Postura de escalares


[StR]

Recommended Posts

Buenas,

o meu problema e o seguinte...eu estou a fazer um akua plantado...e vou la por um casal de kribensis e escalares...klaro q vou por esconderijos pos kribensis,mas o problema e o seguinte:

Quando os escalares fizerem uma postura tiro os ovos,ou tiro os alevins quando nascerem?

E quanto tempo demoram os ovos a eclodir? :( :D 8)

 

 

 

Obrg

Abraços bOoM

 

 

 

 

8) bE cOoL 8)

Like a Fish

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

epah é assim, eu ja tive criaçao de escalares, e aconselho-t a fazeres o seguinte:

 

Se desligares a luz dos akuarios iras ver k eles entram em panico e começam a comer os ovos, axo melhor cortares o "folha" onde os escalares puseram os ovos, depois se puderes poes a folha numa maternidade com uma pedra de oxigénia por baixo pa fazer circular o agua (mas com pouco ar senao os ovos descolam-s da folha), os ovos eclodem se n me engano 2 dias depois, para os alimentares é melhor fazeres artémia, eles comem mt bem a artémia.

 

Espero ter ajudado :(

 

(ja n crio escalares á 2 anos e n sei se o k disse ta td correcto, alguem + expriente poderá confirmar se ta td bem)

 

abraços :D

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ajudaste pois...mas eu nao posso fazer artemia...nao ah dinheiro...lool...por isso vou fazer infosorios...da?

e ja agora como e q eu vejo q akilo tem infusorios? Se algum me der dicas para fazer infusorios,sff...

 

 

 

Obrg

bOoM

 

 

 

 

:( bE cOoL :D

Like a Fish

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um casal de escalares num comunitário que por acaso até tem um casal de kribs.

Aproximadamente de 15 em 15 dias os escalares devovam. Nunca comeram os ovos/alevinos e a luz é apagada todos os dias automáticamente. :twisted:

 

Tirar os ovos pra mim é impossivel, apesar de bem plantado eles desovam numa das paredes do filtro que é integrado no aquario e não numa folha. De qualquer das formas é dificil fazer os ovos eclodirem longe dos pais, pois a grande parte deles morre com fungos. :twisted:

 

Os Ovos eclodem aproximadamente 3 dias depois da desova, e os alevinos apenas começam a nadar 5 dias depois de eclodirem.

 

O que eu faço é tirar os alevinos(não tiro todos, +- uns 50 por desova) após a eclosão com a ajuda de um conta gotas(por sucção) e coloco-os num tupperware com água do aquario e furos muito pequenos feitos com um alfinete quente. O tupperware fica boiando no aquario e deve ser opaco para que os pais não vejam os filhotes. Não uso uma maternidade porque além de transparente tem os buracos muito grandes que permite aos minisculos alevinos sairem.

 

A operação para retirar os filhotes é feita durante a noite enquanto os pais dormem, caso contrário começam a atacar o conta gotas, os dedos e a mão de uma forma muito violenta.

 

Quando os alevinos começarem a nadar(5 dias depois aprox.) devem ser alimentados de imediato e preferencialmente com artemia recém nascida. Eu alimento-os 2x por dia. Já tentei com comida seca muito fina, mas morrem muitos a taxa de sucesso é baixa.

 

Uma semanas depois (3/4) preparo um aquario mais pequeno(20L) com agua do aquario dos pais, um filtro de esponja e coloco lá os filhotes. Continuo a alimenta-los com artémia até ficarem bem do tamanho que uma moeda de 1 centimo. A partir daí alterno com comida seca.

 

Eu sinceramente recomendo artémia, pois o devenvolvimento é muito rápido com este alimento. Não é muito caro:

 

- No verão podes cria-las num frasco qualquer de 0.5/1l

- existem sistemas que dá para cria-las num aquario, por exemplo no aquario para onde transferes os alevinos(o que eu uso). Isto não custa mais de 20€.

- Os ovos também não são caros e duram muito.

 

A unica coisa é que realmente dá um pouco de mais trabalho, criar, coar, passar por aqua, alimentar os peixes. Ao fim do 3º dia fazer nova cultura...etc :twisted:...Mas os resultados são realmente compensadores.

 

DumDum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Reproduzo escalares, e vou contar-te alguma da minha experiencia.

Quanto ao uso ou nao de artemia, o meu conselho e' usa artemia, senao teras mortalidades elevadissimas (95%) !!!! Ou, segundo ja' ouvi rumores o liquidFry da JBL da' bons resultados!

Quanto a retirares ao nao os ovos, o meu conselho e' retirares. Apesar de os escalares, quando bem alimentados e "bem dispostos" nao comem os ovos. Tenho uma casal que comeu 2 posturas e agora tens la' alguns alevins. Bom, mas isto e' arriscado e so' o faço pq nao consigo parar as posturas e tenho pouco espaco !!! :twisted::twisted:

Retira os ovos para um aqua previamente preparado com um filtro de esponja e agua limpa. Coloca uma pedra difusora perto dos avos (sem contacto das bolhas) e espera 1 semana certa para teres peixinhos a nadar.

Logo a seguir alimentas com artemia 3 vezes por dia.

Haaaa, ia a esquecer-me, certamente que num comunitarios os ovos vao todos desaparecer, ou os outros peixes, ou os pais receosos dos perigos !

Espero ter ajudado

Dispoe

Abraco e boa sorte

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais