Recommended Posts

Publicado

Buenas,

o meu problema e o seguinte...eu estou a fazer um akua plantado...e vou la por um casal de kribensis e escalares...klaro q vou por esconderijos pos kribensis,mas o problema e o seguinte:

Quando os escalares fizerem uma postura tiro os ovos,ou tiro os alevins quando nascerem?

E quanto tempo demoram os ovos a eclodir? :( :D 8)

Obrg

Abraços bOoM

8) bE cOoL 8)

Like a Fish

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Publicado:

oi,

epah é assim, eu ja tive criaçao de escalares, e aconselho-t a fazeres o seguinte:

Se desligares a luz dos akuarios iras ver k eles entram em panico e começam a comer os ovos, axo melhor cortares o "folha" onde os escalares puseram os ovos, depois se puderes poes a folha numa maternidade com uma pedra de oxigénia por baixo pa fazer circular o agua (mas com pouco ar senao os ovos descolam-s da folha), os ovos eclodem se n me engano 2 dias depois, para os alimentares é melhor fazeres artémia, eles comem mt bem a artémia.

Espero ter ajudado :(

(ja n crio escalares á 2 anos e n sei se o k disse ta td correcto, alguem + expriente poderá confirmar se ta td bem)

abraços :D

tiagodovale2-dbd.jpg

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Publicado:

ajudaste pois...mas eu nao posso fazer artemia...nao ah dinheiro...lool...por isso vou fazer infosorios...da?

e ja agora como e q eu vejo q akilo tem infusorios? Se algum me der dicas para fazer infusorios,sff...

Obrg

bOoM

:( bE cOoL :D

Like a Fish

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Publicado:

Eu tenho um casal de escalares num comunitário que por acaso até tem um casal de kribs.

Aproximadamente de 15 em 15 dias os escalares devovam. Nunca comeram os ovos/alevinos e a luz é apagada todos os dias automáticamente. :twisted:

Tirar os ovos pra mim é impossivel, apesar de bem plantado eles desovam numa das paredes do filtro que é integrado no aquario e não numa folha. De qualquer das formas é dificil fazer os ovos eclodirem longe dos pais, pois a grande parte deles morre com fungos. :twisted:

Os Ovos eclodem aproximadamente 3 dias depois da desova, e os alevinos apenas começam a nadar 5 dias depois de eclodirem.

O que eu faço é tirar os alevinos(não tiro todos, +- uns 50 por desova) após a eclosão com a ajuda de um conta gotas(por sucção) e coloco-os num tupperware com água do aquario e furos muito pequenos feitos com um alfinete quente. O tupperware fica boiando no aquario e deve ser opaco para que os pais não vejam os filhotes. Não uso uma maternidade porque além de transparente tem os buracos muito grandes que permite aos minisculos alevinos sairem.

A operação para retirar os filhotes é feita durante a noite enquanto os pais dormem, caso contrário começam a atacar o conta gotas, os dedos e a mão de uma forma muito violenta.

Quando os alevinos começarem a nadar(5 dias depois aprox.) devem ser alimentados de imediato e preferencialmente com artemia recém nascida. Eu alimento-os 2x por dia. Já tentei com comida seca muito fina, mas morrem muitos a taxa de sucesso é baixa.

Uma semanas depois (3/4) preparo um aquario mais pequeno(20L) com agua do aquario dos pais, um filtro de esponja e coloco lá os filhotes. Continuo a alimenta-los com artémia até ficarem bem do tamanho que uma moeda de 1 centimo. A partir daí alterno com comida seca.

Eu sinceramente recomendo artémia, pois o devenvolvimento é muito rápido com este alimento. Não é muito caro:

- No verão podes cria-las num frasco qualquer de 0.5/1l

- existem sistemas que dá para cria-las num aquario, por exemplo no aquario para onde transferes os alevinos(o que eu uso). Isto não custa mais de 20€.

- Os ovos também não são caros e duram muito.

A unica coisa é que realmente dá um pouco de mais trabalho, criar, coar, passar por aqua, alimentar os peixes. Ao fim do 3º dia fazer nova cultura...etc :twisted:...Mas os resultados são realmente compensadores.

DumDum

Publicado:

Oi!

Reproduzo escalares, e vou contar-te alguma da minha experiencia.

Quanto ao uso ou nao de artemia, o meu conselho e' usa artemia, senao teras mortalidades elevadissimas (95%) !!!! Ou, segundo ja' ouvi rumores o liquidFry da JBL da' bons resultados!

Quanto a retirares ao nao os ovos, o meu conselho e' retirares. Apesar de os escalares, quando bem alimentados e "bem dispostos" nao comem os ovos. Tenho uma casal que comeu 2 posturas e agora tens la' alguns alevins. Bom, mas isto e' arriscado e so' o faço pq nao consigo parar as posturas e tenho pouco espaco !!! :twisted::twisted:

Retira os ovos para um aqua previamente preparado com um filtro de esponja e agua limpa. Coloca uma pedra difusora perto dos avos (sem contacto das bolhas) e espera 1 semana certa para teres peixinhos a nadar.

Logo a seguir alimentas com artemia 3 vezes por dia.

Haaaa, ia a esquecer-me, certamente que num comunitarios os ovos vao todos desaparecer, ou os outros peixes, ou os pais receosos dos perigos !

Espero ter ajudado

Dispoe

Abraco e boa sorte

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês