André Marçal Publicado: Março 29, 2008 Publicado: Março 29, 2008 Não sei como descrever sequer... Cardumes Lindíssimos... Hardscape mais que perfeito... Enfim dos aquários que já vi está de certeza entre os melhores. Adorei mesmo :D Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Abril 5, 2008 Autor Publicado: Abril 5, 2008 Olá a todos, Tirei mais umas fotos para ir actualizando o tópico. A glosso tem crescido de uma maneira e a vivipara tambem.. fantástico! Abraço Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Abril 7, 2008 Autor Publicado: Abril 7, 2008 Olá a todos, Hoje dei uma "carecada" na blyxa, cortei as pontas traseiras para dar um ar como se estivesse a crescer para a frente das pedras e não na vertical.. ficou muito bom.. a ver se tiro uma foto para mostrar. Entretanto tinha tirado ai umas fotos que não tive tempo de mostrar por isso aqui vai, espero que gostem: Blue Pearl Ovada Cambarellus O Jardim à porta da casa da Sra. Cambarellus Pearling da Glossostigma Elatinoides Abraço Citar
Kost Publicado: Abril 7, 2008 Publicado: Abril 7, 2008 Fotos muito boas e p jardim da Sra. Cambarellus esta muito verdinho :D Abraço Citar
Kosuta Publicado: Abril 7, 2008 Publicado: Abril 7, 2008 O aquário está a ficar muito fixe. O hardscape e a flora estão impecáveis e a fauna também. Tens ai um mega cardume dos peixes que mais gosto . Abraço, Sérgio Costa Citar Kosuta 180LNano Tsunami
Rui Granja Publicado: Abril 7, 2008 Publicado: Abril 7, 2008 Boas, Epá o aqua está muito bom, tenho visto desde o início mas só agora decidi comentar. Gosto bastante das pedras e da sua disposição, e a Cambarellus, linda! Abraço Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Abril 7, 2008 Autor Publicado: Abril 7, 2008 Finalmente, tive paciência para limpar os lily pipe e ate vou tirar uma foto.. ta bonito Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Abril 7, 2008 Autor Publicado: Abril 7, 2008 Ora bem cá estão então as fotos com os lily pipes limpinhos.. parece outro.. E a mais recente aquisição.. uns Tiger Espero que gostem da carecada que dei na blyxa: ANTES DEPOIS DIA 28 Citar
Black Dragon Publicado: Abril 7, 2008 Publicado: Abril 7, 2008 Como tens controlado as algas ricardo? Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Abril 7, 2008 Autor Publicado: Abril 7, 2008 (editado) Olá, Olha isso das algas.. eu acho que só tem quem não faz testes.. se fizeres testes.. pronto é facil.. se tem a mais fazes muda de água se nao tens fertilizas.. e depois há o mágico flourish excel.. olha eu andava muito bem todo porreiro e ás tantas comecei a desleixar-me e a fertelizar com macros da tropica a pensar que já sabia.. pronto.. começaram logo a querer aparecer green spots e algas pretas nas folhas da glosso e da lileaopsis.. pronto ai.. parei comecei a fazer os teste certinho e pronto.. despareceu.. Fertilizo diariamente com Brighty K e P da Kent (agora tambem ando a usar o excel) e dia sim dia não com micros step 1 da ADA, as mudas faço de 2 em 2 dias 20L nas mudas fertelizo com green bacter, green gain e ECA, fotoperíodo 7h PC e 3h HQI. Todos os dias faço testes de P e N à agua.. o resto é deixar crescer.. Abraço Editado Abril 7, 2008 por ricardobrosa Citar
Diogo HC Matias Publicado: Abril 7, 2008 Publicado: Abril 7, 2008 Olá, Olha isso das algas.. eu acho que só tem quem não faz testes.. se fizeres testes.. pronto é facil.. se tem a mais fazes muda de água se nao tens fertilizas.. e depois há o mágico flourish excel.. olha eu andava muito bem todo porreiro e ás tantas comecei a desleixar-me e a fertelizar com macros da tropica a pensar que já sabia.. pronto.. começaram logo a querer aparecer green spots e algas pretas nas folhas da glosso e da lileaopsis.. pronto ai.. parei comecei a fazer os teste certinho e pronto.. despareceu.. Fertilizo diariamente com Brighty K e P da Kent (agora tambem ando a usar o excel) e dia sim dia não com micros step 1 da ADA, as mudas faço de 2 em 2 dias 20L nas mudas fertelizo com green bacter, green gain e ECA, fotoperíodo 7h PC e 3h HQI. Todos os dias faço testes de P e N à agua.. o resto é deixar crescer.. Abraço Isso é que é manutenção!! Nada facil de se manter... mas vale a pena Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Abril 7, 2008 Autor Publicado: Abril 7, 2008 Sim dá trabalho, mas prefiro pensar que não será sempre assim, chega a uma altura que o aquário estabiliza e tu passas a conhecê-lo já sabes o que ele quer e o que não quer.. as mudas passam a ser semanais etc.. Agora ainda tenho mais 3 meses pela frente de forte manutenção. .veremos Abraço Citar
SCUBADIVE Publicado: Abril 7, 2008 Publicado: Abril 7, 2008 palavras para que simplesmente estrondoso,a imagems falam por si parabens Citar
sharpple Publicado: Abril 8, 2008 Publicado: Abril 8, 2008 A mim não me enganas, julgas que eu não sei que foste tirar a foto com uma máquina aquatica a um rio tropical? Bahh..Intrujores! Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Abril 9, 2008 Autor Publicado: Abril 9, 2008 Olá a todos, Fiz no meu blogue uma sequência de fotos que espelham bem a evolução do aqua, não o coloquei aqui para não pesar muito o tópico. Aos interessados cliquem www.aquaplanting.net Abraços Citar
Pereiro Publicado: Abril 9, 2008 Publicado: Abril 9, 2008 moi bom aquário e moi bom blogue.. pena da cuba, mas parece que a glosso tambem está a ficar fix abraço Citar
Fábio Gomes Publicado: Abril 9, 2008 Publicado: Abril 9, 2008 Sinceramente, acho que fizeste a pior "asneira" do aquário, ao cortares as pontas às Blyxas. Eu já as mantive durante muito tempo e sempre que decidia podar-lhes as pontas, estas estagnavam o crescimento. Depende do teu objectivo, mas na minha opinião, como já referi, foi uma "asneira". Em relação ao hardscape, o lado direito não me agrada à vista. Se as pedras do lado direito saíssem (a partir da ponteaguda a apontar para a direita) e se deslocasses todo o conjunto do lado esquerdo, um pouco mais para o centro, ficarias com um conjunto muito mais agradável! Parabéns pelo investimento e pelo fruto. Não leves as criticas como "manda a baixo", mas sim como opinião que podes (ou não) aceitar. Abraço! Citar Glowlight Roads - Plantado
Ricardo B. Rosa Publicado: Abril 10, 2008 Autor Publicado: Abril 10, 2008 Sinceramente, acho que fizeste a pior "asneira" do aquário, ao cortares as pontas às Blyxas. Eu já as mantive durante muito tempo e sempre que decidia podar-lhes as pontas, estas estagnavam o crescimento. Depende do teu objectivo, mas na minha opinião, como já referi, foi uma "asneira". Em relação ao hardscape, o lado direito não me agrada à vista. Se as pedras do lado direito saíssem (a partir da ponteaguda a apontar para a direita) e se deslocasses todo o conjunto do lado esquerdo, um pouco mais para o centro, ficarias com um conjunto muito mais agradável! Parabéns pelo investimento e pelo fruto. Não leves as criticas como "manda a baixo", mas sim como opinião que podes (ou não) aceitar. Abraço! Olá Fábio, Claro que não levo a mal a tua critica, até acho bem que critiques para que eu assim possa refutar, Pois bem, se não cortares/podares a blyxa nunca lhe darás forma, como sabes a blyxa cresce muito mas mesmo muito e se não cortares e lhe deres forma certamente não iria ficar bem, visto que a minha ideia é que ela faça a fusão entre as pedras e que dê a sensação que cresce apenas para frente/para cima das pedras, daí eu cortar a traseira da blyxa. Quanto à estagnação do crescimento só se for no teu aquário, sabes que isso pode depender de aquário para aquário de fertilizações para fertelizações e de manutenção para manutenção, no meu caso posso garantir-te que já ontem voltei a cortá-la, por isso.. não noto que o crescimento esteja estagnado. Quanto ao hardscape, visto tratar-se de um layout iwagumi e o objectivo é que o aquario tenha profundidade e que consigas ter diferentes planos, ao retirar as pedras do lado direito ficaria com o quê? plantas ali? quais? plantas de caule? jamais.. eleocharis? perdia profundidade a leitura do meu aquário é feita da esquerda para a direita. Se movesse o "conjunto" das outras pedras para o centro como disseste, estaria ir contra um dos principios básicos da montagem de um hardscape que é a Regra de Ouro, e perderia o ponto focal, que neste momento é a main stone, porque como já referi respeita a regra de ouro estanto colocada na proporção de 1,618 para 1 no aquario, há um topino inamovivel do marc na secção de fotos e videos que explica isto muito bem: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=41985&st=0 (está na primeira página). Aceito a tua crítica mas como vês sei explicar-te porque não concordo. Obrigado e um grande Abraço Fábio RR Citar
Fábio Gomes Publicado: Abril 10, 2008 Publicado: Abril 10, 2008 Olá Fábio, Claro que não levo a mal a tua critica, até acho bem que critiques para que eu assim possa refutar, Pois bem, se não cortares/podares a blyxa nunca lhe darás forma, como sabes a blyxa cresce muito mas mesmo muito e se não cortares e lhe deres forma certamente não iria ficar bem, visto que a minha ideia é que ela faça a fusão entre as pedras e que dê a sensação que cresce apenas para frente/para cima das pedras, daí eu cortar a traseira da blyxa. Se essa é a tua ideia, força. Mas já tiveste/viste alguma Blyxa em pleno crescimento, sem nunca ter sido podada? Ela faz uma "bola" de folhas. Nos sítios onde as tens, ficaria muito bem, acredita! Quanto à estagnação do crescimento só se for no teu aquário, sabes que isso pode depender de aquário para aquário de fertilizações para fertelizações e de manutenção para manutenção, no meu caso posso garantir-te que já ontem voltei a cortá-la, por isso.. não noto que o crescimento esteja estagnado. Em relação à primeira parte concordo plenamente. Cada aquário é um aquário! No que diz respeito à segunda: Se calhar o que cortaste, foram folhas novas que cresceram e não as cortadas a semana passada... (desculpa estar a insistir) Quanto ao hardscape, visto tratar-se de um layout iwagumi e o objectivo é que o aquario tenha profundidade e que consigas ter diferentes planos, ao retirar as pedras do lado direito ficaria com o quê? plantas ali? quais? plantas de caule? jamais.. eleocharis? perdia profundidade a leitura do meu aquário é feita da esquerda para a direita. Ao fazeres o que te disse (anular o lado direito e mover-se todo o conjunto esquerdo mais para o centro), não perderias o ponto focal, visto a pedra principal estar apontada para a direita. Ou seja, o princípio dessa mesmo pedra ficaria "ao centro" do aquário mas o topo ficaria a tocar na regra de ouro. Na minha opinião, só ficarias a ganhar. Se retirasses (como opinei) as pedras do lado direito e movesses o conjunto total do lado esquerdo para o centro, poderias completar o tapeteda Glossoestigma. Sem o minimo problema, sem simetrismos, sem nada que não se quer. Se movesse o "conjunto" das outras pedras para o centro como disseste, estaria ir contra um dos principios básicos da montagem de um hardscape que é a Regra de Ouro e perderia o ponto focal Olha que não. ...há um topino inamovivel do marc na secção de fotos e videos que explica isto muito bem: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=41985&st=0 (está na primeira página). Acompanhei o desenrolar desse tópico desde o começo e já o reli pelo menos uma vez. Está um excelente tópico, capaz de ensinar a pequenos e graúdos no meio. Aceito a tua crítica mas como vês sei explicar-te porque não concordo. Obrigado e um grande Abraço Fábio RR Óptimo, é disso que se precisa! Como vês também sei justificar a minha. Um abraço para ti também e como já referi, tens aí um belo projecto que, na minha opinião, pode melhorar nalguns aspectos. Citar Glowlight Roads - Plantado
Ricardo B. Rosa Publicado: Abril 11, 2008 Autor Publicado: Abril 11, 2008 (editado) Olá Fabio, Desculpa não te ter respondido antes mas não tive tempo para vir ao forum. Supondo que tudo aquilo que dizes é verdade e tens razão, se este aquário fosse teu.. como é que farias tudo isso que sugereS? como? tiravas as plantas mexias novamente no substracto, mexias nos relevos do substracto, sujavas a agua matavas as bacterias do filtro..isso é tudo muito bonito de se dizer agora fazer.. E mais.. volto a dizer todas essas coisas que disseste, eu antes de deixar o hardscape como está experimentei-as e olha que ficavam todas pior como esta. E a ponta da pedra etc isso que disseste se estivesse ao meio nao estava na proporção da regra de ouro.. não sei que raio de contas estas a fazer.. e nunca queria que uma ponta de uma pedra fosse o ponto focal... para isso, não estaria lá a pedra maior a fazer nada.. Abraço RR Editado Abril 11, 2008 por ricardobrosa Citar
Fábio Gomes Publicado: Abril 11, 2008 Publicado: Abril 11, 2008 Como é que consegues matar as bactérias do filtro alterando o hardscape? Em relação ao pó que possa levantar, se levantou, pousa, mais cedo ou mais tarde. O pior é mesmo o remexer no substrato que vai pôr-te a água em sopa de nutrientes. No que diz respeito ao teu segundo paragrafo: Tenta ler outra vez o que escrevi, com mais atenção. Quem disse que a ponta da pedra ia estar no meio?... Re-lê quando tiveres mais tempo, a sério. Abraço. Citar Glowlight Roads - Plantado
Ricardo B. Rosa Publicado: Abril 15, 2008 Autor Publicado: Abril 15, 2008 (editado) Olá a todos, Venho actualizar o tópico uma vez mais e dizer-vos que as 2 CPO já estão ovadas, e que o seu comportamento desde aí é fantástico, desde que ficaram ovadas nunca mais se deixaram ver, cavaram buracos entre o aquasoil e as pedras construindo assim tocas onde até à data ficam o dia inteiro, limito-me a lançar "pastilhas" de comida para elas na zona das tocas e um dia deste acabei mesmo por ver uma com os seus ovos gigantes, pena era ter alguns fungados já, mas estão muito bonitas. Quem anda todo contente é o macho que ficou com o jardim da frente só para ele passear à vontade. Ahh! Quase que me esquecia, podei a vivipara visto que já estava cá em cima. podei-a tentando dar alguma forma, do sitio onde cortei irá crescer mais compacta formando assim uma "parede" verde mais densa. Vamos às fotos: DIA 37 Abraço Editado Abril 15, 2008 por ricardobrosa Citar
pribeiro Publicado: Abril 15, 2008 Publicado: Abril 15, 2008 Muito bom, transmite paz e tranquilidade Citar No Dragão mora o Campeão
Diogo HC Matias Publicado: Abril 15, 2008 Publicado: Abril 15, 2008 Acho que para apreciar ao maximo este aquario nos falta um belo dum filme! A evolução está a ser excelente! Parabéns! Citar
Ricardo B. Rosa Publicado: Abril 15, 2008 Autor Publicado: Abril 15, 2008 Eu até fazia um filme mas não tou a ver como passo depois para o computador.. vou filmar com o nokia e61i depois passo por cabo de dados até ai tudo ok, mas o formato do ficheiro não é compativel depois ou é? Ajudem ai que eu vou fazer o filme Abraço RR Citar
Recommended Posts