Recommended Posts

Publicado

Olá ao fórum!

Liguei ontem o filtro no aqua que estou a montar, e noto que em funcionamento, emite tipo um zumbido, perceptível mesmo sentado no sofá a cerca de 2-3 metros. De notar que o filtro está dentro do móvel que faz conjunto com o aqua.

O material foi adquirido em 2º mão.

Será normal este ruído? Agradeço a opinião/ajuda de alguém que tenha um filtro destes em funcionamento.

Abraço,

LUIS ALMEIDA

Publicado:
Olá ao fórum!

Liguei ontem o filtro no aqua que estou a montar, e noto que em funcionamento, emite tipo um zumbido, perceptível mesmo sentado no sofá a cerca de 2-3 metros. De notar que o filtro está dentro do móvel que faz conjunto com o aqua.

O material foi adquirido em 2º mão.

Será normal este ruído? Agradeço a opinião/ajuda de alguém que tenha um filtro destes em funcionamento.

Boas!

Eu tenho um 2128, um 2329 e um 2080.

O 2080 faz de facto um ruído "surdo" (ruído de baixa frequência). Estamos a falar de uma bomba potente, não há milagres. Não é nada de especial, com o ruído normal de uma casa nem se nota, mas à noite, com tudo em silêncio ouve-se essa "surdina". (provavelmente o que eu ouço é a soma do ruído/vibração dos 2 filtros que estão no mesmo móvel (2080 + 2329)

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Olá pessoal.

Eu não conheço o filtro em questão, por isso posso estar a dizer algo que não o correcto...

Esse filtro tem alguma parte plástica a tocar no chão? Pergunto isto, pois os filtros Eheim da gama Classic (2211, 2213, 2215, 2217) regra geral, têm uns pés de borracha. Não só evitam que eles se desloquem na superfície onde estão apoiados, como também reduzem o barulho.

Se bem que esse barulho que falam, pode nem ser de estar em contacto com o chão por uma parte plástica, mas da própria bomba em si.

Digo isto, porque tenho um eheim 2213 e só o ouço se encostar o ouvido ao filtro...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Boas!

Eu tenho um 2128, um 2329 e um 2080.

O 2080 faz de facto um ruído "surdo" (ruído de baixa frequência). Estamos a falar de uma bomba potente, não há milagres. Não é nada de especial, com o ruído normal de uma casa nem se nota, mas à noite, com tudo em silêncio ouve-se essa "surdina". (provavelmente o que eu ouço é a soma do ruído/vibração dos 2 filtros que estão no mesmo móvel (2080 + 2329)

Cumps

Boas!

Fico mais descansado. Provavelmente será esse o caso.

Obrigado

Esse filtro tem alguma parte plástica a tocar no chão? Pergunto isto, pois os filtros Eheim da gama Classic (2211, 2213, 2215, 2217) regra geral, têm uns pés de borracha. Não só evitam que eles se desloquem na superfície onde estão apoiados, como também reduzem o barulho.

Boas!

Que eu tivesse reparado, não tem borracha por baixo.

Vou estar atento a vêr se o ruído não aumenta.

Obrigado

Abraço,

LUIS ALMEIDA

Publicado:
Olá pessoal.

Eu não conheço o filtro em questão, por isso posso estar a dizer algo que não o correcto...

Se bem que esse barulho que falam, pode nem ser de estar em contacto com o chão por uma parte plástica, mas da própria bomba em si.

Digo isto, porque tenho um eheim 2213 e só o ouço se encostar o ouvido ao filtro...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Boas Luís.

O filtro tem rodas plásticas que só tocam no chão se o filtro estiver inclinado (é para transportar o animal...).

De resto assenta em pés de borracha, que reduzem as vibrações.

O ruído vem essencialmente do funcionamento da bomba, o meu faz mais ruído que os outros dois, mas também estamos a falar de outra bomba. (este rotor tem um íman muito forte, a ponto deles aconselharem retirar o rotor com alicate, para prevenir possíveis "entalões", mais ou menos graves, nos dedos). Para além disso, o meu móvel acaba por fazer de caixa de ressonância e tenho um ruído de baixa frequência, mas nada que me incomode.

No entanto, se alguém tiver um 2080 que não faça mesmo ruído nenhum, que se chegue à frente. (para mim é um ruído normal, de funcionamento de uma bomba deste tipo)

cumps

Publicado:
Boas Luís.

O filtro tem rodas plásticas que só tocam no chão se o filtro estiver inclinado (é para transportar o animal...).

De resto assenta em pés de borracha, que reduzem as vibrações.

O ruído vem essencialmente do funcionamento da bomba, o meu faz mais ruído que os outros dois, mas também estamos a falar de outra bomba. (este rotor tem um íman muito forte, a ponto deles aconselharem retirar o rotor com alicate, para prevenir possíveis "entalões", mais ou menos graves, nos dedos). Para além disso, o meu móvel acaba por fazer de caixa de ressonância e tenho um ruído de baixa frequência, mas nada que me incomode.

No entanto, se alguém tiver um 2080 que não faça mesmo ruído nenhum, que se chegue à frente. (para mim é um ruído normal, de funcionamento de uma bomba deste tipo)

cumps

Boas AGA!

O ruído deve ser esse que dizes, de qualquer das formas vou estar atento, e vêr se não aumenta.

Já agora, quantas esponjas de lã (a branca) é que o filtro tem?

É que este filtro e aqua estava com discos, e tem uma esponja de lã branca por cima de cada cesto, e eu saquei as instruções da Net, e vem lá que só leva por cima do ultimo cesto. Haverá problema de estar como eu o tenho?

Abraço,

LUIS ALMEIDA

Publicado:
Boas AGA!

O ruído deve ser esse que dizes, de qualquer das formas vou estar atento, e vêr se não aumenta.

Já agora, quantas esponjas de lã (a branca) é que o filtro tem?

É que este filtro e aqua estava com discos, e tem uma esponja de lã branca por cima de cada cesto, e eu saquei as instruções da Net, e vem lá que só leva por cima do ultimo cesto. Haverá problema de estar como eu o tenho?

Boas!

De facto o filtro só vem com uma esponja branca e uma azul. Eu comprei também o kit de filtrantes para ele e só vinha com 2 esponjas, a azul e a branca (a branca é uma esponja com uma espessura considerável).

Eu cá normalmente sigo as recomendações do fabricante e acho que muitas esponjas brancas acabam por reduzir o caudal do filtro. Os tipos da eheim devem ter estudado a coisa para nos indicar a melhor forma de o usar, acho que não vale a pena estar a alterar.

Cumps

Aníbal Gomes Alves

Publicado:
Boas!

De facto o filtro só vem com uma esponja branca e uma azul. Eu comprei também o kit de filtrantes para ele e só vinha com 2 esponjas, a azul e a branca (a branca é uma esponja com uma espessura considerável).

Eu cá normalmente sigo as recomendações do fabricante e acho que muitas esponjas brancas acabam por reduzir o caudal do filtro. Os tipos da eheim devem ter estudado a coisa para nos indicar a melhor forma de o usar, acho que não vale a pena estar a alterar.

Cumps

Aníbal Gomes Alves

Boas Aníbal!

De facto já calculava que assim fosse.

Como o aqua só começou agora a ciclar, se calhar ainda o vou abrir, para retirar as outras 2 esponjas.

Os meus agradecimentos pelas dicas.

Cumprimentos,

Abraço,

LUIS ALMEIDA

Publicado:

O meu não faz barulho nenhum... Só o ouço se me chegar para aí a 1m dele. Inclina-o um bocado, pois pode ainda ter ar. Ou então, pode ser mesmo a turbina que esteja a dar o berro.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
O meu não faz barulho nenhum... Só o ouço se me chegar para aí a 1m dele. Inclina-o um bocado, pois pode ainda ter ar. Ou então, pode ser mesmo a turbina que esteja a dar o berro.

Boas João!

Espero não ter esse azar...

O barulho não é muito acentuado, é um "zonido" contínuo.

Cumprimentos

Abraço,

LUIS ALMEIDA

Publicado:

O meu também não faz barulho. Está dentro do movel e só o oiço se estiver muito perto dele.

Vê se tens alguma coisa mal colocada.

Cumprimentos

mpimentel

Publicado:

Boas!

Quero agradecer a todos os que participaram neste tópico!

Depois das vossas dicas, abri o filtro, retirei as esponjas que estavam a mais, limpei o rotor e...

"VOILÁ", não parece o mesmo filtro. De facto o ruído que ele faz é míniiiiiiimoooooo!!!

Muito obrigado a todos.

Abraço,

LUIS ALMEIDA

• 1 ano depois...
Publicado:

Lamento desenterrar o toipco, mas comprei também um usado e realmente também faz bastante barulho. sentado no sofa a 3 metros ouve-se muito bem. Não ter portas também não ajuda, mas acho que é mais que o normal. Já limpei o rotor e o filtro não está demasiado cheio de materias. Até troquei o veio ceramico. Tou a pensar tb trocar o rotor, não o fiz antes porque o mesmo é bastante caro.

O filtro penso ter cerca de 2 anos, de acordo com quem vendeu...

Se calhar é o barulho normal dele, mas se há pessoal que diz que não o ouve.... :S

Com 2 anos de funcionamente será necessário levar já um Rotor novo??

Obrigado desde já pela atenção.

DBDportugal.gif
Publicado: (editado)
Lamento desenterrar o toipco, mas comprei também um usado e realmente também faz bastante barulho. sentado no sofa a 3 metros ouve-se muito bem. Não ter portas também não ajuda, mas acho que é mais que o normal. Já limpei o rotor e o filtro não está demasiado cheio de materias. Até troquei o veio ceramico. Tou a pensar tb trocar o rotor, não o fiz antes porque o mesmo é bastante caro.

O filtro penso ter cerca de 2 anos, de acordo com quem vendeu...

Se calhar é o barulho normal dele, mas se há pessoal que diz que não o ouve.... :S

Com 2 anos de funcionamente será necessário levar já um Rotor novo??

Obrigado desde já pela atenção.

Não ouvem o 2080, não ouvem o FX5... no entanto são filtros que emitem "alguns" dB´s... o pessoal anda a necessitar é de tratar dos tímpanos... eu tenho um 2080, ouve-se. Nada de especial, mas é um ruído "surdo", de baixa frequência.

São bombas já com alguma potência, é de esperar que se ouça algo...

Agora saber se o teu está a emitir muito mais, só ouvindo.

Rotor ao fim de 2 anos... nem pensar nisso, só se existir algo de muito errado.

Cumps

Editado por AGA

Publicado:

Pois, dai eu também estar na duvida se este barulho que ouço ser ou não normal. Ele incomoda-me um tanto, mas tenho também a noção que o filtro é muito grande e alguma coisa se tem que ouvir. Com a tv com volume "normal", mal se ouve o filtro. E como não tenho portas no movel, piora um tanto, penso eu.

Pois, o rotor (internamente) parece-me novo, sem desgaste e sem folgas em relação ao veio. Mas como nada percebo... fico na duvida.

Era bom era alguem que tem um igual ouvir o meu para fazer a comparação ou vice-versa... Um dia que venha para os lados de Alverca e quiser ouvir... agradeço ... eh eh he

Cumps

DBDportugal.gif
Publicado:
Pois, dai eu também estar na duvida se este barulho que ouço ser ou não normal. Ele incomoda-me um tanto, mas tenho também a noção que o filtro é muito grande e alguma coisa se tem que ouvir. Com a tv com volume "normal", mal se ouve o filtro. E como não tenho portas no movel, piora um tanto, penso eu.

Pois, o rotor (internamente) parece-me novo, sem desgaste e sem folgas em relação ao veio. Mas como nada percebo... fico na duvida.

Era bom era alguem que tem um igual ouvir o meu para fazer a comparação ou vice-versa... Um dia que venha para os lados de Alverca e quiser ouvir... agradeço ... eh eh he

Cumps

Se vieres para estes lados diz também qq coisa, pode ser que me encontres em casa. Não tenho o hábito de ir para os lados de Alverca.

Cumps

Publicado:

OK, se houver planos de passar por Setubal, mando MP.

Obrigado

DBDportugal.gif
Publicado:
OK, se houver planos de passar por Setubal, mando MP.

Obrigado

Olá possuo um 2070 está apoiado na prateleira de baixo do móvel e não faz ruído.

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!