Recommended Posts

Publicado

viva.

no meu aqua de 60cm (54l) tenho uma camada de 4/5 cm de substrato fértil (fluorite) coberta por areão preto fino.

a flora é composta, para já, por cabombas e echinodorus parviflorus, mas a curto/médio prazo vão entrar utricularia, eleocharis parvula e blyxa japonica (saindo, provavelmente alguma da cabomba).

tenho um sistema de CO2 caseiro a "bombar" há 1 semana e pouco (o aqua está montado desde o dia 24 de fevereiro).

a minha questão é a seguinte.

é suficiente uma fertilização geral feita com base nos produtos tipo "sera florena" (fertilizante com ferro, minerais e oligo-elementos)?

eu sei que a resposta depende de muita coisa, mas a minha questão é saber se este tipo de produtos têm a capacidade de manter a flora em boas condições.

se sim, qual o melhor destes produtos?

obgd.

Publicado:

Muito provavelmente terás pelo menos que fertilizar com potássio e ter fertilizantes de fosfatos e nitratos é capaz de dar jeito.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

não tenho a certeza mas acho que esse substrato é apenas rico em micros assim como o fertilizante liquido sera florena, dai essa fertilização será a que podes dispensar para já.

agora no inicio se o aqua tiver peixes, terás de ter pelo menos um fertilizante de po4 e um de k, pois no inicio de uma montagem é frequente ter-mos no3 mais do que o suficiente no aqua...

com essa iluminação e com a plantação final, penso que (dependendo do co2/tempo de iluminação) poderas ter de fertilizar com no3 para não haver carencias... mas tudo depende do teu aqua...

pesquisa um pouco sobre o assunto, estás muito fora do assunto e está é uma das materias complicadas :(

deixo-te um bom link do grande Andre, para ficares a perceber como funciona os consumos e etc...

a muito por onde pesquisar aqui no forum.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035