bowlixeiro Publicado Março 10, 2008 Publicado Março 10, 2008 (editado) Boas Em primeiro, os meus parabéns por este forum, onde se aprende realmente muito. Pois é, sempre gostei de ver aquarios e agora com 37 anos resolvi que era altura de também ter um. Claro que tive um membro aqui do forum (ajvctrindade, meu colega) que me meteu o bichinho, a quem muito agradeço pela dicas, ajuda no layout e escolha das plantas. Setup Aquário: 100x40x50 Substracto: -JBL Proflora Start -Akadama Especial Iluminação: Calha de 3*39W com 10000K+6400K+4200K Filtro: Fluval 305 de 300L com media Fluval Clearmax Phosphat em substituição do carbono activo Aquecimento: 1Fluval Tronic 200W 1 Jagger 200W CO2: Nutrafin CO2 Natural System Flora: -Cabomba Caroliniana -Blishia Japónica -Echinodorus Thenelus -Rotala Rotundifólia -Rotala Green -Valisneria Tiger -“Cuba” -Uma à frente que não sei qual é -Ammania Gracilis -Hygrophila polysperma -HZ Fauna: 2 Comedor de Algas Siamês - S.A.E. (Crossocheilos Siamensis) 4 Otos (Otosinclos sp) 1 Betta Combatente 4 FalsoNariz Bêbado (Petitela Georgiae), para já pois acabou de ciclar. Montei o aqua no final de Janeiro. Fica aqui o meu processo de construção. Pode ser que ajude outros membros como vários posts me ajudaram. Claro está, que sugestões serão de todo bem vindas. Colocação do substracto JBL Depois, a areia de silica bem lavada e fervida e a Akadama Especial também muito bem lavada. Acreditem que sai muita porcaria da akadama, mas fica muito bonita e não se desfaz. Coloquei umas lascas de xisto para segurar a akadama e não haver mistura com a areia. Troncos postos e pedras no lugar. Coloquei o difusor de ar em frente à pedra grande para fazer um efeito engraçado se a precisar de ligar. Primeiro teste com água para ver como ficava. Ficou fixe, penso eu... Depois, tirei a água e comecei o paciente trabalho de plantar. É moroso mas também gratificante. É como plantar um jardim. O resultado final foi este. Coloquei também uma maternidade com musgo e camarões. São mesmo muito pequeninos, espero que cresçam. Passado 1 mês, as plantas estava num estado que tive de ir ao barbeiro com ele. Como o musgo creceu, tirei um pouco e colquei no tronco para ver se agarra. Aproveitei para lhe dar um toque de vermelho atrás do tronco e colocar mais musgo no tronco em arco. À data de hoje está assim. Vou começar a colocar mais peixitos pois penso ter terminado de ciclar. Obrigado a todos os que escrevem aqui. Realmente é uma comunidade onde a partilha é constante. Pedro Ramos (Bowlixeiro) Editado Março 10, 2008 por bowlixeiro Citar
commendatore Publicado: Março 10, 2008 Publicado: Março 10, 2008 Parabéns Pedro! Para quem começou agora começas em grande! Gosto muito da esolha de plantas. Sò não aprecio muito a pedra do lado direito, mas que é singular é! Assim que esse musgo começar a agarrar ao tronco vai ficar excelente! Vai mostrando a evolução disso! Citar Scuderia Ferrari
ajvctrindade Publicado: Março 10, 2008 Publicado: Março 10, 2008 Boas, Ora até que enfim que mostras o aquário. Bem... eu gosto... mas sou suspeito. Já sabes que alterações faria. Mas vamos ver o que os outros membros têm a dizer e que sujestões de melhorias apontam. Um abraço e bem vindo a este mundo maravilhoso. Inté, Citar António Trindade
kantiflas Publicado: Março 10, 2008 Publicado: Março 10, 2008 Boas, Ficou muito bonito!! com 1 Mês cresceu bastante!!! isso foi só com essa luz e os substratos? ou fertilizas? Parabens PS - só nao gosto muito dos riozinhos Citar
JoaoRibeiro Publicado: Março 10, 2008 Publicado: Março 10, 2008 Está a ficar aí um caso sério. Sim senhor. Parabéns pelo aquário!!! Realmente a única coisa que não aprecio muito é o rio aí no meio. Mas pelo trabalho que te deu tu deves gostar e isso conta mais do que o meu gosto pessoal. Cumprimentos e boa sorte com o aquário. Citar Projecto Plantado | O meu aquário Manual para Iniciar |Ciclo do Azoto | FAQs Aquariofilia | Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes
bowlixeiro Publicado: Março 10, 2008 Autor Publicado: Março 10, 2008 Boas, Ficou muito bonito!! com 1 Mês cresceu bastante!!! isso foi só com essa luz e os substratos? ou fertilizas? Parabens :D PS - só nao gosto muito dos riozinhos Boas Obrigado aos que já deram opiniões e viram o post. O crescimento deve-se, à luz, substrato e à qualidade das plantas que foram adquiridas aqui no forum Só recentemente comecei a fertilizar com Tropica Plant Nutrition Liquid + (N e P). No que respeita ao rio, gosto para iniciar. Como sou principiante, tenho sempre a ideia que os peixes precisam de espaço para andarem à vontade. Daí ter criado "esse" espaço, e também para dar mais algum realce ao tronco em arco. Antes da poda, a HZ quase tapava meio rio he he he. Citar
kantiflas Publicado: Março 10, 2008 Publicado: Março 10, 2008 Exactamente Parabens Então pelo Trabalho!! Citar
compoc05 Publicado: Março 10, 2008 Publicado: Março 10, 2008 Boas Pedro! Gostei! Está com muito bom aspecto o teu aqua! Então e o do Nuno, já houve avanços? Ainda não o vi aqui pelo fórum... Cumprimentos, Citar Abraço, LUIS ALMEIDA
ajvctrindade Publicado: Abril 20, 2008 Publicado: Abril 20, 2008 Boas, Então e actualização das fotos do aqua? Um abraço, Citar António Trindade
Daniel Santos Publicado: Abril 20, 2008 Publicado: Abril 20, 2008 bBOas o aqua esta 5* Gosto imenso dessa pedra XD CUmps Citar *
cafaisca Publicado: Abril 20, 2008 Publicado: Abril 20, 2008 boas está muito porreiro, as plantas evoluiram bastante... parabéns Citar http://magicdiscus.blogspot.com/ Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
JMG Publicado: Abril 20, 2008 Publicado: Abril 20, 2008 (editado) Olá O aquario esta muito bom! Ficava ai bem o casal de ramirezis e o grande cardume de neons. Boa Aquariofilia Cumps JMG Editado Abril 20, 2008 por JMG Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
bowlixeiro Publicado: Abril 29, 2008 Autor Publicado: Abril 29, 2008 Boas É verdade, tenho tido bastante sorte com as plantas, têm crescido bastante. Só passado todo este tempo é que as Tenellus estão a espalhar-se por todo o lado e as Japónicas também estabilizaram. Agora, tive foi um problema com a fauna. Comprei 4 Pit Bull na Naturline que vieram infectados com Ictio. Achei muita irresponsabilidade da parte deles, uma vez que os peixes já vinham assim da loja. Como eu não conheço a espécie, pensei que seria normal. Acontece que em 3 dias fiquei com o aqua infectado. Os meus cardumes de 11 cardinais e 6 bêbados ficaram completametne às pintas. Depois de pedir ajuda aqui ao ajvctrindade (o que agradeço), fiz o tratamento à água e apenas tive 2 baixas (1 bêbado e 1 otho). Por incrível que pareça os 11 cardinais continuam por lá sem problemas e o meu cardume de 6 Arlequins nunca chegou a ficar infectado. Parece-me portanto que haverá espécies mais resistentes a esta doença. O tratamento azul já terminou e vou colocar uma foto nova para verem. Obrigado Citar
xpto10 Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 Boas É verdade, tenho tido bastante sorte com as plantas, têm crescido bastante. Só passado todo este tempo é que as Tenellus estão a espalhar-se por todo o lado e as Japónicas também estabilizaram. Agora, tive foi um problema com a fauna. Comprei 4 Pit Bull na Naturline que vieram infectados com Ictio. Achei muita irresponsabilidade da parte deles, uma vez que os peixes já vinham assim da loja. Como eu não conheço a espécie, pensei que seria normal. Acontece que em 3 dias fiquei com o aqua infectado. Os meus cardumes de 11 cardinais e 6 bêbados ficaram completametne às pintas. Depois de pedir ajuda aqui ao ajvctrindade (o que agradeço), fiz o tratamento à água e apenas tive 2 baixas (1 bêbado e 1 otho). Por incrível que pareça os 11 cardinais continuam por lá sem problemas e o meu cardume de 6 Arlequins nunca chegou a ficar infectado. Parece-me portanto que haverá espécies mais resistentes a esta doença. O tratamento azul já terminou e vou colocar uma foto nova para verem. Obrigado Boas Não sei se vou ajudar mas aqui vai... Tambem ja tive ictio no meu aquario (certamente como muitos outros) e resolvi fazer aqui uma perquisa e encontrei a resolucao... pelo menos ate ver...e já la vai algum tempo... Entao é assim...subi a temperatura ate aos 29º/30º durante cerca de 5 dias, voltando depois a descer, e foi remedio santo... Pelo que percebi o ictio n sobrevive a temperaturas altas durante muito tempo... Cumps Citar
Hugo R. Silva Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 Boas, Quando abri pensei, mais um aquário de iniciado Pois foi mas que surpresa, parabéns, adorei o tronco e as plantas demonstram uma enorme vida. Quanto ao rio é daquelas coisas que se o dono gosta os outros não interessam Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
kantiflas Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 Boas Entao é assim...subi a temperatura ate aos 29º/30º durante cerca de 5 dias, voltando depois a descer, e foi remedio santo... Pelo que percebi o ictio n sobrevive a temperaturas altas durante muito tempo... Cumps Exacto, o virus ao sair do peixe a essa temperatura nao consegue sobreviver para passar a outros peixes, e assim vai morrendo! Eu alem do aumento da temperatura tambem acompanho com Sal grosso, nunca usei quimicos para curar ictio nos peixes! ainda hoje tenho ictio no aqua, mas a temp ta sempre a 30º vai passar! Mais uma vez parabens pelo aquario, mete mais umas fotos dessa evolução Citar
kantiflas Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 (editado) Enganei-me Editado Abril 29, 2008 por kantiflas Citar
bowlixeiro Publicado: Abril 29, 2008 Autor Publicado: Abril 29, 2008 (editado) Assim que percebi o problema, subi logo a temperatura para os 30º e comecei a tratar com Punktol da JBL. Retirei os 4 Pit Bull do aqua para não ser a desgraça geral. Como tenho muitas plantas, também não as queria fazer sopa, pelo que baixei para os 28º. O problema aqui é a responsabilidade de uma loja que vende um produto, neste caso animais, doentes. O que aconteceria se eu por acaso tivesse peixes que custassem 100€ ou mais cada um? E acabassem por morrer devido a isso? É que eu telefonei para a loja (Naturline) e o que obtive foi um "... desculpe lá ...". Eu acho que isto não funciona assim, mas vou tentar saber. Felizmente hoje penso que está controlado e os cardinais estão lá todos. Com mazelas, mas todos vivos. Editado Abril 30, 2008 por bowlixeiro Citar
Recommended Posts