Francisco Matos Publicado Março 9, 2008 Publicado Março 9, 2008 (editado) Olá a todos, Há cerca de 3 meses, ganhamos coragem e montamos um aquario que estava perdido na nossa cave para dar-mos um novo lar (e mais apropriado) á nossa botia palhaço (tiki) que temos há 4 anos (estava sozinha num aquário de 30 litros). Com a vossa ajuda e de alguns aquariofilistas mais pacientes, fomos acrescentando mais algumas espécies e tentando aprender alguma coisa. Hoje, fomos surpreendidos com uma desova de escalares adquiridos a cerca de 1 mês, o que nos fez perder a vergonha e postar aqui o nosso aquário. Fico à espera da vossa opinião. Muito obrigado a todos, Francisco Nota: Desculpem a qualidade das fotos Dimensões: 120x40x40 (192 litros brutos) Filtragem: - Sacem 1000 (1000 l/h) - Eheim Liberty 2041 Termoestato: - Jager 300W CO2: Caseiro Iluminação: (121 W) - entre as 11H30 e as 21H30 - 1 Tropic (25 W) - 4700 KV - 1 Flora (30 W) - 2400 KV - 1 Ultra (36 W) - 6500 KV - 1 Ocean (30 W) - 10000 Kv Parâmetros - Temperatura: 25º - PH: 7 - PO4: 0,25 ppm - NO3: 10 ppm - KH: 4 - TPA: 30% semanal Fauna - 2 Ancistrus Dolichopterus - 1 Panaque (L191) - 1 Gold Stripe Panaque (Lda001) - 2 LDA025 pitbull - 5 SAE - 4 Otocinclus - 3 Botias Palhaço (uma delas com 4 anos e 20 cm) - 1 Botia Morleri - 1 Botia Yoyo - 1 Corydora Adolfoi - 1 Corydora Sterbai - 2 Corydoras Julii - 1 Corydora "green neon" - 1 Corydora Pimenta - 2 Corydoras agassizii - 6 Escalares (Pterophyllum Scalare) Flora - Microsorum Pteropus - Equinodorus Bleheri - Hygrophila polysperma - Anubia Barteri var barteli - Anubia Barteri var nana - Cladophora aegagropila AQUÁRIO EM 27.01.2008 AQUÁRIO EM 09.03.2008 (1) CASAL DE ESCALARES COM OVOS (1) CASAL DE ESCALARES COM OVOS (2) Editado Março 9, 2008 por radon-nikodin Citar
Francisco Matos Publicado: Março 12, 2008 Autor Publicado: Março 12, 2008 Está assim tão mau .... Podem criticar à vontade... até agradeço. Em Abril vou substituir este aquário por um outro todo em Vidro e com um layout diferente ... Por isso as vossas opiniões são fundamentais. Francisco Citar
Jorge Oliveira Publicado: Março 12, 2008 Publicado: Março 12, 2008 O aqua está muito porreiro,parabens.Só alterava uma coisa,era a entrada do filtro no sitio oposto á entrada.De resto muito porreiro Citar O meu feedback
ecavaco Publicado: Março 12, 2008 Publicado: Março 12, 2008 esta bonito sim senhor . Eu hoje tambem vi os meus esclares a desovar vamos ver se resistem no comunitário Citar
Jose Antunes Publicado: Março 12, 2008 Publicado: Março 12, 2008 boas desculpem a minha pergunta mas como se pode destinguir o macho da femea de escalares ? desde ja obrigado Citar
ecavaco Publicado: Março 12, 2008 Publicado: Março 12, 2008 eu so distingo na altura da postura as femeas cicam mais rdondinhas na barriga Citar
Jose Antunes Publicado: Março 12, 2008 Publicado: Março 12, 2008 pois assim fica dificil de comprara nunca se sabe se é um casal ou nao comps. Citar
Francisco Matos Publicado: Março 13, 2008 Autor Publicado: Março 13, 2008 É muito difícil diferenciar o sexo nos escalares. Apenas na altura da desova é que eu acho que podemos ter a certeza. De qualquer modo, aquele que se veio a mostrar como o macho, sempre teve uma posição mais dominante no grupo dos seis. Este comportamento dos escalares começou a notar-se quando baixei um grau a temperatura do aquário (de 26º para 25º). Após esta descida, formaram-se (penso eu) dois casais de escalares, onde o macho é sempre o mais agressivo do casal para com os outros. Apenas um dos casais desovou, mas como foi a primeira postura, 3 dias depois já não tinha ovos. Entretanto, já andam todos juntos novamente. Relativamente ao aquário, foi a minha primeira tentativa de ter algo com plantas (que não um plantado). Em Abril vou tentar começar um projecto mais estruturado e organizado em termos de plantas . Francisco Citar
kantiflas Publicado: Março 13, 2008 Publicado: Março 13, 2008 Boas, Podias colocar um fundo preto ou azul escuro no vidro trazeiro, ia dar muito mais impacto as plantinhas Citar
Guimas Publicado: Março 13, 2008 Publicado: Março 13, 2008 boas, Onde compras-te esses escalares? É que têm de ser irmãos dos meus. lol Abraço André Guimarães Citar André GuimarãesVallisneria sp. 'Natans'
Francisco Matos Publicado: Março 13, 2008 Autor Publicado: Março 13, 2008 Boas, Comprei os escalares na Naturline ... será que são meus irmão dos teus, André !!!!!! No futuro novo aquário, vou a mesmo pensar num fundo, talvez Preto, como sugeres Kantiflas .... para realçar as plantas ... Um abraço, Francisco Citar
André Grassi Publicado: Março 13, 2008 Publicado: Março 13, 2008 Boas... Parabéns pelo aquário. Está muito agradavel aos olhos. Quanto a desova dos escalares, realmente teve muita sorte. Tomara que consiga fazer nascer alguns filhotes dessa postura. Abraços! Citar Flickr - http://www.flickr.com/photos/andregrassi
Recommended Posts