não? Então o que é o Gluteraldeido que vem do Policicloglutaracetal? Estive a pesquisar uns FAQ sobre Flourish Excel e vi isto: ''Glutaraldehyde can reputedly act as 1) a carbon source for some plants and 2) as an algaecide''

Gluteraldeido pode actuar como 1) uma fonte de carbono para as plantas 2) um algicida

parabéns, foste ler a wikipedia.

o gluteraldeido não vem do policicloguteracetal

a tradução está incorrecta:

"Gluteraldeido tem a reputação de actuar como 1) ..."

reputação...

não vou no entanto falar mais sobre o assunto, mas digo-te mais uma vez, estás errado.

Estás a dizer então que kits de aqua com 100L com uma lâmpada de 18W chega e sobra para manter Anubias,Fetos,etc. Errado. É insuficiente. Podem até sobreviver,mas tal como os peixes as plantas merecem viver,não sobreviver.

lol, porque?

E o CO2 só não deve ser colocado se a Fauna ou a Flora assim o disser,pois o PH tende a descer,existem peixes que querem um PH alto,bem como algumas plantas,muitas das que não precisam de muita luz.Porque caso contrário mesmo as Anubias,Fetos,Musgo,etc devem ter sempre uma fonte de CO2 disponivel. Isto se queremos as nossas plantas com o seu máximo potencial.

e o CO2 é colocado...através da aeração...novamente fals sem pensar e sem saber os niveis necessarios para a difusão através das várias estruturas das plantas do CO2 até ao sitio necessário. outras há que nem sequer necessitam de fontes de CO2 simples na agua, podendo aproveitar-se dos carbonatos na mesma.

enfim, se generalizar para alguem que sabe é dificil, para quem não sabe é facil, apenas o faz sem saber se o que disse está certo ou está errado.

só para fazer uma comparação e como os professores são a classe do momento:

"Para uma melhor educação, precisamos de melhores professores"

á primeira vista está correcta, com melhores professores deviamos ter melhor educação.

Mas daqui se tira:

"estes professores de agora não são o que precisamos se queremos ter uma melhor educação"

"a educação não melhora por causa dos professores e não dos alunos"

"nem vale a pena tentar melhorar a educação enquanto não melhorarmos os professores"

enfim...

quanto á fertilização...apenas uma ideia, a absorção foliar não está directamente ligada á absorção radicular nem temporalmente nem quantitativamente, são independentes dentro de determinados parametros normais em que a progressão dos nutrientes na vascularização (nas plantas vasculares)da propria planta limita uma ou outra. No entanto a mesma pode ser mediada por hormonas em algumas plantas superiores.

isso complica um pouco a teoria, não?

Editado por Just_me
Publicado:

Eu cá percebo pouco de plantas, mas percebo o que leio. Muito do que vi escrito relaciona-se com coisas que efectivamente sei.

Para ajudar a que não se propaguem determinadas generalizações, baseadas em parte no conhecimento empírico do Zogli e em parte no (des)conhecimento que ele foi adquirindo, o texto escrito pelo Just me e pelo José Cruz Silva, faz muito mais sentido, à luz dos conhecimentos que tenho. (está bem fundamentado e é verdadeiro em muitos pontos - ou seja, na parte que conheço é verdade, na outra faz sentido, "encaixa").

Quanto ao Zogli lamento dizer-te (nem sempre se pode estar certo, desta vez não me parece). É que empirismo não basta, ainda que seja minimamente controlado, para generalizar. Uma tese tem de fazer sentido para além de meia dúzia de observações, qualquer investigação tem de ter um suporte racional, sob pena de estarmos a tirar conclusões precipitadas. (neste caso, acho que te falta suporte científico... não é por acaso que antes de começar uma investigação devemos ler muito sobre o assunto de onde queremos tirar mais conhecimento...)

Por outro lado, quer o Just me, quer o José Cruz Silva, têm produzido aqui texto de qualidade sobre estas matérias, que se vê ter fundamento. (não só neste post)

Continuem.

(e tu continua também Zogli, nem sempre as coisas correm mal, tens aí uns posts que não são de deitar fora, mas este...)

Cumprimentos a todos

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Epahh!!! Não me compares com o Alves sff. que ofendes o meu conhecimento cientifico (que é zero) :puppydogeyes: Se há alguem aqui neste fórum que ensina alguma coisa no que toca à manutenção de plantas aquáticas é de facto ele e poucos mais, apesar de por vezes falarem uma linguagem um bocado estranha para mim ;) . Eu, pouco ou nada sei, apenas o que tenho aprendido com eles e com a minha experiencia.

O que me chateia neste tipo de tópicos é que com teorias destas cada vez se generaliza mais que o que devemos ter dentro num aquário não é um pedaço de natureza mas sim uma quinta de produção intensiva.

No meu entender, as teorias da muita luz, fertilização às carradas etc. só vão nesse sentido. Porque razão no meu aquário eu hei-de querer podar todas as semanas, fazer testes diáros, andar todos os meses a correr para as lojas para comprar fertilizantes? Quando é que me sobra tempo para me sentar e olhar para ele?

Há de facto quem assim o pretenda. Uns porque porque querem regularmente ter plantas para venda, outros porque gostam de participar em concursos e coisas do género e precisam que as coisas se desenvolvam com alguma rapidez, outros ainda que não se enquadram nos anteriores mas que se dão bem assim. A todos respeito as suas opções. Mas não entendo que razão essa tenha de ser a fórmula máxima para manter um aquário plantado.

Uma Anúbia fica mais bonita num aquário com dimensões normais e com menos de 0.5Watt de luz ou noutro com mais de 1watt por litro? Com mais luz tenho algumas dúvidas. A não ser que tenhamos uma trabalheira enorme com fertilizações e outras coisas do genero para no fim atingir um objectivo que com apenas umas mudas de água se conseguia fácilmente. Geralmente as minhas anubias mais bonitas são as que estão dentro do balde sem qualquer iluminação. Crescem mais devagar? sim claro.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Está tudo muito bem, mas continuo a achar que é mais um excelente post!

Se não fosse o Zogli, mais ninguém põe estas questões e considerações, logo, vocês e os restantes demais não têm oportunidadde nem motivação para nos ensinarem estas coisas de forma gratuita (leia-se sem mais nem menos).

Por isso acho tão precioso que alguém seja o "motor" destas conversas.

Até porque alguém tem que sacar o conhecimento de veteranos como o Just me e como os demais, que mais parecem uma enciclopédia nesta esfera.

Pela minha parte, parabéns e obrigado a todos os intervenientes neste género de posts pelas oportunidades de aprender da forma mais simples.

Obviamente que desejava pertencer a uma das partes nestes debates, mas não consigo. Não sou homem de debates nem de considerações, pertenço á classe dos eternos aprendizes.

Editado por Luis saleiro

Ora ai está! Neste maravilhoso fórum por vezes falta qualquer coisa,relacionada com factos reais,relacionado com fertilizações,para quem quer ter um aqua em casa com muitas plantas,mas não quer algas.

A mim ninguém me ensinou,as conclusões que tirei,tirei-as a olhar para os meus aquas,na prática.E não tenho só fetos,musgo e anubias,tenho Ludwigia Arcuata,Rotala Walichii,Pogostemon Stellata e Helferi,Blixas,Cuba,Lotus,Hydrocotyles,ok Just Me?

Levas as coisas muito a peito,relaxa,tu às vezes turvas a tua propria sabedoria com coisas menores,pensas que as pessoas te estão atacar mas não é isso,é só de modo a lançar uma discussão ( discussão é sinónimo de troca de ideias e não de ataques mesquinhos) E esquece as palavras técnicas que muita gente não compreende,troca-as por miudos! :crazyeyes: (esta tongue era para dizer que estava a brincar,caso não tenhas reparado!)

Quanto à questão da luz acho que devemos olhar para as medidas do aqua,fazer uma equação simples e temos os Watts que precisamos,se juntarmos os K certos.E esta quantidade de luz é a correcta para Anubias e Fetos,como para Rotalas Walichii e Postemon Stellata,e na equação tem de estar a lâmpada x a distância x do aqua como disseste.A luz dos Polos,do Equador fica para os Polos e para o Equador,a não ser que fossemos lá e a trouxessemos num frasquinho! ;)

Continuando:''Fica uma questão: neste caso de deixar a fertilização liquida para mais tarde,se o substrato fértil não tiver nem N, nem P,(e como nos primeiros tempos não devemos colocar peixes),será que nessas semanas as plantas não terão carências destes 2 Macros?''

No principio, há uns anos atrás os meus aquas chegavam sempre a uma altura em que as algas tinham sempre que aparecer,parecia que era predestinado.Então fui fazendo testes em 2 aquas: os 2 com substrato fértil,num comecei a fertilizar na coluna de água com Potassio e Micros durante 1 mês e a partir dai também com N, P e Ferro

,noutro deixei as 3 primeiras semanas sem fertilizar na água, no mês seguinte só com Micros,e apartir daqui e durante mais 1 mês só com Micros, K e Ferro.

No primeiro aqua apareceram algas,no segundo quase nada parece que nos primeiros tempos as plantas precisam mais de Micros e Potassio,e não tanto de N e P,que só faz as algas prosperarem.

Um bom substrato fértil é muito importante,no 1º mês não fertilizar na coluna de água de modo a deixar as plantas criar raiz,no 2º mês fertilizar com Micros e Potassio,no 3º mês fertilizar com Micros,Potassio e Ferro e a partir daqui se as algas forem nulas começar a fertilizar com Micros,K,Fe, e também N e P caso os niveis destes 2 Macros não sejam relevantes.

Não quer dizer que N e P não sejam precisos,são fundamentais de igual modo,mas se calhar na altura errada fazem desastres.As plantas em certas fases precisam mais de alguns nutrientes que outros,para estimular a planta de formas diferentes.Comentários e opiniões precisam-se! :)

Editado por Zogli

Zog Li

Publicado:
A mim ninguém me ensinou,as conclusões que tirei,tirei-as a olhar para os meus aquas,na prática.E não tenho só fetos,musgo e anubias,tenho Ludwigia Arcuata,Rotala Walichii,Pogostemon Stellata e Helferi,Blixas,Cuba,Lotus,Hydrocotyles,ok Just Me?

Quanto à questão da luz acho que devemos olhar para as medidas do aqua,fazer uma equação simples e temos os Watts que precisamos,se juntarmos os K certos.E esta quantidade de luz é a correcta para Anubias e Fetos,como para Rotalas Walichii e Postemon Stellata,e na equação tem de estar a lâmpada x a distância x do aqua como disseste.A luz dos Polos,do Equador fica para os Polos e para o Equador,a não ser que fossemos lá e a trouxessemos num frasquinho! :D

Continuando:''Fica uma questão: neste caso de deixar a fertilização liquida para mais tarde,se o substrato fértil não tiver nem N, nem P,(e como nos primeiros tempos não devemos colocar peixes),será que nessas semanas as plantas não terão carências destes 2 Macros?''

No principio, há uns anos atrás os meus aquas chegavam sempre a uma altura em que as algas tinham sempre que aparecer,parecia que era predestinado.Então fui fazendo testes em 2 aquas: os 2 com substrato fértil,num comecei a fertilizar na coluna de água com Potassio e Micros durante 1 mês e a partir dai também com N, P e Ferro

,noutro deixei as 3 primeiras semanas sem fertilizar na água, no mês seguinte só com Micros,e apartir daqui e durante mais 1 mês só com Micros, K e Ferro.

No primeiro aqua apareceram algas,no segundo quase nada parece que nos primeiros tempos as plantas precisam mais de Micros e Potassio,e não tanto de N e P,que só faz as algas prosperarem.

Um bom substrato fértil é muito importante,no 1º mês não fertilizar na coluna de água de modo a deixar as plantas criar raiz,no 2º mês fertilizar com Micros e Potassio,no 3º mês fertilizar com Micros,Potassio e Ferro e a partir daqui se as algas forem nulas começar a fertilizar com Micros,K,Fe, e também N e P caso os niveis destes 2 Macros não sejam relevantes.

Não quer dizer que N e P não sejam precisos,são fundamentais de igual modo,mas se calhar na altura errada fazem desastres.As plantas em certas fases precisam mais de alguns nutrientes que outros,para estimular a planta de formas diferentes.Comentários e opiniões precisam-se! banana rock

Boas,

A questao de adicao de macros a um aquario, por si so ja e uma questao complicada. Devemos ter em consideracao alguns factores como pH, dureza, iluminacao e a aquarios com excesso de populacao.

Sera que um aquario de 50L com pH neutro, GH a 4, iluminacao de 10 a 20W e plantado com anubias, fetos, crypts, TPA's quinzenais de 25%, nao tera os macros necessarios para o desenvolvimento das plantas? (por norma estes aquarios encontram-se generosamente povoados por peixes e invertebrados).

Neste caso ao iniciarmos um ciclo com invertebrados, teras que os alimentar, certo? Esta mais que provado que uma das causas de surtos de algas, deve-se a alimentacao, isto, porque a mesma ira adicionar fosfatos a agua. Quanto aos nitratos, resulta atraves da conversao da amonia em nitritos e, nitritos em nitratos que mais tarde serao consumidos pelas tuas plantas (o famoso ciclo do azoto), e com a maturacao do aquario estes serao facultados pela urina e dejectos da fauna.

Relativamente ao potassio, e respectivos micros sao igualmente introduzidos com a comida e, renovados aquando das TPA's, mantendo-se sempre um equilibrio nas suas quantidades na coluna de agua.

A luz nao sendo excessiva neste caso, chega para o necessario, fotossintese nas plantas e respectiva libertacao de CO2.

Estes sao os principios basicos de um aqua low-tech... recomendo a leitura de Ecology of Planted Aquarium de Diana Walstad.

A tua questao ou imposicao quanto a introducao de macros (deves adicionar N, poe mais P, K insuficiente, mais isto, mais aquilo) pode levar a varios desequilibrios, porque nem sempre os nossos aquarios estao montados para a introducao de macro e micronutrientes em excesso, levando a problemas no desenvolvimento das plantas.

Por exemplo a adicao de N em excesso pode originar a deformacoes e problemas nas folhas/plantas, e acompanhas com K... as plantas comecam a ficar palidas e a morrer... onde estara o problema? Mantens niveis que julgas aceitaveis... Adicionas mais K porque em principio nao havera problema, mas as folhas/plantas continuam a definhar. Calcio, pois e, os sintomas de deficiencia de Ca sao semelhantes aos de K nas folhas novas. Adicionas entao mais Ca ao aquario. Melhorias? Poucas ou nenhumas... pensas entao adicionar Mg, mas achas impossivel...Vais em frente com a decisao, adicionar mais Mg. Resultado? As folhas comecam a encaracolar ou a ficar dobradas, devido ao excesso de Mg.

Isto apenas foi um exemplo...

Conclusoes a tirar quando as plantas crescem pouco ou nada, folhas dobradas ou torcidas:

Excesso de N;

Deficiencia de K, Ca ou Mg;

Excesso de Ca em relacao a Mg;

Deficiencia de P a nivel radicular.

Por estes e outros motivos a manutencao de aquarios high-tech sao um pesadelo para uns e um desafio para outros... nada que muita leitura e paciencia nao resolvam.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Jose Faria.

Publicado:

Boas

Um exemplo de planta que não suporta luz intensa - Cryptocoryne wendtii , tenho estado a colocar mais á sombra e está a melhorar bastante, isto claro, é a minha experiência.

Publicado:
A luz nao sendo excessiva neste caso, chega para o necessario, fotossintese nas plantas e respectiva libertacao de CO2.

Permite-me uma correcção. O que ocorre é uma libertação de O2 e não de CO2.

Cump,

Rui Pedro Costa

São tópicos destes que fazem falta. Continuem, estes tópicos são sempre dos melhores. Quem sabe se não sai daqui um inamovível.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:
A tua questao ou imposicao quanto a introducao de macros (deves adicionar N, poe mais P, K insuficiente, mais isto, mais aquilo) pode levar a varios desequilibrios, porque nem sempre os nossos aquarios estao montados para a introducao de macro e micronutrientes em excesso, levando a problemas no desenvolvimento das plantas.

Mas não temos de fertilizar em excesso,só na conta certa.E estás a supôr que os aquas serão densamente povoados por peixes,e eu por ex (e muita gente), não gosto de aquas muito povoados.Só para veres no meu aqua de 112L tenho 12 Cardinais e 6 Pandas. É pouca Fauna. Isto com um filtro de 800L/H faz com que não haja nitratos e haja poucos fosfatos ,logo tenho de fertilizar com N e P.

Concordo é que se calhar começar a fertilizar logo no inicio da montagem com N e P pode levar a algas.As plantas no inicio precisam de ganhar raiz e de Micros. Depois mais adiante o Potassio ,Ferro serão necessários,e com o aqua maturado e sem algas fertilizar em pleno,também com N e P.

Agora acho que só por si a água da torneira não tem Cobre,Manganês,Boro,etc,etc, os Micros em quantidade suficiente para deixar-mos de fertilizar. Mesmo sendo plantas de fácil manutenção.

Zog Li